Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Francy Litaiff Abrahim

    Todos do Centrão estiveram com todos os governantes desde 1985 e nem por isso a democracia se viu ameaçada. Falta um mínimo de perspectiva histórica nessas conclusões, minha querida articulista.

    Responda
  2. Claudio Lourenço Rocha

    Não se consegue aglutinar forças que prezam pela democracia, pois a elite mais entreguista e cruel do planeta que controla os meios de comunicação, enquanto destroem o estado social e dilapidam o patrimonio nacional, usam bolsonaro para distrair/irritar a sociedade com demonstrações de falta de respeito e de empatia, com isso essa predatoria elite vive seu melhor momento arrancando o couro do brasileiro. Então para que apoiar politicos que prezam democracia se o bolzonaro faz o que eles querem

    Responda
  3. Claudio Lourenço Rocha

    Não se consegue aglutinar forças que prezam pela democracia, pois a elite mais entreguista e cruel do planeta controla os meios de comunicação, por um lado destroem o estado social e dilapidam o patrimonio nacional, enquanto a sociedade e distraida com as demonstrações circenses e falta de empatia do bolsonaro, com isso essa predatoria elite vive seu melhor momento arrancando o couro do brasileiro. Então porque apoiariam politicos que prezam democracia se o bolzonaro faz o que eles querem

    Responda
  4. Claudio Marajo Robertson

    Os bolsonaros é a familia de cangaceiros que explora o estado e promove arruaças. O novo cangaço não usa os métodos de saque e butin para enriquecer. Usam os militares a seu favor junto com políticos que se vendem utilizando ministérios para capilarizar seus ganhos com dinheiro de propinas e promessase que o circo do bozo continue bombando com a casa cheia e a bilheteria esgotada.

    Responda
  5. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    O artigo deixa uma grande preocupação, traduzida em uma pergunta: se Bolsonaro é o grande inimigo da democracia (e na minha opinião é de fato), por que não conseguimos aglutinar forças em torno de uma frente ampla capaz de derrotá-lo logo no primeiro turno? Por que não afastamos de vez a ameaça fascista? Bolsonaro é p grande inimigo da democracia, que conta com a ajuda de muitos "amigos da democracia". Amigos, pero no mucho!

    Responda
    1. Jove Bernardes

      É só isso que não entendo. Como é que estamos todos vendo o inimigo comum - no sentido de comum a todos e da democracia - e ninguém se une contra ele. Vamos todos, em breve, nos arrepender amargamente de termos desperdiçado tempo e energia patinando no mesmo lugar, ou nos movendo para todas as direções, menos na direção certa.

  6. Marco A Moreira

    Excelente artigo. Infelizmente o outro foi responsável pelo maior caso de corrupção da história. Dois personagens que não poderiam mais concorrer a nenhum cargo público. Triste Brasil!!!!

    Responda
    1. José Antônio

      Por favor, NÃO vendam os US$ 382 bilhões do ''maior caso de corrupção da história'' das reservas internacionais poupados por Lula e Dilma. Caso contrário, o FMI volta! Volta como quando esteve no Brasil sanando BANcARRoTAS FINaNCEiRAS durante os governos dos camisas-amarelas de outrora da ditadura militar, de Sarney, Collor e FHC. Hoje, por enquanto, o Brasil é credor do FMI e dos EUA também. Hoje também o FMI está lá na Turquia, Argentina, Grécia e em outros países quebrados.

  7. ALINE SAX

    "Mas apenas um deles é o extremista inimigo da democracia a ser derrotado." Concordo. E o voto útil é em Ciro Gomes para assegurar que no 2º turno turno estejam dois democratas. Para só então se discutir propostas de governo. O momento é sério e requer responsabilidade de políticos, de eleitores, de empresários e intelectuais de vários campos.

    Responda
    1. José Antônio

      Ciro? Aquele que pertenceu ao PDS (partido oriundo da Arena da ditadura militar), PMDB, PSDB, PPS, PSB, PROS, PDT... Qual será o próximo?

    2. Claudio Lourenço Rocha

      Não se consegue aglutinar forças que prezam pela democracia, pois a elite mais entreguista e cruel do planeta que controla os meios de comunicação, enquanto destroem o estado social e dilapidam o patrimonio nacional, do outro lado a sociedade e distraida com as demonstrações circenses e falta de empatia do bolsonaro, com isso essa predatoria elite vive seu melhor momento arrancando o couro do brasileiro. Então para que apoiar politicos que prezam democracia se o bolzonaro faz o que eles querem

  8. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    A realidade do Brasil é muito triste e dura e por isso mesmo fica difícil escolher entre um inimigo da democracia, fascista e apreciador de tortura e Lula com sua aura de santidade fake, seu gosto indisfarçável por ditaduras amigas e falta de conhecimento básico sobre poder & dinheiro público. (Claudia F.)

    Responda
    1. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

      Jove, escolha impossível para mim. Objeções de toda ordem. Existem outras opções e alternativas melhores que esses dois. (Claudia)

    2. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

      Rodrigo, não é preconceito. Sou completamente cética a respeito do personagem: Aura de santidade: se comparou a Jesus, Mandela, Mahatma, Martin Luther, disse que é uma ideia e alma + honesta do mundo. Santinho do pau-oco. Sobre ditaduras: Ama Venezuela, Cuba e Ortega. Ditaduras cruéis. Sobre poder & dinheiro público: é notório o esquemão criado nas estatais. Verdadeiro escoadouro do dinheiro público. (Claudia F.)

    3. Jove Bernardes

      Concordo com o que você chama de "santidade fake de Lula", mas discordo que haja "uma realidade muito triste e dura", ou que seja mesmo difícil escolher. Você vê dificuldade entre escolher entre um "inimigo da democracia, fascista e apreciador da tortura" e um ex-presidente que, decididamente, não é nada disso? Sim, eu gostaria de ter mais escolhas, mas o mundo ideal, sabe como é.

    4. Rodrigo Ricoy Dias

      A segunda parte decorre de marcado preconceito, sem base na realidade. Relações internacionais foram o ponto alto do governo do PT.

  9. jorge frankiln zakimi

    Desde o começo......acredito de todo o seu percurso na vida política. Ele arrisca alto na impunidade, do ato pedindo aumento ao salário no exército, ameaçando jogar bomba .....sem punição. Na vida política apoiando torturadores, indo contra as minorias......, desdenhando dores alheias........CHEGA !........Só de citar causa um desconforto estomacal.......PORQUE ATÉ AGORA NÃO SÃO PUNIDOS .??????? A impunidade é o seu grande trunfo. Até quando ????

    Responda
  10. Antônio Carlos de Paula

    Corretamente Cristina. Inimigo da democracia é aquele que matou mais de seiscentos mil brasileiros por não acreditar na ciência, aquele que está matando o povo pobre de fome, aquele que terceirizou o governo para os corruptos do centrão, e por último é aquele que idólatra torturadores da ditadura militar, seu nome é Jair Bolsonaro.

    Responda
  11. Helio Cardoso

    O autoritarismo totalitário tende a voltar seus métodos extremos contra os próprios endossantes, vejam o caso Luna e Silva, entrou endeusado, saiu escorraçado. Muito bom Cristina, quase tão bom quanto "O covarde Bolsonaro" do Ruy Castro, um clássico!

    Responda
  12. Claudio Lourenço Rocha

    Tempos estranhos onde se mede a eficiencia de um politico pela sua capacidade retorica de enganar pessoas, e essas por invigilancia acham normal politico que se diz esquerda defender apoiar prisão de um politico para afasta-lo da eleição e justificar com termos “fatos indeterminados”, tempos em que pastor defende uso de arma contra opositor e cobra manipulação dos fieis exigindo barras de ouro, tempos em que generais e gente que se diz patriota defende entrega do patrimonio estategico do Pais,

    Responda
  13. Antonio Carlos dos Reis

    Falar a verdade dói para alguns aqui, como vemos pelos comentários. Estafetas de miliciano estão desesperados.

    Responda
  14. Otávio Pereira dos Santos Neto

    Ainda nem sei porque as vezes perco tempo lendo qualquer artigo da Folha e dessa imprensa militante com esquerdismo disfarçado de "empatia". Lamentável, Folha! Lamentável, militante esquerdopata Cristina Serra lutando contra o "fascismo imaginário ". Saudade de quando a Folha era um jornal de credibilidade!

    Responda
    1. ANTONIO CZAS

      A Folha mantém a credibilidade. Algo duro para os direito patas, reacionários patas, milicianos patas, estelionato patas, e vagabundo patas, de 28 anos de de vagabundagem no congresso. Que somente falam em trabalho mas gostam mesmo de um bom caixa dois recheado de sonegação fiscal.

  15. Flavio Colker

    Um país aonde Jair Bolsonaro et caterva tem a minima chance de reeleição... não tem futuro algum.

    Responda
  16. Humberto Giovine

    E se a imprensa (em sua quase totalidade) continuar a "bombardear" a chamada terceira via, desconstruindo candidatos como neste artigo, em referência à Eduardo Leite, a polarização terminará com a possível reeleição de bolsonaro. Exatamente o resultado oposto que quer a autora deste artigo.

    Responda
    1. José Antônio

      Terceira via é o plano B do Patão Amarelo.

    2. Claudio Lourenço Rocha

      Não se consegue aglutinar forças que prezam pela democracia, pois a elite mais entreguista e cruel do planeta que controla os meios de comunicação, enquanto destroem o estado social e dilapidam o patrimonio nacional, do outro lado a sociedade e distraida com as demonstrações circenses e falta de empatia do bolsonaro, com isso essa predatoria elite vive seu melhor momento arrancando o couro do brasileiro. Então para que apoiar politicos que prezam democracia se o bolzonaro faz o que eles querem

    3. José Roberto Pereira

      Nunca houve 3 via, meu amigo. Era um ardil para retardar o impeachtment do Genocida. Vendeu-se uma ilusão de que bastava aguentar bravamente, superar a fome, o luto e a inflação, "sem mimimi", que em breve uma solução milagrosa aproximava-se. Mas em 2022 veremos a mesma "escolha muito difícil" de 2018, onde todos os defensores da dita 3 Via, inclusive a imprensa que cita, escolherão novamente no Ditador Miliciano.

  17. roberto oliveira melo filho

    Estamos, há 39 meses, constatando o óbvio: a eleição de Boçalnaro significou o afloramento do fascismo que existe, em maior ou menor grau, na imensa maioria dos brasileiros. E, como se não bastasse, levou para o colo do poder, mais de 6 mil "soldados da pátria". Militares, ávidos por poder e soldos gordos. Dos partidos que lhe dão sustentação, nem merecem comentários, pois são só agremiações de permutas políticas. E, o povo, esta entidade tão abstrata, parece eternamente anestesiado...

    Responda
  18. Rinaldo Rosa Nogueira Rosa Nogueira

    Nada a acrescentar. Texto impecável como sempre.

    Responda
  19. jose carlos toledo junior

    Boçalnaro é um berne nas entranhas do Brasil a ser arrancado pela força do voto em qualquer candidato que tenha compromisso com a democracia. A campanha do bozó será sórdida e suja e mentirosa no submundo do vatzap e telegram. Ontem recebi em um grupo um santinho falso de suzane richthofen com slogan pela família e número 13666. Infelizmente, milhões de pessoas acreditam em estapafúrdia mentira.

    Responda
  20. Paulo Rivail Andrade Andrade

    Continuo com minha saga de combate ao militante travestido de jornalista, o jornal pra ter credibilidade não pode ter um lado só

    Responda
    1. Rodrigo Ricoy Dias

      O lado de quem despreza a democracia não pode ser equivalente ao dos que a ele se opõem. Nada há de radical no escrito da colunista

  21. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Não existe ditador bom, não existe ditadura boa. A história mostra isso claramente. Como disse alguém, a Democracia é o pior regime, tirando todos os outros. Ela tem problemas, mas tem capacidade de removê-los. As ditaduras eternizam seus problemas. Talvez o pior defeito da Democracia seja permitir que seus inimigos se infiltrem, como é o caso do atual presidente. Mas isso é inevitável, pois liberdade é cláusula pétrea da democracia, mas contamos com as instituições para protegê-la.

    Responda
  22. Luiz Lazzaron

    Como disse Cristóvão Buarque, dias atrás: urge que as forças vivas da democracia do País se unam o quanto antes, para enfrentar o caos perpetrado pela famiglia do mal representada no bozo (a cosa nostra da política).

    Responda
  23. Cristiano Kock Vitta

    Bolsonaro é um câncer a ser extirpado.

    Responda
    1. delane José de souza

      Há que extirpar tem as infinitas metastases

  24. Mario Donizete Pelissaro

    Concordo plenamente. Mas, agora é tarde. A imprensa e gente como voce, deveriam ter tido essa percepção a 4 anos atras, quando de forma uníssona, derrubaram o mundo sobre as cabeças de Dilma e Lula, tornaram popular aquela retorica antipetista ordinaria e esquizofenica que fez ascender este aculturado nazifascista ao planalto.

    Responda
  25. Reinaldo Silva

    Cara Cristina, o que mais incomoda é como a maioria dos artigos das mídias estão optando pela caricatura inimigos e amigos da democracia, fascismo e democracia, o bem contra o mal, eles contra nós e assim por diante, como se fosse impossível conhecer as idéias dos candidatos antes de votar. Não me refiro a essa mentirosa "terceira via" criada e sustentada pelas próprias mídias. Refiro a: quais são as idéias dos candidatos(as)?; como realizá-las?; qual o tempo?; a quem pretende alcançar?

    Responda
  26. João Teixeira de Lima

    Perfeito Felipe. Esqueci de dizer da grande inimizade que ele tem das vacinas. Justamente o que você falou sobre o crime contra a humanidade.

    Responda
  27. Pedro Mendes

    Fora Bolsonaro ! Fora Lula ! Fora Brasil e brasileiros !

    Responda
    1. Pedro Mendes

      Kkkkk Fora eu tb !

    2. Mauricio Soares

      Muito bem, Dulce! Brava!!

    3. Dulce Regina Baggio Osinski

      Fora você, Pedro!

  28. Renato Alves dos Santos

    Belo artigo, Cristina. Mais uma vez, parabéns!!!

    Responda
  29. Nelson Vidal Gomes

    Nossa democracia tem sofrido diversos golpes verbais de Bolsonaro, mas os golpes reais a ela vieram, primeiramente, do PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT), que protagonizou o maior escândalo de corrupção envolvendo um ente do Estado, de que se notícia na história da humanidade (6 bilhões de reais registrados em balanço), depois do STF, ao lançar Lula às eleições com a "fantasia de mártir" sob a qual padece a nação despossuída e humilhada pela corrupção. Namastê!

    Responda
    1. José Antônio

      '',depois do STF''... com aquele 6 x 5 (após um famoso tuíter de um general) que foi contra o que está previsto expressamente pelo artigo 5º, inciso LVII, da Constituição Federal, que preceitua que "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória". Mas deve ser a ''dificílima hermenêutica'' do texto. Não é mesmo?

    2. Wilson Luiz Antonio

      Não estamos mais em 2018, meu caro. Esse discursinho batido não cola mais.

    3. Clair Calandreli

      Esse Nersu perdeu a bússola!

    4. Carlos Fernando de Souza Braga

      E Namastê, fio. Já te falei mil vezes que pega super mal dar joinha para o próprio comentário. É feio.

    5. Carlos Fernando de Souza Braga

      Gente! Corre! Venham ler mais essa (escolha o adjetivo) do Namastê! O Bolsonaro aplica apenas golpes verbais na democracia brasileira! Kkk. Esses chás que ele tá tomando na seita dele não estão fazendo bem, não, vocês não acham?

    6. Nelson Vidal Gomes

      * de que se tem notícia

  30. Paulo Winkaler Filho

    Essa entre o honesto e o condenado em três instância, fica com o condenado. Cruz Credo.

    Responda
    1. Flavio Colker

      Honstamente: Bolsonaro é uma desgraça. Literalmente.

    2. FABIO DE PAULA

      STANILAW CALANDRELI, você se refere à provas da honestidade do Bolsonaro ou das condenações de Lula. Mas permita-me explicar-lhe: Lula nunca foi absolvido de seus crimes. Pelo contrário, foi condenado em 3 instâncias. O STF apenas anulou o processo dizendo que ele foi feito em local errado, o que é lamentável, já que o local já havia sido confirmado. Quando ao Bolsonaro, é honesto até prova em contrário. Assim é a lei. Bom para todos nós!!

    3. Clair Calandreli

      Tem prova? Ou vc só fala bobagem?

    4. Pedro Luís Machado Sanches

      Honesto??? Tenha a santa paciência...

    5. Nelson Vidal Gomes

      José Soares. Lula ostentava na cara de seus seguidores despossuídos há poucos dias atrás, um relógio Piaget avaliado no mercado por 80 mil reais. É pouco, mas as amostras para um exame do todo são o que bastam. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    6. Nelson Vidal Gomes

      José Soares. Lula ostentava na cara de seus seguidores despossuídos há poucos dias atrás, um relógio Piaget avaliado no mercado por 80 mil reais. É pouco, mas as amostras para um exame do todo são o que bastam. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    7. Carlos Fernando de Souza Braga

      Se o "honesto" de que vc fala é o genocida, sinto lhe informar que ele é um alto membro da milícia carioca. Uma máfia de assassinos que oprime e explora a população pobre de vastas regiões do Rio de Janeiro. Flávio, o 01, era sócio de Adriano da Nóbrega, o chefe do grupo de matadores profissionais chamado "Escritório do Crime", homenageado por Bolsonaro com um discurso no Congresso.

    8. josé SOARES

      Onde está a fortuna do ex-presidente que referes e nem a PF e o MPF descobrem?

    9. Rodolpho Oliveira

      Mas é cadê a moral pra cantar de novo "se gritar pega o centrão, não fica um meu irmão"? Estão aí mais grudados que nunca, pilotando o orçamento do governo! E digo mais, com a volta do PT vcs não vão poder criticar as ferramentas que vcs mesmo criaram do orçamento secreto... não adianta reclamar depois

  31. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Quer mais fisiológicos do que o PC do B , Psol e mais balcões de negícios conhecidos como puxadinhos do PT? Panfletagem barata da colunista dirigida aos petistas encastelados no jornal. Credibilidade ladeira abaixo.

    Responda
  32. Evando de Abreu

    Leia-se petismo.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Ao se admitir escutar, sem que nenhuma providência fosse tomada, um deputado obscuro e seus rebentos dizerem obscenidades que culminaram no fatídico dia da votação do afastamento de Dilma. Dia em que a câmara expôs suas entranhas. Abriu-sede vez a porteira para o absurdo, o inadmissível, a vulgaridade, a bestialidade, a perversidade, o sadismo, a falta de compostura. Um descompromisso com a ética, a generosidade, a sociabilidade, a verdade, a decência e as leisconstitucionais.

  33. Evando de Abreu

    O petisco é antes de tudo cego e sem memória. Bilhões desviados, financiamentos para países amigos e ditatoriais, mensalão, tudo isso é democracia.

    Responda
    1. Rodolpho Oliveira

      Quer criticar quem não tem memória de coisas de 7 anos pra trás, mas não tem decência de admitir que o que temos hoje não é muito diferente: centrão no comando do orçamento (aqueles mesmos que o Gal. Heleno cantou há 3 ou 4 anos, lembra?), orçamento secreto, emendas de relator, além das novidades que vieram com a pandemia que pra esse governo foi só uma gripezinha, um resfriadinho que matou pelo menos 650mil no Brasil. E tantas outras coisas mais que tenho printado dos jornais pra não esquecer..

    2. Robson Simões

      Muuu...Xô!!!

    3. alex carvalho

      Ricardo, só se for o deus ...do ódio...

    4. alex carvalho

      Os militares na usina de angra não desviaram né? Então eles foram democráticos ? De acordo com sua lógica ... Democracia tem haver com liberdade de escolhas.

    5. Ricardo Botto

      Com Centrão, fardados e pastores o mensalão e pretrolão virarão migalhas se Bolsonaro for reeleito. Pior que tem chances reais. Vou rogar a Ogum para nos ajudar, pois pelo andar da carruagem deus está do outro lado.

  34. João Teixeira de Lima

    Salve Cristina. Esse sujeito é inimigo não só da democracia. Mas de pobre, negro, mulher, gay, índio, das florestas, do meio ambiente, da fauna, da flora e obviamente do Brasil. O que ele gosta mesmo é dos filhinhos e de torrar dinheiro público.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Primeiro: tiramos ele da presidência; Segundo: colocamos ele na cadeia; Terceiro: prisão perpétua determinada por tribunais internacionais por crimes contra a humanidade.

  35. HELIO A LOUREIRO

    Ah, entendi! Vou revisar meus conceito de democrático: 1) Roubar a Petrobrás (Petrolão), e com isso dispor de bilhões ilegais pra subverter o processo eleitoral é democrático; 2) Comprar deputados (Mensalão) pra subverter o Congresso também é democrático; 3)Incentivar as pessoas a irem nas casas dos deputados pra "conversar com a mulher dele, com o filho dele", é muito democrático;

    Responda
    1. HELIO A LOUREIRO

      Não afirmei em momento alguém que o Bolsonaro fosse democrático, ou que não fosse. Meu ponto é que o Lula é anti-democrático! Argumentei com uma lista de atitudes anti-democráticas que foram praticadas por Lula e seus seguidores! Uma diferença notável entre os dois é que um é xucro, e o outro é ardiloso. Como se diz, "lobo em pele de cordeiro"! Vai "comendo pelas beiradas"! E, de repente, os boçais estarão sob uma ditadura de esquerda. Talvez percebam qdo a "borracha descer no lombo"...

    2. Rodrigo Ricoy Dias

      Vamos resumir: o boçal que nos preside só não consumou um golpe militar porque é fraco. Convicção democrática não tem nenhuma. Ponto

    3. Carlos Fernando de Souza Braga

      O problema, querida, é que o Bolsonaro, além de ladrão e corrupto, ele é um alto membro da milícia carioca. Uma máfia de assassinos que explora a população mais pobre de grandes regiões do Rio de Janeiro. E além disso, ele quer de qualquer jeito dar um golpe de Estado e instaurar novamente no Brasil uma ditadura militar, que ele tanto gosta e admira.

    4. HELIO A LOUREIRO

      7) Tentar cerear a liberdade de imprensa (vulgo "Controle Socia da Mída) é o supra sumo do democrático; 8) Invadir igrejas também é democrático; 9) ...

    5. HELIO A LOUREIRO

      4) Perseguir a Yoani Sánchez (dissidente cubana) _nacionalmente_, impedindo-a de falar em São Paulo, impedindo a realização de mostra cinematográfica em Feira de Santana com a sua presença, tentando agarra-la pelos seus longos cabelos no aeroporto de Recife, é democrático; 5) Vandalizar as cidaddes após passeatas anti-bolsonaro, é democrático; 6) Elogiar e defender ditadores: Fidel Castro (Cuba); Chávez e Maduro (Venezuela), (Nicarágua) é democrático;

  36. paulo Raulino

    A jornalista traduziu bem o que é a política brasileira. No geral, nessas últimas décadas de "democracia", o Congresso mostrou que uma significativa parte sua é bastante fisiológica.

    Responda
  37. Roberto Torsani Lisboa

    O que é política? O que é política brasileira? O que é partido político? O que é partido político brasileiro?

    Responda
  38. Amarildo Caetano

    Neste desgoverno há um mar de lama .

    Responda
  39. Adriana Mara de Moura e Souza

    Ademais da sua pouca capacidade jornalística, o que sobra é um ser raivoso e recalcado!

    Responda
    1. Claudio Marajo Robertson

      Nick falso. É um tiozão bolsonarista do ZAP.

    2. Robson Simões

      Muuu...Xô!!!

    3. Marli Moras Garcia

      Você adora passar vergonha hein?

    4. Carlos Fernando de Souza Braga

      Você é bem fraquinha de argumento, né, fraquejada? Mas não liga, não. Todos os seus coleguinhas do gado são também. Vocês são bem limitadinhos.

  40. José Bernardo

    Sua última frase define bem: a escolha colocada é de clareza solar, e não há subter fúgio possível para não vê-la.

    Responda
  41. WILSON FILHO

    O professor Serra, grande mestre em química, pai dessa jornalista, já falecido, deve estar se revirando no túmulo, por saber que sua filha apoia um ladrão que roubou quase trilhão dos brasileiros, para si. Vc é muito pobre jornalista, mas de espírito, uma pena.

    Responda
    1. José Bueno

      É mentira demais! Não foi um trilhão e, principalmente, não "foi para si"!!! O roubo existiu antes, durante e depois do PT. O dinheiro está, pra variar, nos bolsos dos bolsominianos do Centrão. E continua. Nos bolsos do Lula, o exército de investigadores, jornalistas, nacionais e estrangeiros, não conseguiu achar nem um centavo. Por isso, voto no Lula de novo.

    2. WILSON FILHO

      Marli, me aponte uma corrupção nesse governo. Indício não são corrupções, porém, se fosse na época do ladrão e do seu poste, como foi, era corrupção diária. Seja correta.

    3. Marli Moras Garcia

      Você prefere apoiar o Bolsonaro, aquele que, além de corrupto, ameaça a democracia do país todos os dias? Isso é que é pobreza de espírito.

  42. WILSON FILHO

    O professor Serra, grande mestre em química, pai dessa jornalista, já falecido, deve estar se revirando no túmulo, por saber que sua filha apoia um ladrão que roubou quase trilhão dos brasileiros, para si. Vc é muito pobre jornalista, mas de espírito, uma pena.

    Responda
    1. Cristina Dias

      Vergonha tem o Wilson Pai.

  43. edgard reymann

    O centrão, nome meio etéreo por décadas, agora se consolida com um nome, União Brasil. Formado por gente que nunca quis os holofotes da presidência, preferindo atuar como ratos que roem o erário público por meio de chantagem. Exemplo, o presidente faz um mensalão e o contrato aprova seus projetos. Se não for como o centrão quer, é ele sempre quer mais, coloca-sea farofa no ventilador. E o culpado é o presidente. Sempre.

    Responda
  44. adenor Dias

    Eu não me canso de culpar o povo brasileiro por Bolsonaro ser o presidente do Brasil! Há no eleitorado que elegeu Bolsonaro, gente com tendência autoritária e uma parte que vota baseado na opinião dos outros! Enquanto for assim, outros Bolsonaros virá, se é que que o atual não continua...

    Responda
    1. José Antônio

      São os eleitores-capa-de-Veja-e-JN.

  45. Marcos de Toledo Benassi

    Cristina, caríssima, acabo de usar a imagem do formigueiro pisado, com sua população em polvorosa, pra descrever o triste contexto Bozolino; novamente, agora no artigo vizinho, encontro utilidade pra mesma metáfora. Me espanta, *mesmo*, é a decadência Doriana: que nem a margarina homônima, derreteu. De tanto sambar, ninguém o tira para dançar a valsa. Claro, o mundo olha seu próprio umbigo, e tenta atendê-lo; mas o Bozo avança, resoluto, rumo ao abismo. E aí, negadinha, vamos dar as mãos ou não?

    Responda
  46. Bruno Sebastião Neto

    Bolsonaro é um estrupad.(não posso falar palavra toda ) da democracia, é um verdadeiro serial killers das liberdades .

    Responda
  47. filipe moura lima

    Cristina me representa na FSP

    Responda
  48. Carlos Pinheiro

    Bolsonaro configura o que há de mais nefasto na história desse país. Traz em seu DNA a arrogância, a violência, a ignorância, a indiferença, a prepotência e autoritarismo da elite perversa que nos legou a escravidão, o racismo e a miséria. É preciso impedir que a metástase desse câncer corroa o que ainda resta de saudável nesta nação.

    Responda
    1. José Bernardo

      Melhor definição impossível!

  49. GUSTAVO Wilson

    Panfleto de esquerda

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      Arrã. Pra contrapor alguma coisa ao lichxo Bozolóide, né?

    2. Agricio de Jesus Silveira

      Estamos com Cristina Serra, e não abrimos mão porque Ela representa a democracia e os interesses dos mais pobres do Brasil!

    3. Arthur Bagatini

      Correto é fazer como o bananinha e o bozo e enaltecer a tortura e os torturadores, isso sim é ser democrático.

    4. Arthur Bagatini

      Correto é fazer como o bananinha e o bozo e enaltecer a tortura e os torturadores, isso sim é ser democrático.

    5. Fatima Marinho

      Texto Bem escrito

  50. RICARDO BATISTA

    Bolsonaro é ruim pra governar, mas é muito esperto pra política. Só hoje fez vinte e uma indicações para agências reguladoras que beneficiam o centrão. Se cair um meteoro no Brasil, é capaz de só o centrão ficar de pé. E que invertida o Podemos levou do Moro!

    Responda