Opinião > Coimbra não salvou Tiradentes, mas 'fez' o Brasil independente Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Eduardo de Oliveira

    cARO ,DAVIDSON PISMEL CONDE, ME DEI MAL, QUIZ IRONIZAR, TENHO QUASE TUDO SOBRE TIRADENTES, DESDE OS AUTOS DA DEVASSA, ATÉ UM DOS ÚLTIMOS LIVROS SOBRE,ele, O DE LUCIANO FIGUEREDO, SEM CONTAR OS FILMES....dez vidas eu tivesse...

    Responda
  2. Rodrigo Correia do Amaral

    Com todo respeito ao esforço do autor, mas a Folha poderia ter investido mais na produção de um especial sobre o tema. No momento atual do país em que as imagens e as narrativas ganham relevância, valeria explorar a fundo os diferentes sentidos atribuídos à figura do Tiradentes e os interesses dos envolvidos.

    Responda
  3. José Eduardo de Oliveira

    Eu estou com umas dúvidas aqui, sobre o Tiradentes, que depois irei pesquisar melhor. Dentre elas: Um dragão da tropa paga era mesmo da infantaria? Ele não nasceu não foi na Fazenda Pombal e não cidade, mas Vila de S. José? Somente aos militares era dado o direito de tirar dentes? Dom João Sexto, reinava em Portugal, ou ele era apenas o Príncipe Regente? A Revolta de Vila Rica, foi mesmo em 1789? Não havia nenhum outro inconfidente sem posses como o Alferes? Ele não era Capitão não?

    Responda
  4. José Eduardo de Oliveira

    Eu estou com umas dúvidas aqui, sobre o Tiradentes, que depois irei pesquisar melhor. Dentre elas: Um dragão da tropa paga era mesmo da infantaria? Ele não nasceu não foi na Fazenda Pombal e não cidade? Somente aos militares era dado o direito de tirar dentes? Dom João Sexto, reinava em Portugal, ou ele era apenas o Príncipe Regente? A Revolta de Vila Rica, foi mesmo em 1789? Não havia nenhum outro inconfidente sem posses como o Alferes? Ele não era Capitão não?

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      vc nao tem algumas mas todas as duvidas sobre Tiradentes - um breve artigo de jornal para registrar seu epitafio nao serve como referencia ; procure livros a respeito ...

  5. Fernando Antônio P Lemos

    Texto e tese fracos e inconsistentes. Seu interesse é desconsiderar a figura do Tiradentes. Peca em vários aspectos. Um deles é classificar o herói da Inconfidência como um despossuído. Outro que demonstra o desconhecimento do autor sobre o tema é escrever que Tomás Antônio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa ficaram vivos por causa de Coimbra. Não é verdade. Cláudio Manuel da Costa foi encontrado enforcado, longe da cela, sob a guarda do reino, na prisão. Compensa dar uma estudada.

    Responda
  6. Marcos de Toledo Benassi

    Bom, hoje o critério mudou, seu José: se for muito ilustrado, já tá em desvantagem. A menos que seja amigo do Bozo. Nesse caso, ao ser pego, ganha até uma sinecura.

    Responda
  7. Robson Simões

    O Exército é péssimo em escolher patronos, depois do genocida Caxias vem esse pseudo herói, dono de inúmeras fazendas e escravos.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.