Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Vito Algirdas Sukys

    O mesmo parece ocorrer com a Teoria das Cordas, uma teoria da gravidade no munro microscópico. Por enquanto a teoria das cordas não tem nenhum apoio empírico para sugerir que ela é correta, como a Lei de Bode. A teoria das cordas é um modelo matemático que muitos físicos esperam e torcem para que seja correto. A matemática sozinha leva à pergunta: a teoria das cordas sem apoio empírico é ciência?

    Responda
  2. Vito Algirdas Sukys

    McIntyre diz que isso ilustra a diferen√ßa entre a matem√°tica e uma teoria cient√≠fica. A Lei de Bode indicava algumas predi√ß√Ķes sem uma teoria que desse o apoio. Bode pegava 1 sequ√™ncia de n√ļmeros (0,3,6,12,24,48,96,192, 384,768), adicionava 4 e dividia por 10 e obtinha 0,4, 0,7, 1,0, 1,6, 2,8 etc. as unidades astron√īmicas. A Lei de Bode foi aceita como nada mais do que um artefato de uma correla√ß√£o ing√™nua.

    Responda
  3. José Cardoso

    √Č interessante. A matem√°tica est√° presente na natureza, mas for√ßar a barra para enquadrar fen√īmenos naturais em f√≥rmulas num√©ricas ou rela√ß√Ķes geom√©tricas nem sempre funciona.

    Responda