Lygia Maria > Militância de esquerda e direita busca desacreditar a imprensa Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Em tese vc tem razão. Mas..a mÃdia tbem eh fruto do mercado e da cultura. E não eh preciso elaborar sobre a mÃdia brasileira, né?! Além do mais se vê pressionada pelas redes sociais, o câncer da informação. Sim, a doença existe, e eh grave. Nem sei exatamente o valor de preservar os mensageiros do jornalixo atual.
Çe jura que os jornalistas não fazem nada para desacreditarem-se? CÃnicos e subservientes abundam atrás do balcão de secos & molhados! Ah! E fazem extorsão: cobram para não publicar nomes, fatos, crimes, conluios... da elite!
Do mesmo modo que a academia precisa buscar o 'embasamento metodológico básico', se a colunista quisesse ser 'isenta', deveria ter apontado um fator de desequilÃbrio fundamental desta terra de espalhafatos: o monopólio da imprensa tradicional. Portanto, procure seus 'cisnes pretos', e depois faça a dialética.
Não fuja do cerne desse descrédito da Imprensa minha filha, a "Imprensa" de hoje se jogou de corpo e alma na emérita Frase do Juca Chaves que dizia "A Imprensa até que fala a verdade, desde que se pague por isso."
O problema é que parte da imprensa ajuda esses militantes aloprados. Ao deixar de informar, e passar a tomar partido perante a informação, membros da imprensa autorizam esses militantes a se recrudescerem.
É fato! Mas a substituição do jornalismo pela militância ajuda muito essa campanha de descrédito, não é?
A imprensa de hoje ganha mais não informando do que informando. Só isso.
Buscar desacreditar faz parte do jogo. O perigo são censuras, prisões e fechamento de órgãos de imprensa e sites.
A grande imprensa fala em imprensa livre, com o que todos concordamos. Acontece que ser livre não é sinônimo de desinteressada, ou seja, sem posições e interesses a defender. Vejo com espanto e indignação o que os grandes veÃculos estão fazendo para dar sobrevida a tal Terceira Via, beira o cômico. É um esforço tão mal disfarçado que todos percebem. Insistem na tática nem-nem por dois motivos: preconceito com o candidato da esquerda e vergonha do candidato da extrema direita, a quem apoiaram.
Tudo q vc disse eh verdade. Só acho q o motivo principal do nem nem eh que ela toma partido (aqui , do centro com tendência liberal financeira) . Ela não tem pre conceito , tem conceito. E com certeza , vergonha não tem nem um pingo.
Parece que alguém não leu a coluna da Cristina Serra do último sábado nesta Folha. Se matava o mensageiro de mensagens ruins na Idade Antiga e não na Idade Média. As pessoas têm o direito de gritar o que quiserem. Cabe à Imprensa prestar o verdadeiro serviço de Informação. Ainda no tempo pascal, no apócrifo Atos de Pilatos, Jesus responde que quem tem boca pode falar o bem ou o mal. E a verdade é aquilo que se diz e a autoridade proÃbe.
Tentar igualar as crÃticas da esquerda à s da direita, é um dos motivos para descrédito.
Ainda dá pra desacreditar uma Globo e uma Folha, depois do apoio ao golpe e Lava Jato, que levaram ao monstro? A militância da grande mÃdia, subordinada ao capital, já foi desmascarada.
Posto que significa embora, não uma vez que.
Militantes e pessoas em geral nas redes sociais fazem análises rasas e oassionais. Ok. Agora nesse texto aqui, completamente parcial, faltou a autocrÃtica da própria grande mÃdia, que cometeu excessos evidentes, se embalando na defesa de interesses próprios. Da lava-jato à terceira via. Outra reflexão que faltou: militância é engajamento polÃtico, também fundamental para a saúde da democracia. Fazer uma análise rasa disso é cometer o mesmo erro que está apontando nos outros.
Imprensa gol pista
Mas uma coisa é certa: a grande mÃdia é, em geral, Liberal tanto nos costumes quanto na economia. Isso irrita a direita, que é conservadora nos costumes, e irrita a esquerda, que é a favor de maior intervenção do Estado na economia. Isto é, ambos se irritam, mas por motivos diferentes. O Ciro nos EUA estava certo, o povo brasileiro é "social-democrata" na economia, mas conservador nos costumes. É por esse motivo que Bolsonaro não permitiu que Paulo Guedes emplacasse em seu governo.
Pergunte ao seu colega Reinaldo Azevedo e outros tantos… a diferença da relação direita/esquerda com a imprensa… nunca a imprensa foi tão intimidada como agota… e me poupe de tentar desenhar a imprensa… que apoiou a ditadura no Brasil por tantas vezez… como mensageito imparcial…
Concordo com a colunista. Só achei curioso o exemplo da academia. Pelo menos os institutos de ciências humanas sempre foram explicitamente militantes, ou seja, já eram assim muito antes do surgimento do fenômeno de massa da extrema direita. Para os militantes, vale dizer que ser contra o polÃtico B não significa necessariamente ser a favor do polÃtico A (ou seja, não há entusiasmo infantil por nenhum candidato, embora menor resistência possa ser lida erradamente como "apoio").
A autora querendo bancar a isentona, a imparcial! Tenha dó!!! Boa parte da culpa pela imprensa estar sendo achincalhada é de vocês mesmos!
Democracia socialista da esquerda só pensa em mamar nas tetas do governo Zé dezenove vai roubar o Brasil e hipotecar por charutos cubanos Porto de mariel
A extrema-direita não está só em sua cruzada contra a imprensa. Quando a esquerda estava no poder, seus militantes tachavam qualquer veÃculo minimamente de oposição de PIG - Partido da Imprensa Golpista. A única distinção entre petistas e bolsonaristas é que cada um escolheu um corrupto-incompetente-populista diferente para idolatrar. Óbvio, há diferença entre Lula e Bolsonaro, bem traduzida por alguém tempos atrás: Lula está para a economia como Bolsonaro está para a democracia. Ambos tóxicos.
Não concordo com vc, o Lula não ficou provado que é corrupto, e democrata o bozo é de fu der
A retórica primária e inconsistente busca sempre sustentação em um autor estrangeiro para conferir estatuto de imparcialidade e veracidade à falaciosa e pretensiosa análise supostamente fundamentada e sem generalizações.
concordo que a retórica primária e inconsistente, não disse nada com nada
Pior é a Folha que censura os comentários. CrÃtica é do jogo; não é matar o mensageiro, mas desconfiar dele.
Quando um jornal pratica um jornalismo sério e imparcial tem quê ser respeitado, mas quando ele toma um lado explicitamente como ocorre com os colunistas da Folha quê em mais de 90% de suas colunas atacam um lado e boa parte de suas matérias são pra exaltar o outro, fica claro que se perde a credibilidade .
É, cara Lygia, você aponta para um fenômeno que ocorre diariamente aqui abaixo de seu texto e de outros jornalistas: é cotidiano ler mensagens com o "folha parcial" (ou equivalente) em seu inÃcio ou fim. "Sobre 'tal coisa' vocês não falam nada", sendo que a "tal coisa" é tratada em matérias daquele mesmo dia. Em parte, isso vem da exploração limitada do conteúdo, por se dar por via editorializada, e não pelo Ãndice do jornal ("textos edição folha"). O resto, talvez por conta de seu diagnóstico.
A falta de conteúdo relevante do centro democratico brasileiro expressa-se bem por aqui
No meu ponto de vista quem está levando a descrédito da midia é a própria mÃdia.
De um lado a esquerda, do outro a direita. O centro é que está certo? E quem é o centro?! Quem é que nunca toma lado?! Tem polÃtico oportunista que dança a chula gaúcha, pulando de um lado pro outro sem parar. E também tem eleitor que é assim. Mas se pensar bem a fundo, não existe centro, no máximo há pessoas que balançam entre um lado e outro. Então, não seria mais adequado a autora afirmar que '' todo mundo '' (esquerda+direita) busca desacreditar a imprensa? A autora me parece muito ingênua.
Um caso notório recente foi sobre a guerra da Ucrânia, qdo acusaram um tanque russo de colidir com um automóvel de um civil ucraniano. Logo despois foi noticiado q o tanque em questão era ucraniano, e poucas declarações de "Erramos" foram encontradas e a própria poderosa globo não se retratou. E como confiar na isenção da impresa qdo fatos relacionados à guerra da Ucrânia são somente de um lado, somente da mÃdia ocidental e com suas versões e acusando de tudo o outro lado da guerra? Chororô não!
Mas não foi nada isenta nem reportou qualquer noticia de relevância qdo há poucos dias do segundo turno o estadão escreveu o inesquecÃvel Uma escolha difÃcil. E fora outras tantas notÃcias desabonadores sobre os outros candidatos q a mÃdia publicava sem verificar a autencidade das mesmas, prejudicando imensamente as campanhas de muitos. Se querem parecer isentos e livres de apelidos ou hastag, peçam desculpas depois das mentiras ou desinformações anteriores, fato q nunca encontramos nas mÃdias.
Desculpem alguns
Texto muito bom e extremamente necessário! Aliás, brilhante como outros da colunista. Parabéns!
A imprensa pode contribuir para golpes dando palanque demasiado para juÃzes e procuradores. Pode apoiar golpes militares e silenciar quando algums polÃticos são condenados injustamente por juÃzes corrompidos ideologicamente. Não é o caso aqui...
Marco nunca apoiou
Essa mesma imprensa tbm pode apoiar um ex presidiário, cercado de réus confessos.
Eu costumo dizer para quem duvida da posição de um jornal sobre determinado tema, procure por outros jornais, leia as respectivas abordagens. Ou mesmo num mesmo jornal, leia vários artigos de articulistas diferentes. Provavelmente haverá abordagens diferentes sobre um mesmo fato, mas sempre serão citados os mesmos fatos. Se vir alguém postando alguma notÃcia que não apareceu nos jornais, quase certo que é fake.
Aqui, se correr o bicho pega , se ficar..
Os donos dos jornais, e alguns jornalistas, deveriam se ocupar dos valores democráticos sempre que a roda da história girasse na direção do obscurantismo e da força bruta. Jornalismo (e jornalista) sério e responsável com o ofÃcio deveria denunciar todas as vezes que a Constituição fosse ameaçada. Esse poderia ser um marco legal para não escorregar na alquimia de laboratório das fake news.
Não dar para fechar os olhos para os erros da imprensa. Os meios de comunicação têm suas ideologias. Geralmente, essas ideologias estão em defesa dos interesses dos neoliberais e da classe burguesa.
Marco são seis famÃlias que tem a grande mÃdia nas mãos e todos riquÃssimos, não são progressistas, vc já viu rico ser?
Não é o caso aqui.. A Foia é progressista, eles não gostam da burguesia, só gostam de dinheiro. São um dos grupos mais ricos do PaÃs.
Quais meios de comunicação não tem suas ideologias? Quais não estão "em defesa de algum interesse"? Os controlados pelo Estado, por algum sindicato, ou os da Rússia, Venezuela, Cuba, Coreia do Norte...?
O artigo deve permitir a reflexão. As notÃcias que são divulgadas são verdadeiras, ou há sempre um interesse na mensagem documentada.
A Folha é naturalmente cúmplice de manipulação de votos e golpes . O seu lado jornaleco do Morumbi.
Bom mesmo é democracia miliciana dos pastores espertalhões da fé alheia que faturam alto com o dinheiro da educação, certo?
Se os extremistas dos dois lados reclamam, é forte sinal de que está havendo isenção.
A conclusão pode valer para um jornal que deveria ser, em princÃpio isento. A folha, infelizmente, se tornou um mero blog opinativo.
A sra. É daquelas que só procura sisnes brancos para provar que na existe sisnes pretos. Esperta hein!
O maior veÃculo de imprensa desse paÃs nos últimos 60 anos, a Globo, foi a maior apoiadora da ditadura militar, pois dela se beneficiava; nas primeiras eleições livres pós 64, ela editou descaradamente o último debate eleitoral a favor do seu candidato, Collor; durante os governos do PT ela foi uma crÃtica feroz e sem querer acabou elegendo o estrupicio que hoje nos DESgoverna. Sinceramente, ouvir o gado gritando Globolixo ainda é pouco pelo o que ela já fez contra nossa democracia.
Nasemar, acho que vc não entendeu bem o que ela diz pq o que está escrito é que os dois lados criticam a imprensa, e o Élcio diz que a grande mÃdia ajuda muito a eleger que eles querem e dar golpes tbm.
A sua opinião apenas confirma exatamente o argumento da colunista, já no tÃtulo do artigo. Acho que ela está mais feliz com seu comentário!
As crÃticas à Globo são pertinentes, mas há uma contradição entre apoiar o gado bradando "globolixo" e dizer que a Globo fez uma crÃtica feroz ao PT e sem querer acabou elegendo o estrupÃcio. Seguindo o raciocÃnio do comentarista, a globolixo só podia estar em conluio com o Bozo, não é mesmo?
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
... jornalista contratada pr substituir a tal da Rochamonte (que Moro deixou na mão depois de todo paga p.. dela) realmente confirma a vocação da Folha em seus 100 Anos... de atraso!
Militancia de rede social, virou negocio. Seja de esquerda, direita ou centro. Todas! Quem ainda nao ta ganhando, quer ganhar. É o novo corpo a corpo pra distribuir santinho...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Lygia Maria > Militância de esquerda e direita busca desacreditar a imprensa Voltar
Comente este texto