Opinião > O desmonte da globalização Voltar
Comente este texto
Leia Mais
ESG é o famoso "criar dificuldade para vender facilidade". Primeiro se cria, na mÃdia, uma série artigos favoráveis a "criar dificuldade". O próximo passo , " vender facilidade", serão as "Consultorias de ESG" , em sua esmagadora maioria pessoas, que não conhecem nada do seu negócio mas serão remuneradas a peso de ouro para emitir "Certificados de ESG".
No Brasil, em vez de desenvolvimento, teremos pirataria. Tipo reserva de mercado da informática.
Oh seu Ram, ao que me consta estávamos nesse caminho, catapultado pelo pré-sal. O Sr poderia pedir ao pessoal pra, caso um novo governo no Brasil venha tentar desenvolver o paÃs nestesentido, não seja sabotado com novos lavajatismos.
Há um livro seminal sobre o que aconteceu com o Brasil: " Da substituição de importações ao capitalismo financeiro" da economista Maria Conceição Tavares, anos 70 se muito. Ali ela diagnostica o que poderia acontecer e hoje é realidade, a ponto de o próprio Ministro Guedes dizer recentemente que, com a polÃtica de redução de tributos, busca reindustrializar o paÃs. Sinal de que temos, no mÃnimo, uma dependência tecnológica externa que já está nos onerando e tende a ser tóxica para o PaÃs
Derocy, assino embaixo em relação à importância das análises da Maria Conceição Tavares. Mas o que a tuga brilhante apontava era o oposto à hidiotia Jjjeeguiana: reduzir impostos nas coxas é a antÃtese do que propunha a dona Conceição.
Caro Marcos, o seu Ram parece desconhecer a Escola da Dependência, da qual F.H.C. foi expulso por fazer crÃtica irrisória, mas acabou sendo vitorioso para esta mesma elite que mantém o 'ceboso' e até ganhou cargo de professor na universidade.
Pô, Vladimir, ocorre que eu "também" (a conferir, né?) só conheço de orelhada, infelizmente. Mas não sou analista de nada, né? ;-) Apenas penso, com o pequeno substrato que tenho.
Seu Ram, essa sua análise tá bem alinhada com algumas das mais consistentes que li sobre os efeitos da pandemia sobre o mundo radicalmente conectado que vivemos. Pra muitas coisas, como apontou em relação ao Brasil - e em relação a várias outras, mundialmente - existe disponibilidade "imediata". Todavia, quão mais alta a tecnologia envolvida seus custos de desenvolvimento, mais tempo leva para fazê-lo. Pra nós, partindo da anomia Bozolóide, fabricar Chips é uma boa: batatas Chips, bem entendido.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > O desmonte da globalização Voltar
Comente este texto