-
Nelson Vidal Gomes
A realidade é que chegamos ao fundo do poço como nação,de sermos conduzidos a ter que optar entre a cruel realidade e a insuportável mentira. Não o farei. Se essa hipótese se concretizar seguirei por analogia o exemplo das democracias verdadeiras e votarei em branco. Namastê!
-
Adriana Mara de Moura e Souza
Vivemos num país onde a suprema corte dá golpes na constituição para habilitar um ladrão à candidatar-se a presidente, o sujeito vem com teorias para melhorar o sistema de votação!! Nem comprovante para auditar os votos esta suprema corte ideologizada autorizou. Fez lobby político descarado contra sua aprovação.
-
Galdino Formiga
Comentários favoráveis são aceitos. Os desfavoráveis são censurados.
-
JOSÃ EDUARDO FEROLLA
Hélio, o voto no mal menor é apenas uma visão do vazio do voto do bem. É 'continuum' dissolvido do mal maior. (Claudia F.)
-
Galdino Formiga
É votar no menos pior!
-
-
Cristhian Britto
Uma alternativa poderia ser, em vez do voto unipessoal, o voto em dois candidatos (1a e 2a opção), com igual valor. Um candidato poderia se sagrar vencedor mesmo sendo o mais votado como 2a opção da maioria.
-
Jesse G
Parlamentarismo com voto em lista.
-
Paulo Sales
Não dá certo. O politizado tem suas resistências e valores. Por outro lado do jeito que está, a eleição é uma gincana. Ora, se o eleitor desinformado não partidário esqueceu os escândalos do governo petista, também esqueceu os absurdos pandemicos de Bolsonaro, soma-se a isso visão romântica ou negacionista da política. Apesar de tudo eu estou esperando muitas supresas nesta eleição, porque se assim não for, vamos descer mais no já enorme buraco que o Brasil entrou. Prefiro Ciro!
-
Berenice Gaspar de Gouveia
Poder Data rejeição: Lula 38, Ciro 49, Bolsonaro 51 e Dória 62. Haja matemática para afirmar que "os mais odiados são os favoritos". Torcer a verdade é usual na mídia, mas pega mal quando assinada. Dorme tranquilo?
-
Gil Almeida
Não tem via sem votos para o cargo, simples assim. Bozo dividiu o país para governar. Nesse cenário de animosidade beligerante é natural a polarização, dos a favor e dos contra. A boa notícia é que no segundo turno, se tiver, a maioria é Lula.
-
Vito Algirdas Sukys
O romântico Rousseau nos liberou da concepção simples da natureza humana como uma máquina utilitária lógica, porém falhou em submeter a construção do seu ideal à crítica racional. Só podemos aferir a "vontade geral" com a construção de hipóteses a serem testadas pela experiência. Nossas percepções políticas são centradas na emoção não na razão. O voto valorativo encontra a emoção, que dificulta a solução.
-
José Cardoso
Há um sistema melhor, mas impraticável pelo tempo enorme de cada voto. O eleitor daria pesos a diversas qualidades como experiência administrativa, respeito à lei, preparo acadêmico etc. Depois daria notas aos candidato em relação a cada uma dessas características. O que recebesse a maior média ponderada seria o escolhido. O curioso é que eu uso esse sistema para votar para presidente há anos e nunca escolhi o candidato vencedor...
-
Décio Ceballos
Ateu convicto, mas se ajeitar a matemática dá para acreditar em milagres, design inteligente, universos paralelos entre outras coisas. Em algum lugar deste mega-universo Lula e o Capetão estão em um convento e, quem sabe, o Moro competindo com o Dória para substituir o Ciro.(Com essa matemática ponderada sua, os votos dos mais espertos poderiam valer 10 vezes mais do que dos incautos.)
-
W Oliveira
Um pouco de racionalidade pode levar eleitores à via da sensatez. O voto feminino serve como exemplo: se desejar protagonismo real com seus 52% do eleitorado, leva Tebet ao 2o. Turno como uma alternativa real para pacificar o país. Isso incomoda e atrapalha os planos e as negociatas da politicalha tradicional polarizada, ávidas por verbas, ministérios, cargos em estatais, obras e negócios não republicanos. Precisamos sair desse vazio de ideias que Bozo e Lula representam.
-
José Eduardo Campos
Tudo isso ora que? Esconder uma decepção da provavel derrota com a preferência por um dos da terceira via? Sou inclinado mais sobre as análises politicas de Reinaldo Azevedo.
-
Paulo Sales
Azevedo o ambíguo, aquele que depois de dizer tudo que disse sobre lula e PT faz campanha "disfarçada" para os, segundo ele mesmo disse, petralhas. Prefiro Ciro Gomes.
-
-
luís paiva
Que falta de assunto.
-
ARI VARGAS LEAL
Bebeu o que?
-
Nader Savoia
Com essa matemática vc já teria perdido o emprego!
-
Heveson Lima
Nossa! Que artigo ruim.
-
Carlos Mello
Que conversa fiada ehn?
-
Maria Beatriz Telles Marques da Silva
Hélio, que desonestidade! Entre os candidatos mais conhecidos, Lula é o que tem a menor taxa de rejeição. Novamente, você tenta igualar os dois que estão na frente num exercício de lógica desonesta. O inominável, esse sim, tem a maior taxa de rejeição, seguido do ex juiz lalau, do Bolsadoria e do coronel. Só depois vem Lula.
-
Paulo Sales
Bom Beatriz. Primeiro se coloca o povo pra gritar que os golpistas não passaram depois compomos novamente com eles e tudo bem. Sempre haverá uma narrativa a favor do Lula. Eternamente.
-
Maria Beatriz Telles Marques da Silva
Paulo, leia a biografia do coronel Ciro, e verá porque o chamo, assim como a torcida do flamengo, de coronel. Outra coisa é ter que fazer articulação com todo tipo de gente pra governar, culpa da estrutura política que só uma bela reforma resolveria.
-
Paulo Sales
Engracado voce chamar ciro de coronel. Seu candidato pede bênção ao Sarney não é de hoje, pede também ao Eunicio, ao Renan e um monte de outros coroneis. Provavelmenre já votei no PT para presidende mais vezes que você, mas nem voces se entendem.
-
-
Maria de Felipe Martinez
Sería antes comentario errado em matéria certa?
-
Marcos de Toledo Benassi
Hahahahah, essa foi boa, meu caro: "já fazem sem dificuldade", quando? Observando o último pleito, tenho dificuldade é de enxergar tal facilidade. Influenciados por bobagens repetidas à exaustão e por manobras pouco republicanas, ao invés da vontade "générale", fez-se a "dos generais" - botemo o cavalão no trono. O que, blague à parte, não tenho certeza se desmerece mais o sistema sufragístico ou seu entorno jornalístico-midiático-legal, que permitiu os descalabros informacionais, anos a fio.
-
Geilson Silva
Excelente comentario
-
-
Valdeci Gomes
Zé miliciano tá roubando o Brasil, que já virou uma Venezuela.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.