Ciência > Física Lisa Randall diz que matéria escura matou dinossauros Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Mauricio Soares

    A matéria é interessan, mas a tradução é tão má que até o sujeito que fez a manchete se confundiu. Eu sugiro que a folha contrate alguém que saiba inglês para providenciar as traduções...

    Responda
    1. Mauricio Soares

      Davidson, você parece íntimo do 'sujeito que fez as traduções'. Explique a ele que ter feito algum estudo no exterior, não o ajuda a saber o português necessário para traduzir. Há excessivos problemas na redação (que são fáceis de perceber para alguém como este que lhe escreve, que fez um PhD na Inglaterra, e é fluente em ambas as línguas...), e que me levaram a traduzir mentalmente o texto de volta ao inglês e, aí, compreendê-lo.

    2. DAVIDSON PISMEL CONDE

      o 'sujeito que fez a manchete' é fluente na lingua com formaçao no exterior; vc pode apontar alguns trechos onde vc verificou a má qualidade na traduçao? ; por que com sua expertise vc nao se oferece como tradutor á fsp ?

  2. Tomás de Aquino Portes e Castro

    Ciência de alto nível, mas quando lida por pessoas pouco cultas, o nível baixa tanto que confundem, e não tendo o que momentar, partem para os insultos políticos , reflexo de conversas de botequim

    Responda
  3. José Cardoso

    Nossa teoria gravitacional funciona muito bem no sistema solar, já nem tanto para uma galáxia. Nesse nível, tudo se passa como se faltasse matéria para explicar tanta atração gravitacional. Surge então a hipótese de que ha essa matéria, só que não conseguimos observá-la. Usar uma hipótese (que há essa matéria denominada escura) para fundamentar outra hipótese (desvio da órbita de corpos celestes), é como construir um castelo de cartas.

    Responda
  4. Tomás de Aquino Portes e Castro

    Ciência de alto nível, mas quando lida por pessoas pouco cultas, o nível baixa tanto que confundem, e não tendo o que momentar, partem para os insultos políticos , reflexo de conversas de botequim

    Responda
  5. germano ottmann

    O modelo padrão do Big Bang precisa da matéria escura para se sustentar....sem ela a formação das galaxias não caberia no tempo de 13,78 bilhões de anos previsto pela teoria...não existe consenso na existencia da matéria escura...dificil de explicar a viscosidade dinâmica de arraste pelas estrelas se locomovendo ao redor das galaxias.

    Responda
  6. Clair Calandreli

    Tudo isso quer dizer: Não sabemos como , ainda, estamos vivos!

    Responda
  7. Joao Cellos

    Se o evento é fortuito ele não pode ser periódico.

    Responda
  8. Tersio Gorrasi

    Se ninguém sabe ainda o que é a matería escura, onde se encontra e quais as leis físicas que se aplicam a ela, entramos no terreno do achismo

    Responda
  9. Lilia Adão

    Conclusão... só sei que nada sei!!!

    Responda
  10. FERNANDO GOMES

    Excelente a entrevista. Nos mostra como começa uma hipótese científica. Por enquanto, como ciência pura nao vai influenciar no nosso dia a dia. Se alguém hoje ou daqui a 100 anos provar algo que valide a hipótese, teremos uma explicação para a extinção dis dinossauros e poderemos iniciar outras pesquisas para evitar que os próximos sejamos nós.

    Responda
    1. Ivan Bastos

      Não haverá tempo para sermos destruídos por um evento astronômico, o ser humano mesmo se autodestruirá por si só. Já temos bombas atômicas, mudanças climáticas e muita burrice.

  11. José Flávio Viana Guimarães

    Matéria inconclusa, fiquei sem entender onde a relação da dita matéria escura com a hecatombe que dizimou os dinossauros…acabo de ler “uma breve história do tempo” e Hawkings foi bem mais assertivo sobre a teoria astrofísica da incerteza.

    Responda
    1. Giovanny Viana

      José, a matéria escura possivelmente existente em volta da Via Láctea parece ter alterado a rota de asteroides e cometas para a órbita interna do Sistema Solar. A partir daí é uma roleta russa.

  12. Joaquim Rosa

    Comecei a ler, parei no "pensar fora da caixinha". Imaginar ter que ver isso

    Responda
  13. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    A Folha não tem conselheiros cientistas? Dizer que a matéria escura matou dinossauros quando a hipótese é que possa ter desviado o meteoro que os matou, é jornalismo sem qualidade. Quem cria esse tipo de chamada poderia fácil gerenciar uma rede de fake news.

    Responda
    1. Bira Scutari

      Concordo Marco, li a matéria toda e apesar do assunto ser extremamente científico e deveras chato, fui atraído pela chamada da matéria.

  14. Joaquim Rosa

    E como fica o livro sagrado que nos ensina que um tal senhor deus dos exércitos criou essa bag aça toda em 6 dias, há aproximadamente 5750 anos? E que séculos depois, entediado, praticou o maior ghe noci dhio da história, afog ando todos os seres humanos da terra plana, menos uma família de aloprados.

    Responda
    1. Marcio de Mattos

      A terra plana não tinha como segurar a água, daí o grandão criou, nos confins terrestres, um muro de matéria escura!! Os aloprados destruíram esse muro, a água escoou, o dilúvio acabou e a matéria escura se perdeu...

  15. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Enquanto eles estão matutando nesses níveis, nos aqui lidamos com o Bozo, um ser pré histórico, e suas arruaças e negacionismo. Estamos realmente mal.

    Responda
    1. Fabio K

      Francisco, existe um desnivel cultural muito grande que nosso povo nao percebe e, quando percebe, rejeita. Enquanto isso nao for resolvido nos continuaremos a eleger bozos e similares, e os paises desenvolvidos continuarao se desenvolvendo.

    2. Joaquim Rosa

      No mundo da terra plana essas questões são irrelevantes.

  16. Antonio Carvalho

    Mas não foi o aquecimento Globol ?

    Responda
  17. Antonio Carvalho

    Mas não foi o aquecimento GLOBOL de André Trigueiro ?

    Responda
    1. Joao Cellos

      Você se sente bem escrevendo essas tolices? Acha que isso enriquece algum debate? Ou é só para ser idio ta mesmo?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.