Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    A palavra genocídio é muito vulgarizada, de modo a significar uma quantidade grande de mortes, mas no caso os judeus sob o nazismo me parece um conceito bem preciso. Trata-se de propositadamente exterminar um povo. Já crime contra a humanidade é meio estranho, pois a humanidade já está embutida na noção tradicional de crime, (embora possa se falar também em crimes contra animais ou crime ambiental).

    Responda
  2. wladimir jurado lourenço

    O Hélio, como em quase todo domingo acaba deixando a gente mais pobre, ainda mais com essa inflação ... Já estou a ler, imperdivel.

    Responda
  3. Vito Algirdas Sukys

    A principal função de um julgamento criminal é achar a verdade sobre um crime. O conceito de "crime contra a humanidade" é interessante , coloca os limites que a soberania de um estado, como o estado nazista, tem que obedecer, o estado não pode tratar o seu povo da maneira que lhe convém. No caso Ucrânia-Rússia, o julgamento criminal tem que envolver o conceito de não restar dúvida além do razoável. A propaganda autoritária do regime nazista mostra o perigo do controle monopolístico da mídia.

    Responda
  4. Marcos de Toledo Benassi

    Virgem Santa, hoje eu mifú: "acordei com a boca do cachorro", como diria o Leminski numa notinha da sua tradução do satyricon. Meus dois comentários sençurados: acho que tô muito pouco humano. Bozoverno, se precisar de um aceçor pra EaD, tô na fita, qualificadão! Hahaha!

    Responda
  5. Marcos de Toledo Benassi

    [eita, fôia, assim fica difícil: sençurou o primeiro, não posso escrever debaixo dele...] Por outro lado, no atacado, ataca especialmente nossos concidadãos indigenas, o que configura genocídio - mas, dado que ataca quem não possui as desqualidades abaixo, também genocideia aqueles não-bozofrênicos. É muito mais versátil que o Pudin. Acho que tem que virar uma guerra, pra ele poder ser pleno, vamo pra cima dos uruguaios: vinho bom, marofa estatal e aborto: bando de insuportável Humanidade!

    Responda
  6. Marcos de Toledo Benassi

    Hélio, meu caro, na Ucrânia, é tudo muito sutil; no Brasil, por vil, o bagúio é mais varonil (além de lôko, sempre). O tema, por afinidade, lembrou-me do Bozo, e mindeu orgulho, veja só - algum engulho também, já explico. O Presida, no varejo do dia a dia, comete crimes contra a humanidade:sua falta de empatia e burrrrice; a paternidade péssima, a grossura, a homo e fêmeo fobias, são estímulos pontuais (nem por isso insignificantes)a pequenas mortes da humanidade Brazuca. (Cont.)

    Responda
    1. Robson Simões

      Boa, caro Benassi ! Quando a foia vê que é comentário seu, manda direto pra " moderação " ...Kkkkk. Bom fim de domingo...Tim-tim.

    2. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

      Censuraram a continuação? ou seria contínua ação (a censura)?

  7. Jose Renato Monteiro

    Nem uma coisa nem outra. É guerra. A coisa mais abundante e normal entre os humanos, não humanitários.

    Responda
  8. Galdino Formiga

    A polêmica continua na guerra da Ucrânia se é genocídio ou crime contra a humanidade. Faltou opinar ou concluir.

    Responda
  9. Ronaldo Luiz Mincato

    Uma questão, na atual Guerra da Ucrânia, como obter informações verdadeiras. Os dois lados dessa Guerra infame, contam a sua versão temperada pelos seus interesses.

    Responda
    1. Robson Simões

      Ótima observação.