Opinião > E a solidariedade com os russos? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
KKKK nao explicou nada sabichão . É dificil né
Putin está para o povo russo como Bolsonaro está pro brasileiro
Todas as guerras são abomináveis. Mas faço a pergunta que muitos gostariam de fazer. Pq Israel, EUA e tantos outros que apoiam ou apoiaram invasões, o seu povo não foram perseguidos como está sendo com os Russos?
Quando a pessoa quer ter razão, ela faz comparações absurdas por fazer, trata fatos diferentes como se iguais fossem, sem conhecimento histórico,de geopolÃtica, nada, é o famoso idéias razas
“ Pq Israel, EUA e tantos outros que apoiam ou apoiaram invasões, o seu povo não foram perseguidos como está sendo com os Russos?” Que diferença faz a resposta a essa pergunta para todos os ucranianos, massacradas, principalmente os de Butcha?
Continuando sobre a importância da cultura russa, temos o cinema. Eisenstein, junto com Oscar Wells são os maiores expoentes. Wells por Cidadão Kane e Eisentein por Encoraçado Potenkin. A cena da escadaria de Odessa continua sendo uma das maiores realizações da cultura cinéfila, copiada por Brian de Palma em Os intocáveis, na década de 80/90 do século vinte próximo passado.
Vivemos numa democracia . O dia que desejarmos eleger qualquer candidato legalmente inscrito o faremos. Nossas eleições ocorrerão em outubro. Aqui existem leis, a imprensa é livre e os poderes independentes, mesmo com defeitos , equilibram a nação. Comparar nosso paÃs com a Rússia é contorcionismo.
O autor fala de uma estupidez insana. Estamos sendo desgovernados por ela. Tudo a ver.
Prezado André, não que eu queira diminuir a importância de refletirmos sobre o povo russo ou ucraniano; entretanto, volto meus olhos aos nossos concidadãos bozotrópicos: o que fazer com isso? Dada a barbárie perpetrada pelo bozoverno, seus apoiadores tornam-se cúmplices, bárbaros por afinidade. Como conviver com essa população enorme, 3O% de nós, que se tornaram visigodos em tão pouco tempo, com inaudita intensidade? Os russos estão longe, os Bozôs tão aqui do lado...
Eu me coloco no lugar dos ucranianos russos, dos russos ucranianos, das famÃlias russo-ucranianas. Uma maioria vÃtima das manipulações polÃticas e militares que servem aos interesses dos grupos econômicos tanto a leste como a oeste da Ucrânia. A única saida para um conflito desta gravidade é a negociação que envolva os interesses das populações que habitam a Ucrânia, com uma formação histórica e social de uma complexidade tal que está sendo negligenciada, especialmente pela midia. .
Proibir se olhar pra obras de arte russas seria tentar alterar o passado. Ótimo esse artigo!
Ninguém com um mÃnimo de lucidez e sensibilidade defenderia o cance lamento da cultura e do povo russos; mas sanções econômicas e enfren tamento militar são possivelmente os únicos meios efetivos de enfren tamento do lou co no poder lá...
Sem dúvida cada caso é um caso. Há pouco tempo vi uma entrevista com o ex-campeão mundial de xadrez Gary Kasparov, atualmente vivendo em Nova Yorque. É um antigo opositor do Putin. Ele observou que, diante de tantas ameaças e censura, o número de pessoas que não apoiam a guerra mostrado em pesquisas é até surpreendente.
Quem está sofrendo mesmo são os ucranianos, mas "cada povo tem o governo que merece."
Parabéns pela sobriedade do texto! Nos faz refletir sobre o quanto o ser humano tem a dificuldade de enxergar a realidade do outro por ter outra nacionalidade, religião ou classe social. Não gostamos de ser tratados como mais um na multidão, só que tratamos os outros assim também. Isto nos mostra o quanto precisamos aprender a praticar a empatia.
Estão fazendo um genocÃdio cultural com a Rússia. Ela é fundamental para a história universal, a cultura ocidental sem Toltói, Dostoievsky, Tchekov, Gogol, Tchaikovsky, Stravinsky. E mesmo a história mundial atual, se não fosse a vitória contra os nazistas em Leningrado, fato que se equipara ao "Dia D" para a vitória dos aliados e das liberdades democráticas no mundo inteiro, o que seria? Tem mesmo que se respeitar. A internet imediatista está fazendo um cancelamento perigoso, também nazi-facis
Contrário ao atual modismo, não detesto a Rússia. A guerra é de interesse dos EUA que tudo fizeram para que acontecesse. Mas lamber botas americanas faz parte da nossa cultura.
Nossa! Viva a Rússia, sua história, cultura e seu povo. Putin passará a Rússia permanecerá. Idem para os U.S.A. Mas que eles estão enchendo as burras de dinheiro com essa guerra e depois dela não há como negar.
Nossa! Viva Putin, né?
Concordo que não se pode punir toda uma população por conta do que está acontecendo, e que retirar obras-primas por conta da sua origem também parece irracional, mas, segundo reportagem de quarta da folha, 83% da população apoia o que o autocrata do Kremlin está fazendo.
Existem duas falácias no argumento. A primeira relativa à defesa dos pobres russos: 85% da população está apoiando Putin. A segunda, sobre a razão de se fazer esse tipo de retirada e/ou bloqueio à participação russa em eventos: não é para punir o povo russo (não precisa pensar muito para notar isso), mas para que a consciência sobre o conflito e, no caso, do banimento de atletas, etc., a pressão interna, cresçam.
Danielle, como foi esta pesquisa de opinião? Você poderia indicar a fonte? E o quê e quando foi pesquisado? Foi antes da guerra ou depois? A pergunta teria sido "Você apóia o ataque à Ucrânia ordenada pelo nosso presidente?". Essa história de arruinar um paÃs, massacrar sua população a pretexto de combater seu governante é especialidade dos EUA.
Estes números (85% de apoio) devem ser lidos com reserva. Primeiro, quantos seriam corajosos (ou lou cos) o bastante para dizer lá que desa provam a gue rra? Segundo, a gue rra de que o público interno russo tem conhecimento é uma guer ra "humanitária, de paz e libertação", como disse o chanceler russo na ONU...
Fá cil falar, que tal vivenciar um ambiente de gue rra na qual as pessoas estão sendo ani qui ladas por um Pa Ãs in vasor.
Eu me coloco no lugar dos russos que são contra a guerra e contra o mentecapto que comanda a ferro e fogo e com requintes de crueldade contra o próprio povo do qual é originário. Quem não apoia o inominável é duplamente vitimizado. Pelo próprio carrasco e pelos discriminadores mundo a fora. É um infortúnio servir de marisco entre o mar e o rochedo.
Eu me coloco no lugar dos russos que são contra a guerra e contra o demente que comanda a ditadura militar que ele criou com requintes de crueldade contra o próprio povo do qual é originário. Quem não apoia o tirano é duplamente vitimizado. Pelo próprio tirano e pelos discriminadores mundo a fora. É um infortúnio servir de marisco entre o mar e o rochedo.
Coloque-se no lugar desses 5-10% da população russa.
O problema é o artista defender putin, como aconteceu com um maestro e uma cantora, daà merece ser demitido mesmo. Só nesse caso, mas tem muitos putinianos entre artistas, infelizmente. Muitos russos sofrendo, isso importante tb dizer mas nesse momento :é Vai Ucrânia!!!
É importante esse alerta pois esse cancelamento do povo e da cultura russa também virou uma barbaridade. O povo russo não merece a ditadura de Putin e está em sua grande maioria contra a guerra da Ucrânia.
Tem um velho ditado que diz: todo povo tem o governante que merece.
Falou um brasileiro...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > E a solidariedade com os russos? Voltar
Comente este texto