Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. eliana soares

    Muito estranha essa explicação . Os estudantes deveriam ter passado por exames médicos e entrevistas para verificar cada caso em particular, além de uma avaliação do contexto escolar. É

    Responda
  2. José Moreira

    Armação ilimitada!

    Responda
  3. Felicio Antonio Siqueira Filho

    É inacreditável que a Secretaria e os profissionais entrevistados compraram a versão da "ansiedade". Então ela marcou dia e hora para acontecer naquele lugar com 26 jovens de séries diferentes? No mínimo um exame de sangue em alguns para esclarecer melhor foi feito. Irresponsáveis!

    Responda
  4. ROSANGELA M SOARES DE OLIVEIRA

    Alguém pôs algo na merenda.

    Responda
  5. Rodrigo Ribeiro

    Profissionais de SP, que nada sabem do caso, dão diagnóstico sobre crianças do Recife. Até quando está palhaçada. Pegue um telefone e ligue para Recife. No celular, é de graça.

    Responda
  6. José Cardoso

    Os ritos de passagem para a vida adulta são estressantes em muitas culturas. Só muda a forma.

    Responda
  7. Eladio Gomes

    A carga mental está muito pesada, quase desumana, para jovens nessa situação (ensino médio). A cobrança em cima deles é muito maior do que na minha época, por exemplo. Alguns gurus e coachs disseminam visões e dicas como se estivessem se dirigindo a máquinas, não a adolescentes que tem a ansiedade como uma sensação típica da faixa etária. O caso de Recife é um alerta para os profissionais da área, chamando a atenção para algo que vem se tornando comum.

    Responda
  8. Richard Lins

    26 crianças, de classes distintas, na semana de provas pouco depois do reinicio das aulas presenciais... como parece ser um fato isolado, imagino que esta não é uma boa escola! Quem tem crianças retornando, pfvr se manifeste.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Conclusao precipitada; a escola teve o cuidado de reconhcer o problema e agir. Muitas nao o fizeram. Uma escola privada em SP, disse a um menino de 14 anos, em seu primeiro ano naquela escola, pandemia, portanto sem contato presencial) em reunião virtual (estava sozinho em casa, pais trabalhando)que fora reprovado. Ele pulou da janela minutos depois. Os sintomas descritos estao acontecendo também com adultos. A Educaçao tem sido destruída por esse desgoverno. Dinheiro desviado.

  9. Leonardo Gama

    Os especialistas entrevistados foram ao ponto: nossos jovens precisam de muito suporte das escolas neste momento. E não estou dizendo que os professores têm que se virar sozinhos, pelo contrário, precisam de orientação e suporte de outros profissionais. Mas, talvez, substituir algumas das aulas semanais tradicionais por atividades mais lúdicas, integrativas, já seja um bom começo este ano. Vamos usar a criatividade!

    Responda
    1. Maria Lopes

      Correto. Mas esse desgoverno está se lixando para a Educação. Desviam fundos. Destroem equipes e programas de mensuracao construidos ao longo de décadas de diferentes governos. Povo ignornate s submisso aceita tudo. Isso é o que militares gostam e querem e estáo tentando a todo custo. Com a cumplicidade de certa parte do empresariado, que nao quer saber de futuro, quer saber de dinheiro no bolso, e apropriacao de terras e riquezas, e já, logo. Agora.

    2. Leonardo Gama

      Quero dizer, tenho certeza de que atividades especiais foram pensadas para o retorno às aulas. Mas acredito que elas devam ser estendidas para o ano inteiro, tornadas regulares. Não se volta à "normalidade" de um dia para o outro.

  10. Rubens Goulart

    Psicólogos presentes nas escolas são cada vez mais necessários. Os pais tem medo de tudo, e as crianças se tornam ansiosas, os professores, cada vez mais estressados, não conseguem mais dar apoio. E a madicina, fora da escola, só sabe vender remédio e não deixa ninguém saudável

    Responda
  11. Renato Vieira

    As criançaspobres estão refletindo as consequências de correntes da gripezinha e também do reflexo da crise em seus lares. Como estamos sem governo a tendências de tudo isso é só aumentar.

    Responda
    1. Vilson Buss

      Renato…, Bizarra esta mania de politizar tudo, ainda mais vindo de cabeças que apoiam ditaduras de Cuba e Venezuela . E se dizem democratas…

  12. Adilson da Silva

    Que conste que o presidente atual (que sairá ano que vem) vetou o projeto de atendimento psicológico* nas escolas.

    Responda
    1. Eladio Gomes

      Ele veta qualquer coisa relacionada ao desenvolvimento da Educação. Por ele, voltaríamos a idade das trevas, em que "a vontade de deus" (ou seja, a dele) determina e resolve tudo. Não permitamos que isso continue.

  13. Adilson da Silva

    Que conste que o presidente atual (que sairá ano que vem) vetou o projeto de atendimento psicologo nas escolas.

    Responda