Mario Sergio Conti > Enquanto Lula descamba para o palavrório, Mélenchon apresentou programa para a França Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Não concordo com o artigo na sua integralidade (especialmente com certa idealização dessa esquerda francesa do Mélenchon), mas Mario Sergio, como sempre, tem pontos e crÃticas muito boas como esta: "A verve elétrica de Lula vem do sindicalismo combativo, mas à s vezes descamba para o palavrório de Silvio Santos e Faustão. Ele parece se deliciar com a algaravia, lembra mais um animador de auditório que um lÃder. Orra, meu".
Fui ver o discurso do Melocoton no YouTube. Realmente ótimo orador e fez uma bela defesa do Lula. Mas a França já tem impostos altos, inclusive sobre herança, e cálculos atuariais não deveriam ser desprezados. O colunista também é sempre brilhante. Mas a segunda parte do texto hoje contradisse a primeira, e ficou com um quê de Maria Antonieta. Como diria Beto Guedes : Vamos precisar de todo mundo. Que a serpente do outro lado tá se transformando num dragão. Ou é Lula ou é a barbárie.
Entendi... se os eleitores franceses fossem mais inteligentes, o Melenchon ganharia no 1o turno...
A votação do Melecão foi realmente surpreendente, quase passou para o segundo turno. Agora os seus partidários devem escolher entre o rumo correto do neo-liberalismo do Macron ou o estatismo rançoso da Le Pen. Que tenham juÃzo. Quanto ao Lula, a coisa é mais ou menos assim: está certo que sou um medÃocre, mas o Jair é pior.
lula fala e faz, enquanto o genocida nem sabe falar.
Tem razão. Mélenchon apresentou seu programa, enquanto Lula fala. E perdeu logo no primeiro turno. Congratulações por esse feito! E parabéns ao articulista por seu primoroso artigo…
Lula é incapaz de sair do palco, por isso não tem mais ninguém na esquerda além dele e só ele. Não é candidato a essa eleição apenas, já está candidato para a eleição de 2026, quando terá 81 anos, depois ele será obrigado a esperar a eleição de 2034, quando aos 89 anos ainda estará nos torturando com aquela voz de Continental sem filtro. Deus nos ajude a suportar esse demagogo vulgar por mais uns 20 anos.
O artigo é, sem dúvida, correto nas suas posições. Seria aqui o melhor dos mundos se: houvesse uma população consciente para ouvir um candidato socialista, se houvesse um candidato de esquerda, se não tivesse a necessidade prioritária de tirar do poder um câncer Lula é um candidato cujo objetivo é, em prieiro lugar, tentar matar a fome de milhões de brasileiros e propiciar-lhes bem estar social. Se fizesse o que a esquerda fez na França perderia mais 3 eleições para a elite brasileira. Lula.
Bestializados, sei não, carÃssimo; bestificados, enxergo. Porque, sem tradição de polÃtica popular - popularesca, sim, mas não verdadeiramente feita pro povo - tenho sérias dúvidas de que uma ação de união só "de esquerdas" daria conta do recado AntiBozo, no presente momento. Bestificado também fico pela imprudência de partidos (os honestos) de centro-direita, ao não se congregarem xom dupla sindical-caipira num esforço não-umbilical, esperando uma civilidade (ou sorte) que não virá.
Lá na França temos um povo muito politizado. No metrô de Paris, vemos muitos jovens lendo livro invés de olhando o tik tok no celular. Aqui com essa massa de desinformado que temos o Lula tem que apelar para tudo para vencer o Bozó. No Chile já temos uma população mais culta e deu esquerda.
Lamentavelmente, Lula nunca teve nadinha de "esquerda"... Pior é que, agora, parece, mesmo, mais um "animador de auditório do que um lÃder"... O mais triste é que corro o risco, novamente, de ter que (arghhhhhh!!!!!) votar nele novamente... Mas, ainda tenho a esperança de não ter que fazer isso... Temos o dever da esperança... Que a maioria dos eleitores tenha um vislumbre de clareza sobre o que está acontecendo e quem são, realmente, os candidatos...!
Artigo terceiraviista. Fala bem agora do candidato de esquerda francês depois que ele perdeu as eleições. Talvez venha a dizer o mesmo de Lula, caso esse perca, depois das eleições. Na verdade, é que figuras do tipo de Mario Conti não conseguem se desgarrar do neoliberalismo. O que importa é a grana deles. E assim vamos caminhando para mais quatro anos de inferno.
É bom lembrar, Sérgio, que Mélenchon perdeu. E que Macron não é Bolsonaro. Seria ótimo que Lula se inspirasse nele e apresentasse um programa popular e democrático, contudo, a prioridade indubitável em 22 é apear Bolsonaro.
Observação muito apropriada ao artigo.
É fácil perceber quando um jornalista militante emite a sua opinião. Sempre taxa quem derrotou seu preferido de extrema direita. E todo extremo sempre cai para o lado esquerdo...
"que poderia ser feito e não será" Esta é a nossa realidade com qualquer dos dois Triste sina
Conti falou o óbvio, mas torcidas organizadas não gostam da realidade, preferem gritar e torcer a refletir e agir.
Do outro temos o pensamento bolsonarista, pregando o anarcocapitalismo, o salve-se quem puder, o milicianismo o fim das instituições republicanas em prol das negociatas de pastores e seres que sairam das tocas para destruir o que ainda temos de pais. Sendo assim, voto no arremedo de esquerda que temos, pois pelo menos existirá republica para ainda pensar em futuro.
Correto. Só lembro que Lula, na verdade, não é propriamente de esquerda. Veja que a elite brasileira desde o Brasil Colônia formou um povo para pensar como ela. Todos os nossos Parlamentos nunca tiveram mais de 20% de esquerdistas. Hoje, sem o PT, o Parlamento gira entorno de 5 a 10% para a esquerda. Aqui o pobre e a classe média hipócrita vota para o Parlamento em quem o rico manda.
Tô junto, Marcelo. Boa Páscoa.
BelÃssimo texto. Parabéns! Só li verdades....
Isso é covardia, comparar a esquerda no Brasil, que viveu séculos de colonização, exploração e elitismo com a esquerda na França, que tem milênio de soberania e séculos de lutas democráticas. Melhor seria comparar com a esquerda chilena que ganhou as eleições, mais ou menos como Lula vai ganhar no Brasil.
Lula é estadista reconhecido no mundo queira, a "zelite" ou não!
Desculpe xará. Nao foi vc q escreveu isso...
Isso sem mencionar que a esquerda caviar , que perdeu totalmente a decência, ainda berra "ladrão livre".
E para fechar com chave de ouro, convida o Alckmin para vice. Essa foi a pá de cal em qualquer esperança de mudanças minimamente significativas no estado de coisas em que estamos. Infelizmente estão todos,da esquerda à extrema direita, cooptados pelo neoliberalismo entreguista, liderados pelo Partido Militar, que simplesmente abdicou da defesa de nossa soberania nacional
Com todo "palavrório" Lula continua se saindo muito bem nas pesquisas! Esperamos que continue assim!
Vc realmente acredita que o mesmo STF que o avalizou sua condenação,e os militares que exigiram sua prisão,os EUA que patrocinaram o golpe, vão permitir a eleição de Lula? Não se iluda, essa esquerda nunca mais voltará ao poder
Falou tudo, Lula parece um animador de auditório,vendendo promessas vazias para o gado de esquerda. Começou com "não vai ter golpe" , depois com "Bolsonaro não sabe governar", depois "vamos ganhar no primeiro turno",sem falar na ridÃcula defesa à s urnas eletrônicas, como se fossem infalÃveis. Essa esquerda só dá tiro no pé...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mario Sergio Conti > Enquanto Lula descamba para o palavrório, Mélenchon apresentou programa para a França Voltar
Comente este texto