Hélio Schwartsman > Câmeras policiais copiam estratégia usada pelas religiões Voltar
Comente este texto
Leia Mais
- Um dos melhores e mais interessantes raciocÃnios que já li de você Hélio, quanto ao candidato TarcÃsio não tenho nada de interessante em que possa esperar.
Até no leito e no buteco tem bons resultados. O cinema já produziu bons filmes com câmeras no leito, e muito polÃtico corrupto já caiu por causa da câmeras em butecos.
Câmaras...nosso 'grande irmão', observando, registrando, identificando onipresentes as boas e más ações. (Claudia F.)
É, meu caro Hélio, suas delicadas considerações sobre a "câmera de Deus" certamente não impressionam a BozomÃglia: rachaduras peculativas ao longo de anos, sumiços de gentes, "comissões" sobre negócios públicos, todas essas atividades tão bacanas, debaixo dos desatentos olhos divinos... Confiam pra caramba na miopia divina, boto a maior fé. Assim como os "neguinhos do pastoreio" associados ao Bozoverno, tangendo maços de notas, pixies, barras de ouro. Antes da Justiça, cego mesmo é Deus.
Para que tem pastor achando que as câmeras divinas estão fora da tomada.
Hahahah, se estão, meu caro, é de propósito. Sabotagem na cara dura! Hahaha!
Parece...
O candidato do inominável ao governo paulista , TarcÃsio , é obviamente contra as necessárias câmeras.
Talvez não seja casual o fato do general ser carioca. Por aqui resiste-se à câmera bravamente.
Vanderlei, meu caro, faz muito tempo que não vou ao Rio, uns 10 anos ou mais. Mas se nem os ônibus da cidade magnÃfica, em contÃnua disparada, respeitavam as câmeras, algum candidato o fará?
Caro Vanderlei, o intruso candidato nunca foi general. No máximo chegou a capitão.
Uma forma de panoptismo a la Foucault. Vigiar e punir. A câmera cumpre a função de vigia fazendo os policiais com medo de punição se comportarem correntemente.
Hahahahah, cara Amália, boa lembrança, essa, veja como a gente inverte a bagaça: séculos depois do Bentham inventar o panopticom como forma de controle, botamos um monte de neguinho numa casa fechada, toda vigiada, enchemo-los de birita e ficamos vendo o descontrol, comportando-se *mal*, muito mal... Hahahah!
Bolsonaro e amigos não vão ganhar eleições.
Amém!
Falar das câmeras. Ok. Assino embaixo. Porém, toda vez que ateu se mete a falar de religião, soa mal refletido. O texto ficou fraco.
HS não falou de religião, apenas comparou a ideia de um Deus onividente como instrumento de controle social comparativamente tão eficaz como as câmeras nos uniformes dos policiais.
Sou agnóstico casado com uma espÃrita. A câmera divina nos é introduzida na mente desde criancinha. Minha companheira, quando nossa filha não queria comer, soltava um: "Tem muita criança com fome. Deus não gosta que você não coma." Eu preferia uma abordagem materialista: "os hospitais não funcinam nesta cidade. Você não pode ficar doente." Pobre Clara.
Toda as vezes que um fanático religioso se mete a falar de religião, soa mal refletido. O comentário ficou fraco. Como fraca ficou a sugestão de proibir ateu falar de religião.
É que você ainda não prestou a devida atenção. O ateu fala sobre religião, sobre Deus, sobre tudo. Você não fala sobre o ateu?
Não surpreende pq eles adoram um conchavo, um escondidinho, um jeitinho brasileiro, uma carteirada, não gostam de flagrante.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Câmeras policiais copiam estratégia usada pelas religiões Voltar
Comente este texto