Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ivar Saldanha

    Elio Gaspari uma bela biografia a favor de uma facção criminosa. Defendendo bandido. Que decepção. É grana isso ou a psicopatia assolou Pindorama de vez?

    Responda
    1. Luciana Pazito

      A Folha não deveria dar espaços para pessoas de baixo nível intelectual exporem suas ideias pois isso desmoraliza o jornal. Além disso, é um mal uso da liberdade e não contribui para elevar o nível do debate.

    2. HARRY RUTZEN JUNIOR

      Falou tudo Ivar Saldanha

  2. CARLOS GUIMARÃ ES

    Não compartilho a visão do colunista. Milhares de problemas que assolam o país não dependem da vontade ou crença do candidato. Entre estes está o direito ao aborto. Provoca uma discussão que gera muito calor e pouca luz.

    Responda
  3. CARLOS GUIMARÃ ES

    Não compartilho a visão do colunista. Milhares de problemas que assolam o país não dependem da vontade ou crença do candidato. Entre estes está o direito ao aborto. Provoca uma discussão que gera muito calor e pouca luz.

    Responda
  4. ANSELMO VITAL OLIVEIRA

    Mulheres, por q vocês não saem às ruas? Por q não gritam o seu direito sobre o próprio útero??? Aposto que esse monte de demagogo, que esses retrógrados, quase todos homens, jamais entrou numa fila pra adotar, visitou um orfanato ou enxergou um menor abandonado nas ruas desse país… Talvez tenha comprado picolé de um desses meninos, quem sabe?

    Responda
    1. HARRY RUTZEN JUNIOR

      Cuidado meninas, esse é um golpista.

    2. HARRY RUTZEN JUNIOR

      Anselmo, você é um tremendo idiota. Você acha que vai conseguir pegar uma mulher com esse discurso inútil e barato. Bom, sempre há quem caia nesse velho golpe.

  5. Wilerson Bessa

    Parabéns ao Lula e ao Elio Gaspari por trazerem o assunto a tona. Problema se resolve discutindo, debatendo, ouvindo críticas, errando, corrigindo e aperfeiçoando. Dissimular o problema pode render votos, mas não avanços.

    Responda
  6. Avelino Ignacio Budu Garcia

    Mulheres: Uni-vos! Reúnam-se! Gritem, exijam, lutem pelo seu direito de ter o que quiser no seu corpo e dele sair o que quiserem!

    Responda
  7. Daniel Poço

    É isso aí! Lulla está voltando .. e o aborto como Anticoncepcional está chegando! É o Brasil ladeira abaixo!

    Responda
    1. Claudio Carvalho

      E você, caro Daniel, quando sai do fundo desse Poço?

    2. ERMELINDA SANTANA MATOS

      Que tal discutir os milhões de brasileiros sem nome pai na certidão nascimento. Que tal milhares homens que se negam a pagar pensão alimentar para seus filhos . E o que você acha que mandam as mulheres se virar pq acha que não é o pai . Qual sua opinião sobre homem que acha que " filha é franqueada "

    3. Lucia Coelho

      Sim, Lula está voltando! O que não está voltando, porque nunca foi embora, é a certeza dos homens de que são eles que devem decidir sobre aborto. Que tal discutir abandono parental, a chaga sobre a qual nenhum homem quer falar?

    4. Sandro Monteiro de Souza

      O Brasil está no fundo do poço. Mas sempre pode piorar se não mudarmos o rumo. Volta Lula!

  8. Avelino Ignacio Budu Garcia

    Mulheres: Uni-vos! Reúnam-se! Gritem, exijam, lutem pelo seu direito de ter o que quiser no seu corpo e dele sair o que quiserem!

    Responda
  9. Avelino Ignacio Budu Garcia

    Mulheres: Uni-vos! Reúnam-se! Gritem, exijam, lutem pelo seu direito de ter o que quiser no seu corpo e dele sair o que quiserem!

    Responda
  10. LEILA DE MORAIS

    A única coisa que posso dizer: OBRIGADA LULA por falar sobre isto é por colocar o assunto no devido lugar. Problema de saúde pública.

    Responda
  11. Gustavo Souza Machado

    Esperar um debate franco e honesto desses aloprados que vagam por essa realidade paralela que é a política brasileira é querer demais. A Direita brasileira é retrograda, inepta, escravagista, violenta e corrupta e a esquerda se deixa colonizar por essa direita. Basta vê as insanidades proferidas por Ciro Gomes sobre esse assunto.

    Responda
  12. Rives Passos

    Por definição ninguém é a favor do aborto. No Brasil as mulheres que podem pagar e com apoio dos companheiros abortam em clínicas especializadas. Sempre foi assim. Sempre. E, muitas vezes fazem o procedimento em outros estados, para ocultar dos conhecidos....o procedimento e a gravidez. Algumas, até fazem reconstituição do hímen. E, as pessoas minimamente informadas sabem disso. Deixemos de hipocrisia e de usar em vao o nome de Deus. Quando a mulher não pode fazer isso usa, ....

    Responda
  13. Rives Passos

    ....medicamento falsificado do Paraguai, raizadas, agulhas, cabo de rodo....e, essas mulheres quando não morrem. vão a hospitais e são maltratadas e humilhadas, em muitas vezes, por fundamentalista religiosos e indigentes intelectuais. A questão é de Saúde Pública. Que vergonha!

    Responda
  14. Rives Passos

    Por definição ninguém é a favor do aborto. No Brasil as mulheres que podem pagar e com apoio dos companheiros abortam em clínicas especializadas. Sempre foi assim. Sempre. E, muitas vezes fazem o procedimento em outros estados, para ocultar dos conhecidos....o procedimento e a gravidez. Algumas, até fazem reconstituição do hímen. E, as pessoas minimamente informadas sabem disso. Deixemos de hipocrisia e de usar em vao o nome de Deus. Quando a mulher não pode fazer isso é usa medicamento, ....

    Responda
  15. Valdir Teixeira da Silva

    Nesse assunto de aborto reina a hipocrisia, quem não conhece alguém que já fez? O fato é que a criminalização não vai impedir que uma mulher faça aborto. É impressionante como muita gente vem com conversa "mole" sobre esse assunto!

    Responda
  16. mauricio silva

    Importante frisar que com a descrimininalização do aborto, com educação e suporte psicológico, a taxa caiu muito nos países que enfrentaram o assunto!!

    Responda
  17. Lineu Saboia

    Aborto é crime. Quem defende o crime é criminoso.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Tortura é crime. Quem defende tortura...

    2. Nestor Bercovich

      Então argentinos, colombianos, mexicanos, uruguaios, cubanos, americanos, canadenses e a maioria dos europeios, onde o aborto já é legal, são criminosos?

    3. Lucia Coelho

      Lineu, cuide do seu útero que nós cuidamos do nosso.

    4. Adailton Alves Barbosa

      - Pelo seu comentário é perceptível que você não leu o texto.

    5. Joel Pedt Silvestre

      Pq então a famílicia está solta?

  18. Flávio Sasso

    Brincando com votos. Lula lá pode fazer mais.

    Responda
  19. mauricio silva

    O que tenho visto é uma enormidade de jornalistas apreensivos com o discurso de Lula, sabendo-se correto, porém na hora errada e eu como petista acho o mesmo! Não podemos dar material pra essa gente usar de forma dissimulada na busca do voto fundamentalista e evangelico! Todos com medo de Lula perder votos e o temor do coisa ruim subir nas pesquisas! Temos que eleger um congresso progressista que discuta e mude efetivamente o aborto! Não se pode condenar a morte por decidir interromper!

    Responda
    1. Valdir Teixeira da Silva

      Alessandro Mut, o impacto da descriminalização do aborto sobre controle de natalidade é praticamente nulo, porque mesmo sendo criminalizado as mulheres já fazem.

    2. mauricio silva

      Como disse temos que eleger um congresso mais progressista e que essa discussão tome corpo e tenhamos avanços! É uma construção a ser feita com muita seriedade! Acredito que antes de decidir interromper a gravidez, deve- se ter um acompanhamento psicólogo e que tente mostrar todos os caminhos até o ato! Mas jogar uma mulher a própria sorte, caindo em armadilhas, não é a melhor alternativa! O julgamento moral deixa com as religiões, que o governo trate como política pública de saúde!

    3. Alessandro Nems

      Então me responde, como petista, você está defendendo a descriminalização do aborto mas não o aborto como forma de controle de natalidade certo ? Porque descriminalização sem educação e condições para os pobres fazerem controle de natalidade, vai dar nisso. Aborto , pilula ou camisinha ?

  20. Matheus de Magalhães Battistoni

    Não é a vida da mãe que está em jogo, mas a do filho. Que direito de matar ela tem? Não quer ter filho, que tome pílula. O aborto gera neuroses profundas na mulher. Tem que se valorizar a maternidade, sempre.

    Responda
    1. mauricio silva

      Homens decidindo o que é melhor pra mulher! Duro que esse machismo é maioria no congresso! Todos devem acabar a ciência e a gravidez interrompida até o a formação total do feto e a moral religiosa deve ser imposta aos membros de determinada religião e não a população como um todo. Condenar uma mulher a morte por não querer levar a gravidez ao fim e primitivo! Depois que a criança nasce e se por acaso tiver nas ruas, ninguém tá nem aí! Morrem de dó do feto ainda em formação e descaso com crianças

    2. Jove Bernardes

      "Tem que se valorizar a maternidade, sempre". É, cara-pálida? Na maternidade decorrente do estupro, também? Na maternidade decorrente da gravidez infantil, também? Na maternidade decorrente de uma pílula que falhou, também? Na maternidade que pode matar a mãe no parto, também? "O aborto gera neuroses profundas na mulher". Duvido que o senhor saiba definir "neuroses profundas", "mulher" e as relações entre aborto, neuroses profundas e mulher. Que convicções!

  21. benjamim picado

    tio elio acertou dessa vez. tio rei deveria seguir a trilha desse argumento sobre o que está de pé virado no argumento sobre o aborto.

    Responda
  22. Galdino Formiga

    O assunto é inadequado em época de campanha eleitoral. Pode conquistar alguns votos de adeptos e perder milhões de conservadores.

    Responda
  23. Valdeci Gomes

    Quem defende dogmas e autoritarismo jamais entenderá este texto magnífico. Elio gigante.

    Responda
  24. Filomena Silva Magalhaes

    Entendo a lógica do texto, porém o erro do Lula foi levantar esse debate agora, no momento em nós estamos, de intolerância, na qual raciocínios muito mais básicos como : todos nós somos iguais, não são compreendidos, como ele pensou que um tema que envolve família e religião possa ser tratado com naturalidade nos dias de hoje ?!

    Responda
  25. Antonio Catigero Oliveira

    Os 'curupiras' estão em todos os cantos, perseguindo e impedindo as Pessoas de decidirem suas próprias vidas.

    Responda
  26. Helano Timbó

    Questão complexa. Com certeza o homúnculo ocupante do Planalto vai explorá-la de forma cínica na eleição.

    Responda
  27. Claudio Moreira Roberto

    Não acredito em 1 vírgula que este criminoso propana....

    Responda
    1. Vilson Buss

      Correto, condenado por unanimidade por 9 juízes….

    2. Mauricio Soares

      Não entendi! Quem é o criminoso, o articulista? Não se estava tratando de bolsonaro ou em beira-mar neste artigo, para que se fale em criminoso...

  28. NACIB HETTI

    Lula fala muita bobagem, mas desta vez acertou. Filosoficamente todo mundo é contra o aborto, mas muitos são a favor da descriminalização. Mulheres ricas fazem aborto no exterior, mas as pobres precisam do SUS. A decisão deve ser da mulher, devidamente assistida.

    Responda
  29. Francy Litaiff Abrahim

    Nada contra aborto até noventa dias da concepção, mas hoje dezessete estados americanos garantem o aborto em qualquer prazo até à véspera do parto quando o feto teria sobrevivência garantida fora do útero e isto não pode ser admitido no Brasil.

    Responda
  30. Anete Araujo Guedes

    A legalização do aborto um dia virá. Assim como foi com o direito ao voto, a lei do divórcio, a queda da virgindade como condição dada à mulher para o casamento. Nem que o Brasil for o último país a cair na real, como foi com a abolição da escravatura. Os machões, os guardiões da moral e dos bons costumes não darão o braço a torcer, não darão com facilidade mais essa prerrogativa às mulheres, sem que antes tenham que penar, que lutar para conquistá-la.

    Responda
  31. Rachel Matos

    Elio, parabéns pelo artigo lúcido, sério e responsável!

    Responda
  32. Nilton Silva

    Triste Brasil. Se fôssemos minimamente desenvolvidos, ninguém mais estaria discutindo o assunto por estas bandas.

    Responda
  33. Marcos de Toledo Benassi

    Sei não, sêo Elio, tá faltando pragmatismo, tem que criar o BozoBorto. Funcionaria assim: o FNDE financia o procedimento (fica tranqs, é fictício); a prefeitura devolve três pepitas de ôro e um pouco em espécie, embolsando o resto - se for apoiadora do Bozo, claro. Vai uma pepita pra pastor e duas pro caixa-dois eleitoral. A menina tira férias, faz-se o parto no SUS e exporta-se a criança pra Rússia. Ajuda na balança comercial e aprendemos a tecnologia de tráfico humano da máfia do Putim.Quetal?

    Responda
    1. Lucia Coelho

      Rindo muito. Só que não.

    2. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Querendo pagar de jocoso; penso que teu cânhamo está meio podrão. Bah!

  34. Marcelo Santana

    Vou me dirigir a vc que não leu o texto. O Elio relatou o quão sério o tema deve ser abordado, paises inteligentes fazem isso, mesmo que em seu meio hajam leitores igual a você.

    Responda
  35. Carlos Pinheiro

    O conservadorismo reacionário, base do fascismo, reage à mudança dos costumes de modo estratégico pois a base do seu poder se funda no controle ideológico. Quanto mais se divulgue a desinformação, em nome da moral, mais um povo inculto será fácil de ser manipulado.

    Responda
  36. Maria Lopes

    Elio Gaspari resumiu muito bem os vários ângulos dessa difícil questão. As mulheres são as grandes vítimas do atraso e do oportunismo dos homens que governam este pobre país. Está mais do que a hora de haver uma discussão clara sobre isto. E parar de criminalizar uma prática que sacrifica apenas as pobres.

    Responda
    1. Zulma Rejane Alves Rodrigues

      Acho uma hipocrisia a tentativa de impedir o debate, especialmente de algumas jornalistas que provavelmente usam o DIU como contraceptivo. O DIU nada mais é que um abortivo que pode ocorrer todo o mês. O DIU não impede a fecundação. Ele joga fora o óvulo fecundado. Até entre 12 a 14 semanas não há formação de células nervosas, há uma massa. Qual a diferença entre abortar nos primeiros dias e até 12 semanas para quem usa o argumento de tirar uma vida? Nenhuma. Sem células cerebrais não há vida.

  37. Emilton Rocha

    Está confirmado: Elio Gaspari também é uma das viúvas do ex-condenado, vulgo Lulalau!

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Emilton, por pouco Eremildo, já reparou que,qualquer pessoa que tenha um argumento civilizado, lúcido, crítico e inteligente é associado à esquerda, em particular defensor do Lula?

    2. Anete Araujo Guedes

      A legalização do aborto um dia virá. Assim como foi com o direito ao voto, a lei do divórcio, a queda da virgindade como condição dada à mulher para o casamento. Nem que o Brasil for o último país a cair na real, como foi com a abolição da escravatura. Os machões, os guardiões da moral e dos bons costumes não darão o braço a torcer, não darão com facilidade mais essa prerrogativa às mulheres, sem que antes tenham que penar, que lutar para conquistá-la.

    3. Marcos de Toledo Benassi

      Ôôô eremilton, você por aqui!? Veio dar um dedo de prosa com o primo Hidiota? Coisa linda, sô.

    4. Tadeu Roberto Corbi

      Eremilton, a ignorância tão sólida quanto uma rocha.

    5. Carlos Fernando de Souza Braga

      A jumência do gado é repugnante

    6. Maria Lopes

      Poderia tentar algum argumento sobre o assunto? Ler o texto? Consegue sair desse clichê tão pobrinho?