Opinião > A Ucrânia quer liberalismo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Desconhece a articulista, por certo, que os desvalidos das sociedades americana e brasileira não desfrutam de liberdade alguma. São, ao reverso, desprezados, presos e humilhados constantemente. O liberalismo só nos conduz à exasperação das desigualdades sociais.
Vamos lá, um pouco de luz para que a articulista entenda melhor o Brasil: aqui, temos uma inflação de 10%, já foi menor, e os juros bancários estão na casa dos 300%. O mercado paga o trabalhador em reais e nos cobra em dólares, como é o caso da gasolina e outras commodities que deveriam estar nos nossos pratos - e não estão para a maioria da população. Vivemos num paÃs em que o cleptocrata é exatamente o liberal que ela aponta como solução. Liberalismo aqui é a necropolÃtica de Paulo Guedes
Disse a colunista: "Seu paÃs e o meu nunca tiveram grande problema em conservar a liberdade coletiva." Há controvérsias.
Qual a controvérsia?
Teria como a auto ou a folha enviar o texto em inglês, por gentileza.
*autora
Acho um equÃvoco comparar as guerras dos EUA que culminaram com anexação de parte do México com a guerra do Paraguai aqui na América do Sul! No norte o paÃs invadido (México) perdeu parte grande e importante de seu paÃs para o invasor!
A guerra do Paraguai matou aproximadamente 2/3 da população masculina daquele paÃs, deixou rios envenenados, a infraestrutura do paÃs destruÃda e uma instabilidade polÃtica que perdura até hoje.
Absolutamente dispensável. Quem não tem o que dizer, melhor ficar quieto.
Deve ter tido problema na tradução do texto. O que essa dona está defendendo é uma noção muito básica de liberdade polÃtica versus opressão estrangeira. Nada a ver com o conceito de Liberalismo tal como apropriado pela extrema direita e pelos oportunistas do "mercado".
Mas é porque no Brasil estamos presos nessa apropriação da extrema-direita. Nos EUA a noção de liberalismo não tem essa conotação, estando mais próxima da ideia original, que é liberdade contra a opressão estatal.
Também pensei isto.
Liberalismo é sobre liberdade, sim. Mas apenas para os donos do dinheiro. Quem a Folha de São Paulo pretende enganar?
O comediante Zelensky faz a alegria da indústria bélica e bancos norte americanos ao perpetuar a guerra . Em breve a Ucrânia será um amontoado de cinzas e escombros e os amiguinhos norte americanos que insuflaram o comediante a entrar na guerra estarão prontos a se assenhorar das empresas ucranianas em troca dos empréstimos bilionários.
O liberalismo é a liberdade que a elite deseja para escravizar a maioria , leia-se, trabalhadores. A articulista finge desconhecer o real significado da "doutrina Monroe" para os paÃses latino-americanos.
Boa reflexão.
Enquanto isso os EUA , insufladores do palhaço ucraniano, fazem negócios . Venda de caças a Bulgária.
Mais um "comentarista qualificado" . Pena que a folha se preste a divulgar.
Mais um comentarista gringo.
Ahhhh, agora entendi... se trata de liberdade... putz, era tão simples! Como foi que não me dei conta antes! Poxa vida, mas nos não vivemos há pelo menos 40 anos em uma democracia liberal e somos livres? DeverÃamos então ter resolvido quase todos os nossos problemas! Vista a realidade, é obvio que a análise do texto (pra boi dormir) não faz o menor sentido.
No Br liberalismo : discÃpulos de Olavo, valdemar, Bozo, e todo tipo de parasitas do estado , travestidos de capitalistas.
Liberalismo mantra de banqueiro.
Só podia Chi k gar
O comunismo tem uma história de estudos e pesquisas teóricas profundas , desde Marx. O capitalismo tem realizações (boas e mas) fundamentadas em realizações tecnológicas que mudaram o mundo. Esse tal de liberalismo , começou há 300 anos , tentando dar cores democráticas para escapar do jugo dos reis. Deu em nada. Sem base cientÃfica, ajunta montes de palpites em diversas cepas. O que eh certo eh que os banqueiros financiam, e os ingênuos aplaudem sem sabe do que se trata.
Texto raso. Esquiva a ( possÃvel ) distancia e episodicamente dicotomia , entre liberalismo econômico e liberalismo de costumes. Fabricado onde mesmo ?
Felipe defende não uma liberdade integral, mas uma absoluta. Lembremo-nos do Leviata de Hobbes.
Liberdade. Palavra bonita de ser dita. Engana os ingênuos. Vocábulo mantra de banqueiro. No Brasil não preciso me alongar : PL - Valdemar, Bozo etc , tá bom ou quer mais?!
Não existe diferença: liberdade por inteiro. Liberdade econômica, liberdade social, liberdade individual. Você é contra a liberdade?
Putin disse querer desnazificar a Ucrânia. Porém, o q é contraditório é q ele deixa um terreno fértil para q o nazismo floresça: desrespeito à soberania, humilhação, guerra, fome, estupro. O nazismo é uma receita e Putin um ótimo cozinheiro.
Bom artigo!
Muito bom.
Eu espero que a esquerda Brasileira que vive com o olho no Retrovisor leia e entenda esse artigo ,porque além de incompetente e corrupta a esquerda no Brasil não consegue se desvincular do passado .
Sabe nada inocente.
Concordo, mas a Direita também não. Nossa Direita sente saudades da escravidão e do Regime Militar. Nossa Direita é composta por Bolsonaros, pastores corruptos como Malafaia e latifundiários contra a modernização da economia. Nossa Direita tem pessoas que não aceitam a diversidade e os direitos femininos.
Essa colunista nao disse nada, misturou alhos com bugalhos, afagou a atencao das polianas de plantao e ainda colocou uma manchete de arrepiar os cabelos, resultado: mais fumaca num ambiente opaco. Tem que ser muito ingenuo ou mau intencionado para afirmar que a Ucrania quer liberalismo. Talvez como povo, mas com certesa nao com Zelesky. Agora dou a palavra ao batalhao Azov.
Que texto desonesto. ImpossÃvel levar à sério quem eleva o liberalismo a uma simples "vontade" por liberdade. Aparentemente a professora tem que ser lembrada do que de fato significa essa linha politico economica: o Liberalismo endossou os regimes do apartheid, incorporou, enquanto era conveniente, a escravidão. Bombardeia os paÃses do oriente médio e mata milhões na periferia do capitalismo. Como a professora está longe de ser incapaz, essa confusão na é puro mal caratismo mesmo.
Quem faz isso são pessoas. Não o Liberalismo. O Liberalismo é o melhor regime que há: você propõe o quê? O Socialismo? Veja quantos americanos tentam todos os anos fugir para Cuba...
Simplista e tosco.
Essa noção de liberalismo de buteco é tão lamentável que não admira ser esse o tipo de intelectual que a defende. Folha precisa melhorar seus tais "especialistas".
Espetacular!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > A Ucrânia quer liberalismo Voltar
Comente este texto