Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Karl Mor

    Bernardo, texto esplêndido. Você me representa. Se pudesse, votava em você.

    Responda
  2. Mozart Cabral

    E eis que povo cordial, pouco dado a razão, envenenado emocionalmente pelos canais da mídia a serviço do capital financeiro, do agronegócio, das mineradoras, da classe média verde amarelada com seus milicos/milicianos do anarco-capitalismo, neopentecostais caça níqueis foram tangidos feito gado para o abatedouro bolsonarista.

    Responda
  3. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Construimos ao longo da história uma sociedade brutal, sobre uma infra estrutura ruim. Somos a mais brutal do planeta , pesados os fatores do pib , um dos maiores do mundo. Eh com essa brutalidade que vínhamos , desde sempre, desafiando a sorte do Brasil. Eis que parece ter chegado a hora. Talvez seja nosso destino. Não sei se nosso organismo suportará esse câncer metastico do bolsonarismo. Nosso sistema de defesa está combalido. Vamos torcer.

    Responda
  4. Davilson Antonio

    Sejamos otimistas. Esse vira lata pode cair da motoca e que brar o pescoço, suas ví s ce ras podem ex plo dir e encher sua barrinha de m3rda ele vive sendo internado. Ou podemos nos unir e derrotá-lo nas urnas de modo democrático, educado, inteligente e ordeiro.

    Responda
  5. Andre Moraes

    Um dia eu fui esse jornalista e achei que os desavergonhados se mostrariam envergonhados e aí estamos em um cenário que aparentemente 1/3 demonstram uma nação perigosamente doente. E isso não tem nada a ver com diferença de crenças políticas; o debate hoje é sobre a continuidade de sobrevivência sob as trevas.

    Responda
  6. Marcelo Bondioli

    Sendo reeleito perco totalmente a esperança no futuro.

    Responda
  7. gustavo alves de oliveira

    Não recordo o nome de quem, aqui na folha, às vésperas da ultima eleição presidencial, terminou um artigo registrando que, os brasileiros, teriam que optar entre civilização ou barbárie. Essa última alternativa venceu. Deu no que deu.

    Responda
  8. Nelson Vidal Gomes

    Até que enfim a verdade! Bolsonaro não foi eleito no paraíso e sim no Brasil de Lula e seu partido o PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT). Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Carlos Simaozinho

      Namastê e seu discurso demodê. kkkkkk Viúva do marreco de Maringá. kkkkk Você sequer leu a matéria...O Bernardo sequer cita Lula e o PT em tom pejorativo...

  9. Moisés Mariano

    Só os bolsonaristas não vêem

    Responda
  10. Matheus CRISOSTOMO MENEZES

    O PT causou o Bolsonaro, e isso é fato. Agora o resta fazer é colocar o PT de volta, mas simplesmente porque as eleições estão interditadas pelo extremismo de direita. E assim vai o Brasil.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Olha, Matheus, logo após a eleição do Bozo e por mais algum tempo, eu pensei algo assim: o petismo-lulismo causou o bolsonarismo. Mas após mais de três anos de horrores, finalmente entendi que o Bozo apenas emprestou sua cara para algo que já existia nas pessoas com quem dividimos o espaço: elas são isso mesmo, sempre foram e continuarão a ser mesmo depois do Bozo. Essas mais os miseráveis que dependem de ajudas do governo para sobreviver podem selar nosso futuro. Ou ausência de futuro digno.

    2. Matheus CRISOSTOMO MENEZES

      Apertaram 17 porque era o único número que não estava na Lava Jato.

    3. Moisés Mariano

      Quem causou Bolsonaro foram os que votaram 17 pra andarem armados , hoje não conseguem comprar gasolina

  11. JOSE ADEMIR NUNES

    Pois eu acho que votar no PT e sua turma é o fim. Não vou votar no Bolsonaro, mas querer transformar o Lula em santo e salvador da pátria, esse sim é o fim.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Vc descobrirá , finalmente, o que eh realmente o fim, se o Bozo for eleito. Eu petista , vc qualquercoisista, afundarem os juntos, brigando um com o outro.

    2. Antonio Araújo

      Temos dois fiscais de voto logo aí abaixo...

    3. Carlos Simaozinho

      Ô "emcimadomurista", viúva do PSDB e do Moro, ficando Lula e Bozo, no segundo turno, você vota em quem? Vou de Ciro no primeiro turno, mas se ficar Lula e Bozo no segundo, voto no petista sem pestanejar. Se, no primeiro turno, o ex-presidente estiver com 45% dos votos válidos ou mais, nas pesquisas, já cravo treze logo de cara, para ajudar a acabar com a pendenga logo e mandar o Bozo pros quintos. E você? conta aí pra nós...

  12. Luís Bustamante

    Excelente

    Responda
  13. Vera Queiroz

    Que beleza, Bernardo, um texto primoroso em seu encadeamento de observações, que parte do fascismo em pequena escala, pontua o tema indicando leitura de obra literária para, assim, divulgá-la, e retorna a nossa aporia fundadora: conseguiremos superar o autoritarismo que nos constitui, sem o julgamento de nossos algozes de 64, ou seremos tragados pela inércia? Temo por nós, por nossa imatura democracia, como nunca antes. (sorry, Bernardo, o engano com o nome )

    Responda
  14. Vera Queiroz

    Que beleza, Terra, um texto primoroso em seu encadeamento de observações, que parte do fascismo em pequena escala, pontua o tema indicando leitura de obra literária para, assim, divulgá-la, e retorna a nossa aporia fundadora: conseguiremos superar o autoritarismo que nos constitui, sem o julgamento de nossos algozes de 64, ou seremos tragados pela inércia? Temo por nós, por nossa imatura democracia, como nunca antes.

    Responda
  15. Pedro Alexandre Fecchi

    Suicídio seria a petezada de volta!!

    Responda
  16. Antonio Carlos Vieira

    Bolsonaro foi eleito por eleitores descuidados que se orientaram pelas falsas notícias que deliberadamente circularam nas redes sociais à época. Os outros candidatos quando observaram que deveriam ter ido às redes sociais para buscar votos, já era tarde e encontraram lá a barreira das fake news. Mas, não há como levar a sério a política num país que tem mais de trinta partidos e mais de quinhentos membros no congresso. Uma reforma política jamais vai acontecer, então...

    Responda
  17. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    Todos nossos atos tem consequência, estamos colhendo os resultados de escolhas mal feitas. Os erros do PT não justificam voto no fascismo, nem isentam o PT de críticas. O problema agora é outro, como bem salientou o colunista, é entre corrigir rumos, orientados pela bússola dos valores democráticos; ou assumirmos nosso pendor pelo autoritarismo. Ele não está sendo imposto como em 64, mas decidido por nós, por nossa livre escolha.

    Responda
  18. Mauricio Rios Caputo

    Não acredito que seja ingênuo, míope talvez. Isso que está aí e consequências do que estava antes. Causa e efeito, ação e reação. O seu grupo quando esteve no poder ignorou solenemente todos os que não pertenciam à ideologia. Eram a zelite, ozoto, aqueles lá, nós contra eles. Enquanto vocês não entenderem que democracia é governar para todos buscando consensos e sem surrupiar os recursos públicos, você continuará perplexo com a vida.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Maurício, seus termos evidenciam sua mentalidade dicotômica: se não é branco, é preto, se não é Bolsonaro, é Lula... O texto nem por um momento defende petismo-lulismo, apenas apresenta o horror deste desgoverno. "Mas se não for o Bolsonaro, será o Lula!". Bem, este é o cenário eleitoral, mas você pode optar pelo voto nulo. "Mas votar nulo é desperdiçar o voto!". Isto me soa como devorar uma comida claramente estragada que lhe fará muito mal sob a desculpa que é pecado desperdiçar alimentos.

    2. Marcelo Santana

      Nunca nos governos do PT ou PSDB foi tão acintoso o favorecimento, nunca em algum desses governos houve perseguição ideológica, nem a comissão da verdade teve carater ideologico. Vê se te enxerga cara.

  19. Antonio Araújo

    Nenhuma leve demonstração de arrependimento por ter insistido na defesa do PT depois de todos os assombrosos escândalos desde 2003, traindo os trabalhadores? Nada sobre o "nós contra eles" que fraturou o país? Nada sobre os apoios e financianciamentos a regimes autoritários de esquerda? É esse tipo de discurso pretensamente superior e falsamente democrático da esquerda que ajuda a manter competitivo para a reeleição um presidente inepto e autoritário. Vocês são iguais aos defensores dele.

    Responda
  20. filipe moura lima

    Ano que vem veremos o sol.

    Responda
  21. HARRY RUTZEN JUNIOR

    É mesmo ingenuidade do autor achar que o maior corrupto do mundo vai fazer algo bom para o Brasil!

    Responda
  22. fabio lauff barcellos

    Vá além da academia meu caro. Cobre seus colegas de redação, que foram " seduzidos " pelo ninho do ovo da serpente - a famigerada " operação lavajato ." Não foi nada inocente da parte deles, ate acredito em mando dos seus patrões. Aproveite , agora eles estão sem a máscara, ao menos a que cobria o nariz e a boca !

    Responda
    1. Lucas Parente

      Muito bem colocado. Quando lembro da Miriam Leitão, torturada na Ditadura, se deixando fotografar sorridente ao lado de Sérgio Moro, um juiz que tinha por método o desrespeito aos direitos e garantias constitucionais! Um homem que, nas palavras da própria esposa, era "uma coisa só" com Bolsonaro. Será que ela (e a maior parte da mídia profissional) já reconheceu o seu profundo equívoco?

  23. fabio lauff barcellos

    Vá além da academia meu caro. Cobre seus colegas de redação, que foram " seduzidos " pelo ninho do ovo da serpente - a famigerada " operação lavajato ." Não foi nada inocente da parte deles, ate acretido em mando dos seus patrões. Aproveite , agora eles estão sem a máscara, ao menos a que cobria o nariz e a boca !

    Responda
  24. RICARDO HELLMUTH SCHRAPPE

    Como se Lula e PT fossem santos, a escolha de Deus, e nada tivessem de culpa na viabilização de Bolsonaro. É sempre mais fácil apontar o dedo, fingir imparcialidade (ou teflonice) e botar a culpa dos outros.

    Responda
    1. Marcelo Santana

      PT pisou feio na bola, sem duvida mas o que o sucedeu é o não governo, não estado, não cuidar, não construir é o não futuro. Imagine um brasil com mais 12 anos de governos Bolsonaros, restariam milicias em vez de policias, igrejas evangélicas pedindo barras de ouro e muita rachadinha. Adeus República.

    2. Nestor Bercovich

      Os erros do PT certamente contribuíram para a vitória de Bolsonaro, mas ele foi votado por 58 milhões. O importante agora é: Bozo nunca mais!

  25. Adriana Mara de Moura e Souza

    O título da matéria deveria ser Jus Sperniandi!

    Responda
  26. Adriana Mara de Moura e Souza

    Não adianta espernear. Ontem a Foice mostrou uma meia dúzia de índios negros falsificados, sendo maquiados às pressas, protestando na Bahia. Mas, não mostrou os milhares o apoiando! Parcialidade a toda prova!

    Responda
  27. Adriana Mara de Moura e Souza

    Gzuis! A Foice sempre pinça uns doidivanas para atacar Bolsonaro. Mas, tem hora que exagera. De onde esse insano?

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Adriana apoiando amigos de milicianos.

  28. Jacqueline Mesquita

    Que país é este? Para nós democratas, novamente esta pergunta se impõe. Espero que o suicídio não seja o nosso caminho neste 2022.

    Responda
  29. CESAR MONTEZUMA CARVALHO

    Depois de quatro anos de governo Bolsonaro quem ainda votar nele, deixou de ser humano.

    Responda
    1. Matheus CRISOSTOMO MENEZES

      Definição de desumanização política. Kkkk a esquerda não aprende mesmo.

    2. Antonio Araújo

      Concordo. E depois de 14 do PT, quem ainda insistir em Luila nem gente é...

    3. Antonio Araújo

      Que espírito democrático! Parabéns...

  30. Gaya Becker

    Todos os seres rastejantes estão, pouco a pouco, emergindo dos pântanos e se somando aos outros que aí estão corroendo as entranhas do país. Proliferam como moscas. Para cada mosca abatida, nascem outras 30. Não há conserto possível nesse cenário dantesco. Estamos mergulhados no inferno. Literalmente.

    Responda
  31. Reinaldo Braga

    Lula elegeu Bolsonaro. Bolsonaro vai eleger Lula...

    Responda
    1. Reinaldo Braga

      Partidos políticos são máquinas de disseminação ideológica, que vivem da adesão à suas narrativas. Enquanto divagamos, nossos "ídolos" exercem o pragmatismo - vide Alckimin/Lula ou Bolsonaro/Centrão. Nós, eleitores, quando entramos nesse jogo, somos meras peças de tabuleiro.

    2. Reinaldo Braga

      Partidos políticos são máquinas de disseminação ideológica, que vivem da adesão à suas narrativas. Enquanto divagamos, nossos "ídolos" exercem o pragmatismo - vide Alckimin/Lula ou Bolsonaro/Centrão. Nós, eleitores, quando entramos nesse jogo, somos meras peças de tabuleiro.

    3. Reinaldo Braga

      Partidos políticos são máquinas de disseminação ideológica, que vivem da adesão à suas narrativas. Enquanto divagamos, nossos "ídolos" exercem o pragmatismo - vide Alckimin/Lula ou Bolsonaro/Centrão. Nós, eleitores, quando entramos nesse jogo, somos meras peças de tabuleiro.

    4. Reinaldo Braga

      Partidos políticos são máquinas de disseminação ideológica, que vivem da adesão à suas narrativas. Enquanto divagamos, nossos "ídolos" exercem o pragmatismo - vide Alckimin/Lula ou Bolsonaro/Centrão. Nós, eleitores, quando entramos nesse jogo, somos meras peças de tabuleiro.

    5. José Cardoso

      É bem por aí. O movimento pendular não deixa de ser um estado de equilíbrio, só que dinâmico.

    6. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Moro, Mídia e golpe o elegeram. O voto o tirará em 2022.

    7. Alexandre Pereira

      Vamos torcer para que não se apoiem em sua crítica para reeleger o cara, Rafael.

    8. Antonio Araújo

      Segundo a lógica de Rafael, Bozo já está reeleito...

    9. Nestor Bercovich

      58 milhões de pessoas elegeram Bolsonaro. Bozo nunca mais!

    10. Rafael Lopes

      Quem elegeu Bolsonaro foram os 57 milhões de iletrados que votaram pensando com o fígado.

    11. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Moro elegeu Bolsonaro. O golpe de 2016 elegeu bolsonaro. A imprensa e mídia elegeram Bolsonaro. Nós vamos eleger Lula em 2022 e acabar com esse pesadelo!

  32. Devanir A Merengué

    Vamos admitir: o país é reaça, bárbaro, iletrado e elege gente assemelhada. Não sei o que se passa na França para alguém como Le Pen correndo o risco de ser eleita, mas aqui civilidade é um breve momento da história. Os bozofascistas, as barbáries, os picaretas infestam nossa História com nomes diversos. Ainda assim sonho, talvez também ingenuamente, com alguma civilização. Mas sem grandes esperanças.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Creio que, infelizmente, você é brasileiro, né camarada? Ok, faz parte da elite intelectual que despreza dos demais? Lamentável.

  33. Marcos de Toledo Benassi

    Eita, meu caro Bernardo, você clama contra a própria inocência, cheio de expectativas civilizadas e frustradas em relação ao (des)semelhante, mas fala que nossa violência "desbarata o consenso republicano". Ora, pois é ela que nos infesta de baratas fétidas os consensos republicano, civilizatório, ético, até o amoroso: cê não viu a cara da micheque do lado do Bozo, na ameaça do decreto? Ele, um baratão kafkiano, e ela com pinta de paisagem. Ali, nem com viagra, mó ausência de consenso! Hahahah!

    Responda
  34. marco celio

    Para tudo há um limite. Quando em qualquer situação alguém ultrapassa esse limite, está atirando-se voluntariamente numa areia movediça: quanto mais se agita mais afunda. Mas não ficarei surpreso se as novas pesquisas apontarem o reverso das expectativas, ao menos para os poucos que prezam pela sensatez.

    Responda
  35. João Braga

    Dirceu, Renan Calheiros, Geddel Vieira Lima, Edison Lobão, Erenice Guerra, Cabral e outros virão salva-lo do suicídio.

    Responda
  36. João Braga

    "Nós " quem cara-pálida? Apesar de vírus, seca, guerra... e alguns erros esse governo tenta nos salvar do que restou do desgoverno petista e o período de maior corru pção da história. Vc quer a volta de Dirceu, Palloci, Renan Calheiros, Jader Barbalho? De Geddel Vieira Lima, Edison Lobão, Erenice Guerra, Romero Juca? De Cabral, João Vaccari Neto, Delubio Soares, Genuino? De Mantega, Fernando Pimentel, Maria do Rosário, Ilddte Salvati? Esses são os seus salvadores?

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Certo Andréia, nunca antes na história desse país. Só em uma falcatrua foram U$ 35 bi, imagina na coleção inteira. O governo atual é uma porcaria, mas não isenta o anterior. Menos, tá?

    2. Melchisedc Felix

      Bravo, Andréia! Brava...

    3. Andréia Chaieb

      João, vc ignora fatos quando fala que c o PT tivemos a maior corrupção da história! Sabe porque? Pq só começamos a investigar a corrupção no Brasil no governo PT e com medidas do próprio PT! A maior corrupção da História é do partido militar, que vc reelegeu e segue apoiando! Pensa um pouco, pq os milicos amam propaganda e censura? Não te sentes traído?

    4. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Você é um dos coleguinhas da Academia? Deus nos livre e guarde da bondade da pessoa ruim.

    5. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Você é um dos coleguinhas da Academia? Deus nos livre e guarde da bondade da ruim.

    6. Eduardo Luiz De Faria

      Olha, querido, nada diz que eles voltarão, mas frente a esse teu time que está aí governando, prefiro essa lista que que nos forneces. Sinceramente. Até com saudade.

  37. RICARDO BATISTA

    Também fui ingênuo. Sempre achei que, no Brasil, os extremistas tinham alcance limitado. Porém, lendo comentários no YouTube, percebo que eles são o futuro, e eu o passado. A extrema direita veio para ficar, aqui e alhures. Mas tomara que os moderados saibam encontrar respostas para os desafios vindouros.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Talvez sejam só aqueles que estão engajados. Infelizmente, o restante tem uma vida para cuidar. Quem sabe, isso muda.

  38. Robson Simões

    Que susto! Pensei que era a Folha admitindo que elegeu o Bozo...kkkk.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Seria apropriação cultural. Quem fez isso foi o PT.