Sérgio Rodrigues > O lado positivo do bolsonarismo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Wagner Nobuo Hanaoka

    Passador de pano bolsonarista esse Sérgio Rodrigues!

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      talvez o texto seja de muita complexidade para vc ; sugiro le-lo ate começar a fazer sentido ; acredite no seu potencial

  2. Carlos Gueller

    Perfeito!

    Responda
  3. Marcus AYRES

    Quanta bobagem, no artigo e comentários.

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      humm ; senti o cheiro de que vc se sentiu 'representado' numa das categorias listadas

  4. Antonio Catigero Oliveira

    O tumor que estava encruado por dentro do corpo, agora se mostra na superfície da pele e na própria face; só não vê quem não enxerga.

    Responda
  5. Sonia Ribeiro

    Exatamente. O que o Bolsonaro veio fazer é dar o nome correto aos bois. Ele autorizou o brasileiro, dito cordial, arrancar a máscara e mostrar a sua face horrenda. Os ratos sairam do esgoto sem vergonha. Exibem a sua torpeza como um troféu. Trouxe a luz um Brasil que se escondia atrás de uma pseudo cordialidade.

    Responda
  6. E Tavares

    Tudo isso acontece porque dizem que o homem fala a verdade que o Brasil quer ouvir. Cabe à imprensa desmenti-lo. Para não alongar, dizem que estatais passaram de prejuízo ao lucro. Até a Casa da Moeda entrou nessa. Tá vendo que não pode! Tratá-lo com desdouro (eita!) não basta. Vamos aos fatos. Obras paradas há anos sendo inauguradas? Tarciso obreiro bandeirante? Desmintam, por favor! Senão, o povo acredita e sabe que são fatos positivos.

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      1 é falso que Bolzo fale alguma verdade - alias ele mal consegue construir uma frase com o basicao sujeito-verbo-predicado; 2 tam bem é falso q estatais davam prejuizo - em sua maioria sempre deram muitos lucros e por isso mesmo sao alvo d gorda cobiça pr par te d 'investidores' em busca d oportunidades; qunto as obras paradas deve-se a recessao q se abateu ao pais desde 2016 quando im pecharam uma presidente pr causa d pedaladas fiscais - q nao vou exclarecer pq vc nao vai nem quer entender

    2. José Marques Mendes

      Exatamente. Que a Folha deixe sua parcialidade de lado.

  7. Carla C Oliveira

    Que a solução chegue logo!!

    Responda
  8. Marcos de Toledo Benassi

    Fantástico, caríssimo! Eu proponho uma sessão evângelo-mediúnica (medíocre e única) pra perguntar pro seu Aurélio qualé. Vai dar mó samba, do qual abdicou de escrever a letra. Em compensação, sugiro vocábulo mais generalista: Bozofrenia. 1. Estado mental e afetivo conturbado, diverso da saúde, impulsionador de delírio e credulidade crônicos e incoercíveis; 2. Movimento poli-titico que consistentemente arremessa estrume rumo ao ventilador mais potente e próximo. Mamãe, neologizei. Hahahahah!

    Responda
    1. RICARDO BATISTA

      Muito bom!

  9. FABIO ERLON

    Excelente texto! Eu também, desde 2018, não consigo sorrir sem uma ponta de tristeza. Sabíamos que seria desse jeito. Força é fé, que em outubro voltaremos a sorrir plenamente!

    Responda
  10. José Brás Barreto de Oliveira

    Excelente texto! Toda essa porcaria, agora reunida sob o bolsonarismo, sempre esteve por aí nos cantos obscuros, e é bom que venham à luz.

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      Há controvérsia sobre isso, caro Brás. Dizem por aí que deram à luz um filhote de ferrabrás; eu, incrédulo, acho que o pai é o próprio Bozo... Hahaha!

  11. Natalia Torres

    Cliquei nesse título achando que encontraria uma página em branco.

    Responda
  12. Nelson Vidal Gomes

    Bolsonarismo: " denominação criada pelo PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT), para obscurecer a existência do movimento anti-petista-pebista na sociedade brasileira." Na realidade é isso! Namastê!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Chega a ser deprimente ver aqui a falta de argumentos dos que me contestam. Penso que seja decorrência dos cultos do PEB, muito frequentado por pseudointelectuais frustrados. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    2. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

      A carapuça serviu direitinho!

    3. Marcos de Toledo Benassi

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    4. Each Project Silveira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    5. Gustavo Souza Machado

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  13. Fernando Candido

    Ótimo texto.. o bolsonarismo estava lá, meio escondido, meio envergonhado.. para evoluir como nação talvez precisassemos tirar isso das profundezas e lidar com isso... só espero que lidemos logo, antes de ele destruir tudo.

    Responda
  14. Dionisio DeBarros

    Caso entre no dicionario da lingua Portuguesa, tenho algumas sugestoes para sinonimos do bolsonarismo. Aqui vao alguns: Autoritario e inepto; misogeno; inimigo das artes e do saber; patrono das milicias; inimigo da ordem e pelo caos; algoz de indigenas; promotor da destruicao do meio ambiente; indutor do aquecimento global; defensor da torttura; devastador da economia; incapaz confesso; traiddor de aliados; alccoviteiro do centrao; debochador de tragedias; empatia zero.

    Responda
  15. Douglas Alencar

    Ótimo texto. Adoraria ler a continuação, um próximo texto sobre a dor de existir familiares e amigos bolsonaristas que amamos. E como podemos nos sentir tão doloridos por saber que bolsonaro em breve se vai, mas o bolsonarismo vai ficar.

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      Ah, Douglas, prezado, a palavra "sobrevivência" já tá dicionarizada. "Escrotidão", por sua vez, sei não.

  16. Felipe M

    Bolsonarismo é o fascismo à brasileira

    Responda
  17. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Não pode falar malufismo ?

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      Migrou pra Alemanha, Mário Sérgio: o 'lemão já nos vingou e 'garrou o Brimo Salim.

  18. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Jovens..... falaria eu de maluf ismo

    Responda
  19. Mario Luiz Frungillo

    Belo texto. Mas faço votos para que o dito vocábulo vá fazer companhia para o "malufismo" na lata de lixo da História.

    Responda
  20. Wilerson Bessa

    Excelente texto! Obrigado, Sérgio Rodrigues.

    Responda
  21. RICARDO BATISTA

    Interessante não existir, numa língua tão rica como o Português, uma palavra equivalente para schadenfreud. Afinal, sendo humanos, todos já sentimos tal mesquinhez. Interessante também relacionar esse texto com o da Fernanda Torres de hoje. O bolsonarismo sempre esteve aí. Só não tinhamos um termo específico para defini-lo. Agora temos.

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      Uai, Ricardo, meu caro, fique à vontade pra propor! Aqui no Filhadaputistão, adotamos de vez - temporariamente, mas de modo decidido - o Bozofrenês. Língua bbbaastarda pra baralho, admite novas palavras facim, facim, bem como novos sentidos pr'aquelas já existentes. Tipo "honestidade", mais perdida que no velho samba.

    2. Bento Brito Teixeira

      Sadismo socialisado ou generalisado não explica? A hierarquia militar está repleta de exemplos nas relações de submissão entre comandantes e comandados/subordinados.

    3. Fabio K

      Ricardo, entendo o que voce diz mas nao consigo ter o mesmo sentimento embora eu nao esteja distante. Meu desejo por katharsis e maior.

    4. RICARDO BATISTA

      Pois não, Monsores (nome imponente!). Essa palavra alemã significa "regozijo com o infortúnio alheio". Parece que também não existe em outros idiomas, então é utilizada no mundo todo. Agora, não quero parecer rude, mas deixo-lhe um conselho : Que tal da próxima vez, dar uma olhada no Google? Eu mesmo já aprendi diversas palavras com colunistas e outros leitores.

    5. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Entao traduza

  22. Hélio Barbosa

    Até me lembrei de uma crônica da Tati Bernardes, sobre uma conversa super reacionária que ela ouviu de dois caras. Mesmo com comentários tóxicos que eles fizeram sobre pessoas, especialmente mulheres, falaram muito mal do Jair. Tati chegou à conclusão de que não é necessário ser eleitor dele para ser bolsonarista.

    Responda
    1. Sebastião Barbosa

      É isso mesmo, eu já cheguei a pensar que esse arreganho autoritário e incivil merecia mesmo uma palavra que o expressasse com exatidão, e parece que "bolsonarismo" expressa muito bem o fenômeno... Nomear essa incivilidade orgulhosa permite enxergar o bolsonarismo para além de Bolsonaro, pois essa "visão de mundo" sempre esteve por aí...

  23. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

    Sensacional, Sérgio! Inspiração perfeita. Como disse o João, dificilmente um bolsomion vai entender, porque é um texto inteligente.

    Responda
  24. Joao Pinheiro

    Esse texto só tem um problema. Se lido por um bolsonarista, não será entendido.

    Responda
    1. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      Exato, João.

  25. Joao Pinheiro

    Excelente texto! Estou aplaudindo de pé!

    Responda
  26. Gaya Becker

    Texto irretocável. Falou e disse o colunista Sérgio Rodrigues.

    Responda
  27. Jane Santos

    Adorei! Perfeito!

    Responda
  28. NEY HAMILTON MICHAUD

    Na mosca!

    Responda
  29. Robson Simões

    Muito bom o texto. Parabéns ao autor.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.