Thiago Amparo > A foto branca do Lula-Alckmin Voltar
Comente este texto
Leia Mais
certamente esta será a mais importante eleiçao para evitar q o pais recue para os braços d extrema direita e ds militares que mal contiveram seu desdem com a democracia mesmo com a divulgaçao d audios produzidos pelos próprios sobre a tao negada tortura, isto posto todo detalhe é de suma importância simbolica e persuasiva para os democratas/progressistas diferenciarem-se d faxxismo q quer nos subjugar e destruir d vez
Reflexão oportuna. Na vida real o contrato social foi estraçalhado. Agora é na bala, no golpe baixo, na bocarrota, sob guarda-chuva institucional. Sabemos que o mundo é uma babel. Montar representatividade numa foto pode ser fácil. Sob o risco de parecer forçado, fake. Fazer valer na vida real é o que importa. Isso não compete só aos governos mas à sociedade.
Quando o Fernando Haddad foi ao Twitter se desculpar de uma postagem que havia incomodado o Amparo, achei que o Haddad negociou o inegociável. E respeito muito o Haddad. Não vi o Amparo conclamar os movimentos negros quando o PT foi massacrado nem o vi chamando a imprensa de racista, homofóbica e misógina quando lavaram as mãos na última eleição. Antonio Risério está certo. Parte dos identitários se alimentam no mesmo pasto dos bolsominions.
Não seria problematizar tanto sobre uma mera fotografia? Sei lá, eu preciso mais que isso pra tecer um julgamento sobre uma questão tão abrangente.
Muitas vezes discordo do colunista, mas agora ele tem razão! Além do "esquerdomacho", nossa esquerda também tem muito "esquerdoracista" enrustido. E não é porque se vai votar Lulalckmin que se vai passar a mão em todas as cacas que os dois fizerem!
Frágil é a democracia, Thiago. Você vai ver onde chegará a branquitude se bolsonaro não for derrotado em outubro.
Lula tem reconhecido sob pressao- pt mudou só porque vc crÃticou.. o salto tá um pouco alto não acha? Sim, preconceitos e recalques são enraizados na sociedade brasileira. Todos devemos combate-los. Mas efetivamente estratégia eh fundamental. E clamar eh lÃcito. Mas seu recalque fica evidente. Isso não ajuda na hora desesperada que estamos vivendo.
A foto é azul e branca; o vermelho e exceção. O assunto não é cor ou gênero; é polÃtica.
O PT existe há quantos anos? Desde 1980? Qualquer tentativa de renovação dos seus quadros sempre foi abafada por Lula, Zé Dirceu e gente do mesmo naipe. Os gerontocratas do partido só cederão seus lugares a outros quando estiverem debaixo da terra.
Funde-se um partido!
É interessante observar nos comentários como o artigo "levantou a bola" para os bozominions ficarem excitados. O tema sempre será pertinente até chegarmos ao fim da escravidão. Deve ser debatido e amplificado diariamente, melhor se com a competência de Thiago Amparo, entretanto colocá-lo no contexto da candidatura de Lula contra a barbárie neste momento me parece um pouco ingênuo e contraproducente com a luta pela igualdade racial. O fogo amigo pode ser letal.
Perfeito.
O articulista trata desse tema, logo é de seu foco. Considero a luta contra os preconceitos e as discriminações um dos objetivos maiores de uma sociedade que se pretenda minimamente humana, mas confesso que me faço algumas perguntas impertinentes. Algum Partido de esquerda discriminaria o acesso a seus quadros de um negro ou homossexual que se destacasse politicamente? Aqui em Curitiba temos mulheres, negros e gays na polÃtica. Será que apenas criarmos quotas seria a solução?
Sou branco e concordo com o colunista porque já fiz parte de um diretório petista.É regra geral,com Ãnfimas excessões:mulheres e negros sempre estiveram e estão na base:a branquitude macha está sempre na cúpula ostentando seu gigantesco ego.
O sr. não quis dizer chapa branca???
Excelente artigo. Temos muito a avançar nesse assunto, independentemente do resultado das próximas eleições. Faz muito bem em criticar a ausência de participantes de grupos sub-representados nos espaços de poder, sejam estes quais forem!!
A força feita por certa esquerda - algo intelectualizada, agarrada na classe artÃstica, viciada no mercadinho de vaidades do like e do retweet - para um novo mandato do atual presidente é admirável.
Concordo totalmente. Se era por exemplo para se reconciliar com um antigo adversário, porque não com a Marina Silva, culminando com uma chapa Lula-Marina? A impressão que dá é que, como tradicionalmente ocorre no Brasil, o coroamento da ascensão social é o branqueamento.
Seu engano está no fato de colocar reconciliação como fim e não meio.
O que se quer é uma frente ampla.
o governo Lula nem começou ainda, Lula nem nomeou os ministros, que podem ser negros e esse jornalista insinuando racismo numa simples foto. Identitarismo é chato demais, é um racismo ao contrário. Quanta lacração. GOverno do PT foi o unico que deu voz aos negros, muitas politicas para os negros
O recalque dele o cega a ponto de ele ajudar o bolsonarismo.
Mais um texto racista deste senhor, que só consegue ver as pessoas pela sua cor, se é que é correto aqui em Pindorama usar uma classificação tipicamente americana. Pergunto ao colunista: por acaso os "negros/ não brancos" são impedidos de acessar os quadros do partido? Ou os quadros diretivos são ocupados por aqueles que mais se destacam? O que o senhor queria, que todos ajudassem os negros a atingirem os cargos que quer? Isso não seria admitir que eles não seriam capazes por conta própria?
E um debate ridÃculo num paÃs onde exame de DNA mostra que Neguinho da Baija-Flor é 67,1% europeu.
E pode ser também o contrário com brancos portando genes negros.
O maior, indesculpável e intolerável defeito do PT é ser extremamente corrupto. Os governos do partido protagonizaram os maiores esquemas de corrupção da nossa história: Mensalão e Petrolão. Contudo, o articulista não está nem aà para isso e concentrou o seu foco em "pautas progressistas" (que na maioria das vezes nada mais são do que obtusas e sectárias polÃticas identitárias).
Lula sempre foi inclusivo .Joaquim Barbosa é um exemplo.
Voto Lula: concordo plenamente com você é preciso colorir a mesa.
Já dizia Arnaldo Antunes em Inclassificáveis: Aqui somos mestiços, mulatos Cafuzos, pardos, mamelucos, sararás Crilouros, guaranisseis e judárabes Aqui somos mestiços, mulatos Cafuzos, pardos, mamelucos, sararás Crilouros, guaranisseis e judárabes Somos o que somos Somos o que somos Inclassificáveis Inclassificáveis
Desse jeito a coisa vai ficar fácil para o Bolsonaro repetir mais quatro anos de lambança.
Cadê os 50% de negros e pardos que o IBGE aponta?
Concordo com você.
Óia, Thiago, ouvindo de você aquilo que ouviu de outrem, lembrei-me da MarÃlia Jorge e o debate sobre "é lá hora de falar de aborto?" Desconfio que sim, é. E de preto também. Não quer o apoio dessa parcela populacional, uai? Mulheres? Claro que é. Rápido. Rasteiro. Põe mulher na cara da chapa, é preciso trazê-las para a banda de cá, AntiBozo. Leva tempo pra esse convencimento, há que ser consistente. PolÃtica é sÃmbolo e ação: pois aja e exponha as diferenças, não será tão difÃcil fazer melhor.
Jair Bolsonaro é um homem racista, machista, preconceituoso e que não esconde que é, nem conseguiria esconder mesmo que quisesse. Lula é a mesma coisa, com a diferença de que sempre se mostrou capaz de esconder que é. Basta ver como compartilham o poder que detêm.
Muita gente aqui dizendo que o PT é "machista", mas a primeira mulher a ser presidenta do paÃs, a Dilma Rousseff, era do PT. A presidenta do partido, a Gleisi Hoffman, também, certo? Também não é justo acusar o partido de racista, pois foi o PT que implantou a polÃtica de cotas e várias ações que ajudaram a abrir as portas da universidade para os negros, para dizer o menos. A polÃtica se faz de ações concretas.
É simplesmente inaceitável no atual momento que vivemos uma exposição cruel como essa foto motra. Dirigentes partidários e futuros comandantes da nação que não abrem espaço para a diversidade de gênero, de cor, intergeracional e tudo o mais que falta. Alertar sobre isso é muito mais importante do que simplesmente aplaudir.
Amigo... desde que a esquerda passou a reclamar os direitos de 3a e 4a gerações, ela só perdeu. Vivemos num paÃs medieval. Eu concordo com a imensa maioria das bandeiras que envolvem questões de reconhecimento, mas lutar por isso antes de universalizar a cidadania é lutar uma luta perdida. Bolsonaro vai ganhar de novo....
Isso me lembra um episódio na minha universidade... umas mulheres foram protestar num evento que recebeu indÃgenas porque a composição das mesas não era igualitária... ...porque os Ãndios mandaram apenas representantes homens... na mesma semana, mesmo auditório, Ives Gandra Martins recebeu tÃtulo de doutor honoris causa... ninguém apareceu lá para protestar.
É de arrancar os cabelos da.peruca. Os negros deram vitoria ao pt em dois mil e dezoito ? Vcs voeram na cauda do cometa. Lula é branco... depois dessa ....
Não é hora de criticar Lula." "Esqueçam a cirandagem identitária até outubro." "Arrogante." "Viver de alimentar polêmicas inúteis com população comendo osso fala muito de você." "Um jornalista sério olharia para os governos do PT e constataria o espaço dado às minorias. Não ficaria tentando lacrar." "Nas fotos da turma do Bolsonaro tem o Hélio Negão e o Sérgio Camargo. Vota nele." Pois é Thiago, prefiro Ciro Gomes!
Larga essa m e rd a toda Lula. Deixa o preto que está no poder, governar. Vai curtir sua noiva.
Mário Sérgio - Nem o assinante abaixo, cara esclarecido e que escreve muito bem, entendeu sua piada. Que é, diga-se, a melhor do dia. Parabéns!
PelamordeLênin e do Jesus da Goiabeira: o "preto que tá no poder" é o Sergio Camargo, aquilo não governa bem a própria lÃngua, quanto mais um paÃs. Bom, revogando a lei Ãurea, ele dá um bom capitão-do-mato; com o Capitão Feio de Presida, tá no clima. Vai que vai...
O governo Bozo/Milico, mais corrupto de todos os tempo, coloca em sigilo de 100 anos tudo aquilo que assina. Viva a corrupção que só os Tataranetos dos Bolsominions vão saber e se envergonhar da ingnorancia familiar.
O "governo Bozo/Milico" é corrupto até a medula mas o tÃtulo de "governo mais corrupto de todos os tempos" já tem dono desde a passagem do PT pelo poder. O que não tem é petista honesto o suficiente para reconhecer.
Olha, Frankklim, se botassem um selo na boca do Bozo e das Bozolettes, pretas e brancas, não ficava mal. Daqueles de cera quente, o velho e bom "sigilo", evidente.
Venha logo Grande Estadista Lula. O Brasil precisa de sua civilidade. A DitaBranda não gosta de vc nas, os Povo de ama.
O que pode ser referendado é o que tá a�
Quando não entendia ja nao gostava, hoje que entendo é que não gosto mesmo de identitarismo.
Identitarismo não lhe parece um samba de uma nota só?
A alternativa proposta pelo identitarismo é a de manter tudo como está, contando que sejam integrados de forma privilegiada, não advogam mudanças estruturais, só querem reproduzir o regime do capital ficando no topo da pirâmide!
É...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Thiago Amparo > A foto branca do Lula-Alckmin Voltar
Comente este texto