Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. DAVIDSON PISMEL CONDE

    o otimismo juvenil deste economista peessedebista (que para o brasil descobre um eden no periodo fhc) é radicalmente inverso dos pressagios plumbeos do Vinicius Freire nesta mesma ediçao ; acredito mais no ultimo dados os preços que nos corroem a moeda nos bolsos diariamente ....

    Responda
  2. José Cardoso

    Argentina (apesar da depressão do início da década), México e Colômbia cresceram em média 4% ao ano entre 2000 e 2007. Não vejo nada de mais no crescimento brasileiro da época. Ficamos até um pouco abaixo de nossos pares.

    Responda
  3. Hercilio Silva

    Contrato social com o bolsonarismo? Esquece isso, só sua derrota e o fim do sonho do golpe tira o país do chão. Continuando com força, farão a economia se arrastar, o fascismo só prospera no caos. Plantar o caos pra vender a ordem autoritária é seu objetivo

    Responda
  4. FRANCISCO JAVIER ARANGUREN GALDOS

    Se 15% da economia mundial (China) cresce 8% isso significa que aporta 1,2% de crescimento a economia global. Se esse 15% passa a crescer 4,9% então vai aportar apenas 0,74% isto é, justificaria uma caida de 0,47% (0,47pp) no crescimento mundial e não 0,2pp como comenta o Professor Samuel Pessoa.

    Responda
    1. FRANCISCO JAVIER ARANGUREN GALDOS

      Complementando o comentário. Para que o efeito da caída no crescimento da economia da China seja de 0,2pp, como mencionado no texto, o peso da economia da china na economia mundial deveria atingir acima de 20%. Porém, partindo dos 15% e com os crescimentos projetados para a economia mundial e a economia da china no período 2020-2027 o peso da economia china estaria entorno a 17% e seu efeito estaria entorno a 0,36pp.

  5. Elvira Pereira

    morreram 6,2 milhões de pessoas e essa é a análise de um "economista". como pode alguém escrever isso? só posso recomendar os versos de John Donne: ““No man is an island, entire of itself; every man is a piece of the continent, a part of the main. (...) any man’s death diminishes me, because I am involved in mankind, and therefore never send to know for whom the bell tolls; it tolls for thee”. Um pouco de humanidade, senhor Pessoa!

    Responda
  6. Bruno Sebastião Neto

    Existe uma logica sobre o desempenho das economias no mundo que não estar sendo levada em conta , que é simplesmente o fim do crescimento continuo, ou das utopias(Que á busca do shangri-lá )

    Responda