Hélio Schwartsman > Século 17 teve o seu Telegram; era a Holanda Voltar
Comente este texto
Leia Mais
a questao parece ser se mentiras elegem alguem ou alejem a democracia ; lembrando de um certo Adolf e agora recentemente um Topetudo e um Boçal eu tendo acreditar que sim...; as tecnicas e artimanhas da neurolinguistica combinadas com meios de propaga çao e contato *direto* com os individuos sao poderosas e liquefazem o estado e instituiçoes em beneficio de hordas
O Hélio nunca terá humildade pra reconhecer o óbvio de todo ser humano, que toma para si muitas verdades que não passam de ideias ridÃculas que satisfazem o próprio viés de confirmação. Ele se acha o maior inteligente do universo. Espero que ele não sofra na pele o efeito das "fake news", como um ataque com mentiras que o levem a ser cancelado, perder emprego, etc. Essa utopia de "ideias melhores" é pura alienação.
Primeiro, não ser colunista de jornal só é demérito para quem quer ser. Quem disse que eu quero ser colunista de jornal? Segundo, encontrei mais um que não reconhece o óbvio. A própria utopia das "ideias melhores" é pura alienação. Ou você acha que negacionistas só negam a ciência porque nunca ouviram uma ideia melhor? Essa sua linha de argumentação é risÃvel.
mesmo os colunistas de quem sou fa tenho senso critico mas os respeito afinal teem exper tise e competência para ocupar o espaço de um jornal – e vc tem? ; sua critica embasada é * verdades que não passam de ideias ridÃculas* - cite uma delas ; vc é um desses cancelado res ou apenas faz arruaça em espaços como este?
Seu comentário não tem nenhum conteúdo. Não perco meu tempo com gente que não suporta ver uma crÃtica ao colunista de quem é fã
meu caro o colunista se refere a um autor que supostamente estudou o assunto . desanca-lo e acusa-lo de arrogante nao vai mudar o teor do livro nem o desastre das fake news; concordo que HS nao é o maior inteligente do universo mas certamente mais do que voce ele é ; quanto à sua conclusao de que ideias melhores sao utopia e alienaçao eu tenho certeza que é tremenda fake news - nao hodeie o mensageiro ...
Fake news vencem eleições sim. O autor não fez uma simples pesquisa de casos? Até antes da internet já venciam. Um exemplo só: Caso Ferreirinha no Paraná. Neste foi usado a televisão. Não estou entrando no mérito se o "afetado" pela Fake era o bom ou mau candidato. Mas são inúmeros exemplos de eleições vencidas com fakes, no mundo todo. Estranho o autor do livro não "saber"disso.
bom. helio nao cita a nacionalidade do autor mas suponho que este nao seja brazuca a ponto de se preocupar com o Ferreirinha la no interiorrr do Parana; vc pode nos ilustrar os inumeros exemplos de eleiçoes vencidas no mundo todo com FK que vc garante saber?
Ainda que atrasado, vai aÃ. Lembro perfeitamente. Lembro também que o candidato que se valeu da fake e foi beneficiado pela divulgação em momento tenso das campanhas pela TV, que tinham larga audiência, era (será que ainda é?) um ator meio que assim...de algum talento, vá lá. Meio que dado a uma pegada dura nos discursos. Criativo sim. Na torcida para que convença o gado local a votar no lado do bem.
Concordo totalmente. Aliás, se notÃcias falsas devessem mesmo ser proibidas, a BÃblia não poderia ser impressa. Ali se promete uma vida além da morte altamente duvidosa, suportada por relatos de milagres mais duvidosos ainda.
Os psicólogos morais dizem que em polÃtica as pessoas se apegam as suas intuições iniciais. Se você confia num especialista pode acontecer dele te enganar; se confia no consenso do seu grupo, o mesmo pode acontecer. Em quem confiar? Alguns afirmam que fakes news explicam a eleição de Trump, o Brexit. Mas se esquecem que outras explicações são viáveis. A simples soma numérica de fake news talvez não explique tudo. Ouvir a opinião contrária pode tirar você da sua bolha.
Infelizmente o citado autor ficou velho Fakenews ganham eleições sim
Pois é, Marcos. Eu até reclamei com o Ombudsman, com o Painel de Leitor, com a Folha NotÃcia, argumentando que a Folha ( não Filha) devia selecionar seus anunciantes e se responsabilizar. Nem tchuns... mudos...
Sei não, caro Hélio, acho que o seu Jacó é por demais otimista: o livro é desse ano, ele viu o que ocorreu no Brexit, na terra de Sam e aqui com os Tapuias, e crê que notÃcia falsa não ganha eleição? No mÃnimo, perde, haja vista o histórico de pleitos perdidos pelas mentiras do Roger Stone, mentor da picaretagem eleitoral contemporânea, enganador profissa dos eleitores de seus inimigos. Junta a mentirada com a disposição golpista bozoléptica: seu Jacó tá mais pra Jó, haja fé e paciência.
Concordo integralmente. Fake news não ganha eleição? Ora, se não ganha. A boutade é não só prova de cegueira como prova de desconhecimento (absurdo!) do poder que já mostraram ter, nesses tempos, as tais mÃdias sociais e seus operadores incautos, desatentos, passionais, ignorantes, precipitados, irresponsáveis e doidivanas (doidivanas, disse-o bem?). Se o Capiroto é o Pai da Mentira, as mÃdias são a mãe fértil e perene.
Gostei da comparação da Holanda com o Telegram. Não gostei de ver no final do artigo que a Loja Alfa voltou com força em seus anúncios fraudes. Eu comprei, não recebi, reclamei, gozaram de mim mandando uma cueca só, e pequenininha. A Folha devia se responsabilizar pelas fraudes dos seus anunciantes.
Vixe Marcos! Bem, uma vez na vida a cegueira me ajudou. Como não consigo usar o celular prá ler o jornal, só posso fazê-lo no computador. Portanto estou livre destes anúncios piratas. Mas esta semana sofri uma tentativa de golpe telefônico no Banco do Brasil.
Xiiii, Vezio, sei do que falas: são os anúncios do "taboola Fred", sistema que a filha utiliza. Só aparece em dispositivos móveis, não no computador. Há várias lojas fajutas ali, bem como "faça isso e diminua a glicemia", "os médicos detestam esse truque fácil para dormir bem", e aà por diante. Tudo ppppiicaretagem. Creio que uma única vez eu fiz um alerta, mas nem tchuns. Opto por reclamar da sençura, mas apóio quem meter a boca na sssaafadeza digital.
A defesa indireta das fakenews. Sempre podemos contar com você para nonsenses como esse, Hélio. Que tal, pelo menos, tanto o direito de expressá-las quanto o direito de puni-las exemplarmente?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Século 17 teve o seu Telegram; era a Holanda Voltar
Comente este texto