Luiz Felipe Pondé > Supor que as novas gerações seriam mais éticas é terraplanismo moral Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. W Magrao

    Basta comparar as musicas de 60 70 80 com as de hj, e se pode ter ideia das geracoes kkk

    Responda
  2. Eric Moura Duarte

    O caboclo insiste em achar que tem legitimidade pra distinguir o que é legitimamente humano daquilo que é artificialismo supérfluo. É um gênio ou um sintoma de nossa miséria........

    Responda
  3. Eric Moura Duarte

    Um físico terraplanista é o que mais se assemelha a um filósofo ancorado numa ideia tosca de natureza humana.

    Responda
  4. Marlon Marcos Vieira Passos

    Por favor, Folha de São Paulo, nos ajude a continuar aqui. Como alguém pode se repetir tanto, dizer tanta bobagem vestida de filisofia, e escrever para o jornal mais lido do país? Parece coisa da inteligentsia bolsonarista. Autoajuda das trevas.

    Responda
  5. Alexandre Scaff

    Pondé, imagino que você não leia comentários de leitores, para não se deparar com tanta ignorância, faz você muito bem. Mesmo assim deixo aqui meu singelo elogio que obviamente não será lido por você: obrigado, não desista, não pare de escrever e vida longa para o seu Linhas Cruzadas!

    Responda
  6. Nilton Silva

    Sendo repetitivo como o colunista tem sido, penso que egoísmo mesmo é ter filhos pra perpetuar os próprios genes e assim buscar a imortalidade.

    Responda
    1. Fernando R

      A maior idoitice que existe é querer se perpetuar de alguma forma, seja através de filhos, seja através de "um legado". É tudo coisa de gente que não aceita que a morte é um fim, e que na verdade para quem morreu, nada mais importa, pois ele/ela não tem como saber o que aconteceu.

  7. Emerson César de Campos

    Mais um tentativa de texto de auto ajuda. Até quando FSP?

    Responda
  8. Vito Algirdas Sukys

    No livro "Os Anjos Bons da Nossa Natureza" de Steven Pinker, 2011, vemos uma argumentação baseada em dados e gráficos, que se opõe ao negativismo de nossa época. Pinker, psicólogo cognitivo, usa a história e a filosofia para mostrar um progresso moral. É uma teoria também, mas entre 2 teorias, é melhor escolher a que está mais embasada em dados empíricos? A moral depende do lugar, da época. Alguns grupos são sociocêntricos outros grupos são individualistas. Daí teríamos 2 morais distintas.

    Responda
  9. José Augusto Bernabé

    As palavras chave Empatia, Solidariedade, Ética, Consenso, Consciência e outras correlatas são "chaves" somente para o interesse financeiro de algum Grupo, religioso ou não, e que foram incutidas na Mente dos Humanos dominantes via cognitivo a fim de gerarem dinheiro, fora isso, o que sempre houve no comportamento humano é a Competição, nua e crua, e nisso os Jovens de hoje são muito mais competitivos do que os Jovens do passado, a Anita é um exemplo disso.

    Responda
  10. José Cardoso

    Acreditar no valor de face da propaganda é ingenuidade. Mas isso não quer dizer que não hajam muitos produtos e serviços úteis e até valiosos. Acho que o mesmo vale para os costumes. A vida é bem melhor hoje, e as novas gerações tem um melhor comportamento. Mas diante das expectativas da era de aquário parecemos mesmo uma fraude...

    Responda
  11. DOUGLAS BIANCONI

    Da um tempo cara, só repete a mesma coisa! "Filósofo" de uma frase só. Só fala "O mundo não vale a pena! Buá! Buá!" Para com essa choradeira, com esse mimimi.

    Responda
  12. Celso Augusto Coccaro Filho

    Algumas coisas melhoraram. Na relação com os animais, por exemplo. Quase não há mais crianças soltas por aí com estilingues, arapucas e espingardas de chumbo atrás de suas vítimas. Os seres que atormentam o Pondé existem é claro. Mas a hipocrisia deslumbrada sempre existiu não é verdade? As gerações evoluem, mas com muita impureza. Acho que o articulista faz muito bem em nos lembrar do fato, contribui para o aperfeiçoamento cognitivo.

    Responda
  13. Felipe Vasconcelos

    O problema de ter filhos hoje em dia é que o casamento não é mais "até que a morte os separe". Divórcio atualmente é muito mais simples do que antigamente. Se o término for conturbado então, aí lascou de vez. Você cria um vínculo com a ex, porque ela é a mãe do seu filho e tem a guarda da criança. E se ela tiver ciúmes da sua atual, que é mais jovem do que ela, então você pode ser vítima de alienação parental. E todo o sistema judiciário está a favor da mãe.

    Responda
    1. W Magrao

      Exatamente, todo o empoderamento acaba na hora de pagar a conta kkkk, nessa hora a fragilidade feminina impera hehehe

  14. MARCELO DAWALIBI

    Nasci na década de 60 e, apesar de criança, me lembro bem do auge do movimento hippie dos anos 70. Aqueles eram os jovens que salvariam o mundo da ganância com sua mensagem de fraternidade. Depois essa missão foi transferida à minha geração e passada adiante, sempre com resultados frustrantes. Não há nada mais velho do que o culto à juventude.

    Responda
  15. adenor Dias

    Os jovens de hoje, não cometerás os mesmos erros que nós, mas cometerás outros piores! A juventude pode saber muito mais sobre tecnologia, mas não sabe de onde vem o ovo!

    Responda
  16. Marcos Arrais

    Quer dizer que de acordo com o raciocínio parco desse pseudo-filofoso, estamos fadados a ignorância e que a humanidade não evoluiu nada… é querer causar polêmica demais sem embasamento para isso. A Folha precisa escolher melhor os colunistas…

    Responda
    1. adenor Dias

      Se o Pondé não sabe escrever, eu não sei ler, pois as matérias do colunista é minha preferida! Nem sempre eu concordo, mas seu raciocínio mexe com minha cabeça...

  17. Hercilio Silva

    Quando vemos o país e parte do mundo disposto a repetir experiências fascistas e nazistas, não dá pra ser otimista. Só que neste caso o pecado não é dos jovens, é dos mais velhos mesmo.

    Responda
  18. Luiz Candido Borges

    Ponde retorna para onde sempre esteve... As críticas aos modismos sociais, às expectativas sem embasamento etc. são interessantes, mas o Pondé deixa claro que ele não deseja a melhora do ser humano de jeito nenhum, quer que ele seja sempre um miserável ridículo para que Pondé, o grande, o sábio, sempre possa escarnecer dele. Um caso muito triste...

    Responda
    1. W Magrao

      Eitaaa, me fala onde vc arrumou esse que deve ser do bom, só assim p viajar tanto na conclusao

  19. jarbas cabral

    Os jovens tem muito mais compromisso com o meio ambiente. A minha geração que já têm mais de 50 anos, quando jovens, deixavam lixos nos locais acampamento. Hoje todos levam suas sacolinhas.

    Responda
  20. Valdeci Gomes

    Bem, Ponde, antigamente era ética e moralmente aceitável apedrejar uma mulher adúltera até a morte, há um tempo exercia se a legítima defesa da honra, hoje cultivamos nossos chifres com altivez. Negar a evolução ética é querer permanecer na barbárie, negar o avanço civilatorio e voltar a época tribal.

    Responda
  21. NACIB HETTI

    Importante considerar a contemporaneidade dos canais de comunicação do articulista e da sociedade analisada. Como diria o sociólogo, eles não são coetâneos.

    Responda
  22. dejota santilho DE SANTANA

    A análise é chula e nada tem de cientificismo ou de representar conclusão a partir da realidade. Omite fatores importantes no entendimento de que as gerações não serão, necessariamente, melhores ou piores do que as que as antecederam; mas há possibilidades reais de serem melhores, desde que a realidade seja entendida e valorizada. Amaldiçoar gerações ou condená-las a repetir os mesmos erros da geração que antecedeu é um juízo falso e negativo da própria evolução humana.

    Responda
    1. W Magrao

      Ta faltando contato real com as novas geracoes, atribua responsabilidades e faca uma critica para ver o que acontece, é triste.

  23. Marcos Benedetti

    Gosto muito do Ponde, no modo "a vida como ela é", dismitificando a falsa moral vigente, trazendo tudo para o lugar que sempre esteve.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.