Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Daniel Choma

    O autor mistura agronegócio exportador com agricultura familiar na mesma salada. A agricultura familiar é quem gera 18 milhões de empregos, paga de 10 a 25% de ICMS e não tem crédito disponível; já o agronegócio exportador é mecanizado, usa e a abusa dos agrotóxicos, paga 0% de ICMS e tem financiamento e refinanciamento de dívidas em bancos públicos ad infinitum. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

    Responda
  2. Antonio Catigero Oliveira

    A boa e velha 'boquinha'. Auxílio financeiro do Estado ao agronegócio não é antiético desde que haja alguma contrapartida social, mas parece que isso não é relevante. Basta ver o preço da carne e outros alimentos, causados pela paridade do dólar, mas o trabalhador não ganha em dólar.

    Responda
  3. Flavio Lima

    no últimos dois anos estavam achando lindo. exportaram tudo com a ajuda do real depreciado e, com o desabastecimento do mercado interno, o povo brasileiro pagou a conta dos lucros exorbitantes deles. Agora que a conta chegou pra eles, eles perguntam: quando é que o governo (povo) vai rachar a conta?!! Arrumaram uma nova forma de fazer capitalismo no mundo, funciona assim: "se der cara eu ganho, se der coroa você perde". os caras são liberais nos lucros e socialistas nos prejuízos. kkkk

    Responda
  4. Dionisio DeBarros

    De onde o colunista extraiu que o agronegocio ocupa 18 milhoes de trabalhadores? Nao ha esse numero em nenhum estatistica trabalhista que conheca. De onde o autor tirou esse numero? Favor citar suas fontes e referencias.

    Responda
  5. Marcelo Masiero

    Quem paga essa conta somos nós. SEMPRE! Palhaçada.

    Responda
  6. calixto rosa neto

    As exportações do agronegócio brasileiro em 2021 foram de US$ 120,5 bilhões, e não de R$ 55 bilhões, como consta da coluna. É um erro crasso.

    Responda
  7. Eurico Xavier da Silva

    Onde o agro ocupa milhões de pessoas

    Responda
    1. wilson barbosa

      O setor de transportes conta o caminhoneiro, o pessoal do posto de diesel, os vendedores de caminhões. O AGRO também contabiliza estes mesmo no setor. Aí da milhões. O outro aqui diz que o beneficiamento é AGRO e a Industria também.No final a população é maior que da China e o desemprego é zero. Esqueceram contar para o desempregado que não consegue comer porque alimento foi exportado, gerou inflação,... AGRO É TUDO. AGRO É POP. AGRO É GrOBO. Eng ana-me que 'grosto'.

    2. Erik Barroso de Andrade

      Agronegócio não é só a fazenda em si. Existe toda uma cadeia que se segue desde a produção, passando pelo beneficiamento do produto, e por fim, a distribuição. O Agronegócio é um setor diversificado e complexo, caracterizado por sua heterogeneidade. O montante de pessoas empregadas é altíssima, a depender do setor e nível da cadeia produtiva.