Hélio Schwartsman > Sigilos de Bolsonaro devastam a historiografia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O Congresso desobedece determinação do STF de transparência com o orçamento secreto, não acontece nada; as Forças Armadas compram Viagra, botox, iguarias, bebida com dinheiro público, não acontece nada; Bolsonaro impõe sigilo de 100 anos a dados públicos, não acontece nada e a vida segue… Nossa democracia está mesmo frouxa.
O poder é assim. Um decreto de Vargas impede que você, mesmo tendo provas contra o presidente da República, consiga fazè-las valer em juÃzo, se ele te acusa de calúnia. Nenhum governante depois do Estado Novo, momento do decreto, interessou-se em revogar a medida. Como alguém já escreveu: "não existe abuso de poder. O poder é um abuso.
Dilma transparente? Então por que ela decretou sigilo sobre os financiamentos sem garantias prestados a Cuba e Angola?
NotÃcias falsas e você acreditou.
O ilustre articulista poderia dizer o número do decreto que decretou o sigilo das reuniões com os pastores do MEC? É que se tratou de barrigada de O Globo, haja vista que tal decreto nunca existiu.
Número de decreto? Que decreto, cara-pálida? Não foi barrigada. O SGI se negou a ceder as informações solicitadas pelo O Globo pela lei de acesso à informação. Agem como mafiosos. São mafiosos.
Todo mito é uma fraude. Bolsonaro é um mito. Portanto, o presidente é uma fraude. Esse silogismo também é fraudulento pois o presidente nunca foi mito. É apenas uma fraude.
O que mais me indigna é sermos tratados assim por um bando de incompetentes, uns mete crefes. Se fossem gente bem articulada, inteligente vá lá.
E ainda é debochado o manganão : "Daqui a cem anos vocês saberão". L'Etat, c'est moi. Daqui a cem anos as pessoas vão é se perguntar : Mas como tudo isso foi possÃvel?
Devastação. Tudo começou em Atibaia... (maldito Coaf, apaguem esse órgão).
É tudo tão asqueroso e repugnante, meu Deus…
Kkk senhor javé preocupado com isso?
Escrever que Dilma "arrasou a economia" é facil. DifÃcil é explicar como e por quê isso aconteceu, sem usar uma carregada dose de preconceito e sinismo.
Mais um desrespeito a historiografia:individualizar um processo histórico complexo imputando a responsabilidade dos fatos a uma única pessoa…
Sinismo vem sino, tudo a ver.
...cinismo.
Bem, seria estranho se a máfia bolsonarista começasse a publicar os próprios crimes...
O pseudojornalista acordou. Novamente falando um monte de bobagens para alimentar seus fãs loucos para ter notÃcias para comentar. Retroalimentando o seu ódio e ganhando visibilidade jornalÃstica. A Folha, economicamente falando, está falida. Precisa aguentar até a próxima eleição, se tudo der certo. É muito triste ver um jornalista se vender dessa forma.
Mais essa do fhc. Não bastou instaurar a reeleição presidencial (achou que seu interesse era mais importante que o interesse público, né?) , criou também o tal sigilo eterno.. Já criou vergonha? E STF, por favor, continue seu bravo trabalho (tirando os lacaios!) e acabe com essa arma dos corruptos e indignos.
À espera do Renascimento... A Idade Média brasileira já durou o suficiente.
Eu também espero!
Tenho perguntas: 1 - que dispositivo permite a alguém decretar sigilo sobre o assunto que lhe aprouver? 2 - há como contestar - no STF, por exemplo - alguma dessas decretações? 3 - findo o mandato do interessado em enevoar os assuntos, o mandatário seguinte pode 'desdecretar' os sigilos?
Poder, pode, mas não vai. Afinal poderosos se entendem.
Não pode haver sigilo em assuntos de interesse público, salvo de segurança nacional. A PGR deve contestar de ofÃcio ou provocada, até mesmo pelo presidente eleito seguinte.
Sigilo com o Bolsonaro é uma piada. Se perguntar com jeito ele fala tudo. Se perguntar sem jeito ele berra tudo, acrescida de alguns palavrões. A historiografia é devastada pela realidade e pela falta de uma compostura sigilosa.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Sigilos de Bolsonaro devastam a historiografia Voltar
Comente este texto