Ilustríssima > Jesus sofreu abuso sexual antes de ser crucificado, afirma teólogo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Comentar uma matéria desta é similar a se discutir se o Papai Noel veste verde ou veste as cores da Coca-Cola como fomos obrigados a aceitar.
Gostaria de saber quando acontecerá com a criação de Constantino o que aconteceu com Poseidon, Afrodite, Zeus etc.
Em quaisquer exercito, jovens soldados com os hormônios a mil estão prontos para 'molhar o biscoito' assim que a oportunidade se apresentar....
Molhar o biscoito? Jesus apetitoso? Olha onde a cabeça dessa gente vai!!!
2000 anos de decoro da religião e da arte taparam com um pano improvável e inverossÃmil a nudez do Cristo crucificado, contra todas as evidências históricas. Isso só aumenta a nossa dor face ao sofrimento humano e nossa empatia dia para com quem sofre esse tipo de ignomÃnia.
Sim, o decoro dos Borgia e familia...
Esdrúxula e fora da realidade a narrativa de sexualizacao de Cristo. Uma fake sem pé nem cabeça para os incautos encherem o bolso dos dabichoes . Se cuidem.
Estratégia da avestruz é sempre mais cômoda!
Claro, Maria Izabel. Afinal tinha uma comissão de direitos humanos ao lado da sala de Pilatos a fim de conter os excessos de soldados rasos, capitães reformados ou generais cinco estrelas pervertidos.
Sim dona Maria mãe de José. Assim como na igreja nunca existiu padre abusador de coroinha.
Sexo e igreja católica, só no escurinho dos colégios religiosos o maior celeiro de pedófilos do globo
O pior cego é aquele que se nega a enxergar.
Trazer uma narrativa a luz das esperiencias sofridas na atualidade e transportar para a realidade da Roma antiga e suas maselas cruéis, não certifica a verdade. Os relatos biblicos e históricos não fazem menção a abuso sexual de Jesus Cristo. A história está escrita nas escrituras sagradas. O que acrescentam, são especulações vazias para fazer caixa e engordar a literatura barata. Uma fake news é construÃda exatamente dessa maneira. Reflitam antes de comprar qualquer narrativa.
Se ainda fazem isso em pleno século XXI, como na guerra da Ucrânia, vc acha que os soldados romanos há dois mil anos não fariam? É muita pureza e inocencia!
Os relatos bÃblicos tratam de santidade, não da bestialidade humana. Os homens que crucificaram Cristo certamente eram os mesmos que ao longo da história viam na humilhação sexual do inimigo seu maior triunfo.
Acredito que o que fez de Cristo o farol religioso que moldou a civilização ocidental foi justamente o aspecto brutal de sua morte. Tivesse ele morrido de velhice, certamente não passaria de um dos tantos profetas que viveram no passado e que pouco ou nada deixaram como herança. Infelizmente, nesses 2 mil anos de cristianismo, o homem não aprendeu nada com aquela morte, pois milhões de outros humanos tiveram sofrimentos piores que Cristo em porões patrocinados por aqueles que se dizem cristãos.
Juan, meu comentário não quis dizer que 2 mil anos de civilização ocidental foram o paÃs das maravilhas. Disse apenas que tudo o que aconteceu nesses 2 mil anos foram em nome de Cristo. Pesquise um pouco e vai saber o significado do cristianismo desde que ela se tornou a religião oficial do império romano (essência da civilização ocidental) lá pelo ano 350. O cristianismo foi a base fundamental de tudo de bom e de ruim nesses 1700 anos.
Farol religioso? Desde sempre as religiões lidam com o terror que os humanos temos da morte e que a vida é um passeio acidental entre duas nadas. Ninguém pode negar que as religiões sempre foram e são um grande negocio...
Não li totalmente o artigo mas espero que trate também dos abusos que crianças sofreram, notadamente meninos, nas mãos de padres católicos e que a igreja tenta esconder.
Então sugiro que leia por inteiro o artigo, pois não é uma doutrina religiosa, mas sim um estudo cientÃfico interessante. Não diminui ou desrespeita Cristo visto pelas regiões. Pelo contrário, apresenta uma provável teoria sobre o martÃrio que ele sofreu.
Matéria importante para refletirmos. Nosso Senhor Jesus Cristo certamente sofreu abuso sexual nas mãos sádicas de seus algozes, que estavam acostumados a satisfazerem sua lascÃvia assassina em todos os condenados, os quais eram tidos como seres dignos de todo o tipo de violência. Isso só faz aumentar o martÃrio de Cristo e também a nossa vergonha e culpa. Que Ele, o Pai e o EspÃrito Santo tenham piedade de nós.
Sou contrario e esse tipo de manchete que tem o claro intuito de sensacionalisar de modo diferente coisas que estamos carecas de saber. Seria mais produtivo, instrutivo, informativo e mais polemico debater sobre o Jesus historico. O homem comum que ele era e que pagou carissimo pela ousadia de questionar o poder religioso da epoca, ele nao se opos a Roma. Qual de nos, hoje, teria a ousadia de expulsar os vendilhoes do templo?! Ou conter a turba na rua para interceder por Maria Madalena?
Acho impressionante que apos 5 hrs, este comentario abaixo, onde eu estimulo os leitores a refletir sobre o valor do amor ao proximo, nao recebeu um unico apoio. Ter participado da coluna de leitores da FSP tem sido decepcionante, a truculencia sempre ganha o dia. Quanto mais razo e agressivo for o comentario, mais apoios recebe. Triste pais o nosso, nao e por acaso que esta como esta.
"Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado". O dia que nosso povo entender o significado desta recomendacao sera o dia em que o Brasil comecara a ser pacificado e ser mais produtivo.
Sinceramente está pesquisa para mim é insignificante pois dá crucificação de jesus em nada vai acrescentar que estava presente , como foi , quem autorizou ,etc pois nunca teremos certezas destas pesquisas mas podemos acreditar na salvação.
O dia 20 de Julho de 1969 o homem pisou na lua, "É um pequeno passo para um homem, um passo gigante para a humanidade". Esse dia pensei o mundo vai ser diferente faz 50 e poucos anos que aconteceu dias átras là que astrônomos descobriram uma Galaxia a 9 bilhões de anos luz, antes, foi curiosa a teoria do Guru do Bozo, a Terra é plana, hoje vejo uma noticia, nem é curiosa, é uma besteira, cheguei a uma conclusão, o mundo no mudou. continuamos sendo os palhaços da midia. Deixa Jesus quieto pò.
90 por cento do que sabemos sobre Jesus deve ter sido inventado para dar credibilidade ao mito do 'filho de deus'. O artigo apenas tenta mostrar que foi muito provável, pelas circunstâncias, que Jesus foi abusado sexualmente, o que parece ter sido bem provável.
Bom conhecer a história do deus romano no Império Romano, a estratégia do arquétipo de Deus Sol em Jesus, que nasceu em Belém de Nazaré, árabe Palestino, da região da Judeia, mas jamais foi judeu. No julgamento perante Pilatos, Jesus se declarou irmão de todos os EspÃritos, Infinitos, Eternos e Assemelhados, negando ser Deus Pai. Pilatos era seu amigo e fez um belo H liberando Jesus para ir para a Turquia e crucificando Barrabás, segundo os Messiânicos. (Jedyan Brönner).
Penso que o editor "comeu mosca": Não é tema para Domingo de Ramos, provocação gratuita.
É vasto e diverso o fã clube de Jesus na imprensa brasileira. Religião é veneno.
Ok, deduzir com base na interpretação de informações limitadas tem nome: especulação. A bÃblia e demais textos religiosos são uma fonte extremamente limitada de informação, tanto para excessiva santificação como para profanação, sendo origem de incontáveis males e boas ações a depender do oráculo do momento. Tudo considerado, focar na mensagem levaria à um uso melhor de todas as escrituras, sendo uma pena não fazerem isso, especialmente na cultura cristã. A morte foi mais important que a obra?
Lembrando dos filmes/fotos dos campos de concentração: a tristeza profunda das mulheres e homens nus, sendo examinados e encaminhados para a morte ou para a vida. Abuso sexual em massa. (Claudia F.)
Jc se ferrou porque quis ou foi enganado. Se o pai dele era o todo phoderoso, por que se submeteu o tonto?
Jc se ferrou porque quis ou foi enganado. Se o pai dele era o todo phoderoso, por que se submeteu o tonto.
Já que você quer se meter no meio da conversa, vai se inteirar um pouco mais do assunto. Mas não na porta de botequim, que vai fazer você parecer tonto.
Tonto?
Só a Igreja Católica tem o poder, a certeza e o discernimento para interpretar a bÃblia. O resto é isso aÃ: chute!
A mesma que usou a BÃblia para. Check. Cobrar indulgência, abençoar a escravidão negra, justificar a desigualdade dos nobres e Reis, perseguir judeus, homossexuais....
Os hipócritas defensores de torturadores devem ir a loucura com esse cara. Para eles é puro mÃmimi fica reclamando das torturas que Jesus sofreu nas mãos dos machos alfas dos soldados do império. Afinal, torturadores estão na moda, e as arminhas estão soltas nas igrejas
Bom, a reportagem é oportuna e traz informações que fazem bastante sentido por si. E olha, se no século XX, com um ambiente relativamente "civilizado", a prática da tortura ainda é considerada aceitável até por quem se diz cristão, que dizer de qualquer outro povo muitos séculos atrás? A própria cruz era um instrumento de tortura humilhante, além de cruel. Falar em abuso só complementa todo um quadro de horror a que Jesus certamente foi submetido, e não há escândalo nenhum nisso.
Presos polÃticos latino-americanos eram torturados com choque elétrico. Usando a brilhante 'lógica' do 'pesquisador', alguém poderá perguntar :teria Jesus também sido submetido a esse tipo de tortura? Francamente...
Hã?
Seu comentário só demonstra que uma coisa que vc não possui é "lógica".
choque elétrico não tinha no tempo de Jesus. Ou tinha?
Embora já fizeram filme insinuando que Jesus teve um romance com MarÃa Madalena, penso que é possÃvel que Ele tenha sofrido algum tipo de humilhação por ter sido despido na crucificação e isso só comprova Sua grandeza "pode compadecer-se de nossas fraquezas (...), um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado (Hebreus 4:15).
Ótima pesquisa. Como toda tortura praticada, a violência sexual está bastante presente com o propósito de rebaixar a estima, dar vexame ou diminuir a vÃtima em um nada.
Os deuses são guerreiros, vingativos e castigadores, inclusive o Deus hebreu do Antigo Testamento. Seus sÃmbolos eram levados para o campo de batalha para demonstrar sua supremacia e seu poder. Jesus foi torturado, seviciado e crucificado por pregar um Deus do amor e do perdão. Até hoje para a maioria dos cristãos ainda seguem o Deus do AT.
O Deus do antigo testamento era mais humano e cruel do que sua criatura. Jesus redesenhou Deus para que ele tivesse mais credibilidade.
A fixação sexual misturada com a necessidade de aparece e de vender produzem frutos interessantes. A sociedade do espetáculo se mescla com a vulgaridade desinteligente e ganha espaço na mÃdia.
Deus, mandou seu filho unigênito com um proposito, que foi de resgatar toda a humanidade, e jamais iria permitir que seu corpo sofresse abuso sexual.
A BÃblia diz que Jesus foi provado em tudo. Eu me pergunto: "por que não nisso?", meu caro Jairo. Meu respeito a ele aumentaria na justa medida em que diminuiria a quem se diz evangélico e defende torturadores.
O açoite, a coroa de espinhos, a cruz (cuja morte que provoca é idêntica ao do pau-de-arara que a ditadura aqui privilegiava...), tudo bem, ao que parece de teu comentário, Deus permitiu. Abuso sexual, não... Por quê? Repare como é absurda a tua sugestão...
Vai sonhando.
Onde se quer chegar com isto? Apenas no click? Qualquer humilhado do mundo, que sofreu o tipo de tortura que Jesus sofreu, pode ter sido violentado. E da� O que muda? A classe média precisa repensar a maneira como vê o sexo e a violência. Não à toa, a pornografia impera na cabeca dos xaropes.
Era só o que faltava...
A estupidez de Putin e seus apoiadores está transformando a Ucrânia em um paÃs mais humano, solidário, democrático e históricamente mais rico. A Ucrânia será muito melhor do que antes de Adolf Putin. Glória a Ucrânia.
Gloria à Ucrânia! , Dos russos ucranianos? Dos ucranianos russos? Das famÃlias formadas de russos e ucranianos? Esse conflito de interesses de grupos econômicos do leste e do Oeste da Ucrânia só está destruindo as famÃlias dos povos historicamente estabelecidos na Ucrânia. O que resta de humano, solidario e democrático nas disputas de poder de potências em território alheio? A negociação, que é a única saÃda, deveria envolver somente os povos habitantes da Ucrânia.
Imaginando que Deus exista, que é unipresente, unisciente, unipotente; dentro de um hipotético plano salvÃfico, e também, utilizando nossos pensamentos, quais teriam sido as razões desse Deus/Pai, na escolha dos suplÃcios (sabe, pode), suportado pelo Deus/filho. Bem, ou estamos dentro de uma discussão de imensa bobagem, ou então, será melhor mesmo abdicarmos de nosso constructo racional, lógico e moral para aquietarmos no sono dos alienados.
Eu se fosse Jesus voltava aqui no Brasil e exigia direitos autorais de todos esses "religiosos" que se enchem de dinheiro "em nome de Deus". E processava todos esses curandeiros que fazem milagres na televisão "em nome de Jesus".
Com o verdadeiro Messias, cometeram tais atrocidades, e o FALSO MESSIAS, zombando do povo.
Acredito, que Jesus tivesse tudo para mostrar à verdade, hoje por exemplo, é necessário ter aparições como Jesus Cristo, o mundo está a beira do precipÃcio.
Conteúdo jornalÃstico sem relevância. Como cristão, vejo que deve Ele ter sofrido todos os tipos de violência (creio no que está na SAGRADA ESCRITURA). O que há de se entender é que o propósito de Cristo era a salvação dos pescadores.
IncrÃvel a contribuição da pesquisa deste teólogo na compreensão da extensão do martÃrio de Cristo, revelando a prática de abuso sexual. Algo praticado pelo Estado, ontem e hoje! Um horror! Algo que os presos não polÃticos ficam sujeitos ainda hoje!!! .
E os presos polÃticos tambem. Para torturadores, todo preso eh desumanizado.
Que o sofrimento humano em toda sua forma mais vil e absurda é transpassado por Cristo. Assim se sobrevivemos sempre temos a capacidade de dar a volta por cima é seguir adiante, pois a fonte de luz é inesgotável e resto tudo passageiro.
E a pergunta final: Como alguém que se diz cristão, pode ter elegido e continuar a defender alguém como Bolsonaro? Um ser que representa, perfilha e se orgulha de praticar, em outros seres humanos, os suplÃcios vividos por Jesus Cristo em sua agonia. Que Deus jamais os perdoe, pois sabem o que fazem e estão conscientes e seguros de seus atos
Rangel, a religião, infelizmente, não impediu que muitos males fossem cometidos e, muitas vezes, que muitos sacrilégios fossem feitos em seu nome. A BÃblia Sagrada também apresenta a corrupção como uma cova fria para alma, e fala daqueles que defendem projetos edificados que tiveram como principal a corrupção e o suborno não passam de ladrões e corruptores.
Não são cristãos, mas servos de Satanás. A verdade é essa.
Interpretamos Deus e falamos sobre ele, com a condição que nossa consciência e codificação têm capacidade, mas ainda somos rasos e pequenos em nossos valores, em nosso entendimento da Divindade. Continuamente expomos Deus ao ridÃculo de nossa limitada cosmovisão. Imaginamos o Divino, como aquele pai super herói americano defensor da sua própria famÃlia. Como o mal ladrão, dizemos, se é todo poderoso nos socorre e nos livre dessa roubada. É inteligÃvel compreender que todo sofrimento do humano,
Estava indo bem até a primeira oração. Depois.... Fica devendo!
A ala evangélica e católica apoia a tortura como forma de purgar a alma e usa o bozo, ex militar e praticante de humilhações, seguida de torturas e uso de armas letais para impor sua venda de indulgências para garantir aos fiéis seus passaportes para a vida eterna.
Os comentários aqui são extremamente reveladores do que o ser humano é capaz.
Na tortura, ninguém desnuda outrem só para humilhar. Interessante a abordagem do teólogo. Mas ao mesmo tempo me preocupa, pois daqui a algum tempo podem surgir alegados "homens de Deus" a abusar de crentes inocentes com a intenção de fazer sentir o flagelo do Cristo a fim de serem punidos pelos seus pecados e garantir a purificação.
Vivemos no ano 2022 da era cristã. Todas as atrocidades sofridas por Jesus Cristo ainda são comemorada pelos Bolsonaros, quando realizadas como torturas por outros em outros seres humanos. Ainda se dizem evangélicos. Não sabem o que é ser cristão, pois comemoram torturas como os pagãos romanos. Fora Bolsonaro!
Parafraseando Voltaire, onde estava o Deus bondoso, quando o paÃs elegeu um presidente que santifica Ulstra, um torturador condenado, que colocava sapos dentro da vacina de mulheres, e levava as crianças para verem seus pais destroçados depois de uma sessão de tortura.
Como ser pensante, sempre ponho em dúvida a existência de Deus, utilizando a dialética do idealismo de Hegel e do materialismo de Marx, mas ainda não cheguei a uma conclusão. Sendo a fé subjetiva, não se tem como avaliar com um mÃnimo de objetividade a existência de Deus.
Deus não tem nada a ver com isso. Quem escolheu um defensor da torturas e dos espancamentos, eleito com o sÃmbolo da morte, sabia muito bem o que estava fazendo. Teve até padre de batina posando de arma na mão. Padre do inferno, adorador de Satanás.
Valdeci - essa é a pergunta que me faço, em situações menos dramáticas, como quando vejo famÃlias inteiras dormindo na rua, jovens estupidificados pela droga e crianças com câncer.
Aà já é uma questão humana derivada do livre arbÃtrio concedido pelo Deus Misericordioso. Deus não busca o controle das ações humanas, mas sim a aceitação dos mandamentos, o que na verdade é só um código de boa conduta social. Cristo vai além e deseja que além da aceitação sejamos exemplos de boa conduta, mesmo que isso vá contra algumas leis humanas. Quanto à eleição, tá no texto a escolha entre Jesus e Barrabás. Isso sempre acontece e vai continuar a acontecer.
Essas pessoas não têm noção das besteiras que escrevem. Além de desconhecerem o significado da vinda de Jesus, que trouxe a Luz para a humanidade que afundava nas trevas, ainda denigrem a imagem do portador da Luz, daquele que foi violentamente assassinado, devido ao não acolhimento de sua mensagem sobre o real significado da vida e da Criação, mesmo após a intervenção de Pilatos.
Os evangélios são a pregação de que existe apenas um senhor e seus escravos. Podendo estes serem estuparados com um bÃblia e em seguida cruxificados para se tornarem mártires e heróis sem causa.
Benedicto, você leu todo o texto ou só o tÃtulo? Se o leu na Ãntegra, leia de novo, porque não o entendeu. Se não leu, procure ler antes de comentar. É feio e nada cristão pensar que por ter sido vÃtima de abuso isso denegri a imagem de Jesus. Jesus, com certeza, não enxerga de onde está que as vÃtimas atuais de abuso sexuais ficam com suas imagem denegridas. Foram vÃtimas e mercem compaixão, atenção e justiça. A imagem denegrida é única e exclusivamente do agressor.
Benedicto, acho que você só leu o tÃtulo.
Para Benedicto, pesquisar sobre a possibilidade de Jesus Cristo ter sofrido abuso sexual, como parte das torturas, antes de ser crucificado, é denegrir sua imagem. Benedicto pensa que o abuso sexual "suja" a vÃtima (e inocenta o torturador?). E Benedicto quer imaginar Jesus como aquele homem louro, de olhos azuis, sempre limpinho e intocado. A luz que Jesus trouxe para a humanidade não desfez as trevas desta mente.
Tá faltando assunto né, Folha?
Cara, vc acha que só futebol é assunto importante?
Ao contrário, louvo a Folha pela matéria. Na BÃblia diz que Cristo será pedra de contradições. Pelos dados históricos isso é bem factiv
Você votou em Bolsonaro, aquele que trocou Jesus por um torturador, e a sua consciência não deixa você em paz. Sim ou com certeza?
Estamos iniciando a semana santa cristã. Isso já não basta para que o assunto seja pertinente?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Jesus sofreu abuso sexual antes de ser crucificado, afirma teólogo Voltar
Comente este texto