Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Wilton Santana

    Cristina, a precisa.

    Responda
  2. Jove Bernardes

    A Coisa está se movendo. A Grande Ficha uma hora cai.

    Responda
  3. Leonardo Berlese de Matos Dourado

    O chocante é a Globo, Globonews, seus comentaristas, ninguém ontem à noite citou o tal clube de tiro fechado e que fora noticiado pelo repórter esfaqueado. “Comprar” a estranha versão de tentativa de latrocínio com tal omissão é desqualificar o trabalho do profissional. Ao jornalismo cabe duvidar sempre. Vergonhoso.

    Responda
  4. Claudio Marajo Robertson

    O bozo quer ressucitar as ditaduras militares latino americanas que tem origem na operação estadunidense Condor. Utlizavam o pau de arara com choques eletricos seguidos de surras com listas telefonicas de papel e o estupro coletivo realizados por pracas e oficiais das forcas armadas do golpe de 1964.

    Responda
  5. Jorge Rodrigues

    Bolsonaro agride quase que diuturnamente a liberdade de expressão e a imprensa livre. Contudo, Lula e muitos petistas sempre fizeram exatamente a mesma coisa. Essa turba inclusive quis implantar a censura no Brasil (chamada por eles eufemisticamente de "controle social da mídia").

    Responda
  6. orlando gomes de freitas

    O Bolsonarismo dá as caras todos os dias, com sua violência no transito, nas cidades, nos ataques via internet, se queremos uma sociedade civilizada e adepta da conivência, esse é o inimigo a ser derrotado.

    Responda
  7. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    "A imprensa não pode repetir em 2022 a fraude cognitiva dos dois "extremos" de 2018. Só há um extremista. Não diferenciá-lo dos demais candidatos contribui para a violência contra nós mesmos e contra toda a sociedade." Perfeito Cristina, toda violência q sofrem jornalistas, a fome q voltou, inflação com recessão, subemprego, tudo de terrível q acontece desde 2016 tem a ver com a sabotagem de parte da imprensa/mídia ao governo Dilma e a omissão calculada em 2018: Globos e Consórcio capitaneando.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Nossa, em que escola o senhor estudou interpretação de texto?

  8. Assuncao Cristovao

    Parabéns, Cristina. É raro ver na grande imprensa alguma lucidez e mesmo respeito aos critérios jornalísticos que deveriam nortear a profissão. Dá-se mais espaço à terceira via do que àquele que, desde sempre, lidera todas as pesquisas. Que os deuses da ética jornalística e da responsabilidade profissional te guiem.

    Responda
  9. Carlos Fernando de Souza Braga

    O Merval Pereira, talvez o maior mau caráter do jornalismo brasileiro, já voltou a falar em dois extremos. Lembrando que ele era o maior entusiasta do Moro, outro medíocre corrupto de extrema direita.

    Responda
  10. Marcelo Masiero

    É ingênuo imaginar que a mídia comercial mudará sua linha editorial para apostar na imparcialidade que o bom jornalismo impõe. A começar pela Folha.

    Responda
  11. Mario Donizete Pelissaro

    Tomara mesmo q a imprensa tenha aprendido. A cobertura feita p imprensa aos processos da lavajato e das campanhas p presidente em 2018, foi decisiva p q acontecesse a ascenssao deste aculturado nazifascista. Tal como Caetano Veloso, eu tambem percebia coisas muito erradas acontecendo. Mas a imprensa foi parcial, conivente e omissa. As capas da Veja e o JN foram irresponsaveis e até crueis na cobertura, claramente anti PT. Deu no q deu!

    Responda
  12. Marcelo Masiero

    É ingênuo imaginar que a mídia comercial mudará sua linha editorial para apostar na imparcialidade que o bom jornalismo impõe. A começar pela Folha.

    Responda
  13. Gil Almeida

    Basta o eleitor comparar as liberdades individuais no governo Lula e no do Bozo. Lula é democrata e Bozo um nazifascista tosco.

    Responda
  14. Ana Elisa Lobo

    Vergonha alheia da Vera Magalhães: "Uma escolha difícil". Já estou vendo a grande mídia e o "mercado" repetindo este desastre.

    Responda
    1. Valdo Neto

      Ana, no caso da Globo, entre muitos possíveis, eu acrescentaria os nomes do Sardemberg, Eliane Cantanhêde e Merval Pereira ao da Vera Magalhães. Esse quarteto chocou o ovo da serpente em 2018 e agora tentam, desesperadamente, encontrar um candidato de terceira via, pois insistem em colocar o Lula no mesmo balaio da barbárie e do atraso do Bolsonaro.

  15. julio alves

    Nem parece um artigo da Folha de São Paulo! A Folha prega, abertamente , a existência de dois extremos, e chama os candidatos com um dígito nas pesquisas de intenções de voto de "terceira via". É a antítese do presente artigo!

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Mas o que a jornalista faz neste texto não é chamar a atenção para o que chama de erro?

  16. Claudio Cunha

    Negócio do Bozo é a Jovem KLAN....Rede TV....SBT...todas patrocinadas pelo meliante.

    Responda
  17. João Paulo Zizas

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Ana Elisa Lobo

      A cloroquina deve ter "cozinhado" o cérebro deste gadominion.

    2. RICARDO ANANIAS

      Bolsonaro e seus seguidores "defendem" a liberdade de expressão SOMENTE para atacar, ofender, mentir e praticar crimes. Vide a censura o festival Lollapalooza (pra citar um exemplo.) E não me venha dizer que Bolsonaro não sabia da ação do proprio partido! Só recuou pois acabou dando ruim.

    3. julio alves

      Você deve estar brincando, não? Você leu o artigo?

  18. Antonio Ferreira de Castilho

    O ovo da serpente há de ser extirpado, julgado e condenado e todos os seus seguidores! Sempre esteve presente no Brasil, mas agora com coragem de aparecer e exposto será reconhecido sua face e eliminado pela justiça do voto!

    Responda
  19. maristela ramos

    Esse ovo que a grande mídia ajudou a eclodir. Cristina Seu trabalho é excelente, você, junto com Bob Fernandes, fazem um jornalismo sério, real. Pena que como vocês, são poucos

    Responda
  20. Fabricio Souza

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Kleber Diniz

      O fato da OAB não defender seus profissionais quer dizer que as outras entidades devem fazer o mesmo? Nivelar por baixo então?

  21. Paulo Azevedo

    É claro que o jornalista foi vítima de uma vingança de algum membro do clube de tiro, alguns bolsonazistas de plantão.

    Responda
  22. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Lula, o Ja ra raca, com seu controle social da mídia, vai enquadrar e proibir todos os desvios, abusos, transgressões, assédios, horrores e transformar esse Brasil no paraíso terrestre. Enquanto ele não vem para salvar a democracia e tudo o mais, aguentamos as ameaças feitas por outra natureza de ofídios. (Claudia F.)

    Responda
  23. Ney Hamilton Michaud

    A mídia e os eleitores que afirmam estar à espera de uma terceira via porque " são contrários aos extremos" vão acabar apoiando e votando em Bolsonaro no 2º turno. Podem apostar.

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      Pé-de-pato-mangalô-treis-veiz!

  24. Valdo Neto

    Cristina, a editoria do Estado continua a tratar o Lula como um igual à esquerda do Bolsonaro. A FSP e uma parte considerável dos que tem voz nas emissoras da Globo vão pelo mesmo caminho, ainda que sem a contundência do Estado. A continuarem nessa linha, elegerão novamente o Bolsonaro que não hesitará em aniquilar a imprensa séria no seu segundo mandato. FSP, Estado e Globo, ouçam a colunista, há apenas um extremo, derrotá-lo é questão de sobrevivência da imprensa, da democracia e do povo.

    Responda
    1. Valdo Neto

      Marcos, gostaria de concordar contigo sobre o Estado, mas não é isso que tenho visto nos seus editoriais, pois há uma clara demonização do Lula, colocando-o no mesmo balaio da barbárie do Bolsonaro. A mídia ainda sonha com uma terceira via que não se sustentou. Apostaram no Eduardo Leite que não passa de um oportunista desde o Bolsoleite, que agora também se mostra antidemocrático.

    2. Marcos de Toledo Benassi

      Caro Valdo, o estadão, ao que me conste, é um mdb da vida, estará junto ao poder. a globo, se vira, é "quarto poder" de verdade. É a fôia quem terá que fazer algum malabarismo.

  25. GEORGE PEREIRA

    Finalmente alguém na Folha, mesmo uma colunista, diz isso abertamente. Isso tem que reverberar no jornal. O que a/o ombdsman tem a falar sobre isso???

    Responda
    1. Tadeu Roberto Corbi

      Ombudsman??? A folha tem isto ou tem um sujeito que só escreve sobre platitudes, que se omite em assuntos importantes e sempre está a defender o jornal?

  26. Daniel Poço

    Inversão de valores! A imprensa só diminuiu porque estava faltando com a verdade é isso fez as redes sociais cresceram! Simples assim!

    Responda
    1. Edailson Monteiro Rodrigues

      Alguém que se guia pelas redes sociais, tem mais é que chafurdar na m...

    2. Marcos de Toledo Benassi

      De tanto achar que o sinuoso era reto, Daniel caiu no poço.

  27. Gustavo Souza Machado

    De fato nao passa de falácia. Tanto é que os eleitores do Moro que diz se opor aos extremos migram diretamente para Bolsonaro. Isso evidencia também que quem afirma que existem dois extremos faz parte na verdade do único extremo que existe: o Bolsonarismo violento, corrupto e imoral.

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      Dedo no'zóio.

  28. Gustavo Souza Machado

    De fato nao passa de falácia. Tanto é que os eleitores do Moro que diz se opor aos extremos migram diretamente para Bolsonaro. Isso evidencia também que quem afirma que existem dois extremos faz parte na verdade do único extremo que existe: o Bolsonarismo violento, corrupto e imoral.

    Responda
  29. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Os editores da Folha precisam ouvir sua colunista, ou então, sob o nome do jornal, na primeira página, acrescentem um ponto de interrogação: um jornal a serviço da democracia?

    Responda
  30. João carlos Gonçalves de souza

    Cristina você como jornalista pensa assim , mas a mídia em geral não, inclusive a Folha . Na eleição de 2018 a Folha proibiu Bolsonaro ser classificado como de extrema direita. Chega até ser ingênuo de sua parte cobrar a mídia neste sentido . Governo progressista não interessa aos patrões. Os grupos midiáticos já se mobilizam pra apoiar o Bolsonarismo e seu governo neoliberal fascista de extrema direita .

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      JC, a folha, com todos os senões que possa haver, tem um time que se dá o respeito, como a própria Cristina é exemplo. Tamos, como leitores, muito mais bem servidos aqui. Pena é que povo não lê jorná, só tv e olha lá.

  31. Arthur Autran

    Cristina Serra, você está de parabéns. Grande parte da "grande imprensa" insiste na ladainha da polarização. O que existe é a extrema direita governando (melhor dioa, roubando) o país, estimulando o golpismo, perseguindo inimigos e outras ilegalidades. O PT nunca estimulou tais absurdos em 04 governos - goste-se deste partido ou não. A tentativa de aproximar Bolsonaro de Lula como "populistas" que se equivaleriam - um à direita e outro á esquerda - é de uma desonestidade intelectual absoluta.

    Responda
    1. José Valter Cipolla Aristides

      Perfeito!

  32. milton temer

    Só há um extremismo. Indesmentível a conclusão da colunista, sempre brilhanbte. Colocar Lula no mesmo balaio de Bolsonaro, como fazem os "comentaristas" que manipulam a realidade em favor de uma suposta 3ª via, de fracasso anunciado, é incidir na repetição de 2018, cujo resultado é jogar a classe média contra o moderado candidato do PT

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      Bingo!

  33. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    Silenciar ou controlar a imprensa é um dos principais objetivos de candidatos a ditador. Bolsonaro já expôs de modo criminoso profissionais da imprensa ao perigo das agressões. Faz isso sem nenhum temor de ser incomodado, pois a PGR está aparelhada, o Legislativo comprado com orçamento secreto e o judiciário, em sua lerdeza histórica, não reage. As últimas ameaças proferidas na tal motociata são apenas mais um exemplo do que vem por aí.

    Responda
  34. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

    Perfeito, Cristina! É responsabilidade da própria imprensa deixar claras as diferenças entre o fascista e os democratas.

    Responda
  35. Adriana Mara de Moura e Souza

    A imprensa do está colhendo o que planta diariamente!!

    Responda
  36. Adriana Mara de Moura e Souza

    Deixa de hipocrisia. Bajule seu PT como quiser. Mas, criar narrativas contra Bolsonaro só se mostra, além de ineficaz, prejudicial a vcs da velha imprensa. O nível dos profissionais da imprensa hoje está baixíssimo!!

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Já o seu...

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      Como sempre, o nível de argumentação do gado é zero. É compreensível. Não há como citar qualquer coisa positiva nesse governo para defendê-lo. Não existe. Pelo menos a fraquejada não apelou pro gastíssimo "E o PT?"

    3. Djan Zanchi da Silva

      Essa Adriana prova a cada comentário que é uma típica minion. Se é que é uma pessoa de verdade.

    4. Edailson Monteiro Rodrigues

      Ô fraquejada, deu né, esse papo de velha imprensa já explodiu meu saco

    5. Michele D Ambrosio

      Velha imprensa, Adriana? Quem é a nova imprensa, então? O Telegram? Os robôs do WhatsApp? Pare, por favor, de repetir expressões típicas da estrema direita que só rotulam sem nada explicar! Isso está mais pra zurro que pra mugido!

    6. Marcos de Toledo Benassi

      Ave Maria cheia de humor pra te aguentar, hein, "dona"? Justa que Latiu, que saco.

    7. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      Muuuuuu! Criar narrativa? Pelamor! Quais são as suas fontes? Redes sociais bolsonaristas só divulgam fake, isso é mais do que provado. Se informe melhor, Adriana, pra não passar vergonha.

  37. Ivan Capdeville Junior

    Parece bastante irresponsável sugerir motivações para o atentado antes de qualquer investigação. Com um jornalismo nesse nível, em que a vontade de acusar supera a busca pelos fatos, como exigir respeito?

    Responda
    1. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      Ivan, ela mencionou que é preciso investigar esse episódio, nao fez acusação, e você distorceu e desconsiderou todo o restante do texto, que menciona fatos de violência extremamente graves. Isso sim é comentário típico de bolsonaristas que propagam fakes. Não merece respeito.

  38. jorge frankiln zakimi

    Realmente assustador o que estamos presenciando/assistindo nesses três anos e meio dando a impressão de que ninguém está fazendo nada uma sensação de impotência e os atos só aumentam. Vigora a impunidade. E propagandear rebeldia contra o que está certo, não para o que está errado e os motoqueiro são um terreno fertil para isso. Se rebelar contra o que está CERTO. Adotaram a rebeldia, contra a vacina, meio ambiente, direito humanos, cultura......contra eles mesmo.

    Responda
  39. Eulalia Moreno

    Os ovos da serpente estão prestes a se romper. O serpente-mãe os desovou em vários setores da sociedade civil e militar brasileira- estão no Legislativo, Judiciário, na Procuradoria da República, Polícia Federal. Tentou botar seus ovos na ANVISA. Ovos da serpente, ou tentáculos de um polvo. Só a cúpula do PT continua a comemorar o " já ganhou" de Lula. Medo, medo, medo.

    Responda
  40. Fabio Ferreira Lyra

    Lucidez!

    Responda
  41. Carlos Telles

    Parem de falar dele. Gelo total.

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      Pô, caro Carlos, não dá, porque isso não o congela. Falemos, com substância, em uníssono e em jogral, sem trégua, porque o risco está presente.

  42. Andréia Chaieb

    Perfeito! O problema é que os donos da mídia amam o neoliberalismo destrutivo de Guedes e estão cada vez mais ricos c o desgoverno. Esse é o ponto que deve ser abordado, o vício em grana e poder da elite financeira brasileira!

    Responda
    1. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      Verdade, Andréia

  43. MARIA Lucia Camargo ANDRADE

    Muito bom ! Como sempre seus artigos são lúcidos .

    Responda
  44. MARIA Lucia Camargo ANDRADE

    Muito bom ! Como sempre seus artigos são lúcidos .

    Responda
  45. MARIA Lucia Camargo ANDRADE

    Muito bom ! Como sempre seus artigos são lúcidos .

    Responda
  46. Mario Rudolf

    Sábias palavras.

    Responda
  47. Vera Queiroz

    Não houve 'fraude cognitiva', mas escolha política clara dos donos das grandes mídias pelo capetão, foi só isso, agora caiu a ficha, mas o po vo já está pagando essa conta há anos.

    Responda
  48. Francy Litaiff Abrahim

    FHC só deu uma entrevista coletiva, Lula e Dilma nenhuma assim como Bolsonaro. Isto é reprovável, mas a qualidade dos jornalistas de hoje não é menos reprovável. Muitos são despreparados para elaborar perguntas pertinentes, outros fazem discursos no lugar das perguntas e ainda tem a grande maioria que simplesmente não consegue interpretar textos e contextos. Talvez tenham todos, presidentes e jornalistas, retornar às salas de aulas.

    Responda
    1. Assuncao Cristovao

      Francy segue a cartilha do bozo: mentiras e mentiras.

    2. Marcos de Toledo Benassi

      Francy, delírio desssa monta dá em internação compulsória, tome tento!

    3. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      Lula e Dilma não deram entrevistas coletivas? Qual sua fonte, pelamor! Procure no Google, que tal? Eles sempre trataram a imprensa com respeito e nunca se recusaram a falar, dar entrevistas. Pelamor!

    4. Vera Queiroz

      Lula e Dilma jamais se recusaram a conversar com a grande imprensa, para de mentir que aqui não tem gente bur ra.

  49. Hermes Yaly

    Desde a redemocratização, Bolsonaro foi o único extremista que chegou à presidência. Houve candidatos indisfarçadamente radicais, Dr. Enéas, o mais famoso, mas estes só deixaram sua marca no folclore político nacional, mesmo espaço onde Bozo foi a figura dominante por décadas. Mas, infelizmente, desde Sarney até Bozo, nunca tivemos um presidente honesto e competente e nem sequer que fossem uma coisa ou a outra. Nada indica que o quadro vai mudar nos próximos quatro anos.

    Responda
    1. Hermes Yaly

      @Maria Beatriz: quem não tem argumento replica com capim, mugidos, coices... Se é por falta de capacidade cognitiva, respondo-lhe textualmente: Lula e Dilma financiaram a fundo perdido ditaduras de esquerda. Se tiver preguiça de pesquisar, poupo-lhe o trabalho: Cuba, Venezuela, Nicarágua, Angola, etc.

    2. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      Minha nossa! Tem gente aqui que deve estar movido a muito capim e está delirando. Hahahaha! Quem são os dois que sustentaram ditadura de esquerda? Qual ditadura de esquerda? Hahahaha. Viajou na Terra plana.

    3. Hermes Yaly

      @Abrahim: Bolsonaro foi o único que bateu às portas dos quartéis para romper a legalidade e se perpetuar no poder. Foi o único que buscou o apoio das Três Armas, sem o qual não se implanta ditadura em lugar algum do mundo.

    4. Francy Litaiff Abrahim

      Menos, menos. Aqueles dois que sustentaram ditaduras de esquerda com bilhões de dólares em financiamentos sem garantias enquanto tentavam 260 vezes acabar com a liberdade de imprensa e até mesmo o controle do judiciário não poderiam ser classificados de extremistas?

  50. Carlos Alberto Pereira

    Tudo que tenho a dizer é: Outubro vem aí!!! E o ovo da serpente já gorou.

    Responda