Ilustrada > Angeli se despede da carreira de cartunista e encerra uma era dos quadrinhos no Brasil Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Alegrou minha adolescência e juventude diariamente, o maior que passou por essas bandas. Um montão de saúde para você.
Primeira história que eu li do Angeli foi a famosa com a paródia do Los 3 Amigos, junto com Laerte e Glauco. Angel Villa para sempre, obrigado por tudo que fez pelo humor e quadrinhos no Brasil.
Angeli, obrigado por fazer parte de minha vida. Você é demais. Que home bonito e lindo! Meodeos!
Como dizia Millôr Fernandes, Angeli é o anagrama de Genial.
Puxa! Fiquei arrasado com a notÃcia, pelo problema de saúde dele e pelo encerramento dos cartuns. Desde os meus 16 anos que acompanho as charges na FSP, fui o aquele fã que recortava e guardava as charges (até hoje na caixa das relÃquias!). Mas pensando bem, as charges do Angeli são, além de únicas, atemporais. Melhoras!
UMA LENDA!!!
cacilda, na semana passada dei uma aula aqui na UMass sobre ele e laerte, como representantes da segunda florada do moderno humor gráfico brasileiro. baita traço.
Trata-se do Robert Crumb brasileiro. Um espetáculo ! Que Deus lhe dê ainda muitos anos de vida e com saúde ! Sentiremos a sua falta. Já estou esperando esta publicação da Companhia das Letras !
Sou fã do Angeli desde sempre e agradeço a ele por nos ter dado um mundo inteiro de personagens que são quase pessoas reais, Rê Bordosa, Bob Cuspe, Skrotinhos, Bibelô, a turma do Bar da Magralha, Meia-oito e Nanico, Wood & Stock & Lady Jane, e Angeli em crise, e tantos outros. Obrigado Angeli.
O maior de todos. Vai fazer muita falta.
Fará muita falta. Obrigado por tudo Angeli! Saúde!
É muito triste. TristÃssimo... Pior é que um gigante desses, com um baita legado, é Filho de um Brasil onde os gênios do passado e os poucos que ainda estão ativos não tem eco. Quando aposentam ou morrem as luzes que trouxeram apaga e não tem quem as acenda. Força Angeli! Obrigado.
Gênio fabuloso, incompatÃvel com a babaquice do politicamente correto. Imortal
Obrigado angeli por tanto que nos deu,vai fazer muita falta
Viva, Angeli! Obrigada por tanto
Um gigante dos quadrinhos. Merecia envelhecer tranquilamente. Afasia é triste, indigna com quem contrai. Uma pena. Torço para que encontre qualidade de vida pós-diagnóstico. Toda sorte ao Angeli.
VIVA ANGELI!
Quem ama quadrinhos e artes visuais não passa ileso pelo Angeli. Facilmente um dos maiores quadrinista do mundo e um artista absurdo das charges - acredito que muitas delas tem o peso de grandes obras de arte, mas ainda nos falta um vencer alguns pré-conceitos para chegarmos nesse entendimento de forma coletiva. Obrigado, Mestre.
Além do trabalho brilhante, que me remete aos tempos em que eu devorava a Ilustrada e não perdia uma tira dele, lembro de excelentes entrevistas dadas por ele. Talvez a que mais me lembre, para a revistra Trip. Ótimas ideias sempre! Um gênio, sem a prepotência e arrogância de muitos deles...
É uma pena, mas é a vida. Sempre adorei as tirinhas do Angeli na Folha. Rê Bordosa no bar do Juvenal? Acho que era esse o nome. Além do meu xará, o Walter Ego.
Arrasada.
Obrigado, Velho Cartunista!
Que triste sina, ser acometido por uma doença de comunicação, ele que se comunicou a vida inteira como todo o PaÃs pelo domÃnio de uma linguagem que ajudou a desenvolver, os quadrinhos caricatos. A matéria poderia ter explicado aos leitores o que significa a AFASIA. Um grande linguÃsta, Roman Jakobson, estudando os doentes de afasia descobriu os dois eixos da linguagem: o paradigma e o sintagma. Uma descoberta tão importante quanto a Teoria da Relatividade.
Em 1997, eu, Heinar Maracy e Tony de Marco - os três egressos da redação desta Folha - lançamos o primeiro site brasileiro de quadrinhos na Internet, o CyberComix, que depois seria editado também em revista impressa, seguindo os passos das históricas Circo e Chiclete com Banana. Não descansamos até conseguirmos para a revista uma capa pintada de Angeli, que prenunciava seu estilo gráfico maduro com texturas e cores refinadas. O site acabou, a memória fica.
Uma pena , e agora, sem nanquim.
Muito a agradecer, cresci influenciado pelos personagens que via nas revistas de meus tios, mais tarde me acompanharam em capas de caderno e hoje, sempre referenciam a estética da cidade e o cotidiano caótico de nosso paÃs.
Eu respeitaria mais a ABL se ele fosse indicado para uma cadeira. Seu trabalho literário não só influenciou e influencia inúmeros profissionais da escrita como ainda influencia consideravelmente todo o paÃs, polÃtica e culturalmente. Gênio.
Desde que colocaram Sarney e Marco Maciel, ABL pra mim perdeu crédito.
Concordo contigo, mas, infelizmente, o critério da ABL parece ser outro.
Boa!
Angeli é e sempre estará entre os melhores cartunistas do Brasil. Lembro que a Folha teve há vários anos uma era de ouro na página de quadrinhos. Na época tinha contato profissional com pessoas do Rio e, uma ocasião comentávamos sobre o quanto a Folha era fantástica com seus quadrinhos. Sem dúvida Angeli era o melhor, mais elogiado e inigualável. Uma pena que ele tenha de parar agora, gênio que é, já faz e fará ainda muita falta. Cuide-se e saiba que sua genialidade é insuperável.
Comentário editado.
Temos muitos cartunistas bons na atualidade que podem ocupar o espaço do Angeli na FSP. Não substituÃ-lo, pois é impossÃvel !!! Nada se compara a Santa Trindade do cartum nacional Angeli, Laerte e Glauco. Talvez aconteça novamente daqui uns 50 anos. Fico triste. Mas espero que ele se cuide bastante. E viva muito ainda.
Genial, perspicaz, antenado. Uma super referência. Parabéns pelo trabalho e pela carreira. Poucos podem olhar para trás se orgulhando de ter criado tanta coisa boa.
Angeli. Obrigadão por tudo.
Obrigada por tanto!
Angeli incomparável! Obrigado por tanto meu caro.
Posso dizer que Angeli com seus personagens icônicos, suas histórias com uma visão cÃnica e ao mesmo tempo verdadeira da realidade, formaram o meu caráter. Corria de banca em banca em busca da última Chiclete com Banana, roubava a página de tiras da Folha que meu pai comprava só para ler Angeli. Descanse...em paz? Jamais! Um rebelde nunca descansa.
Esse escrotinho fará muita falta. Cuide-se grande punk!
Angeli mestre!
Meus sinceros agradecimentos a este ser iluminado que nos fez rir até mesmo do que nos devia fazer chorar. Traços, assim como dos geniais Henfil, Ziraldo, Millor, inconfundÃveis e únicos. Uma pena que essa riqueza que você gentilmente compartilhava com a gente vá parar. Você será mais eterno do que muito daqueles imortais. Muito obrigado.
Angeli Mestre!
O maior vai descansar seu nanquim! Mas seus quadrinhos ficarão para sempre na memória dos brasileiros! Viva Angeli!
Mias do que uma referência, Angeli é um fundamento. Seus traços, personagens e diálogos, além de divertir, faziam refletir. Com ele aprendi que seriedade não precisa ser sinônimo de mau humor, assim como bom humor não significa falta de compromisso. Seu legado permanece, mas é chegada a hora de descansar e cuidar de si. Obrigado, Angeli.
Obrigado, Angeli !!!
Uma notÃcia triste. Angeli é um dos maiores cartunista da história do paÃs. Seus personagens, Bob Cuspe, Wood & Stock e tantos outros, nunca vão sair de cena. Nesse novo caminho, tenho certeza, vai continuar a produzir arte de primeira. Como diria Salinger: pra Cima Com a Viga, Moçada!
Grande Mestre Angeli, desde de moleque acompanho seus trabalhos. Seus personagens fazem parte do cotidiano artÃstico do paÃs. Parabéns por seu talento em traços e em criticidade.
Longa vida ao Arnaldo, vida eterna enquanto dure ao Angeli !
Obrigado Arnaldo, pelo Angeli, Patrimônio Cultural da Cidadania Brasileira que, com sua iconoclastia, cuspiria nessa comenda. Que benção ter a Sofia e nossa admiração, prá te confortar. Obrigado, obrigado, obrigado.
Cada um sabe sua hora de parar, nao adianta espernearmos' pra esse gênio da arte continuar, suas obras contina e continuarão nos trazendo alegrias e reflexões! Viva Angeli! Muitas palmas!
Obrigado Angeli!
Minha gratidão eterna para esse gênio incrÃvel.
Despedida precoce, porém com imenso legado.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Angeli se despede da carreira de cartunista e encerra uma era dos quadrinhos no Brasil Voltar
Comente este texto