Mario Sergio Conti > Revolução Francesa foi para guilhotina junto com Robespierre, seu líder Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Felipe José

    Caso não se resumisse a leitor de mensagens do Twitter (duvido que tenha lido inclusive a biografia do Brilhante Ustra que está sempre em sua mesa) Bolsonaro admiraria Robespierre.

    Responda
  2. José Cardoso

    'numa jornada de caos político, ganha quem comanda a força armada'. Realmente. É só comparar com a versão inglesa, ocorrida mais de cem anos antes. Oliver Cromwell além de líder político, era o comandante do 'exército de novo tipo'. O Lord protetor foi Robespierre e Napoleão numa só pessoa.

    Responda
  3. Vito Algirdas Sukys

    O livro de Jones é uma viagem no tempo. Ouvi uma entrevista sobre o livro. Jones afirma que Robespierre tinha uma vida burguesa. Sociólogos dizem que a tese da ideologia dominante encontra dificuldades; na igreja as massas não compravam a fala da igreja e resistiam ao dízimo. Na sociedade as classes baixas também não engoliam. O guarda que supostamente atirou em Robespierre estava a favor da revolução no início mas se recusou a desobedecer a instituição e deixar o povo soltá-lo.

    Responda
  4. CARLOS EDUARDO CORREA TOLEDO

    Perguntar não ofende: rumamos a uma restauração? Aprendemos algo, todos nós?

    Responda
  5. Roger Z Moire

    Enquanto isso a esquerda caviar bocó berra "ladrão livre "

    Responda
    1. moacyr da Silva

      Na Argentina, Roger Z. Os Ustras foram condenados de quinze a quarenta anos de prisão. Aqui é o líder da família Bozo.

  6. Marcos de Toledo Benassi

    Nosso coleguinha Pudin de Polônio que não te ouça, caríssimo! Nem, por óbvio, o Bozo - contudo, analfabeto funcional, dificilmente terá contato com o escriba. Por via das dúvidas, evite empoar-se, pode ser? Hahahahah!

    Responda
  7. Leandro Divera S A Bezerra

    Belo texto do sr. Conti, sempre um prazer ler!!

    Responda
  8. Maxmilien de Robespierre

    Citoyens, vouliez-vous une révolution sans révolution?

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      Se o Bozo conseguisse articular em francês - em português já tá difícil - esse poderia ser seu mote: era só chamar de "movimento". Ele já movimenta os quadris em direção ao fiofó nacional, num vaivém macabro... E não perguntaria, ordenaria: "essa cuestão de vulevú no tocante ao povo não importa, talkey?" Hahahahah!

  9. Henrique Marinho

    E depois de Robespierre e do Terror, vieram o 18 de Brumario e Napoleão. Com o cérebro ligado à espada, o jovem general levou a França da bagunça à glória, para depois perdê-la em batalhas incessantes. Pouco tempo antes, quando chefe do exército francês na Itália, foi preso a mando de Robespierre, que temia sua estrela. Mais brilhante que o advogado, Bonaparte nos deixou o Código Civil e o Louvre.

    Responda
  10. Celso Augusto Coccaro Filho

    Gostei. Mas quem gravou a frase “Igualdade, Liberdade e Fraternidade” foi o radical herbertista Momoro, e o discurso que alavancou o processo e condenação de Luís XVI foi do jacobino Saint Just. Robespierre atraiu para si responsabilidade simbólica. E os que tramaram a sua morte - Barras, Fouché, Tallyen, D’Herbois - eram bem piores que ele.

    Responda
    1. Alexandre Fonseca Junior Matos

      É verdade. Quem escreveu o discurso foi Saint Just verdadeiro panfletário da Revolução. Apesar da crônica bem fechada em seu argumento eu sempre desconfio de historiadores ingleses narrando a Revolução Francesa. Com exceção de Hobsbawn, sempre houve profundo preconceito e anedotas típicas dos Ingleses ao tratar dos Franceses. Mas nestes tempos de mentiras explícitas pelo menos alguém estuda os acontecimentos.

  11. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Engraçado, estou vendo nesta eleição o governo radicalizando cada vez mais e ganhando votos. Enquanto isso a esquerda quer paz e amor com todos. Mas parece que o povo quer radicalização. Cuidado, infelizmente vamos reeleger Bolsonaro.

    Responda
    1. moacyr da Silva

      Talvanio José, seria praga de satanás reeleger o nazifascista?

  12. RICARDO BATISTA

    E tá cheio de Robespierre por aí. De direita e de esquerda, com suas verdades infalíveis. Não aprenderam nada e não esqueceram nada. Radicais até servem pra dar uma chacoalhada no status quo. Só não servem mesmo é pra governar. O Brasil não se lembrou disso na última eleição, e hoje come o pão que o Bolsonaro amassou.

    Responda
  13. NACIB HETTI

    Boa matéria, com um final "by the way".

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      Hahahah, caro Nacib, "final by the way" foi ótema! Hahahahah!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.