Elio Gaspari > A tortura produziu uma milícia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Relembro que a Oposição(esquerda também), batia o bumbo pela anistia ampla geral e irrestrita... Não pensou nos péssimos Servidores Públicos que praticavam torturas? Hoje não dá para punir o passado, mas, tem que relembrar sempre para que jamais ocorra no futuro. E que os Servidores Públicos(militares o são!), saibam que o seu primeiro dever é respeitar o próximo, ainda mais quem está sob custódia.E os grupos criminosos de hoje(milÃcia e traficantes)?Continuarão a ter locais sob seus domÃnios?
A anistia ampla, geral e irrestrita ajudou a proteger os péssimos servidores públicos e os péssimos brasileiros. Quem ceifou a vida do menino Soldado Kozel Filho ficou livre e quem ceifou a vida de Herzog também. faltou pensar na época...
Militar é servidor público! A oposição à época não pensou e não dá para defender no presente. Ah, os terroristas poderiam ser punidos?E que fossem a julgamento!Os inocentes seriam absolvidos.
Pois é, Davidson! Pau que dá em Chico, dá em Francisco, não é o dito popular? Se deixasse todos serem julgados:os inocentes seriam, livres e os culpados punidos. Indefensável a posição da oposição na época.A Lei é geral, ampla e irrestrita. Na ditadura Militar, para beneficiar um de seus , baixou a lei cinco nove quatro um , em mil novecentos e setenta e três, para não executar a pena... e com isso, prejudicou ,para sempre, a Segurança Pública porque o crime passou a compensar.
o brasil foi o unico pais do continente onde os militares,ops, *servidores publicos* nao foram devidamente punidos por cometer um golpe e praticar uma ditadura por longos 22 anos com as consequencias nefastas desse protagonismo - uma delas é este desgoverno que sonha repetir o feito
cara Neli , a oposiçao *batia o bumbo pela anistia ampla geral e irrestrita* para a sociedade civil, os presos e exilados politicos, os fichados e que tiveram suas vidas destruidas, e para o legislativo, nao para os militares que planejaram praticaram o golpe e prota gonizaram a ditadura ; vai precisar de pauerpoint? ; o resto de seu comentario é resto ...
No Brasil, a questão da tortura, dos torturadores durante a Ditadura foi mal resolvida. Não houve punição contra este crime hediondo, de lesa-humanidade. Queria ver este general, vice do capitão defensor de torturadores, na Argentina de hoje, espezinhar a memória de torturados e desaparecidos.
e o pior de tudo é que estamos ainda sustentando os torturadores do poder
Tortura é crime hediondo, quando praticado pelo Estado torna-se mais grave. E esses amalucados ainda falam em conspiração contra a imagem das FFAA, como se isso fosse preciso. As FFAA se desmoralizam por si só, apoiando golpes, quarteladas e tortura, enquanto faz mal uso do dinheiro público com gastos superfaturados em itens como viagra, prótese peniana, gel lubrificador, carnes nobres e bebidas caras. Tristes Trópicos!
Disse o bloguista: "A tortura produziu uma milÃcia ". Acrescento: "institucionalizada".
Pensando bem, eh ate bom que militares tentem um golpe de estado caso Lula venca as eleicoes. Eh bom que tentem e fracassem. So assim muito desses "tigroes" especialistas em aterrorizar civis desarmados, mas que nunca enfrentaram uma guerra; serao sumariamente presos, julgados e condenados. E de quebra o novo governo faria intervencao pesada nas escolas militares, mudando de vez a grade curricular. Esse alinhamento das FAs e PMs com a extrema direita nacional e internacional tem que acabar.
Esse vai e vem sobre as torturas ocorridas na ditadura não acabarão enquanto os atuais generais não fizerem um mea-culpa. Somente no dia que eles vierem a público e se desculparem pelos atos dos seus predecessores a sociedade pode colocar um ponto final nesse assunto. Mas o problema é que os atuais generais pensam da mesma forma que os açougueiros do passado.
Jamais farao um mea culpa. A unica forma de minorar ou eliminar esse problema eh intervir nas FAs e PMs, fazer completa revisao na grade curricular das escolas militares, e acabar de vez com esse negocio de justica militar, que so tem servido para acobertar os inumeros crimes cometidos por essas instituicoes.
Assim como as organizações terroristas geraram uma parte do crime organizado (o comando vermelho por exemplo), os órgãos de repressão estão provavelmente na origem das milÃcias.
Isso é delÃrio. A luta armada acabou em 1975, foi desbaratada pela tortura e matança dos seus participantes.
Quem imaginaria que esses milicianos fardados, terroristas torturadores chegariam novamente ao poder com a anuência de 57,8 milhões de pseudo-patriotas. Estão mais perigosos agora, armados de Telegram e Whatsapp, com novos treinamentos e especializações no Haiti e Rio (das Pedras). Tinham planos de matar 30 mil, mas com armas biológicas já mataram 670 mil. Quando inevitavelmente perderem nas urnas, mesmo após a tentativa patética de atentado fajuto na motomiliciada, matarão quantos mais?
Menino mas onde já se viu uma coisa dessas? Sendo assim o caso merece melhor reflexão. Toda vez que se remexe na história mal contada do envolvimento de elementos militares ou oriundos dos meios militares nas torturas e demais crimes dos quais são acusados o Exercito Brasileiro fica numa posição difÃcil. Não justifica o Exercito agir contra terroristas, e usar métodos terroristas e ilegais. Menino onde já se viu uma coisa dessas? Sendo assim o caso merece maior reflexão. Mas onde já se viu?
Aqui vai um depoimento que poderia ser motivo de pesquisa. Quase todas as pessoas que conheço não gostam de militares, polÃcia civil e força armada. E fazem tudo para não precisar conviver com eles. Policiais estaduais são os mais temidos, forças armadas são extremamente arrogantes, metem medo, não nos orgulham. Por quê será? Quando essa galera fala e emite opinião parecem que nunca estudaram e que não são funcionários públicos pagos por nós. A melhor estratégia é ficar longe deles.
O mesmo ocorre com minha familia. So queremos uma coisa de militares e policiais.... distancia.
O trocadilho de Mark Twain é engraçado mas o que temos visto no Brasil é a História se repetindo desde a o golpe da proclamação da República: Militares aliados ao sistema na defesa de privilégios que impedem o paÃs de avançar e de se tornar uma grande nação. Praticando crimes de lesa pátria e lesa humanidade como em Canudos, na ditadura e ainda hoje.
e a cento de cinquenta e cinco anos o paraguai destruido
Brilhante análise. Parabéns e obrigado Élio Gaspari. Que outros jornalistas sigam seu exemplo de jornalismo.
A tigrada está solta como nunca. Se não for deti da, a história não apenas rimará e corre um alto risco de se repetir. Veja q os sigilos impost os pelo mi nto em questões q interessam a sociedade lembram o perÃodo de maquiagem da economia no perÃodo da tigrada. Por aà vemos como as coisas estão se arquitetando.
A Tigrada está solta. Estava apenas escondida. A fala do general presidente do STM revela o que de há muito já se sabia. Fora militares dignos como Santos Cruz, Bierrembach, Rodrigo Otávio, Eduardo Gomes, e Caxias, boa parte dos demais só são bons para lutar contra civis desarmados. Como Astiz, o capitão torturador argentino, preso pelos ingleses nas Malvinas, cujas armas principais foram o Fair play e o Aplomb.
A imprensa velha só produz narrativas. O que percebemos na verdade é que Bolsonaro produziu uma imprensa subversiva!!
Sempre com seus comentários inteligentes
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
FelÃcio, teu comentário o iguala aos piores machistas e misóginos do paÃs. Se fosse um homem, você refutaria com argumentos, não com agressão desrespeitosa.
Tem comentários que parecem justificar a necessidade do exército comprar apêndices sexuais.
O mandatário-mor produz perversões. É uma pessoa perversa, talvez por isso mereça ser subvertido para ver se tem alguma chance de comportar-se como ser humano, algo que está distante de ser. Assim como os seus adeptos do qual provavelmente haja bons expoente de recalque, dos que viveram diretamente ou indiretamente dos crimes da tortura, das milicias e de seus executores.
Gostei do "anarquia militar". É o que vivemos hoje.
Depois de todas as gravações serem reveladas…
…certamente o Sr. Terá muito trabalho .
Eita, seu Elio... A jagunçada milical acha lindo, até hoje, barbarizar e bater o Fal (mole) na mesa. Espanta-me que nem finjam, publicamente, vergonha; no mÃnimo, decência. Não, nádegas, só piadinha. Vê-se porque é que têm Ibope num governinho de Herda desses, e em nenhum outro desta forma. O desprezo dos BÃpedes não ameaça a tranquilidade da ca(v)Serna.
Por que não apuramos e punimos os crimes hediondos cometidos por essa escória viveremos eternamente a reviver o horror!
Gements et flents in rac lacrimaratum valle
Marcos, nosso colega tentou escrever "gemendo e chorando neste vale de lágrimas", que é parte da oração Salve-rainha, mas cometeu vários erros ortográficos no caminho. Não me pergunte o motivo de colocar isso em latim aqui.
Na minha ignorância, só pesquei o "vale de lágrimas", ora preenchido pelo estrume Bozofrênico...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > A tortura produziu uma milícia Voltar
Comente este texto