Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. André Antonio Santos

    Não seria tão mais simples aceitarmos que a morte é o fim da vida. De fato, assim como sua mãe, lá no fundo todo religioso devoto sabe disso, mas não tem coragem de assumir publicamente. O fim da vida de cada um de nós é motivo de tristeza, mas também de reverência à Natureza que assim projetou para que Ela sempre se renove. Um ciclo infinito de nascimento, vida e morte da qual somos participantes de uma ínfima mas especial parcela.

    Responda
  2. EDUARDO FAERSTEIN

    Marilene, receba um abraço fraterno, solidário. Seu texto é emocionante.

    Responda
  3. Sergio Dias

    Este é um projeto que se inicia no Brasil, pelas mãos do canadense Robert Mclister. Foi este senhor que povoou tantas mentes brasileiras do terror do racismo religioso. Macedo, R. R. Soares e outros beberam nesta fonte original. Como os nazistas fizeram agiram da mesma forma. Escolheram um grupo frágil, historicamente vítima de todos is estereótipos e atacaram. Assim construíram sua base, sobre o ódio e o preconceito contra 0,06% da população brasileira. Se pudessem os exterminariam!

    Responda
  4. MATEUS VAZ DE S Sá

    O bandido, para ser condenado, é necessário a prova do crime, ou seja, especialmente a arma e o produto do crime. Entretanto, vender o inexistente e receber pela enganação não é crime previsto em lei. Ocorre que o banditismo evangélico não se conforme com a venda diuturna do céu, a cobiça não tem limites e eis que avançam descaradamente sobre o produto dos impostos pagos pelos brasileiros.

    Responda
  5. Carlos Eduardo Cunha

    Marilene: Respeito a sua dor.Mas a raiva que a acompanha mostra uma incompreensão profunda da natureza humana, dominada pelo Ego, pela carne, quando não espiritualizada. "Pastores" do ego buscam poder , como o fazem os ideologos da esquerda e da direita. Busque a Paz interna e entenda o finito da carne e de todos ciclos.

    Responda
  6. Israel Sena

    pessoas, religiões e deuses são corruptos. Basta aparecer um com marketing multirrede mias elaborado prometendo dinheiro que tudo muda. Particularmente espero que o cristianismo virulento entre em ruína logo. Pelo visto está em franca decadência.

    Responda
    1. Israel Sena

      O início da decadência foi a alçada do bo-zo à presidência. Agora o mundo percebeu quanto nefastos são essas franquias neopentecostais. Agora é só descer a ladeira...

    2. Deborah Barbosa

      Queria ter seu otimismo. Na verdade há projeções de que eles se tornem maioria da população em 2030 e os efeitos dessa transição demográfica já se percebem há alguns anos. Ocorreu um "acinzensamento" da sociedade brasileira. A alegria, receptividade e malemolência agradável foi sendo substituída pelo preconceito, discriminação, perseguição (a religiões afro e a lgbts, principalmente, mas odeiam toda e qualquer alteridade) e o ar já é soturno e carregado no país antes Nação, noção que se esvaiu.

  7. Marco Aurelio Bilibio

    A autora teve a coragem de tocar num tema proibido: a corrupção religiosa, hoje centrada no universo evangélico, que é um veneno perigoso. Sob a capa da fé, atrai pilantras que vêem na religião um jeito de ganhar dinheiro e poder. O país precisa se limpar dessa sujeira da falsa religião, que em vez de libertar e elevar aprisiona as consciência, criando antros de fanatismo, cegueira política e preconceito, que os enriquece e elege Lamento a sua perda, Marilene, e agradeço a coragem de denunciar.

    Responda
  8. Armando Vieira

    Prezada Marilene. Parabéns pelo seu texto. De fato, as Religiões bandidas mais o nacionalismo exagerado, mais ganância = destruição das instituições = fascismo

    Responda
  9. Robson Simões

    Texto perfeito. Gostaria de destacar o comentário de um leitor sobre a infiltração dessas seitas no Brasil logo após o Golpe de 1964 .

    Responda
  10. Luci Dann

    “A religião é o ópio do povo.” Essa frase é, sem dúvida, uma das mais conhecidas entre as que integram os textos escritos por Marx quando este era um jovem intelectual

    Responda
  11. JAYME KOPELMAN

    Marilene; queira aceitar minha sincera solidariedade por esse seu problema familiar. Quanto ao texto, data vênia, assino embaixo. JK

    Responda
  12. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

    Texto forte e necessário. Obrigada, Marilene!

    Responda
  13. Marta Vainchenker

    Não é brincadeira, isso. Estamos falando de predadores do coração e da mente - mirando o bolso dos incautos. Herdeiros diretos de uma indústria de superstição, controle e degradação do ideal religioso para lucro crim inoso, que mantiveram a Europa na Idade das Trevas por mil anos. Mas seguem bem vivos, e como um para sitas, voltam a atacar as instituições iluministas em seu momento de fraqueza.

    Responda
  14. Luci Dann

    "A religião é o religião do povo" (em alemão "Die Religion ... Sie ist das Opium des Volkes") é uma famosa frase presente na Introdução à Crítica da Filosofia do Direito de Hegel.Uma das afirmações mais conhecidas - e também mais polêmicas – de Marx é a de que a religião é “o ópio do povo”. Religião De Freud ouvimos: "A religião é a neurose obsessiva da humanidade”, “A religião é uma ilusão” ou, ainda, “A religião é inimiga da ciência”. DISSE FREUD

    Responda
  15. Neide Luzia de Rezende

    Que texto pungente , Marilene: a dor social, política, se funde à dor individual, mostrando como tudo está misturado, em essência.

    Responda
  16. NACIB HETTI

    As igrejas são importantes instrumentos de controle social e interessa aos donos do poder. Aqui e no resto do mundo.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Desde sempre. A kanalha religiosa vive o poder mundano com uma alegria que choca. Nunca entenderam o importante aforisma religoso sic transit gloria mundi.

  17. milton temer

    A religião como "ópio do povo" , instrumento da normatização da opressão, é o que Marilene Felinto demonstra com indignação justa. Que a mãe repouse em paz

    Responda
  18. José Cardoso

    A fraude religiosa tem a mesma linhagem do conto do vigário. O indivíduo pensa que vai levar vantagem para si e/ou seus familiares. O vigarista é quem efetivamente ganha.

    Responda
  19. Paulo Zacarias

    Caríssima Marilene, compartilho da sua raiva com o banditismo e outros engulhos evangélicos. Segundo seu texto, sua mãe é uma mulher sábia que soube diferenciar Evangelho de picaretagem evangélica. Uma fé que vai muito além de doses de ansiolíticos; entender (fé é razão) um Deus adentrando nossa realidade insana para nos redimir na pessoa de seu filho, Cristo, sempre foi uma loucura. Que o Deus da sua mãe console seu coração e dos seus. "... e as suas obras os seguem" (Ap 14)

    Responda
  20. emerson papa

    Fico tão feliz quando leio essas matérias, como é bom ser ateu e como é ruim ter nascido num país onde 93% são religiosos. O maior problema do país é a saúde, a educação,a corrupção? Não! O maior problema do país é a religião que transforma seu povo em completos idiotas pra não perceber os outros problemas.

    Responda
  21. ANGELO GOULART

    Com o golpe de 1964 , que foi contra a reformas do Governo João Goulart ( Jango) que aqui no Brasil foi orquestrado pela uma união civil empresarial e militar contando com o apoiou direto do Império (EUA) com seus braços e tentáculos (CIA) logo após a derrubada de um presidente eleito , começaram a evangelização ideológica da população , multiplicando em centenas de milhares essas igrejas pentecostais e neopentecostais ! Marilene foi precisa (Banditismo evangélico).

    Responda
  22. Alberto Filho

    Além de corromper as instituições públicas, esses falsários destroem famílias e manipulam pessoas vulneráveis com suas falsas promessas. Também vi minha mãe e minha duas avós definharem pouco a pouco até falecerem, após depositarem a esperança numa cura que nunca veio, prometida por esses falsos profetas de um falso deus. Segundo eles, bastava frequentar os cultos e pagar os dízimos e as ofertas para um "milagre" acontecer. E aconteceu.... na conta bancária dos pastores.

    Responda
  23. Carla C Oliveira

    Esses pseudo-pastores são bandidos mesmo e chamam suas organizações criminosas de igreja para não pagarem impostos. Força para superar sua perda, Marilene.

    Responda
  24. Leonardo Abreu

    Excelente texto. A religião além de falsa é covarde, aterroriza os que dela discordam, é preciso coragem para denunciar a fraude. Se você discordar dele numa minúcia ele te põe no fogo pela eternidade, mas ele te ama.... trata-se simplesmente do mais cruel personagem da literatura. Parabéns Marilene!

    Responda
  25. Marcos de Toledo Benassi

    Ôôô, minha cara Marilene, sinto muito pela dor que você está a viver. Minha mãe taí, também octa, mas bem boazinha, e nunca foi evangélica, graças a Zeus, dessa perda triste eu não compartilho. Mas do resto, da raiva por toda essa pppiiicaretagem descarada, opa, é nóis, tamo espumando juntos. Sssaafadeza total, do púlpito ao caixa bancário, do trocado ao pix, de Brasil a Angola, onde o agiota da Record foi condenado à cana. Mas é isso, querida furiosa, o Filhadaputistão é aqui mesmo. Boa sorte!

    Responda
  26. João Carmo Vendramim

    Identifiquei-me com o seu relato, pois em junho,2021, passei pela mesma experiência com meu pai que em 89 nos de existência virou as costas para a alegria, a vida, e dedicar-se à promessa de paraiso pós morte. Os pastores tiveram papel fundamental nessa lavagem cerebral.

    Responda
  27. RICARDO JOSE PICCOLO

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  28. João Batista de Junior

    Não votar em pastor nas próximas eleições ajuda. Não confio em pastores. Concordo com o texto.

    Responda
  29. João Batista Amaral Natal

    A blogueira destila seu ódio ao Cristianismo, em especial aos Evangélicos. Ela desponta como uma das principais criminosas por preconceito religioso, Cristofóbica e deveria pegar cadeia porque o preconceito religioso é crime!

    Responda
    1. joão moreira

      Você precisa de ajuda. Parafraseando Carls Seagan, está faltando uma vela nesta escuridão.

    2. Alaor Magno

      Natal. Teu nome já te entrega. És devoto do INRI (Rei dos Judeus).

    3. Rodrigo Ricoy Dias

      Se esse comentário não for ironia (não parece ser, apesar do radicalismo ignaro e obstruso), é uma demonstração acabada do absurdo que seria o tal tipo penal da 'cristofobia': uma intolerância marcada e unilateral que pune a diversidade de opinião. Assim é que o 'cristão', destilando um ódio não pregado por quem diz seguir, acusa a colunista do que ela não fez, pois não há no texto uma só palavra contra cristo, mas contra denominações religiosas oportunistas.

    4. Felipe José

      Em momento algum a autora do texto atacou o cristianismo, mas os mercadores da fé que usam a religião de forma inescrupulosa. Aliás, tomando como base a passagem do Novo Testamento em que Cristo quebra tudo no templo de Jerusalém, podemos imaginar o que ele faria, por exemplo, no templo do Rei Salomão de Edir Macedo. João Batista, estou certo de que você sabe interpretar textos, logo você é apenas desonesto mesmo.

    5. Armando Vieira

      João. Cristianismo é uma coisa, igrejas bandidas é outra (mas acho que você sabe disso muito bem).

    6. Armando Vieira

      João. Cristianismo é uma coisa, igrejas bandidas é outra (mas acho que você sabe disso muito bem)

    7. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      João, você não entendeu nada! Sugiro que releia o texto. Defender os pastores que exploram a fé alheia é indecente.

    8. Fábio Nogueira

      Criminoso é a isenção de impostos para essas empresas religiosas... É muito fácil prometer recompensas que você não entrega...

    9. Fábio Nogueira

      Crime é o monte de mentiras e bobagens que os religiosos inventam para enganar os trouxas e enriquecer cada vez mais... As piores maldades conhecidas da nossa História aconteceram depois da vinda daquele que veio, imaculado (?!!), para nos salvar...

    10. Paulo Zacarias

      João, agora aguenta essa sem falar em perseguinção, heim? Evangélicos venderam sua alma para terem um presidente nazi-fascista para chamarem de seu. Trocaram a Boa Nova da Paz, usando o nome de Deus, por um reino de presepadas humanas (grana, glórias e o escambau)! A blogueira tem todo o direito de desabafar e o Deus (que não é diazepam) que se manifestou no tempo e espaço na pessoa do seu filho, Cristo, tem suficiente autoestima para suportar crentes e não-crentes em nossas miserabilidades.

    11. Eduardo Rocha

      Eu também tenho ódio dessas falsas igrejas e seu pastores picaretas. Mas nao precisa chamar a polícia, basta pedir ao seu (falso) Deus jogar um raio em mim.

    12. Eduardo Rocha

      Eu também tenho ódio dessas falsas igrejas e seu pastores picaretas. Mas nao precisa chamar a polícia, basta pedir ao se (falso) jogar um raio em mim.

    13. Maria de Fátima Ferreira

      Não acho que seja cristofobia e sim pastorfobia. Esses sim deveriam ter mais vergonha e mais Cristo nos corações. Texto impecável, parabéns pela reflexão!

    14. Marcos de Toledo Benassi

      Xiiiiiii natal, quem nasceu pra carnaval não chega a semana santa. Te fecha, mano.

    15. Paulo Cezar Souza

      Ela não destilou ódio ao Cristianismo. Ela destilou ódio a essas falsas igrejas e aos pastores bandidos que as infestam. Não confunda as coisas.

  30. Marcelo Alvarez Ghibu

    A morte é momento singular, onde as cortinas do teatro que a vida monta se fecham.Hora de honrar toda uma apresentação de vida de um ser que amamos. Hora de lágrimas de emoção, de aplausos de gratidão, de flores de reconhecimento e de estar junto! Deixe esta raiva para depois, agora é solidariedade, compaixão e transferir, de alguma forma, tranquilidade, serenidade e todas embaladas em profunda gratidão e amor àquele que amamos. "Deus está no fundo do poço onde o deixaram tombar". Seja luz

    Responda
  31. roberto foz filho

    O título é a cara deste governo.

    Responda
  32. ademir sampaio de campos

    Por ter certeza que deus não existe esse bandidos disfarçados de pastores enganam e roubam suas vítimas sem nenhum constrangimento e contando com a impunidade da nossa legislação.

    Responda
  33. João Carmo Vendramim

    Identifiquei-me com o seu relato, pois em junho,2021, passei pela mesma experiência com meu pai que em 89 nos de existência virou as costas para a alegria, a vida, e dedicar-se à promessa de paraiso pós morte. Os pastores tiveram papel fundamental nessa lavagem cerebral criminosa. Os livros sagrados são terríveis!

    Responda
  34. Valdeci Gomes

    Sou ateu, assim como minha mulher e nossas duas filhas. Garanto que a fé em um Deus nunca fez falta em nossas vidas, e acho que livrou nossa família de muitas coisas ruins.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Quatro à mesa ;)

    2. JOS DOS REIS

      DEUS É AÇÃO E REAÇÃO- O MEU NÃO TEM DOGMAS

    3. Eduardo Rocha

      Já somos ao menos três. Não dá para formar um time, mas já dá para uma mesa de bar.

    4. Arnaldo Simal

      Também sou ateu... graças a Deus.

    5. Arnaldo Simal

      Também sou ateu... graças a Deus.

  35. Marcos Antônio

    E deturparam o sentido de evangélicos, porque até os Católicos são evangélicos, porque creem no Evangelho.

    Responda
    1. JOS DOS REIS

      MARAVILHOSO TEXTO- CHEGARA O DIA EM QUE O SER HUMANO VAI SE DISVINCULAR DE DOGMAS E O DEUS SERA SOMENTE DE CAUSA E EFEITO-AÇÃO E REAÇÃO

    2. Marcos Antônio

      Usar o nome evangélico é mais comercial, suportável e agradável que neo pentecostal ou protestante. O mais correto para quem está fora da bolha deles é chamar de cristãos não católicos ou crentes não católicos.

  36. LUCIANO NEDER SERAFINI

    Eles querem dominar tudo e todos. Sequer pagam impostos. Usam as Instituições republicanas para subverte-las aos seus interesses. Não é mesmo st. pEdir Macedo?? Grana acima de tudo, Poder acima de todos!! Só não vê quem não quer...

    Responda
  37. julio c s barbosa

    uma empresa religiosa é muito fácil de ser criada, qualquer pequena garagem serve. daí pra frente é só um pastor-enganador.

    Responda
  38. Everson Ferreira Martins

    Ah...se as pessoas soubessem q nada em que ela acredita existe de verdade, se soubessem que independente do q acredita a vida lhe dará coisas boas e ruins, se soubessem que não existe céu e inferno...então elas seriam livres, cientes q suas vidas dependem totalmente de si e então não mais idolatrariam falsos messias, não mais comprariam lugar no paraíso, não mais seguiriam leis e regras toscas, escritas por um autor desconhecido, há cerca de 2000 anos, que era bom em fazer parábolas e discursos.

    Responda
  39. Alexandre Sartori Barbosa

    E no final, com todo ouro e esplendor dos templos, com tanto fervor dos pastores, com tanta intromissão dos fiéis sobre a vida alheia, ficou a arte, da qual eles tanto temem. Que os hinos te tragam paz e a toda a sua família.

    Responda
  40. FELIPE RIBEIRO PORTO

    Parabéns, Marilene, pelo belo texto, traduzindo muito bem o turbilhão de emoções que resulta daqueles que pensam, não só bovinamente sobrevivem, diante de tanta exploração.

    Responda
  41. ADONAY ANTHONY EVANS

    Tudo o que falou é verdade. Não precisava colocar a dor da perda da mãe no meio.

    Responda
    1. Marcos Antônio

      Precisava assim ! Usou como exemplo. Passei por problema semelhante e outros milhões também passaram ou passam.

  42. Nelson de Paula

    É preciso dizer assim, com a merecida dureza. Esses pastores precisam torcer para que Deus não exista, que seus pecados são caros de pagar.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Eles têm certeza que Deus não existe. Deus é apenas o argumento infalível que garante o enriquecimento ilícito deles. Céu, inferno só para os fiéis.

  43. Claudio Cunha

    Texto verdadeiro e emocionante.

    Responda
    1. JOS DOS REIS

      MARAVILHOSO E OPORTUNO

  44. Emilia Amoedo

    Luto na sua forma mais verdadeira. Raiva, tristeza, decepção e a lembrança de um passado encantado que avisa que uma parte de nós está prestes a morrer também.

    Responda
  45. Marcelo Rocha Brugger

    É uma grande pena ter que concordar com você. Concordar em quase tudo: sou cristão e, para mim, Deus tem sido generoso nas direções (nem sempre aquelas que eu gostaria, mas aquelas que, sem saber, pedi em orações). Espero que sua mãe suba, sim, cantando um lindo hino. E que seu coração fique em paz, o quanto possível. Isso vai passar. Demora, mas passa. Vamos continuar lutando, mas, espero, livres dessa corja.

    Responda
  46. Marcelo Santana

    O texto é de uma crueza que nenhum ser humano jamais deveria ter sido impelido a ter. Mas infelizmente reflete o que a vida nos faz.

    Responda
  47. sergio boccia

    Acrescentaria ao comentário excelente , a frase: Orem e vigiem!!

    Responda
  48. Nivaldo Villela

    Que texto. Quanta coragem e necessária lucidez surgida na dor dessa perda. Desejo paz e que esse horror que nos ronda acabe.

    Responda
  49. José Flávio Viana Guimarães

    Sinais dos tempos há muito profetizado: os falsos deuses e o emissário do anti Cristo provindo do Sul. Não é mera coincidência. O fim do mundo está próximo.

    Responda
  50. ana maria marques

    Texto corretíssimo, hiper realista.

    Responda