Reinaldo José Lopes > Achados arqueológicos lançam nova luz sobre o horror da crucificação no Império Romano Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Eu vi um documentário sobre esse tipo de tortura e o sofrimento infligido à vÃtima. E o interessante é que os cristãos adotaram esse instrumento de tortura como seu sÃmbolo.
Os crucificados de hoje rebem o Bolsa FamÃlia.
InteressantÃssimo artigo; remete à uma época onde a selvageria dos romanos chegava aos extremos da barbárie para impor seu domÃnio sobre a população dos territórios que invadiam... A crucificação era feita aos milhares, formando fileiras de cruzes ao longo das estradas, verdadeiro cenário de horror e abominação, que só agora, com o trabalho dos arqueólogos, vem sendo exposto à luz de uma realidade, até então abafada pelo desconhecimento dos seus detalhes escabrosos... Merece uma reflexão...
Caro Reinaldo, interessantÃssimo, isso. Virtudes e barbarismos têm, ambos, seu tempo: se houver tempo, nossa atual forma industrial de tratamento da morte de bois, porcos e galinhas será toda como selvagem. Analogamente, poderá olhar ditadores sanguinários dos nossos arredores temporais e se espantar - ué, não era uma época de grandes pactos civilizatórios, de integração de nações e pessoas pela comunicação? Em proporção diminuta, a ascenção PolÃtica do servo supliciado me lembrou a do Mujica
O mais enigmático nessa história é o fato de Deus permitir tais atrocidades. Isso não entra na minha cabeça, como pode um Deus que tudo pode, tudo vê e está em todo lugar permitir esse tipo de tortura. Se nós pobres mortais sem poder nos levantamos contra. Então que dizer que a ética e a moral de Deus é pior e menor que a nossa??? Pior é que nenhuma resposta dada por humanos satisfaz. Por que não há como responder uma questão dessas.
Jesus sofreu as piores torturas e os evangélicos defendem e votam em que defende a tortura.
Val Batista: bravo! Em uma frase você revelou o mau caráter da maioria desses crentes.
O que importa em tudo isso é que Jesus foi crucificado por ser um subversivo, um comunista que dividia tudo na época e por isso afrontou os poderosos ao mandar os ricos dar seus bens aos pobres. Se ele voltasse hoje os próprios evangélicos o crucificariam de novo.
Val Batista: novamente bravo! Ele foi crucificado pois queria mudar o "status quo", denunciou os poderosos da época e estes usaram de todo o seu poder para eliminá-lo, para isso instigaram o governo romano que o julgou e o condenou à morte por crucificação.
Assim não dá, assim não tem condições. Quem vai querer encenar a Paixão de Cristo ano que vem?
Sensacionalismo!! Todo mundo busca a qualquer preço. Mas em cima da religião é demais. Talvez por chamar mais a atenção do público, assim como alguns artistas fazem. Pessoas estão ficando sem criatividade!!
Ele apenas comentou um estudo arqueológico. Vai se tratar, tio.
Em primeiro lugar, esse famoso calcâneo com o prego torto atravessado já é conhecido há dezenas de anos atrás. Não é nenhuma novidade, e em segundo, temos muito pouco de evidencias para se concluir que todos os crucificados o foram dessa forma. É até mais lógico supor que as crucifixões se deram de modos bem variáveis, de acordo com as circunstâncias, os materiais disponÃveis e o nÃvel de sadismo dos torturadores. Não haveria nenhuma receita de bolo a ser seguida
Prego de aço naquela época?
Ricardo, sim, povo primitivos depois da Idade do Bronze. Periodo em que surgiu o Imperio Romano. Voce esta correto.
Aço e a liga de ferro e carbono aquecidos a uma temperatura de fusao de 796 graus Celsius, forjado e depois temperado em agua com sal ou oleo mineral. Tecnica milenar dominada por povos primitivos
Sim, bem antes disso já existia. Inclusive.
Ferro.
Roma só conseguiu dominar o mundo quando utilizou a barbárie. Foi destronada em 273 DC depois de se tornar um imperio cristão. Mostrou dó e complacência perante aos barbaros do norte.
Ainda hoje vivemos a crucificação social ,tantos com muito poucos com nada .Somente uma mudança no comportamento pode mudar isso ,será que é certo virarmos a cara para o próximo,será que é certo vivermos nisso que vivemos hoje com arminha na mão ,motoristas bandidas ,um presidente que vende a honra para um tal de centrão e o povo ainda votar em pessoas inabeis canalhas que vivem da desgraça do povo ,será que isso não é uma nova crucificação de todo um paÃs em pró de um bando de sangue sugas ?
Marcos Barbosa: hoje em dia grande parte do povo se auto-crucifica quando vota em pessoas sem capacidade e o pior, patifes da pior espécie. .
Marcos da uma revisada no teu texto. Tantos com muito ? Poucos com nada ?
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
As ditaduras militares latino americanas tem origem na operação estadunidense Condor. Utlizavam o pau de arara com choques eletricos seguidos de surras com listas telefonicas de papel e o estrupo coletivo realizados por pracas e oficiais das forcas armadas do golpe de 1964.
Artigo muito interessante.
E isso tudo não faz muito tempo na escala de tempo dos humanos na Terra. E também esta cruel representação divina da morte de Jesus Cristo não consegue, por exemplo, evitar que militares russo invadam e matem crianças, mulheres, idosos e homens na Ucrânia, até de forma igualmente cruel.
IncrÃvel! Que eu saiba, toda guerra sempre tem os dois lados, ninguém é inocente. Pense e analise os dois lados dessa guerra. A Ucrânia é um paÃs nanico perto do seu vizinho, a Rússia, portanto deveria ter mais respeito pelo vizinho, principalmente por se tratar de uma potência atómica. Ao contrário disso, criou nesse paÃs, Ucrânia, correntes de pensamentos antagónicos ao vizinho, embora tbém tenha os favoráveis, chegando a aceitar ser base para instalações de mÃsseis da OTAN. É o tal saco roxo!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Reinaldo José Lopes > Achados arqueológicos lançam nova luz sobre o horror da crucificação no Império Romano Voltar
Comente este texto