Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Roberto Banhara

    Com dinheiro farto dos petrodolares até 1973 (que gerou uma dívida externa, paga somente no governo Lula), qualquer um faria um governo de crescimento (mesmo com a corrupção desenfreada na época)! Em troca deste financiamento externo, houve a renuncia por 50 anos, do investimento em ferrovias, em detrimento do rodoviário. Brasil, Brasil, Brasilllllll!

    Responda
    1. neli faria

      Ferrovias: foram nos anos cinquenta que os Oportunistas começaram a acabar com as Ferrovias, os Militares fecharam o caixão dos Transporte Ferroviário,com a Fepasa. Hoje essa gente está no Céu e prejudicou o Brasil e o deixou inferno.Lula também foi um oportunista: para paparicar Militar mandou as Tropas para o Haiti à custa dos contribuintes,e o Haiti é,era, e será, aqui! Torrou dinheiro público em Olimpíadas e Copa do Mundo, sem colocar projetos a longo prazo.

  2. Neli de Faria

    Humildemente, eu que sou um nada na vida, principalmente na Educação, cansei de escrever nesse espaço generoso da Folha, que a Ditadura Militar acabou com a Segurança Pública, com a Educação(leis 5692/ 71 e 5941/73 ),Ferrovias e deixou de brinde a hiperinflação. Esse é o lado positivo do desgoverno bolsonaro : demonstrar ao brasileiro que Militar não serve para bedelhar na política.

    Responda
  3. Humberto Isidoro

    Os celerados militares produziram espetaculos inimaginaveis. A censura a jornais e artistas mostra, gente como Mourão e Braga neto, são grotescos. Censores, em geral coroneis, nos deixaram casos de extrema falta de inteligencia e capacidade cognitiva. E necessario reunir todos esses csos num livro e presentear esses dois generais para que saibam como oe estado foi usado por gente paga elos brasileiros para produzir absurdos. Aliás pergunte ao praga neto e Mourão o que produziram de util na vida.

    Responda
    1. neli faria

      O general mourão parece adolescente de torcida uniformizada! Andava com máscara de time de futebol.Agora que quer se candidatar a deputado pelo Rio Grande do Sul anda com máscara com a bandeira do ,maravilhoso, estado. Espero que os gaúchos sejam sábios ...

  4. PAULO ROBERTO CARPENEDO

    - O Generalissimo Médici, o pior dos ditadores, afirmou que a economia ia bem e o povo ia mal. Braga Neto deve lembrar ou na AMAN isso não era debatido?? Ops !! Tinha treze anos quando o ditador fez essa afirmativa.

    Responda
  5. Eduardo Giuliani

    Elio vamos ser honestos sobre o contexto. A hiperinflação apareceu na redemocratização porque os militares deixaram os ilícitos capturarem de novo a máquina pública e gerar deficit fiscais financiados c impressao de papel moeda. Nossa consciência não deveria permitir a falta de reconhecimento do Milagre Singapura q realmente executaram. CS e Med

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Pelamor! Vocês do gado são incapazes de ler e compreender um texto de clareza cristalina como este! Nem precisa ler o texto inteiro. A informação está no título: "Milagre econômico da ditadura terminou em inflação de três dígitos (a Folha não permite números nos comentários)". Ou seja, os militares entregaram aos civis um país com hiperinflação! Não é tão difícil de entender. Gezuis!

    2. André Ribeiro dos Santos

      Vamos ser honestos. O que aconteceria com um jornalista ou jornal que, durante a ditadura militar, tentasse investigar possíveis fraudes, superfaturamento, propinas, etc... em obras como Ponte Rio-Niteroi, Usina de Itaipu, compra e venda de material bélico, grilagem de terras,... como é possível dizer que não havia ilícitos se não era permitido investigar e, muuuiito menos, divulgar? Quando quiser falar sobre a ditadura militar, converse antes com os maus velhos, que viveram aquele período.

    3. Ney Fernando

      Vamos ser honestos e reconhecer que houve muitos "ilícitos" taambém durante a ditadura militar, e que as ditaduras são todas terríveis, sejam as que se dizem de direita, sejam as que se dizem de esquerda. Vamos também reconhecer que a incompetência do Exército, que ficou escancarada no atual governo, vem de longa data (cortaram a luz do Palácio da Alvorada quando o "inimigo" era o prédio do Congresso).

    4. Eduardo Giuliani

      JB é inepto, mau caracter, perigoso e ilícito. Não compare ele com os militares Tenetistas de Hermes da Fonseca.

    5. Maria Lopes

      Aí que bobagem. Sem dúvida vc está sendo sincero como bom bolsominion que é, mas não está sendo honesto. A nova moda dos minions é espalhar nas redes como era boa aquela época. Não, não era. Estava instalado um regime de intimidar pelo terror. Pessoas despreparadas e ou estú/pidas e oporunistas de todo tipo aproveitando-se da censura imposta que ocultava tudo.

    6. Eduardo Giuliani

      Ilicitude faz parte da vida humana. Interesse próprio gera isto. Devemos minimizar estes atos através de controle e transparência. De qualquer forma um governo tem q ser avaliado por resultado: crescimento em PIB.

    7. Deuci Elben de Castro e Souza

      Quer dizer que durante no período do golpe não ocorreram ilícitos? É isso? Pesquise mais. Não significa dizer que em outros períodos não houve corrupção. Observe o movimento de alguns militares no atual governo.

  6. José Cardoso

    A crítica econômica principal na época ao regime militar era quanto à concentração de renda, apesar do crescimento acelerado. O curioso é que após mais de trinta anos de regime democrático, a desigualdade continua recorde, mas o crescimento desapareceu. Resta a inflação baixa, realmente uma grande conquista, e o ano do plano real foi nosso melhor momento. O desafio é não perder o que ganhamos e recuperar o que perdemos.

    Responda
    1. José Cardoso

      Sérgio, não foi consistente. É como no início do plano real, em que o poder aquisitivo da massa cresceu temporariamente com o fim da inflação. Ajuda a eleger o mandatário de plantão, mas com juros altos e dólar baixo a indústria declina e não são gerados bons empregos.

    2. Maria Lopes

      Nem só de economia vice o homem. E nessa, os míldios também foram péssimos. E destruíram por 3 décadas a educação, e o crescimento político do país por meio de eleições livres e democráticas e a livre discussão de ideias. Fuga de cérebros era também tônica. Ou expulsão deles porque gente pensante e sucateada não agrada a milicos e lambebotas.

    3. sergio barbosa

      Um estudo do Insper mostra que a desigualdade caiu de 2002 a 2015.

    4. sergio barbosa

      Um estudo do Insper publicado aqui na Folha mostra que a desigualdade caiu de 2002 a 2015. Folha, 23/10/21

  7. Felipe José

    Quando militares metem-se na política o resultado é sempre desastroso, como mostram as experiências políticas dos fardados no Brasil e no resto do mundo. A versão atual dos três generais patetas (Heleno, Braga Neto e Ramos) é ainda pior que a primeira, do final dos anos 1960. Os três patetas vivem num mundo fantasioso onde a guerra fria não acabou, a ameaça comunista ainda existe e os militares são os únicos capazes de salvar o país do abismo. Figuras realmente patéticas.

    Responda
  8. roberto oliveira melo filho

    Esses "generais" de hoje (vivem no ar-condicionado e em busca de maior soldo. Nunca pisaram numa guerra de verdade) são aqueles jovens dos anos 70, que a propaganda da ditadura conseguiu aliciar. Conheci muitos, pois são da minha geração. Queriam encontrar no militarismo algum reconhecimento de status e poder, assim como segurança econômica. Tinham as cabeças vazias, na maioria dos casos. Apenas reproduziam a ideologia dominante. Diziam-se apolít, comuns. Ressentidos e alheios ao curso dos fatos

    Responda
  9. Paulo Zacarias

    Nossa classe média de tiozões alienados, fruto da DM, não ascendeu ao paraíso de Caras, mas mantém uma tara por milicos. Admira a "brava gente" ucraniana pegando em armas, mas não levanta o traseiro para ir às ruas. Prefere se fantasiar de patriota e fazer buzinaços em portas de hospitais pedindo ntervenção militar. No último dia 7/9 quase chegaram à glória! Surtam quando direitos de empregada doméstica são defendidos (tudo comunista!) mas vão à Miami para uma sessão de descarrego de classe.

    Responda
    1. André Ribeiro dos Santos

      Ótimo comentário.

  10. Carlos Pinheiro

    O triunvirato de generais golpistas, Heleno Braga Ramos, supõe, do alto de sua arrogância e empáfia, que na sociedade civil haja quem se disponha a prestar continência para a incompetência fardada. Só o gado acé falo engole a ração de ignorância e truculência armada.

    Responda
  11. Carlos Simaozinho

    As aberrações tributárias hoje conhecidas como Pis e Cofins foram "inventadas" pela DM. O primeiro, tem origem na década de setenta e a segunda, no início da década de oitenta...A carga tributária aumentou consideravelmente, na ditadura...

    Responda
    1. Carlos Simaozinho

      Complementando: no inicio da DM a carga tributária era de quinze por cento, no final era de vinte e cinco por cento sobre o PIB...

  12. Carlos Simaozinho

    Vivi bem essa época da estagflação e da explosão do endividamento externo. Isso os bolsonaristas, na maior cara de pau, escondem...

    Responda
  13. Benedicto Ismael Dutra

    Mas qual foi a causa da super inflação dos anos 80? Com o enfraquecimento do dólar os americanos elevaram os juros a mais de 20%. OFMI exigia o pagamento da dívida. Delfim criou o exportar é o que importa. Para pagar os dólares dos exportadores, que ficavam com os credores, o governo emitia. Os produtos iam embora, ficava o dinheiro emitido pelo governo. Fizeram a constituição 88. O plano real e os juros enfraqueceram as fábricas.

    Responda
    1. José Antônio

      Quem mandou assinar milhares de empréstimos com clausulas de juros flutuantes? Resultado: Se não me falha a memória, umas 17 cartas de intenções ao FMI. Do Czar da economia militar (está vivo! o último remanescente que assinou o AI-5): ´´Não me arrependo de ter endividado o país.`` Ainda dele quando perguntado sobre a dívida pública:´´Ah...aquilo lá ( a dívida)? Só tacando fogo nos papeis.``Dispêndio com a dívida pública só em 2018: R$ 1 trilhão, 65 bilhões e 'quebrados' com juros e rolagem da

    2. Maria Lopes

      Os juros subiram nós EU porque a inflação estava altíssima e havia a crise do petróleo, famosos petrodólares. A ditadura fez análises erradas e apostas erradas e deixou atrás projetos megalom/aníacos inacabados. Havia corrupção aos montes mas estava tudo controlado, como querem fazer de novo porque Bozo e os generais velhos de ideias que o rodeiam estão no século 20, se tanto, alguns nem saíram do 19.

  14. Sergio Siqueira

    O período foi conturbado mas para quem procurou e pegou em armas tendo Fidel como farol. Para o resto da população foi tranquilo e despreocupado. Com a criação da OPEP, explosão do preço do petróleo, o Brasil sentiu. Os militares cumpriram seu papel neste período pois foram convocados pela população. Diferente de hoje em tudo, principalmente de militares gargalhando, diferente de 64, onde eram extremamente sérios.

    Responda
    1. Sergio Siqueira

      Discordância é salutar. Viveu ou viu filme e leitura sobre o tema?

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      O que você chama de "período conturbado" foi uma ditadura sanguinária que perseguia, prendia, torturava e assassinava seus opositores. Militares brasileiros matando brasileiros, que é a verdadeira especialidade dos milicos daqui. Qualquer cidadão, de qualquer país, tem o direito de usar armas para se opor a qualquer ditadura que o oprima. O país cresceu, é fato, mas salário mínimo foi achatado à metade do seu valor real entre 1964 e 1985, quando acabou a ditadura.

    3. sergio barbosa

      Citei alguns casos que não "pegaram em armas tendo Fidel como farol", poderia citar muitos outros. Apenas mais alguns bem conhecido que foram presos e para o exílio sem pegar em armas: Caetano e Gil. Outro que também foi torturado, Paulo Coelho. Deu para entender?

    4. Sergio Siqueira

      Discordância é salutar. Alguém aí viveu este período? Se foi livro precisam rever outros. Não entendi Lacerda e Juscelino. Sobre Lacerda uma doçura de pessoa. Apenas matou Getulio. Juscelino, teorias de conspirações. ,

    5. Paulo Zacarias

      A DM fez o bolo crescer e dividiu só com o andar de cima, mas a conta veio pra todos, inclusive os tiozões alienados que hoje em buzinaços em frente a hospitais pedem intervenção militar. Milicos terceirizaram a violência de Estado delegando a curiós, esquadrões da morte, fleurys, ulstras,etc caterva, a tortura, a morte, o sumiço. Milicos jamais se retrataram da barbárie que cometeram como guarda pretoriana de elites atavicamente iníquas.

    6. Carlos Simaozinho

      Conta outra...O endividamento externo já começara a crescer antes do início da crise do petróleo, que ocorreu em mil, novecentos e setenta e três. Os milicos abandonaram o poder, pela porta dos fundos, em mil, novecentos e oitenta e cinco. Em 12 anos não daria para arrumar a casa? kkkkk Muita cara de pauhl...Tivemos, no final do período militar, 2 anos de estagflação, meu caro, pior que o período da Dilma. Inflação com recessão, portanto não foi só o problema do petróleo...

    7. sergio barbosa

      Por acaso havia armas dentro do Ultima Hora? Ou os cientistas da Oswaldo Cruz carregavam armas? Juscelino e Lacerda carregavam armas? Etc. etc. etc. O Estado não pode agir fora da lei, deve ser o guardião das leis, a tortura foi bárbara, promovida por sádicos ignorantes que deviam ter sido punidos.

  15. jose batista

    Não dá p acreditar em petista mesmo. Né Gaspari?

    Responda
    1. André Ribeiro dos Santos

      ZeBatista, se v.o.c.ê não fosse "modinha", que passou a ler o noticiário só a partir de Janeiro/2019, saberia que HelioGaspari foi um dos jornalistas mais críticos durante o governo Lulla. Hoje, vivenciando o atual governo, Helio deve pensar "até que o governo petista não era tão ruim assim".

    2. djalma gomez

      Ze Batista, vc tem mais de 2 neurônios... use-os. Nelores não escrevem duas palavras sem" e TP- inverta? E os phthista$"; ? Leia de novo, veja os fatos e conteste-os... simples assim.

  16. marenildes silva

    Pelo visto o sistema é, foi e sempre será uma máquina de manipulação. Só divulgam o que interessa ao sistema, o resto, como disse aqule ex ministro e diplomata : joga-se pra baixo do tapete.

    Responda
  17. marenildes silva

    Leio alguns comentários meio agressivos, desrespeitoso, chega a violência dos poderes instucionais, se não concordamos com algum posicionamento, retruquemos de maneira diplomática, talvez seja mais produtivo do que com agressões. Não é porque não concordo que está errado.

    Responda
    1. Claudio Cunha

      Não leia então....essa conversa não cola bozolina arrependida.

  18. sergio barbosa

    A ditadura perseguiu, torturou e matou em nome do latifúndio e favelizou o país. Os militares são os maiores responsáveis pelo atraso e desigualdade no Brasil, traidores. Enquanto não houver prisão para Pazuellos, Netos e Ustras, vão continuar a massacrar o próprio povo.

    Responda
  19. Marcelo Rod

    Ainnn, minha avó dizia que era otimo, so band ido nao gostava da ditadura...É que ela servia cafezinho pra miliquinho e agua pro cavalo. Quem nao aceitava baixar a cabeça pra golpista, era surrado. Escola publica pra todos, nao tinha. E como ninguem reclamava pra nao apanhar, parecia tudo uma maravilha. O desmatamento e latifundios da Amazonia, começaram na ditadura. Enfim, foi tudo uma merdia pra quem tem conhecimento minimo do assunto. Nao era o caso da tua vó. É lambe bota que chama...

    Responda
  20. Antônio Carlos de Paula

    Aprenderam rápido com o Bolsonaro na arte de criar e repassar fake news. Para isso não são incompetentes.

    Responda
  21. Marcos de Toledo Benassi

    Madame Natasha, por opulenta, fica oferecendo bolsas a quem não o merece, sêo Elio. Fôra ela mais conservadora com seus bens, mandava esse povo, regiamente remunerado pela viúva, a fazer estágio gratuito num Juteiro bem vvvaagabundo. Junto das Damas de lá, poderiam aprimorar as artes que fazem da instituição (de Armas, não o Lupanar) a vergonha do desempenho administrativo no país. Depois, com o Jjjeegues, podiam abrir bodega experimental, futuramente Bordel, se desse certo. Mas du-vi-de-o-dó!

    Responda
  22. Robson Simões

    Faz cara de mau, mas é frouxo.

    Responda
  23. Robson Simões

    Braga Ânsia de Vômito Netto. Xô...

    Responda
    1. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

      Como diz o professor Marco Antonio villa: Capacho Neto!