-
Vito Algirdas Sukys
Apesar de frequentemente estarem equivocados, os positivistas como Comte, pelo menos tinham as virtudes de serem claros e de se esforçarem em direção à coerência. Feyerabend tinha orgulho das suas inconsistências e se divertia em ambiguidade e argumentação descuidada. Jacques Lacan não é claro, usa conceitos vagos. Parece que a vagueza de seus conceitos é a força para alguns. O positivismo nos ensina, a pensar direito. Os pos-positivistas Kuhn, Wittgenstein, Quine, Rorty são relativistas.
-
Vito Algirdas Sukys
Comte ser chamado de sórdido é curioso. Ele teve forte influência no primeiro Mill e opositor como Whewell. Seus sucessores do século XX estão no Círculo de Viena. Hayek no livro A Contra-Revolução da Ciência fala da ênfase e compromisso ao conhecimento útil e prático: indução, predição, hipóteses e explicação. Ele tira a infalibilidade e certeza de Platão e põe a testabilidade. Inclusive sobre as afirmações históricas. Previsões podem ser corrigidas para combater os metafísicos.
-
Vito Algirdas Sukys
Prezado Davidson Pismel Conde, aprecio seu comentário mas a sua argumentação não procede. O artigo se referia à bandeira e a Comte. Comentei a contribuição de Comte, que está no livro "Beyond Positivism and Relativism " de Larry Laudan, livro que li completamente e foi encontrado facilmente,usado, na Estante Virtual. As idéias do livro são exatamente a favor da ciência e contra a seção de esoterismo que você propõe que o jornal inclua. Recomendo a leitura do livro. Abraço.
-
DAVIDSON PISMEL CONDE
com todo o respeito este leitor parece adorar expor sua erudiçao, citar autores e obras diversos dificeis de verificar (os terá lido?) questionar pareceres cientificos , lançar frases emblematicas como *previsoes podem ser corrigidas para combater os metafisicos* que ficariam otimas na boca de charlataes ou politicos do centrao ... eu sugiro que esta fsp abra uma coluna de assuntos esotericos
-
-
LUIZ CARRIERI
Nestes 4 anos, tivemos muita desordem e extremo retrocesso. Este foi o lema bozonarista. Vamos voltar a ter a nossa original bandeira.
-
Francy Litaiff Abrahim
Então nos anos anteriores tivemos um festival de muita ordem e muito progresso, certo?
-
-
Marcos de Toledo Benassi
Dar Deirdre, I can only suppose you cannot accept the coexistence of state central planning (and/or induction) and the so called freedom. And you certainly knows what your own government made for the silicon valley at California: US billions where invested for decades either in industry and academy including an unmeasurable number of research/projects grants. Yes, as well as freedom and will, induction has its value...
-
Alan Moacir Ferraz
O Brasil é o único país que adotou escrever alguma coisa na bandeira. E ainda um lêma sem sentido. A retirada, pura e simples, já resolve a bobagem. Positivismo, Augusto Comte podem ir para o lixo da história que ninguém perde nada.
-
Filipo Studzinski Perotto
Colocar um arco-íris no lugar dos dizeres, essa é realmente uma ideia sensacional! mas do jeito que o pais anda reaça, e os reaças se apropriaram da bandeira, a coisa fica difícil. Pois é, o positivismo foi uma utopia do século XIX. Colocar "liberdade" e "amor" seria muito bom no lugar de "ordem" (que ecoa fascista). Pra eliminar a outra utopia (liberal), podia-se eliminar também "progresso", e colocar "prosperidade". Por fim, sou mais do lema da França: "liberdade, igualdade, fraternidade".
-
Marcos de Toledo Benassi
Eita, caro Filipo, do ponto de vista da nossa sobrevivência no planeta, mesmo o progresso tá meio deslocado; no modelo convencional, e no ritmo que vai, mesmo com amor e ordem, a gente sifú ..
-
-
Daniel Poço
O importante é que nossa bandeira nunca será vermelha! Nem tampouco rosa
-
Marcos de Toledo Benassi
Urrúú! De dentro do poço, não faz a menor diferença...
-
Jove Bernardes
Talvez um pênis ereto em fundo azul, o que lhe parece, Poço?
-
NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA
Ela já está vermelha de vergonha do governo do país. #ForaBolsonaro
-
Andre Luis Tasoniero
Vc está no fundo do Poço...rs
-
Filipo Studzinski Perotto
não dà pra saber se é ironia, ou se o comentário é reaça mesmo...
-
Davi Pessoa Ferraz
Kkkkkkkkk..
-
-
Carlos Pinheiro
Noel Rosa e Orestes Barbosa compuseram nos anos trinta Positivismo. A letra ironizava o lema positivista original e reivindicava o amor retirado da bandeira: O amor vem por princípio, a ordem por base. O progresso é que deve vir por fim. Desprezaste esta lei de Augusto Comte e foste ser feliz longe de mim!
-
Marcos de Toledo Benassi
Putz, Carlos, que Herda: quem é que vai traduzir a blague pra Deirdre? Que pena a articulista não ler português. Tomara que a dona Clara allain faça a gentileza inversa...
-
Marcos de Toledo Benassi
Hahahahah, que tirada da cartola! Hahahahah!
-
Jove Bernardes
Que lembrança magistral, Carlos Pinheiro! Maravilhosa citação, excelente homenagem!
-
-
Roberto Amaral
Não temos bandeira e sim flâmula está até no hino.
-
Joao Pinheiro
Faz sentido, isto é, se realmente for necessário escrever algo na bandeira. Talvez ela não devesse ter nada escrito nela, sendo um símbolo mais amplo, abrangente e completo da nação. Talvez até pudesse ser redesenhada, modernizada. Foi tão mal tratada pelos bolsonaristas e seleção brasileira de futebol que não seria uma má ideia para tirar-lhe o ranço e devolver-lhe o viço e o orgulho dos tempos do Ayrton Senna.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.