-
ANSELMO VITAL OLIVEIRA
Senti enjoo lendo esse texto. A articulista parece falar em nome de quem vetou a Lei.
-
DAVIDSON PISMEL CONDE
como economista-chefe do Banco BOCOM BBM ela fala em nome do sistema financeiro e seus acolitos da tal Faria Lima, setor que nao produz um unico prego mas gera milionarios e bilionarios bem acima de tetos ...
-
Barbara Maidel
Estômago sensível, o seu. O assunto requer adultos que possam discutir civilizadamente, não quem fica xingando no Twitter pra ''lacrar'' ou ''mitar'', nem quem vomita por ler um texto do qual podemos discordar, mas que é razoável e bem fundamentado.
-
-
Pablo Fonseca
Quando vier falar de teto de gastos e apontar o dedo para a Cultura primeiro aponte o dedo para a corrupção generalizada promovida por financiadores de campanha no atual governo. Não seja covarde de ignorar a fome e a miséria que comércio exterior gera diariamente nesse País. Não seja injusta com um setor que é reconhecido mundialmente pela sua diversidade, alegria e felicidade de se mostrar ao mundo. A Economia brasileira é um lixo que nunca terá reconhecimento internacional porque é inútil.
-
Pablo Fonseca
Viva a cultura brasileira seus artistas, seus poetas e escritores. Viva Machado de Assis, Gilberto Gil, Vinícius de Moraes e Elza Soares. Viva Dia Calvanti a genial Tarsila do Amaral. Viva Lima Duarte, Ary Barroso, Pixinguinha, Adonirah Barbosa, Djavan. Viva a música Sertaneja, o Samba de Zequeti, Cartola, Noel Rosa e Chico Buarque viva a dança e a gastronomia de cada pedacinho desse imenso Pais. Seus filhos e netos hoje choram porque a memória de vocês e jogada na lata do lixo pela Economia.
-
Maria Cenerentola
Completando meu raciocínio, é necessário que o lobby da cultura, se é que ele existe mesmo, se profissionalize mais. Esse dinheiro que a moça da FGV diz que ser verba extra, que fura o teto de gasto, é apenas uma parte ínfima dos fundos destinados à cultura que o Bozo deixou de repassar e até esta ele já disse que destinará ao agro ogro. Querida, em país de primeiro mundo, o governo investe dinheiro em cultura, isso resulta em cidadania e civilidade.
-
Maria Cenerentola
Lamentável! Qual o problema de a cultura ter lobby? Nos EUA, que os economistas tanto amam, é coisa natural e digna. Bem se vê porque os autocratas ignorantes e brutalistas estão se proliferando pelo mundo! A compreensão e experiência do valor da cultura dessa moça não deve ir além de frequentar salas vips de cinemas que exibem apenas filmes Blockbuster. Não é essa cultura pobre de imaginação que precisa de investimento, mas nosso teatros, salas de concerto, companhias de dança, etc.
-
newton penna
Profundamente lamentável a defesa que a articulista faz de um orçamento que só visa proteger o mercado financeiro. É uma economista do mesmo nível que o Guedes, que chegou a defender a extinção da imunidade dos livros e autorizou a isenção na compra de jet-skis.
-
Rondon De Castro
Bravo! para o Pablo. Nem só de números vive a humanidade. Para a economista, cultura de um povo e cultura de soja são as mesmas. Tente usar a Economia para precificar as perdas da população com a quase interrupção das atividades culturais nesses dois últimos anos
-
Pablo Fonseca
Conceito básico em economia é saber sobre valor de uso e valor de troca ....mas não. Comparar o setor cultural com o comércio e a indústria mostra a que ponto um senhora pseudo letrada é capaz. Um desastre! Conceitos objetivados se sobrepõem a conceitos subjetivos de valores universais. A cultura tem Guernica, portinaris, Villa lobos. Essa senhora tem um diploma que releva a vida a economias das trocas e da especulação financeira.
-
Lilian Barcelos
É por isso que não assino a Folha, e que pagar colunista de jornal não deve ser importante, cultura pra quê? Pra quem?
-
Miro Costa
Se não assinas, não podes comentar.
-
-
Pablo Fonseca
Em economia prefere-se explorar petróleo do que investir em literatura. Prefere-se vender carros do que investir em música. Prefere-se aumentar juros do que investir em arte. Enfim se a economia entende-se alguma coisa de Cultura o planeta estaria salvo da destruição, mas como vc pode ler acima a ignorância segue fazendo fama.
-
Miro Costa
Qualquer um é livre para fazer doações à cultura. Faça isso, é democrático, o dinheiro é seu.
-
-
Marcos Serra
Artigo perfeito na lógica e argumentação. Sequer necessário desenhar para os mais obliterados dada sua clareza. Pena que as ovelhas o critiquem e façam apenas o que as une: balir na manada.
-
Alexandre Fonseca Junior Matos
Escrever um texto sobre como o sistema financeiro poderia reduzir as taxas de juros, nunca né? Ou como as Igrejas e Templos se beneficiam da isenção de impostas, nada né!! E ainda. Como a agronegócio se beneficia da desvalorização cambial. Jamais!!!! O economista... dinheiro circulando no mercado equivale a pessoas comprando e a economia funcionando!!!!!!!
-
Luciano Egidio Palagano
É claro que este texto tinha que vir de alguém do sistema financeiro. Afinal, apenas três setores podem fazer lobby neste país, e não serem questionados por isso: O Sistema Financeiro, os fundamentalistas religiosos e o agronegócio latifundiário. Todos os demais, estão proibidos!
-
Alexandre Fonseca Junior Matos
Comentário perfeito.
-
Bruno Martins da Costa Silva
Perfeito... quando é para premiar setores financeiro e agropecuário, é "investimento", quando é nos outros, é gasto. O mesmo ocorre com a previdência, da qual somente juízes e militares escapam, com o detalhe dw os militares serem 2/3 do funcionalismo federal leia-se: são o verdadeiro rombo da previdência, o qual nunca é enfrentado.
-
-
J Junior
Ainda bem que o presidente vetou esse despautério!
-
Andre Ferraz de Toledo
É, parece que só o mercado financeiro é que não perdeu dinheiro na pandemia. Ô gente eficiente. Já pensou se produzissem alguma coisa?
-
Márcia Meireles
Texto desonesto, não informou que o dinheiro da lei Paulo Gustavo é do Fundo Nacional de Cultura e do Fundo Setorial Audiovisual, recursos oriundos da cultura e travados pelo governo Bolsonaro. A Lei Paulo Gustavo estabelece que esse dinheiro (da cultura) seja transferido para o seu fim. Nada a ver com caminhoneiros ou funcionários públicos, que link estapafúrdio...
-
Miro Costa
O dinheiro não é de fundo nenhum, senhora. É do seu, do nosso bolso. Ou a senhora não paga impostos? E se paga, está feliz com eles e com o retorno que deveríamos ter?
-
-
Assad Abdalla Ghazal
Folha, corta essa especuladora, ou mais assinantes deixarão essa fossa que estão se tornando.
-
Barbara Maidel
A Folha tem dezenas de colunistas e blogueiros que adulam as mais diversas fatias (muitas delas podem ser chamadas de seitas) da sociedade. Se você não consegue ler um ou outro articulista que vai contra o que você quer, deve mesmo cancelar a assinatura e ir pro Brasil 247.
-
-
Assad Abdalla Ghazal
Foi por isso que eu cancelei minha assinatura. Jornalistas parciais ao mercado e indiferentes e burros, como a que assina este artigo.
-
RILER BARBOSA SCARPATI
Em que planeta a colunista vive? Bolsonaro e centrão (PP, PL e republicanos) destruindo todas as regras de convivência social e a democracia, roubalheira em orçamento secreto, desqualificação de todo o funcionalismo público e ela preocupada com "nossas combalidas regras fiscais".
-
Lucas Tobias
Texto fraco, claramente escrito por alguém que trabalha em banco, se é que me entendem o mundo é tão somente números e o setor cultural é igualzinho o setor de transportes, certinho msm.
-
Reinaldo da Silva
Cara Cecília, o seu último parágrafo é uma pérola. Você não menciona o caráter destrutivo da aprovação do Orçamento, e fundamentalmente do "orçamento secreto"? Você não faz nenhuma crítica ou sequer comenta como esta corrupção acarreta danos a saúde, educação, ciência e tecnologia, cultura ...O teto de gasto só vale para eles, não é mesmo? É difícil de não perceber os artigos publicados na mídia impondo uma racionalidade de gastos do Orçamento sem uma base ideológica que o sustente.
-
Luciano Neto
Acho estranho a confusão de cultura e entretenimento. Essas leis de incentivo são para o entretenimento. Entretenimento é uma parte da cultura, mas não é a cultura em si. Vale lembrar que financiar o entretenimento não é uma função própria do Estado mas é típica dos Estados autoritários. Ao negar financiamento para o setor, o presidente comprova a tese de que a Esquerda costuma nomear os outros exatamente do que eles próprios são, autoritários.
-
Bruno Martins da Costa Silva
Luciano, ainda que eu concorde que há diferença entre cultura e entretenimento, a questão não é de estímulo à cultura, mas sim ao setor artístico, que emprega bastante gente e é relevante. O problema não está no investimento, mas sim na regulação e especialmente no fato que esse setor é visto como gasto, agro não, mas se a pessoa examinar os números a fundo, vai ver que o agro pouco emprega. Brasil opta por ser medieval. Se é para tirar dinheiro da cultura, coloquemos em tecnologia, não em agro.
-
-
JOSE RICARDO BRIGHI
Tem razão. Todo o dinheiro que iria para a cultura deveria então ir para a compra de lotes de Viagra. Francamente, minha senhora ! A cultura pede socorro nesse país desgovernado.
-
OTILIO RODRIGUES DA SILVA NETO
Como sempre no Brasil ,classes defendendo previlegios mesmo com um monte de miseráveis em volta ,ou seja ,vamos concentrar renda e depois fazemos o discurso que estamos defendendo a cultura e que somos defensores dos pobres .E a esquerda Brasileira que são idólatras de dinheiro público participando dessa farsa para abocanhar uma grande parte dos recursos para si.Lamentavel.
-
FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA
A cultura e arte sempre foram ncentivadas de forma diferenciada dadas suas características dentro do capitalismo. Não será apoiando-as quase se vai levar o BR a falência. O Bozo eh muito pior. Sua falacia liberal financeira a brasileira engana gado.
-
Bruno Martins da Costa Silva
Bolsonaro sequer é neoliberal - liberalismo não existe no Brasil, apenas plutocracia com discurso libertário falso. Esse governo investe sempre pensando em base de apoio e votos, sempre de forma imediatista. Se depender do bolsonaro vamos ser uma mina de carvão com soja plantada em volta e milicos jogando bola e fazendo churrasco.
-
OTILIO RODRIGUES DA SILVA NETO
Na arte de dissimular você é craque
-
-
Severo Duarte
O velho ditado sempre em voga,"Se a farinha é pouca, meu pirão primeiro"
-
MARIA ALVES GARCIA
É possível comparar uma categoria "cultura" com várias outras que não estão ligadas à cultura (infraestrutura, serviços, tecnologia, etc)? Meio forçada a comparação, não?
-
NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA
O lobby da cultura não é apenas por verba, mas pelo que representa para a identidade nacional. O setor tem sido atacado pelo governo e sua horda de reacionários, sua defesa é a defesa da democracia e da civilização.
-
Michel Teixeira
Por um Brasil mais tosco, com gente que odeia a cultura e faz este tipo de malabarismo para que continuemos nesta vala de ignorância. Péssimo artigo e triste momento do Brasil.
-
Roger Z Moire
É um absurdo que a lei, que pede subsídio à cultura, às custas do trabalhador pobre do Brasil, tenha o nome de Paulo Gustavo, artista de enorme talento e sucesso, que nunca dependeu de nenhum centavo do governo.
-
MARIA ALVES GARCIA
Todos os filmes de Minha Mãe é uma Peça foram incentivados por lei para a cultura. Sugiro você ler sobre a industria cultural antes de comentar de forma tão simplista sobre ela.
-
-
Marco A Moreira
Parabéns pelo artigo. Uns dos motivos que me levam a permanecer na Folha e não migrar definitivamente para o Estadão é a qualidade e diversidade dos colunistas. Pois a plataforma digital e as reportagens são melhores no Estadão.
-
Juarez Mercante
Finalmente uma matéria lúcida na Folha !!!
-
Miro Costa
Na verdade, o lobby da cultura é muito diferente daquele dos caminhoneiros. Estes pelo menos querem apoio para trabalhar. Já os "artistas" querem mamatas, além de oportunidade para fazer militância. No mais, trata-se do tipo de análise que qualquer pessoa mediana e honesta deveria fazer, ainda que não pudesse apresentar todos esses dados. Pois é clara, no projeto (não lei, como alguns dizem), a sanha por privilégios com dinheiro do contribuinte.
-
Nasemar Hipólito
A colunista não disse em momento algum (em seu texto, aliás, muito bom!) que os caminhoneiros fazem lobby para trabalhar, enquanto os artistas o fazem para fazer "militância", através de "mamatas". Essa opinião é fruto de muita ignorância, preconceito e má informação.
-
-
Joabe Souza
A cultura dos economistas não difere da dos caminhoneiros.
-
José Cardoso
Certíssimo. Nada contra ajudar a cultura, mas deve ser financiado com novos impostos. Para uma lei Paulo Gustavo teria que ser criado um imposto Paulo Gustavo. Senão quem paga são os empregados de salário mínimo com a perda de seu poder aquisitivo pela inflação.
-
rodrigo vaz soares
Ah, sim, são iguaizinhos! Tá sabendo tudo, hein, tia?
-
Miro Costa
Talvez não de tudo. Mas de muito, inclusive traz dados muito concretos. E tu, Rodrigo, o que sabes sobre o assunto? Ou também és daqueles para quem dinheiro se faz da mesma forma que se produzem resmas de papel? Acorda. Dinheiro só tem uma origem: teu bolso, nosso bolso.
-
-
JOAO FERNANDO DE COELHO
O artigo é um escárnio. A retórica começa no título e caminha pelo texto. Parece discurso político, não ciência. Omite questões importantes em matéria de gasto público e procura "engajamento" com ironia boba e agressão à cultura. Alguém está errando de Zé Trovão, confundindo (em busca de aplauso) o que hoje tranca estrada e fala em golpe com aquele que foi sucesso de novela (aliás, artista). Perdeu boa chance de defender equilíbrio fiscal.
-
Miro Costa
Sr. João, sabias que podes voluntariamente doar dinheiro para a cultura e até deduzir do IR? Pois faça isso. Por que deseja obrigar todo mundo a fazê-lo?
-
-
Daniel Choma
O texto é, no mínimo, desonesto. Os recursos da Lei Paulo Gustavo viriam do Fundo Nacional de Cultura e do Fundo Setorial Audiovisual, que estão represados. Passa o ano inteiro e o governo não aplica os recursos destes fundos, que acabam voltando para o Tesouro pagar juros da dívida. A Lei Paulo Gustavo só obriga que estas transferências aconteçam aos estados e municípios para que os recursos não fiquem parados e sejam perdidos, já que o governo federal não os aplica, não abre editais.
-
Marcos de Toledo Benassi
Ah, caro Daniel, esta é uma informação mais do que relevante. A aparente lógica estrutural do argumento fica bastante prejudicada em vista disso.... Grato!
-
-
Marcos de Toledo Benassi
Cara Cecília, essa é uma excelente discussão. A lógica subjacente é impecável, aparentemente, e merece toda a consideração. Contudo, não seria mais adequada a reformulação do projeto em termos mais conservadores do que sua rejeição? Porque cultura, convenhamos, é uma área tão essencial e combalida, particularmente aviltada nos últimos anos... E tão necessária à desbozificação! Mas a discussão é meritória e transcende o banal, é de se agradecer.
-
Felipe Araújo Braga
Concordo plenamente. São setores que querem privilégios. Caminhoneiros, artistas de emissoras... Corroendo o já escasso orçamento público. Temos urgências: saúde, educação, saneamento, transporte público, segurança e meio ambiente. Mas aqui, os que se dizem preocupados com o povo, querem tirar milhões do orçamento para dar a artistas milionários, enquanto crianças não têm escolas!
-
Felipe Araújo Braga
Marcos, sejam artistas da Globo, sejam pessoas comuns... o país tem demandas gravíssimas e urgentes: saúde, educação, segurança, saneamento, transporte público, meio ambiente, emprego, ciência... Não é correto ficar destinando dinheiro público escasso para artista num país onde falta material escolar nas escolas e remédios em hospitais!
-
Marcos de Toledo Benassi
"artistas milionários", convenhamos, Felipe, são casos a se contar nos dedos. Fala-se aqui da massa de trabalhadores da cultura, gente absolutamente comum, que vende almoço pra pagar a janta.
-
-
Pedro Gil Botelho Melo
Parabéns! Excelente texto
-
Landson Abercrombie
No imaginário dos apologistas do neoliberalismo os números estão acima dos seres humanos. Basta ajeitá-los de acordo com o que se quer "provar". Assim, o famigerado "teto de gastos" - que nada mais é do que uma ferramenta a serviço do rentismo para impedir o Estado de cumprir o seu papel para com a população - se tornou a régua moral que permite à articulista considerar como "lobbies" as demandas dos trabalhadores de variados setores. Já o lobby da Faria Lima, é estrategicamente "esquecido"...
-
Gaya Becker
De que planeta você veio sra. Cecília? Desde quando esse governo se preocupa com teto de gastos e outros que tais quando o assunto é dar o nosso dinheiro para políticos saqueadores da Pátria? A maioria do pessoal da cultura trabalha e ganha o pão de cada dia com o suor do próprio rosto. Ao contrário dos milhares de amigos do rei que ganham milhões somente para servir de puxa sacos e ganhar privilegios neste governo de roubalheiras e maracutaias sem fim. Revise sua tese antes de dizer bobagem.
-
Marcos de Toledo Benassi
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.