Mariliz Pereira Jorge > A ingenuidade de Lula na defesa do aborto Voltar
Comente este texto
Leia Mais
É aberrativo defender como polÃtica de saúde pública a eliminação de seres humanos na fase inicial de existência. O real medo dos entusiastas do aborto é ver o povo cada vez mais conscientizado acerca do que o procedimento realmente é, daà o motivo pelo qual eles sempre tentam enfeitar a questão com conversinhas politicamente corretas sobre desigualdade, saúde, liberdade etc.
De acordo, na Ãntegra. Arroubos e escorregões retóricos já causaram estragos e deram corda para a banda golpista.
Não se trata aqui de "arroubância " e sim de "arrogância". k k k !Namastê!
Chamar o Lula de ingênuo forçou a barra total..
Liberar o aborto implica em aceitar que a lei deixará de proteger o mais frágil numa disputa desigual; no contrato social, o Estado retira o direito da auto defesa para trazer a si a responsabilidade de garantir a segurança de todos. Quando um indefeso é atacado o Estado usa dos instrumentos legais para defendê-lo, esse é o caso do aborto, a vÃtima é absolutamente indefesa, não se trata de convicção, religião ou filosofia, trata-se de princÃpio do direito. Ontem, Cony, um espaço tão importanteÂ…
Nem nasceu, Carlos. Obviamente seu argumento sequer tangencia a também obrigatória proteção à mãe, que deveria existir anteriormente à concepção e, se obrigada a parir, também após. Essa criança vai, se nascida, ter uma provável vida de Herda, aliás. Não creio que isso se sustente como argumento
Expresso-me aqui há cerca de uma década e tenho perto de 13 mil comentários neste site, é a segunda vez que vejo um colunista responder a um comentador, mas a primeira com um " jeito petista de ser". Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Está equivocado. Vários colunistas respondem com frequência aos leitores (JC, MD, MG, etc)
Marcos. A resposta não foi dada a mim. Por outro lado. eu não disse que somente dois colunistas respondem, eu disse que eu só vi dois. Um abraço fraterno. Namastê!
Nelson, me perdoe a franqueza, mas você tem tido, talvez nos últimos dois ou três anos, um jeito repetitivo e chato de ser. Com respeito, mas sem papas na lÃngua, por vezes dá no saco. Outros articulistas respondem, sim, a seus leitores, já recebi várias interações de alguns deles. E, mesmo sendo desbocado - e chato, certamente - nunca fui admoestado por nenhum. A refletir.
Sim, ele é ingênuo. Tadinho.
Lula deu a mesma resposta que Quércia deu há mais de 3 décadas atrás. O problema não é ser favorável ou contra o aborto. O problema é salvar as centenas de milhares de mulheres que morrem nos abortos clandestinos. Evitar a gravidez indesejável é o melhor caminho para todos, o que é feito com ações preventivas. No caso do aborto, é preciso evitar a morte das mulheres pobres que não tem dinheiro para fazer aborto no exterior.
Eu errei no cálculo de referência. O que Dallagnol e equipe recuperaram para os mais carentes, que os impostos que a Petrobrás deixou de pagar em decorrência do seu prejuÃzo associado à corrupção, retirou-lhes, é da ordem de milhões de vezes mais que seus respectivos salários. Ainda que a cartilha distribuida no "templo" do PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT). diga o contrário. Namastê!
Nelson as melancias nos pescoços dos Moros, Deltans deram prejuÃzos bilionários ao Brasil. Boa parte do que dizem que recuperam nunca será pago. Só para os EUA a Petrobras pagou muita bilionária e perdeu quase 100 bilhões e foi amputada em outros 50 bilhões. De tivessem deixado os Deltans teriam montado uma tenda dos milagres com o dinheiro da Petrobras. O Brasil perdeu mais de 5 milhões de empregos com a falência das empresas Â….
O que Dallagnol e equipe de grandes brasileiros, por exemplo, recuperaram para a saúde, educação e saneamento básico etc., foi mais de mil vezes os respectivos salários e evitou mais mortes dos que as causadas pela Covid 19. Não há combate verdadeiro e sério à s injustiças sociais senão combatendo-se a corrupção. Não por acaso, os paÃses com melhores Ãndices de desenvolvimento humano são os menos corruptos e dentre estes os que optaram por permanecer pobres estão entre os mais felizes. Namastê!
A maior corrupção no Brasil é a oficializada pela lei. 5/4 dos impostos vai para manter a burocracia estatal e os aposentados, mas os benefÃcios. Nessa montanha de dinheiro está incluso os supersalários e mega aposentadorias. Bozo aposentou aos 33 anos e já custou milhões aos cofres públicosÂ… os sanguessugas estão por todos os lados.
Morte de mulheres pobres se evita com combate à corrupção. Namastê!
Parabéns, Mariliz. Perfeita.
É interessante falar sobre o aborto(sou contra, mas,não sou eu quem criará o indesejado!), hoje,falar, num debate presidencial? Não!Por quê? Porque quem decidirá é o Legislativo que será eleito. Não é o Executivo. Assim, falar hoje, é de fato, ingenuidade do polÃtico. Não será ele,se eleito, quem decidirá no Congresso. A não ser que pense em desistir da Candidatura (em prol do Doria? Do Ciro? Do Leite? Da Simone? ), e saia candidato ao Senado ,quiçá a deputado federal. Parabéns, Mariliz!
Discordo totalmente da colunista. Quando um lÃder com a popularidade do Lula se posiciona a respeito do tema, é possÃvel que muitos de seus apoiadores que são contrários à descriminalização do aborto repensem o assunto. O medo da propaganda bolsonarista é exagerado. A memória da depressão econômica e da corrupção dos governos do PT foi muito mais importante na eleição passada que as tais fakenews, e essa memória já se esmaeceu agora.
Agora fiquei com a impressão de que a Mariliz está sendo irônica como naquele artigo do Joel e eu caÃ. A pista suprema é ela escrever que o Lula é ingênuo, o que é evidentemente um absurdo.
É muita ingenuidade achar Lula ingênuo, mas defender o aborto ao invés do combate à corrupção como medida de distribuição de riqueza e justiça social, se eu dissesse o que penso que seja, não passaria na moderação. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Concordo com a observação da colunista, o momento não é oportuno, embora saibamos que o Brasil em algum momento terá que abraçar essa questão crucial, sobremodo para a dignidade das mulheres. O talibanismo não pode ser parâmetros para as mulheres brasileiras, ainda mais por imposição dessa turba de misóginos. Chegaremos lá!
Opinião de bom senso, no atual momento.
A questão é que hora nenhuma é considerada própria para o debate. Os que são contra sabendo que morrem mulheres todo dia da ilegalidade do assunto ganham sem ter de brigar. Só milhões de mulheres nas ruas muda isso.
De novo esse assunto. Fale da corrupção corroendo o Pais, da inflação de volta, do desemprego , de um governo sem planejamento, da greve de funcionários públicos; das filas de processos no INSS, da falta de concursos publicos das contratações superfaturadas de kit robotica do FNDE,.................
Essa parte, "de um politico do calibre de Lula", é isso mesmo? Eu pensaria em rever esta opinião.
Sem entrar no mérito do tema, que precisa e muito ser discutido no Brasil, a autora achar que Lula é "ingênuo" neste ou em qualquer tema, é ridÃculo. Lula é várias coisas, ingênuo, nunca.
Em polÃtica de saúde sim, é ingênuo.
A interdição do debate sobre o tema é absolutamente prejudicial, e ao fim só perpetua aqueles que desejam manter a total proibição. E portanto, isso sim é ingenuidade. Não por acaso a interdição do debate fez o Brasil ser o último paÃs a deixar a escravidão. Opiniões como a da colunista me parece só aumenta a interdição de um debate necessário. E, os 57% que desejam prisão para uma mulher que aborta, poderiam mudar de opinião ao perceberem que elas devem ser protegidas e não apedrejadas.
Eliane da Silva: O Brasil é o paÃs do "agora não é o momento". Não é o momento de libertar os escravos, não é o momento de descriminalizar o aborto, não é o momento de destituir o Bostonaro.
Merece meu apoio. A colunista foi infeliz no posicionamento dela. Um equÃvoco desnecessário.
Também discordo de vc. Tratar do tema agora é totalmente contraproducente, é dar voto para Bolsonaro. Como bem diz a colunista, é dar mais uma "mamadeira de piroca" pra eles. Primeiro vamos ganhar a eleição, depois fazer o dever de casa!
Concordo plenamente que a discussão sobre o aborto precisa ser feita e que as mulheres precisam de acolhimento e não de julgamentos. No entanto, estamos em um ano eleitoral onde todo o esforço se faz necessário para tirar da presidência o bo çal que de lá vem tornando a nossa vida um in fer no e, infelizmente, pautas como aborto num paÃs onde mais de 50% ainda são contra realmente favorecem a um conservadorismo hi po cri ta. É uma lástima, mas precisamos aguardar um momento mais estratégico ...
Aborto é cessar a vida de outro ser, este sim, inocente. Não há o que defender. Vá na consciência de cada um. O estado não tem que se meter nisso.
Se o estado deixar definitivamente de se meter nisso, estará liberando a eliminação da vida de seres inocentes.
Ué, se hoje nossa democracia é basicamente representativa, e o espaço para a democracia direta é na prática inexistente, se não discutirmos os temas polÃticos nas eleições quando será?
Texto escrito direto das profundezas do inferno. Aborto nunca será questão de saúde pública, justamente porque sua defesa é a defesa do assassinato de outra pessoa, no caso, inocente.
Chamar LuIa de "ingênuo" é o mesmo que chamar PutIn de "atrevido"
Todo candidato deve expor como pretende abordar temas de interesse da sociedade se for eleito. Não interessa se isso irá prejudicar sua candidatura ou se alguns ativistas não gostarem da abordagem.
Sou contra o aborto, sou a favor da vida, se a mulher tem o direito ao aborto, o bebê dentro de uma barriga também não tem direitos? quando abortar? até um dia antes do nascimento? quantos abortos pode se fazer? um por mês? Se existem tantos métodos para não se engravidar, por que recorrer a um ferro introduzido no interior de um corpo humano para tirar todos os resquÃcios de uma vida? que método mais cruel e medieval.....
Bingo, Adailza. Fui apoiar sua intervenção e acabei dando "joinha" no comentário do qual discordei! Hahaha, tô gagá.
Ninguém é a f@vor do aborto. Nós somos a favor da descriminação do aborto.
Aborto só pra quem tem como pagar por isso né.
Sugiro que você frequente um hospital da periferia e se intere da situação de saúde das mulheres que cometeram abortos das maneiras mais bizarras. Depois disso você poderá opinar.
Sabe o que eu acho curioso? Quem defende o aborto sempre se esquiva, astutamente, de debater em qual momento da gravidez a vida de fato surge, seja pelo viés biológico, filosófico ou religioso. Discorrer sobre "saúde pública" é apenas divagação, pois o cerne da questão é o debate filosófico a respeito da vida. As exceções e os casos extremos, como violência sexual etc., já estão previstas na lei...
Eu me permito substituir a fala de Lula e da coluna pela sua. Poucos têm a coragem de reconhecer que nossa legislação penal no tocante ao aborto é uma das mais evoluÃdas e equilibradas do mundo, talvez decorra disso a dificuldade em alterá-la. Parabéns! Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Bem,pelo que entendi do teu comentário, você também defende o aborto. A questão que você propõe é quando se inicia a vida, certo? Talvez você também deva considerar como aborto o descarte se embriões e imagine a heresia de ter um se vivo congelado, não? Vamos refletir um pouco mais antes de jogarmos nossas pedras morais. Entendo que ninguém aborta por prazer e dificilmente nem em decorrência dele.
3 meses
Pode-se acusar Lula de tudo, menos de ingenuidade.
Ingênua foi a colunista.
Não se pode falar em direito ao aborto sem discutir o direito do homem de abrir mão da paternidade, se à mulher cabe o direito de escolher entre ser mãe ou abortar ,ao homem deve ser dado o direito de escolher entre ser pai ou não . É uma forma de escravidão obrigar um homem a trabalhar para sustentar a mulher e a criança quando ela pode optar entre conceber ou não.
E para sua informação Czas, hoje o homem é cúmplice no aborto, caso colabore com a prática.
Czas, deixa de pagar pensão para uma mulher que teve filho contigo , depois da separação, para ver a prisão onde você vai parar.
Caraca,já vi muitos comentários bizarros,mas o seu extrapolou.
Para aceitar autua proposição você deveria também dizer que caberia ao homem ser responsabilizado criminalmente também nos casos de aborto hoje, certo?
Sob lembrando. Ela não engravida sozinha.
A discussão sobre o aborto é da mesma cepa da lavagem cerebral da igreja evangélica. Se a católica romana fez os estragos conhecidos, as evangélicas são escancaradamente retrógradas e corruptas. Quem convive com evangélicos que citam Deus a cada cinco minutos, ou pelo menos várias vezes ao dia, sabe que pé no saco é isso, e se essa pessoa não é tudo isso que ela imagina ser, pior. Infelizmente os candidatos tem que fazer a cortesia com os evangélicos, o futuro vai cobrar.
Segue a operação Lava-Lula! Na Foice, bajulador não falta.
Nada mais verdadeiro e inteligente do que o nome dado a essa operação. Parabéns! Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Operação Lava Lula , é, sem dúvida, a tirada mais verdadeira e genial que já li aqui! E eu, que me achava inteligente com o PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT)?! kkk! Namastê!
Ah, Marilúcida, sei não: traga-se agora ou depois a questão à baila, vai haver chilique. Sempre há, especialmente por conta da perspectiva religiosa. O que fará diferença*mesmo* são os terceiro-viadistas pararem de enrolar e apoiarem a causa civilizatória. Até porque o Bivar ameaça sair do bivaque e se mover em direção ao trono. Óia que avanço ético pro paÃs? Hahahah!
Marcos. A resposta não foi dada a mim, depois eu não falei que só dois colunistas respondem, eu disse que eu só li dois. Um abraço fraterno. Namastê!
Para um presidenciável, o tema aborto é muito espinhoso! Quem é contra o aborto, criticará o candidato a favor e quem a favor criticará o candidato contra. E ainda mexerás com quem nada quer saber do tema, mas é contra a figura do candidato, seja ele a favor ou contra...
O problema aborto, é muito espinhoso! Uma vez que o aborto venha de um estupro, é justo que a mulher se livre da gravidez, pois a cria tem o genes de um homem que pratica violência! No entanto, quantas mulheres usarás este argumento, para se livrar de filhos provenientes da fornicação irresponsável?
#lula2022
Coloca logo a faixa no Lula e coloca o dito cujo na prisão kkkk
O choro dos petistas é água doce aos lábios e brisa que refresca.
Ah, que poético! Vargas, Vargas, emocionado! Que farás quando o Bozo perder? Pegará em armas ou cairá estatelado? Hahahahah!
A hipocrisia chora. A progenitora se arrepende da sua educação, sabendo da sua responsabilidade
Ficar dando munição para o conservadorismo é que é ingenuidade. Não existe hora errada pra aprofundar os debates que tornam direitos humanos apenas o que realmente são. Direitos humanos que tratam mulheres como seres humanos.
Respeito a opinião da colunista, mas o que ela preferia que o Lula tivesse feito? Que tivesse se calado, que tivesse fugido do assunto, já que, segundo ela, a opinião dele no momento presente em nada contribui para a causa? Independente do que eu possa achar sobre a interrupção de gestações, eu sei é que a maioria absoluta da população, idiotizada e empobrecida, tem suas perspectivas de um futuro minimamente digno abortadas pela atuação abaixo de qualquer nota do governo que aà está.
Debate certo na hora errada! Lula tem que vencer no primeiro turno e não pode dar munição pra guangue boldonarista!
2º turno é outra eleição e o contexto muda , o clima de fla-flu invade e as máquinas de governo e mentiras farão o trabalho sujo
A tal da liberdade de expressão deveria começar pelo não submetimento dos jornalistas aos interesses inconfessáveis dos donos dos jornais. Uma colunista que escreve sobre as questões da opressão contra a mulher assinar uma coluna como essa é lamentável. O ódio dispensado ao Lula é a prova da sua coragem e do seu valor nesse mundo povoado por co var des... Que coluna invertebrada, Sra!
Tá meio severo demais, não, Cláudio? Mas vá lá, cada um, cada um...
Ninguém defende o aborto. A interrupção da gravidez indesejada é uma questão de saúde pública. Lula faz bem em se posicionar quanto a esse tema, questão central, no debate eleitoral neste momento.
É fato, melhor pô-la como "defesa da descriminalização do aborto". E defender que não seja crime, não que seja feito.
Ele nada mais fez do que defender o que praticou quando sua primeira esposa engravidou de sua filha quando, ameaçando-a, oferecer-lhe, furioso, dinheiro para que a mesma, contra sua vontade, fizesse o aborto em uma clÃnica ilegal. Para quem não conhecia o episódio, basta procurar no Google. Ao menos, dessa vez, foi coerente e não cÃnico.
Antônio, fiquei com uma dúvida: o Bolsonaro mandou uma das duas esposas fazer aborto contra a vontade esfregando dinheiro na cara dela(s)?
Dá uma olhadinha em vÃdeo que o atual mandatário-mor defende a mesma coisa, vai lá no YouTube e vê, ouve e depois volta aqui.
Basta procurar no Google kkkk
Deve ser então por conta de sua imensa ingenuidade que Lula, até hoje, não se dignou a assumir a verdadeira identidade do seu partido que é PEB-Partido das Empeiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT). Namastê!
*tratar-se-á
Czas. Seu discurso, é, data vênia, apaixonado. Bolsonaro não foi eleito no paraÃso do qual o povo cansado quis fugir. Não! Bolsonaro foi eleito pelo PEB no Brasil do PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros. Tratar-se, pois, de um Karma incomensurável se tivermos que optar entra a cruel realidade e a insuportável mentira. Eu não o farei. Votarei em branco pela primeira vez na vida. Mas ainda nutro esperança de que o povo brasileiro não aceitará isso. Namastê!
Seguindo: negligente, deliberadamente defensor se ilegalidades, destruidor de todos os órgãos de Estado. Algo que nem na ditadura eu pude observar. Tua posição de sempre falar do PT quanto a qualquer coisa que se diga do Bolsonaro nada mais é que a defesa indireta que você faz dele. Namastê
Nelson, você defende o Bolsonaro sim. Quando a qualquer tÃtulo de matéria que surja contra ele imediatamente te ocorre vir com a mesma fala contra o PT. Indiretamente você está a dizer que o atual dirigente é melhor que o petista. Não combina inclusive tua saudação de namastê nesse caso. Ao fim ao dizer que o governo petista é pior que o atual você desconsidera o absoluto desprezo que o mandatário-mor atual nutre pelo ser humano. Não há paralelo na história de quem m governo tão incapaz, neglige
Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Czas. Tenho perto de 13 mil comentários aqui- desconfio que outro alcance este número-, lhe desafio a encontrar um único no qual defenda Bolsonaro. Minha posição polÃtica é radicalmente anti-PT, por causa do nome do partido, que considero uma afronta inominável ao povo brasileiro. Já que nada fez pelos trabalhadores -nem segundo menos na Jornada de Trabalho como lhes prometido por 30 anos-, os obrigou a subsidiar os patrões com alta tributação do consumo, endividou 60 milhões etc.Namastê!
Procurador, procurador, sentimos tua falta pra comentar as últimas notÃcias sobre codevasf, empreiteiras, asfalto. Namastê proce também
*Empreiteiras
Se é necessário falar do aborto, eu vou falar: mulheres, evitem o aborto, não engravidem! Você, mulher, pode fazer do seu corpo o que quiser (vÃrgula), desde que não esteja grávida! Simples demais, né não!!???
homem dizendo o quanto é simples o que as mulheres devem ou não devem fazer!!! meus parabéns!!!
Deve ser barra trabalhar na folha... Até quando o sujeito faz uma coisa com a qual vc concorda é obrigatório descer a lenha no caboclo....
Excelente sua observação.
Muito pelo contrário, minha querida....a gente entende as manhas editoriais....fala bem do sujeito, mas apresenta a coisa como se fosse um "equÃvoco" dele...mesmo "falando bem", acaba dando um jeito de apontar alguma "falha" na atitude.
Deve ser difÃcil assinar um jornal e nem conseguir interpretar um texto, hein?!
Vamos por partes falar do tema é relevante independentemente do ciclo eleitoral por tocar em chagas abertas da sociedade hipócrita.
O que a colunista acha da "ingenuidade " do Bozo ? Quanto mais eu rezo, mais assombração me aparece...eu heim?!!!
Se o senhor realmente quisesse saber o que eu acho do presidente, era só dar uma olhada nos meus textos dos últimos cinco anos. Eu, hein, digo eu!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mariliz Pereira Jorge > A ingenuidade de Lula na defesa do aborto Voltar
Comente este texto