Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João A Silva

    Está muito difícil entender os movimentos de apoio político da população sob os critérios do que é razoável, lógico e racional. O fato é que há uma gigantesca onda da extrema direita em todo o chamado "mundo civilizado". Isso fica claro vendo as eleições na França, teoricamente o país mais educado do mundo, onde uma ultra direitista, aliada de Putin, tem significativas chances de vencer.

    Responda
  2. Amelides Santos

    Nunca esquecendo o apoio implícito explícito dado a Bolsonaro pela Folha, e de resto por toda a imprensa, com o raciocínio: "fora PT/Lula, custe o que custar". Está custando a destruição do país.

    Responda
  3. Antonio Pimentel Pereira

    Quem poderia fazer uma diferença nisso? a justiça e não faz, então o povo só pode tolerar que o dinheiro público seja desviado, enquanto a geração de emprego e renda patina, as polícias enxugam gêlo, os tribunais de contas fazem de conta e as justiças aproveitam seu orçamento para si, para seus penduricalhos, chegamos ao caos nessa carestia, na base da pirâmide já não se acredita mais em nada, o se fala é que ninguém conserta mais o brasil encontrou seu futuro de violência e corrupção

    Responda
  4. Arthur Phillipe

    Fazia meses que poupava meu tempo evitando a eterna e repetitiva ladainha antibolsonarista da coluna. O título me iludiu: desta feita vai falar do ladrão mor da república, o chefe da gang organizada que conseguiu enquadrar e subordinar todas as demais. O capo dos capos. Condenado e libertado. Qual nada. Perda de tempo. Não me iludirei mais. Esquece o escriba que informação é novidade. O que não se encontra aqui.

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      Nem aí

  5. Celso Augusto Coccaro Filho

    Bolsonaro tem a seu favor uma tropa incansável, que são os ativistas que apoiam o Lula. A pauta identitária é replicada na mídia, que gosta dela. Mas está parecendo que o eleitor brasileiro poderá preferir mais um mandato do Bolsonaro do que comemorar a sua derrrota com a gramática de gênero neutro. A fala de Lula sobre o aborto bem o demonstrou. Enfim, estamos na terra de ninguém, entre dois grupinhos de radicais, ambos autoritários e vazios.

    Responda
    1. Celso Augusto Coccaro Filho

      Não Hercílio. Não apertei 17. Mas talvez aperte agora, estimulado por pessoas agradáveis como você.

    2. Hercilio Silva

      Deve fazer parte da turma que apertou 17 e agora vai apertar 21.

  6. Marcos de Toledo Benassi

    Ééé, Vêtêfê, quando o cargo de Resumidor Geral da República for criado, é teu, vitalício: a sinecura será prêmio por tal habilidade de sintetismo. A cuestão toda aí no tocante retal à roubalheira não é a de capacidade metodológica, única e, portanto, prevalente no Bozoverno: é a de determinar e manter a ordem na fila indiana. O que dá pobrema de Castas - tem neguinho se achando Sacerdote, os Militares se impondo e eticéteras. Dalit, ninguém quer ser. Mas não dá pra todos, Kali vai ter que agir.

    Responda
  7. Douglas Pires

    Ainda que haja resistência a Lula, nesse momento, ele se apresenta como a melhor alternativa ao governo atual. Lula/Alkmin tem capital político; todos sabemos disso, e Justiça seja feita: Já está demonstrado o lawfare contra Lula. E se quisermos voltar a um certo grau de institucionalidade, é preciso liquidar esta eleição no primeiro turno!

    Responda
  8. Douglas Pires

    Ainda que haja resistência a Lula, nesse momento, ele se apresenta como a melhor alternativa ao governo atual. Lula/Alkmin te capital político; todos sabemos disso, e Justiça seja feita: Já está demonstrado o lawfare contra Lula. E se quisermos voltar a um certo grau de institucionalidade, é preciso liquidar está eleição no primeiro turno!

    Responda
  9. Paulo Sales

    Vou completar seu texto. Aí elegei-se Lula. Que tem a agilidade de ajuntar cobra com jacaré para ganhar a qualquer custo, porque é um obsecado pelo poder. Na prática um governo sem moral e ética que será bombardeado o tempo todo por denuncias e arapucas. Conclusão. Fora Bolsonaro, e lula nunca mais. Prefiro Ciro. Competente, honesto e tem projeto para o Brasil. Chega dessa gente!

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      Com quase todo respeito, Paulo, completo o seu: "Chega desta gente! Desta feita, vou passear na Bélgica. Adoro Kinder Ovo!"

    2. Paulo Sales

      Ciro como um elemento de esquerda não poderia apoiar a direita. Sim, ele investiu em Lula, como apoiador, como companheiro, como conselheiro e participante do governo. Deu sua contribuição. Mas chega num ponto que ou você se corrompe ou se desliga. É simples assim. Eu já disse em plenárias de esquerda. A esquerda não sabe viver sem lula. Precisa aprender. Precisa desmamar, é chegada a hora!

    3. Nelson Vidal Gomes

      A toda evidência que Ciro Gomes é mais preparado e menos inconfiável que Lula, mas para se fazer crer depois de tê-lo apoiado por tanto tempo, precisa se decidir se defende este e ataca Moro ou contrário. Atacar os dois torna seu discurso pouco convincente. Quanto ao que diz seu xará logo abaixo, é bom lembrar-lhe que o governo do PEB - Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) foi tão exitoso que elegeu Bolsonaro. Namastê!

    4. Nelson Vidal Gomes

      A toda evidência que Ciro Gomes é mais preparado e menos inconfiável que Lula, mas para se fazer crer depois de tê-lo apoiado por tanto tempo, precisa se decidir se defende este e ataca Moro ou contrário. Atacar os dois torna seu discurso pouco convincente. Quanto ao que diz seu xará logo abaixo, é bom lembrar-lhe que o governo do PEB - Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) foi tão exitoso que elegeu Bolsonaro. Namastê!

    5. Nelson Vidal Gomes

      Paul Muadib. A jurista citada por você conhece muito bem o sistema da Common Law e não o nosso que é o Romano-Germânico, no qual vigora o princípio da verdade real, que impede que um crime deixe de existir pelo fato do Juiz conversar com o promotor. Namastê!

    6. Paulo Sales

      Bolsonaro meteu o Brasil num buraco por causa do Lula e caras como você quer enfiar lula goela abaixo de novo no povo como se fosse um salvador da pátria. Qual é cara?

    7. Paulo Sales

      Não minta muadib, eu não sou desinformado. Se você não pode agregar, não engane os leitores. Seu texto está cheio de conveniências. Menos ok?

    8. Carlos Maurício

      Foi o governo Lula que levou o Brasil a um patamar nunca mais visto na história: sétima economia mundial, PIB multiplicado por três, reservas internacionais multiplicadas por dez, emprego pleno, aumento do salário mínimo em dólar em três vezes e meia, dívida líquida do setor público reduzida pela metade, dobrou a produção de veículos, valor da Petrobras multiplicado por sete, lucro da Petrobras multiplicado por seis, quatorze universidades e duzentas e quatorze escolas técnicas criadas.

  10. Jose Renato Monteiro

    O Brasil não evoluiu nada em 7 anos. Parece que eu estava lendo uma coluna escrita em 2015, com os personagens alterados. O enredo é o mesmo, o volume dos desvios é menor agora, por pura incompetência. A quadrilha do PT era mais estruturada e aprendeu enquanto era oposição à então Arena/PDS. Em realidade o que está errado no Brasil não são só os políticos, mas principalmente, os eleitores. Concordo com o título da matéria, mais ou menos, todos desviam, ou deixam desviar. Não é democrático?

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      Não é me ir agora nem a Fal: apenas some 3 anos de orçamento discreto e calcule uns 3O%. Em volume, são profissa.

  11. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Os ricos estão pouco se lixando, vão ganhar mesmo de qualquer jeito, embora não prefiram o PT pois vai que emplaquem alguma mudança estrutural. A porção mais alta da classe média vai junto com os ricos pois acha que também vai ganhar sempre mas não quer correr o risco de ver de novo seus aeroportos transformados em rodoviárias. O restante não faz ideia do que o VTF está falando.

    Responda
  12. carlos pommer

    O problema é que os políticos são nem mais nem menos do que a representação do brasileiro típico.

    Responda
  13. RICARDO BATISTA

    VTF inspirado nessa Páscoa. Mas esse texto me lembrou mais das Festas Juninas. Tem a quadrilha. Um casamento fake. E o animador cantando : Cai, cai quinhão aqui no meu Centrão.

    Responda
  14. Nelson Vidal Gomes

    Nos acostumamos a viver de mentiras ao eleger por 4 vezes o PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT), que nada fez pelos trabalhadores e ainda os prejudicou em diversas frentes, obrigando-os a subsdiar os patrões com alta tributação sobre o consumo que se manteve ao longo de seus 14 anos no poder. Nosso Presidencialismo está insepulto. Seu enterro já resolverá metade dos problemas políticos do país. Namastê!

    Responda
  15. Nelson Vidal Gomes

    Já está tudo organizado pelo STF desde que deu a senha da impunidade, lançando Lula às eleições com a "fantasia de mártir", sob a qual padece a nação despossuída e humilhada pela corrupção. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Carlos Maurício

      Dizer que o ex-presidente é réu, ou que foi condenado, é como acusar alguém que foi cobrado na Justiça por dever bilhões através da apresentação de uma nota promissória falsa pelo pretenso credor.

    2. Nelson Vidal Gomes

      Paul. A jurista citada por você conhece muito bem o sistema da Common Law e não o nosso que é o Romano-Germânico, no qual vigora o princípio da verdade real, que impede que um crime deixe de existir pelo fato do Juiz conversar com o promotor. Namastê!

    3. Carlos Maurício

      A jurista Susan Rose-Ackerman, professora de jurisprudência da Universidade de Yale, nos EUA, a qual Dallagnol afirmou ser uma das maiores especialistas mundiais em corrupção, apoiou a libertação de Lula e condenou a ilegalidade e imoralidade de Dallagnol e Moro na Lava-Jato.

    4. Nelson Vidal Gomes

      Eduardo. Permita-me, com todo respeito, sugerir-lhe que passe a ler outra cartilha além da que é distribuída no "templo" do PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT), muito frequentado por pseudointelectuais frustrados. Você acha que entre Lula e Bolsonaro que servem ao sistema e Moro que é antissistema e árvore que deu bons frutos e por isso está sendo apedrejada para que estes caiam e sejam consumidos pelos famintos por dinheiro público e poder, devo acreditar em quem?

    5. Eduardo Luiz De Faria

      Peraí, Nelson, acreditas nos 10 juízes e até no Moro. Para ti, esta parte do judiciário acertou, atendendo aos teus apelos bolsonaristas. Já a outra parte do Judiciário, o nível superior, não funcionou como ansiavas, libertou o o objeto do teu ódio. Então, errou. É assim que funciona? E aposto que teu voto e do Bozo novamente.

    6. José Antônio

      ''Já está tudo organizado pelo STF desde que deu a senha da impunidade, lançando Lula às eleições'' Lembra-se daquele 6 x 5 (após um famoso tuíter de um genaral) que negou a Lula um habeas corpus para que ele concorresse na eleições de dois mil e dezoito? Um 6 x 5 que foi contra o que está previsto expressamente pelo artigo 5º, inciso LVII, da Constituição Federal, que preceitua que "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória".

    7. Nelson Vidal Gomes

      Paul. Lula pode ter sido absolvido em 50 processos, mas foi condenado em 02 por 10 juízes além de Moro, dos quais não foi absolvido e sim "descondenado" pelo STF especializado na impunidade de poderosos, o que é do conhecimento da maioria dos brasileiros conforme pesquisa realizada pelo insuspeito DataFolha, que atende aos objetivos deste Jornal que noticiou as "conversas' gravadas, que deram origem àquelas "descondenações", figuras jurídicas "sui generis" na história do Direito. Namastê!

    8. Carlos Maurício

      Lula foi absolvido em quase 20 processos, depois de ter sua vida e a de seus familiares literalmente revirada. Alguns desses processos foram rejeitados porque a denúncia não trazia a correspondente e necessária justa causa. Outros foram encerrados porque os acusadores não demonstraram crime algum, e a defesa provou a inocência.

  16. Celia Regina Resende

    Irretocável esse artigo! A mudança no cenário político teria que vir por meio de uma reforma, daquelas que inviabilizasse reeleição em qquer cargo eletivo. Os caras vão se perpetuando na maldade e nas artimanhas e assim a corrupção fica cada vez mais cara e o povo cada vez mais desassistido. Pobre, Brasil!

    Responda
  17. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Liberalismo do de maus costumes?! Como se existisse bom liberalismo para o povo. Nem na Europa berço , nem nos EUA de blackrock, as intenções são boas, imagine na periferia?! Roubar do povo todos roubam, aqui o nível eh outro. Na periga do mundo atinge-de a marca do latrocínio.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Na perifa...

  18. Jorge Rodrigues

    Bolsonaro e Lula têm muitas características em comum e estão unidos no nocivo bolsopetismo. Mas no quesito corrupção o Lula supera o Bolsonaro com extrema facilidade e muitos corpos de vantagem.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Supera mesmo? No Bolsonarismo, como no regime empresarial-militar, os órgãos de investigação são manietados. Se não se investiga, não há corrupção. O que não é investigado, não existe.

    2. Carlos Maurício

      Comparar Lula com Bolsonaro é uma desonestidade sem tamanho.

    3. Carlos Fernando de Souza Braga

      Típico comentário de ex-gado, mas que continua com a mesma capacidade de raciocínio que o fez votar no genocida.

  19. Claudio Moreira Roberto

    A única organização hoje neste Governo e o Planejamento é este mesmo …

    Responda
  20. sérgio dourado

    Quem diria: o sistema nunca esteve tão forte justamente com os que diziam que queriam combatê-lo. Parece que o bônus está anestesiando a consciência do ônus.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Você acreditou nisso?

  21. roberto foz filho

    Portanto está tudo organizado direitinho.

    Responda
  22. Jose Roberto X de Oliveira

    Vc vota no Bolsonaro e quem manda é Malafaia, Ciro Nogueira, Arthur Lira Edmar Macedo, Bispo Hernandes, Universal, Agro-soja-milho-boi, o da Lojas Riachuelo, o veio da Havan, o Mamãe Falei, o Daniel Silveira..Isso não pode ser um Governo. É um Apocalipse Mad-Max!

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      Só que num filminho Lego, "featuring the Minions".

  23. Vilarino Escobar da Costa

    bolsonaro rachou o seu governo com o centrão. Vinte porcento para o bozo e oitenta porcento para o centrão. bolsonaro é a representação viva do ranço reacionário do regime militar que afundou o país por mais de vinte anos .

    Responda
  24. Gil Almeida

    A maior corrupção do mundo é praticada diariamente no Brasil. Uma minoria leva para casa 80% do dinheiro público, nesse grupo uma elite recebe supersalários e mega aposentadorias. Enquanto, metade da população vive na miséria e no esgoto ao céu aberto!!! Tudo feito em nome da lei e dos bons costumes.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Claro, o Bozo, a familicia, o Centrão e apaniguados não leva nada, são os funcionários públicos. Os ricos, que não pagam impostos, e as igrejas, que também não o fazem, também não tem nada com isso.

  25. Alberto Melis Bianconi

    Concordei na maior parte do trajeto, mas o final não fecha. O semi presidencialismo não é compatível com maior grau de "autoritarismo" para Bolsonaro num 2º mandato. O centrão pode ser ganancioso mas não é tolo: precisa pensar em sua preservação caso o eleito seja Lula. Bolsonaro continua útil porque é justamente a força relativa do presidente que garante sua tranquilidade. O governo Lula seria a chance de um governo de centro sem o centrão.

    Responda
  26. Carlos Mello

    Nossa, parabéns pelo texto. Belo resumão da realidade. Pena que quem precisa ler não o faz.

    Responda
  27. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

    Infelizmente, Vinicius está correto em sua análise. Que nojo dessa união entre Centrão e o inominável! Nojo!

    Responda