Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Beatriz Judith Lima Scoz

    Ótimo Luciano você trazer esse tema! Só senti falta de referências bibliográficas na língua portuguesa. Há muitas!!! Sobretudo, porque nos tempos atuais, o leitor carece de mais informações sobre essas práticas!

    Responda
  2. Beatriz Judith Lima Scoz

    Ótimo Luciano você trazer esse tema! Só senti falta de referências bibliográficas na língua portuguesa. Há muitas!!! Sobretudo, porque nos tempos atuais, o leitor carece de mais informações sobre essas práticas!

    Responda
  3. José Cardoso

    Bem interessante. Lendo sobre o assunto, as ondas cerebrais, apesar do que o nome possa sugerir, não são ondas eletromagnéticas propriamente. Estão mais para um campo elétrico e magnético variável local, como o existente em torno de um fio com corrente AC.

    Responda
  4. José Tarcísio Aguilar

    Meditação é uma prática, sobretudo, um convite à experiência individual interna, sem abstrair o mundo à volta. Corretamente chamada de prática integrativa. Por só isso, existe. O artigo, no todo muito bom, deixa uma duvida: se não fosse corroborada pela ciência, biológica ou outra, com ou sem ondas cerebrais, daí não existiria? Mas se assim o fosse, não cairia em contradição, ao limitar a experiência individual aos limites da teoria? Ou restringir tal experiência à comprovação de instrumentos?

    Responda
    1. LUCIANO MAGALHAES MELO

      A percepção de que a atenção influência o humor, a disposição, o raciocínio, que conseguimos modulá-la, embora não consigamos controlá-la o tempo inteiro, sem dúvida é fruto de muita sofisticação intelectual. E este acontecimento desenvolveu há milênios.

    2. LUCIANO MAGALHAES MELO

      Obrigado por trazer a discussão. Minha opinião: a experiencia subjetiva de meditação e o significado pessoal para a meditação não são tangíveis pela ciência. Se não fossem mensuráveis as ondas, a ciência não poderia afirmar que a meditação não existe- mas apenas que não encontrou um fenômeno biológico associado à meditação. As técnicas de meditação cuidam da atenção de uma forma muito precisa e sabia.

    3. Beatriz Judith Lima Scoz

      Olá Tarcísio! Ótimos comentários...Só não podemos esquecer que a meditação é uma prática milenar revisitada pelos adeptos à Mindfulness...

    4. José Tarcísio Aguilar

      Ainda, se usada como único fiel de balança, não seria a ciência puramente objetiva, um caminho de alienação da própria consciência?

  5. Antonio Araújo

    Um artigo tão interessante, com boas dicas, mas tem que ter um toque de política ali no meio. Desnecessária essa politização de tudo na vida. Só verdadeiros ignorantes acham que política é tudo.

    Responda