Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Hélder Vaccari

    A questão não é ter a casa própria, o problema é quando separa, daí tu vai ver que foi um péssimo negócio construir uma casa, no meu caso saí do casamento sem casa, com dívidas e fui morar em um quarto de pensão, simples assim.

    Responda
    1. Edgar Alves

      Este é um grande risco que ninguém pondera na hora de comprar um imóvel.

  2. Marmelo Wiet

    Resumindo: não disse nem que sim, nem que não, antes pelo contrário. Essa gente do mercado só vê dinheiro na frente, não existe casa, gente, história, família, pessoas, só planilhas e números.

    Responda
  3. Fernando R

    Essa conversa aparece sempre que a taxa de juros está alta. Em dois mil e sete, ouvia direto que comprar imóvel era ruim, bom era alugar e investir. Aí os preços dos imóveis em sp triplicaram em 3 anos (e o aluguel foi junto). Desde então demorou pra ressuscitarem essa tese.

    Responda
    1. Investidor Individual

      Olá Fernando A taxa de juros ajuda

  4. Luis Otavio Zaneti

    Ô gente chata que comenta por aqui. Não sabem interpretar um texto? Ali está claro que a tese do colunista é a de que, financeiramente, imóvel não é um bom investimento, considerados risco e retorno. Existem outros aspectos que se pode levar em conta, e nesse caso cada um é livre para ponderar e decidir. O propósito do colunista é o de instruir apenas sobre o aspecto financeiro.

    Responda
    1. Investidor Individual

      Olá Sr Luis, obrigado.

  5. MARCIO MARTINS M NOGUEIRA

    Só o fato de ficar livre das exigências do senhorio tais como reajustes, renovação do contrato, pedido de desocupação do imóvel, além das incertezas econômicas, crises, desemprego, doenças, etc., já justifica vc ter sua casa própria. Sobrou dinheiro aí diversifica seus investimentos.

    Responda
    1. Roberto Cury

      Corretíssimo.

    2. Investidor Individual

      Oi Sr Marcio, obrigado Realmente, adoro mudar de casa. Jogo um monte de coisa velha fora e faço doação do que não preciso

    3. Galdino Formiga

      Correto

  6. Hercilio Silva

    Ter a casa própria é cultural no Brasil, até porque aluguel não está alto, mas já variou muito, em época de pouca oferta era caro. Quem compra não está investindo, está comprando a moradia, se for vender tem de pensar, nem sempre sobe, e as vezes cai se escolher região pelo afeto e não pelo valor. A questão é, financiado vai pagar 2 a 3 vezes o valor, mais que aluguel.

    Responda
  7. José Cardoso

    Há pessoas cuja profissão envolve mudanças periódicas de cidades em virtude de promoções no mundo corporativo. Nesses casos o aluguel parece realmente mais conveniente, em vez da trabalheira de comprar e vender.

    Responda
    1. Investidor Individual

      Sem dúvida. Este é um ponto adicional

    2. Luis Otavio Zaneti

      * Desculpe, respondi o comentário errado.

    3. Luis Otavio Zaneti

      Não faltou nada, vá aprender a ler um texto. Ele deixou claro que CDBs a IPCA+6%, cujo risco é baixíssimo, já seria uma ótima alternativa.

    4. Galdino Formiga

      Exceção à regra geral.

  8. Pedro Luís de Godoy Machado

    A questão de ter um imóvel vai além de ser um investimento. Para você, morar num apartamento é bom. Já para mim, a compra da casa foi uma libertação porque pude reformá-la de um jeito que nunca nenhum outro imóvel me atendeu antes. Ou seja, agora tenho uma casa do jeito que eu sempre quis. Mas se você me perguntar se foi um bom investimento, vou dizer que não. Financeiramente você tem razão. Mas eu vivo mais pobre e mais feliz hoje.

    Responda
    1. Investidor Individual

      Olá Sr Pedro, obrigado. Como mencionei, precisamos avaliar o que é importante para cada um. A decisão está aí

    2. Robson Simões

      Somos dois. Comprei um terreno e construi minha casa e não me arrependo.

    3. Galdino Formiga

      O fator emocional é importante.

  9. Pedro Cunha Jr Cunha

    Seria interessante saber quantos por cento da população que tem condição de ter imóvel próprio vive de aluguel. Aí daria pra ter uma ideia melhor desse assunto.

    Responda
    1. Hercilio Silva

      Não tenho números, mas acredito que só os que são focados em investimentos deixam de comprar a casa própria.

  10. Roger Z Moire

    Faltou, a meu ver, analisar o risco da aplicação financeira cujos proventos serão utilizados para pagar o aluguel. Um fundo imobiliário, ainda que de baixo risco, está sujeito a vacância e inadimplência o que pode comprometer o pagamento mensal do aluguel residencial.

    Responda
    1. Luis Otavio Zaneti

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Galdino Formiga

      A análise econômica é sempre unilateral.

  11. Alberto Leite

    Excelente opção para quem tem suporte financeiro do pai e da mãe até os 30 anos, não paga nenhuma conta em casa e ainda vira palestrinha sobre educação financeira. Comprei o meu sem ajuda, já quitei em 7 anos e essa opção aí é para os filhinhos de papai e mamãe.

    Responda
  12. JO ALMEIDA

    Também vc pode ter um imóvel grande e alugar um menor e guardar o lucro da diferença, sim eu fiz isso e tá ótimo. Tenho um apartamento de noventa metros quadrados e aluguei por um valor o dobro que pago em uma kit de 30 metros quadrados. A saber Maktub

    Responda
  13. Marco Barbosa

    Dentro da sua realidade a sua estratégia é a melhor. Mas para a maioria que não consegue guardar dinheiro e trabalha com a insegurança de ficar desempregado, ter um teto próprio sem um aluguel para pagar é um sonho.

    Responda
    1. DISNEI ROCHA BERNARDO

      Mas se com o dinheiro do imovel investido o rendimento é suficiente para pagar aluguel e ainda sobra, não é o mesmo que ter o teto sobre a cabeça e ainda um troquinhio por mes?

    2. DISNEI ROCHA BERNARDO

      Mas se com o dinheiro do imovel investido o rendimento é suficiente para pagar aluguel e ainda sobra, não é o mesmo que ter o teto sobre a cabeça e ainda um troquinhio por mes?

  14. Jose Walter Da Mota Matos

    Gostei do seu raciocínio e o texto é excelente sim, propiciando uma ótima reflexão. Você tem a disciplina de poupar e isso faz toda a diferença porque no fundo, tanto quem poupa quanto quem investe em imóveis deseja apenas segurança ao investir. A maior prova de que também vale a pena em investir em imóvel é que o fruto de suas aplicações hoje teve origem nos recursos com a venda de um. Já aluguel te da o benefício da flexibilidade, mora onde quer e quando enjoa , muda. Isso é liberdade!

    Responda
    1. Investidor Individual

      Obrigado. O senhor resumiu toda a questão. Bons investimentos

  15. Daniel Choma

    Como você teve FGTS capaz de comprar um apartamento em 1999, se trabalha desde 1997 no mercado financeiro? Mesmo que seja verdade, sua realidade é muito diferente da média nacional. O brasileiro médio ganha R$2.500 por mês, e se tiver a sorte de ser CLT vai levar um século para ter um FGTS capaz de dar entrada em um apertamento na periferia. Os fundos imobiliários estão pressionando o valor do aluguel a níveis exorbitantes. Enquanto "investidores" faturam sem trabalhar, o povo sofre.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Só ficção.

    2. Investidor Individual

      Não comprei em 1999. Moro na região desde esta data. Sem dúvida foram necessários alguns anos e juntar meu FGTS com o de minha esposa e mais algum valor. Mas o imóvel era de bem baixo valor. Era um prédio sem elevador. Portanto, o preço era abaixo da região.