Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MARIA STELA C MORATO

    Perfeito! Só o que posso falar.

    Responda
  2. Prof Gica

    Lançaram uma bomba no estúdio do Porta dos Fundos aqui no Brasil e teve menos repercussão entre os brasileiros que o Maluco do Pedaço dando um tapa.

    Responda
  3. Márcio Scrignoli

    Pela sugestão do elemento devemos concluir que (perdoem por eu tocar no assunto) quando aconteceu de um "probo" indivíduo fazer um trocadilho com "furo" o alvo da piadinha deveria ter rido também??

    Responda
  4. Marcelo Santana

    Um tapa pode ser tambem uma cena de comédia pastelão

    Responda
  5. Anísio de Souza Chaves

    Péssimo artigo. Ignora que uma doença dessa atinge brutalmente uma mulher. Embora discorde da.forma violenta que reagiu Will Smith, considero inconcebível que se faça piada com a doença dos outros. Felizmente, hoje em dia já não se pode fazer piadas de cunho racista.

    Responda
  6. Marcelo Moraes Victor

    Discordo do comediante fraquinho que escreveu esse artigo. Will errou no tapa, ok, mas sandices de “homem não pode defender mulher pq elas sabem se defender” recomendo ida à Ucrânia na hora dos estupros… ridículo. Defender a honra do casal foi justo. Will sensato poderia ter ido lá e destruir o comediante com palavras sem piada, Cris cana lha co vard e supôs proteção na piada/posição e atacou desafeto/doença/esposa. vão punir o “comediante”?

    Responda
  7. Jose Walter Da Mota Matos

    Tema irrelevante e desnecessário que está tendo uma repercussão para além do que deveria. Há questoes mais pertinentes e palpitantes a serem analisadas. Acordem .

    Responda
  8. José Cardoso

    Mais um portuga (o outro foi o João Coutinho) com a cabeça no lugar. O incrível é que o fato de dizerem o óbvio merecer aplausos, porque uma boa parte dos leitores da Folha passa pano no agressor.

    Responda
  9. Maria Lopes

    Ótima essa do Ricardo Pereira, as usual. Concordo com ele. E essa história de defesa da honra é pura besteira de ego masculino ferido. A mulher estava linda e lampeira com a cabeça raspada. Faltou FairPlay. E a piada era mesmo horrível. E se o Will queria mesmo ser infantil, podia pegá-lo lá fora, como os moleques da minha escola primária diziam - e às vezes, faziam.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Agora é preciso sempre explicar: nao sou bolsonarista, ao contrário, a prioridade absoluta de qq pessoa sensata, é tirar essa gente inepta corrupta e bolçal de onde nunca deveriam ter chegado. Defesa da honra era argumento usado (foi há pouco tempo) para justificar homens assa/ssinando mulheres. Comparar uma piada de absoluto mau gosto com estupros é de uma apelação terrível, nem vou discutir o resto dos, como dizer, argumentos? nao vale a pena.

    2. Marcelo Moraes Victor

      Defesa da honra é bobagem? Diga isso pra as ucranianas estupradas que não tinham um homem por perto para salvá-las …

    3. Felipe Araújo Braga

      Você é uma bolsonarista horrorosa!

  10. Lucas H C S

    Concordo com a análise, passaram pano para o agressor. Ao que me consta Rock é um comediante q fazia seu trabalho num ambiente que permite essas piadas. O que destoa é o comportamento de Smith, que agride alguém por causa de uma piada. Há vários comediantes, famosos ou não, q fazem piadas bem mais pesadas, vide Ricky Gervais nos Globo de Ouro, mas nunca vi ninguém agredi-lo. Sou calvo e há décadas ouço piadas, nem por isso acho q minha esposa possa sentar a *orrada nos piadistas.

    Responda
    1. Marcelo Moraes Victor

      Discordo dos colegas… olhando só Smith. Piada da doença da esposa por um desafeto usando o lugar é a hora para humilhar o casal em frente a 1 bilhão de pessoas. Esse Rock não merece crítica? “Fazendo o trabalho dele” por favor, o caso é mais complexo e não tem inocentes

    2. Henrique Hermida

      Pois é Lucas, no fim, Smith pareceu um playboyzinho que se acha importante demais pra ser alvo de piadas, diferente de todos os outros lá presentes. Desumilde, narcisista e violento. O que impressiona é tanta gente passar pano pra ele.

  11. Alberto Leite

    Em um conflito ambas as partes podem sim estar equivocadas em suas ações, parece-me claramente que é o caso. Ou alguém ainda acha que o Zelensky é um herói por estar em lado oposto ao não menos detestável Putin ?

    Responda
  12. Felipe Araújo Braga

    Nojo deste artigo!

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Maria, além de deselegante você é estúpida. Estou denunciando seu comentário!

    2. Maria Lopes

      Vc não é um minion que costuma comentar por aqui? O mito/mico não lhe inspira nojo? Se não, sua função detectora de ascos e asquerosos está seriamente precisando de conserto. Ou é genérico, talvez atávico. Cavernícola talvez . Hummmm caso para Dr Freud

  13. Adelmo Cavalcanti Lapa Neto

    Se fosse com alguém do meu círculo afetivo eu não só batia como processava! Já see fosse uma piada sobre a masculinidade de alguém ninguém falaria nada, "bateu para defender a honra", mas como se trata de ofender uma mulher então é só uma piada mesmo. Né machões de plantão?

    Responda
  14. Daniel Alvares

    Só eu acho que essa história de tapa no Oscar já deu muito mais do que deveria ter dado? F I N

    Responda
  15. Barbarella Duran

    Intrigante foi como o ator pronunciava a palavra abuso. Tanta dor, ódio e indignação não podia ser por causa da piada . Olhei a Internet e encontrei o programa Red Table Talk. Lá Jada confessa para Will e o público que teve um caso com um rapaz, amigo do filho. Bacana namorar rapazes mais novos mesmo casada, mas pensaria umas 5 vezes antes de transar com amigo do meu filho. Pensei nos comentários que receberam. Acredito que o tapa foi um desabafo. Muita pena do Chris, a vítima virou agressor.

    Responda
  16. Joaquim Rosa

    Will já está de malas prontas para Portugal. Vai encher de *orradas esse Pereira, portuga dos *nfernos!

    Responda
    1. Alberto Pita

      Ó Joaquim, o Ricardo Araújo Pereira não é portuga, é português. Ok, brazuca?

  17. Tadêu Santos

    Nem sempre a violência física é a mais brutal, a violência moral utilizada pelas palavras pode ser tão cruel ou até mais qto um tapa na cara, tal como a situação ocorrida na cerimônia do Oscar, qdo o esposo sentiu-se ofendido pela estúpida e inoportuna piada pública sobre sua esposa em uma cerimônia de homenagens da Sétima Arte. Imaginem se o ator Will Smith fosse branco, seria a ressurreição da KKK...!!!

    Responda
  18. EDUARDO TALANS

    Artigo que não diz nada , sem conteúdo, raso.

    Responda
    1. Joaquim Rosa

      O edu não entendeu a piada. Ainda bem! Caso contrário estaria a dar *otorradas a torto e a direito.

  19. RODRIGO SILVA

    Mais um piadista sem graça que acha que tudo e qualquer coisa é passivel de troça. Deixa eu te explicar, amigo: piadista que faz graça às custas da dor alheia (cor de pele, orientação sexual, gênero, doença ou deficiência) somente é um incompetente em sua profissão e desprovido de empatia. O tapa, um erro, de resto o comediante é a raiz da história.

    Responda
    1. Henrique Hermida

      Não existe assunto tabu pra o humor. No mundo dos adultos pode, sim, fazer piada com absolutamente qualquer coisa/religião/minoria etc. Tudo depende da piada, não do assunto de que ela trata. Vá assistir a Ricky Gervais e ria um pouco de si mesmo e dos outros. Caso contrário, fique no playground infantil do cancelamento e não atrapalhe a conversa dos adultos. A piada de Rock não teve nada demais. Piada levíssima. Assim como as desse colunista.

    2. Maria Lopes

      Nossa, vc sofre de falta da função senso de humor. Entendo que os tempos por aqui estão bicudos demais mas rir é muito bom e o Ricardo é genial em sempre achar graça e ângulos interessantes em tudo, ou quase tudo. O sonho de qq mulher inteligente como companheiro. Se ele não fosse casado…

  20. José Luiz Lage-Marques

    Muito bom Ricardo! Passo por aqui para desabafar. Ainda está semana, quando fazia uma conversão à direita, um motorista distraído por pouco não arranca o meu retrovisor. Não contente com o susto me me proporcionou ele e disse “Presta atenção o seu CARECA”, não tive duvidas e respondi “ vá às FAVAS”. Confesso que fiquei mais leve.

    Responda
  21. Marcos de Toledo Benassi

    Hahahahah, Ricardíssimo, a cada vez que passas teu Ricardalho nas fuças de algum ridículo, mais Ricarderóico ficas! Eu, na verdade, achei pouco: o espetáculo dos tapetes vermelhos, glorificado até o limite do intragável, não me parece merecer mais do que teu e meu Ricardesprezo - muito embora eu seja irrelevante, e tu, não. Ora, pega pelo rabo teu gato fedorento e dá-lhe nesse povo que não nos respeita, os carecas, nem quando nos defende: eu lá quero que batam num preto por conta de minha calva?

    Responda
  22. Emilia Amoedo

    Correto o articulista.

    Responda
  23. Ricardo Pinto

    Piada só existe quando todos riem: se um se sente mal e triste isso ganha é agressão. E uma agressão se responde com outra, não interessa qual. O agredido escolhe o meio do revide porque se legitima a fazê-lo. Pense bem antes de agredir alguém, mas se fizer aguente calado as consequências. Fez muito bem Will Smith. A boca que fere deve ser ferida.

    Responda
    1. Lucas H C S

      A análise me parece falha. No Brasil, uma piada, mesmo q agrida moralmente, não se equipara a uma agressão física. Isso, segundo nosso código penal. Ademais, a lei do talião, das reciprocidades absolutas, foi aplicada há mais de 4mil anos, sabe? Naquele tempo em q homens, crianças e mulheres eram tratados como coisas e q a terra ainda era plana. É seguro dizer q evoluímos um pouco, ao menos.

  24. Anna Amélia Meule

    Os que aqui comentam dizendo que Chris Rock ofendeu sugerindo que Jada faria parte da próxima sequência do filme G. I. Jane por um acaso lembram-se do penúltimo Óscar com o Ricky Gervais? Quem vai ao Óscar (poderiam optar por não ir) devem esperar piadas, algumas bem cáusticas. Parem de mimimi e de defender violência. Que chatice!

    Responda
    1. Anna Amélia Meule

      Adelmo: violência é a tua linguagem, né? Evolua, homem.

    2. Adelmo Cavalcanti Lapa Neto

      Pois desejo, Anna Amélia, que algo parecido te aconteça e quero ver como você vai reagir. Boa sorte

    3. Henrique Hermida

      Excelente, Amélia! A piada não teve nada de ofensiva. As pessoas que ficaram chocadas com a piada precisam conhecer Ricky Gervais. Chris Rock foi um gentleman. Já Smith se acha importante demais pra que sua esposa ou ele próprio sejam alvo de piadas. Narcisismo e arrogância.

  25. Jose Alves Bezerra

    No titulo da matéria diz "alopecia provoca dores terríveis ". Então por que alguém se acha no direito de fazer piada com a portadora da doença, não respeitando o seu sofrimento, tripudiando? Lamentável que foi apenas um tapa... quando poderia ser um soco de punhos fechados.

    Responda
  26. Marcos Medeiros

    Confesso que na hora não entendi, foi tudo muito rápido. O comediante passou dos limites, pois alopecia causa sofrimento principalmente às mulheres. Depois falou que não sabia que a causa era alopecia, não colou pois o assunto é bastante conhecido e falado na mídia.

    Responda
    1. Henrique Hermida

      Tanto faz se sabia ou não sabia. Tanto faz a piada. A única coisa que importa é que o tapa não é compreensível, não é aceitável, não é justificável. A piada nem merece atenção diante do descalabro da violência de Smith.

  27. EDSON LEMOS

    Ricardo, por ser vc infinitamente mais inteligente, espirituoso, engraçado e aparentemente bem intencionado que seu conterrâneo JPC duvido que fizesse piadas tais ou tenha rido dessa em questão. Caso contrário, é pouco provável que eu continue me divertindo com seus textos. Para piada ser engraçada há de haver concordância.

    Responda
  28. Silvio Nunes

    O mundo pegando fogo e o comentarista insiste neste tema. Cracolândia, ameaça de golpe de estado, nós de volta para o mapa da fome, ministério da educação sem rumo, onze milhões sem emprego e o tapa na cara ocupa o espaço que a bala perdida de todos os dias nunca vai ter. Tenência!!!

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      Ah, Silvio, a coluna é de humor... O cronista, idem. O texto, bem-humorado. O que destoa é a expectativa. E se ele fizesse piada com bala perdida, creio que você ficaria bravo, não?

  29. Silvio Nunes

    O mundo pegando fogo e o comentarista insiste neste tema. Cracolândia, ameaça de golpe de estado, nós de volta para o mapa da fome, ministério da educação sem rumo, onze milhões sem emprego e o tapa na cara ocupa o espaço que a bala perdida de todos os dias nunca vai ter. Tenência!!!

    Responda
  30. Ricardo Souza

    Acho que a mulher sofre mais do que o homem com a alopecia…

    Responda
  31. Alexandre A

    A melhor atitude seria levantar e ir embora imediatamente após a ofensa, o que mostraria que um oscar não vale uma ofensa.

    Responda
  32. niemeyer franco

    Não vi o tapa ao vivo. Depois, alguém mandou pra mim. Cá pra nós, eta tapa bem dado

    Responda
  33. Paulo Sales

    Todos os textos que li são mi mi mi. Eu não sou a favor do tapa no contexto do ambiente que aconteceu, justamente por causa do Mi mi mi. Entendo que o smith chamaria a atenção positivamente de forma inteligente se repudiasse a ofensa verbalmente, ate porque sua mulher tem cara de paisagem. Mas homens, não sejam hipócritas. Qual é?

    Responda
  34. JULIANA ANTUNES DE OLIVEIRA GOES

    Até que enfim uma pessoa lúcida !

    Responda
    1. Henrique Hermida

      Sim, ao lado de João Pereira Coutinho, que também escreveu o óbvio ignorado por aqui. Curiosamente, nenhum dos dois é brasileiro.

  35. Joana C

    Eu trocava os (poucos) cabelos que ainda tenho, de bom grado, pela beleza da Jada Smith, ou da Demi Moore. E podiam fazer as piadas que quisessem. Dá Deus nozes...

    Responda
    1. Henrique Hermida

      Hahaha! Simpática, humilde e muito bem humorada a senhora!

  36. Wilson Luiz Antonio

    Com razão o articulista. Estão transformando a Jada em vítima de uma "terrível doença", por apelação. Na verdade, a alopecia nada mais é que a calvície, e não causa por si só nenhum outro dano. Com o dinheiro que tem, ela pode comprar uma peruca e parar de encher o saco como se não fosse uma doença comum, como bem sabem o Alexandre de Moraes e tantos outros. Já o Smith escolheu bem a quem agredir. Imagina se vira moda estabefear alguém por uma piada ruim. O churrasco de domingo; o tio do pavê...

    Responda
  37. RICARDO BATISTA

    A atitude da Jada foi a melhor : Apenas revirar os olhos frente àquelas piadas toscas. Tivesse optado por tapas com luva de pelica, na hora do discurso da vitória, Smith estaria sendo celebrado hoje. Mas o prejuízo do Chris Rock também poderia ter sido pior : O outro já havia representado Muhammad Ali no cinema.

    Responda
  38. Wagner Santos

    Volte lá no código penal. Vias de fato sem lesão corporal da 15 a 90 dias de pena. Injúria usando defeito físico dá de 1 a 3 anos. Comparar alopecia areata com problema com ralo de banheiro mostra a tolice de vc humorista, que perdeu o tempo da piada ruim, inclusive. O Óscar há muitos anos atrás parou com números musicais longos e chatos. O stand up ofensivo não funciona mais na cerimônia. Nem sua piada atrasada em ambos sentidos

    Responda
    1. Wagner Santos

      Perda de cabelo é algo tão grave que era usado como forma de humilhação para colaboracionistas na segunda guerra. Se causada por doença é perda de função. È a mesma coisa que fazer piada de pessoa sem perna, com cicatrizes e etc.

    2. Elizabeth Wiese

      Concordo c vc Wagner! Preconceito c portador de doenca e humilhacao nao pode nem no elevador, quanto mais na trsnsmissao do Oscar com milhoes de expectadores. Etica vale tb em piadas e apresentacoes. Eu nao faria o q o Will fez mas entendo sua revolta.

    3. Henrique Hermida

      Quem tá chamando de "defeito" é você. Chris Rock não disse nada disso. A piada nada teve de ofensiva; onde comparar uma atriz careca à outra é ofensivo? Vê-se que o "defeito físico" está é na sua cabeça. A cabeça careca da Jada vai muito bem, obrigado, como ela mesmo diz.

    4. Wilson Luiz Antonio

      O que alopecia causa além de queda de cabelo? O Alexandre de Moraes deveria aumentar em uns anos a pena de Daniel Silveira, por este ter zombado de sua alopecia?

  39. Daniel Cabral

    Por que as pessoas têm que tomar partido no caso como se fosse uma partida de futebol de seu time com o maior rival? Chris Rock errou ao falar algo que magoou uma pessoa. Will Smith errou ao agredir o Chris. Ambos fizeram algo sobre o que deveriam refletir, se desculpar e fazer melhor no futuro. O resto ...

    Responda
    1. Henrique Hermida

      Ninguém precisa tomar partido de nada. Nem você precisa dar essa opinião, mas deu mesmo assim.

  40. Henrique Hermida

    Quem compreende ou justifica ou aplaude o tapa de Smith não pode reclamar quando apanhar por dizer algo de que não gostaram, tá? Tem que compreender, justificar e aplaudir também. Coerência, viu, galerinha da agressão do bem!

    Responda
    1. Wagner Santos

      A vociferancia do texto mostra que tem gente sem noção. Seria realmente mais eficaz se Will destruísse a carreira de Rock, mas ele não foi frio e calculista. Will errou muito, mas Rock não ficou muito atrás. Eu compreendo, não justifico nem aplaudo. Chris Rock saiu do roteiro para especificamente ofender. Só se salvou devido ao destempero de Smith. Pena.

  41. Henrique Hermida

    Estou aplaudindo esse texto de pé. Hilário! E lúcido! Tão hilário quanto lúcido. As pessoas estão loucas? Se tem um herói na história é o Chris Rock, que não perdeu a compostura, não reagiu à agressão horrorosa de Smith e ainda fez uma piada com a violência que sofreu: "Will Smith acabou de me dar uma coça! Essa é a maior noite da história da televisão!" Palmas, Chris Rock, palmas Ricardo Araújo!

    Responda
  42. Gaya Becker

    Parece que está acontecendo uma espécie de enfado por parte de alguns colunistas da Folha neste sábado. Mais cedo me deparei com a coluna de Vinícius Torres onde também percebi um certo vazio de ideias, se lá...Agora faltam poucas horas para acabar o sábado. Vida que segue...

    Responda
  43. Robson Simões

    Só falta a Folha chamar o Bozo para opinar sobre esse fato...Ninguém aguenta mais. Desculpe-me o colunista mas não li .Não aguento mais.

    Responda
    1. Wagner Santos

      O cara e o jornal perderam o tempo da piada tosca e ofensiva. Piada ruim.

    2. Henrique Hermida

      O texto é muito bom, hilário e inteligente. Um raio de lucidez nesse caso, onde a loucura dominou do início ao fim. Leia.