Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Professor, muitas vezes o STF corte constitucional por definição, se torna um híbrido marcado pelas atribuições de corte criminal e tribunal de recursos. Frente a um presidente ameaçador, o STF além da defesa constitucional da democracia, viu-se na necessidade de autodefesa. Na resposta 'hiperbólica' perde-se o fio, mas ganham-se fortificações e barreiras democráticas. Mas a caixa de Pandora e seus males permanece aberta.(Claudia F.)

    Responda
  2. Jove Bernardes

    O STF ter caído na armadilha do desgoverno foi o fim. Bolsonaro conseguiu conflagrar o país para outubro. Já estava tudo combinado. O PGR levantou a bola, o STF condenou Daniel Silveira por 10x1 com lições de moral e tudo precipitou-se. Bolsonaro matou os 10x1 no peito indultando o condenado, e agora? Se o STF estica mais a corda, dá munição a Bolsonaro, especialista em confusão, arrogância e barulho. Se põe o rabo entre as penas, desmoraliza-se de vez. Sinceramente, ô país dos infernos.

    Responda
  3. Francy Litaiff Abrahim

    O STF poderia recomeçar respondendo à sociedade que reclama por ser ele a corte suprema mais cara do mundo e provavelmente a mais ineficaz no julgamento de corruptos poderosos.

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      duas observaçoes para seu comentario: de fato esta corte custa caro mas deve-se ter em mente que ate ali flui uma quantidade de contenciosos inedita em democracias; nao cabe ao stf julgar criminosos - este expediente deve-se a profusao de foros privilegiados que blin dam politicos e alguns cargos publicos

  4. Orasil coelho pina

    Todos Juiz de tribunais de segunda instância acima até chegar ao STF e tribunais de contas deveria passar em concurso público e ser considerado e comprovado sua experiência na área. Formação técnica: mestrado, doutorado, pós doutorado, etc... Jamais serem nomeados por políticos!!!

    Responda
  5. José Cardoso

    O STF poderia atuar ainda mais, contendo a tendência natural dos parlamentos à irresponsabilidade, se apropriando dos fundos públicos para uso pessoal e aprovando despesas e isenções tributárias. O fato de não dependerem de eleições e não poderem ser demitidos dá aos ministros um status privilegiado.

    Responda
  6. Marcos de Toledo Benassi

    Talvez porque, meu caro quasi-xará, eu tenha tido uma maturação política tardia, lá pelos meados dos meus 3O, eu nunca havia sequer reparado na composição do Supremo. Uma explicação "menor", paralela à da pesquisadora, não pode ser porque a Corte, ao contrário dos milicos e legislabósticos, não foi cooptada pelo Bozo enquanto grupo? Quanto à percepção pública, outra paralela: os Ministros passaram a cuidar de colegiar suas decisões, tornando-se, enquanto grupo, alvo da Bozofrenia. Especulações..

    Responda
    1. Vilarino Escobar da Costa

      Especulações pertinentes caro Marcos . A não cooptação do STF o tornou presa recorrente de bolsonaro , sempre arredio e avesso a Corte. Há o TSE , seu potencial algoz!

  7. Galdino Formiga

    Excelente e esclarecedor artigo.

    Responda
  8. HELIO TAVARES LUZ

    Claro que a FSP deve revisar os textos, pois pode ser responsabilizada pela publicação. O prazo da publicação do texto revisto, entretanto pode ocasionar uma forma sutil de seleção. Paciência, além de não termos acesso ao motivo, que evitaria a reincidência.

    Responda
  9. Vilarino Escobar da Costa

    No momento presente o STF é a Resistência contra a sanha golpista de bolsonaro que agredite nossa combalida democracia ! Eterno simpatizante do golpe militar que assolou o Brasil por mais de vinte anos , bolsonaro sonha em ser ditador .

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      Bem, meu caro, ele já o é, apenas não funciona. Nanico político-operacional, ainda não deu conta de se impor - o que não diminui, evidente, a necessidade de cuidado e contenção.

  10. Helano Timbó

    Artigo certeiro e isento politicamente. Todos erraram ao deixarem - eleitoralmente - o homúnculo chegar ao Planalto. O STF, com seus vacilos judiciais e inapropriadas posições políticas de alguns membros, hoje tenta barrar um intento claramente golpista de enfraquecimento das instituições.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Não seria mesmo um golpe de esfacelamento das instituições?

  11. Jorge Rodrigues

    O STF está infestado de protetores de corruptos e é altamente nocivo para a sociedade. As indicações de ministros seguindo critérios estritamente políticos é a causa do gravíssimo problema. Com o abominável bolsopetismo a tendência é de piora (governo que pratica ilicitudes tende a indicar protetores para o STF). As indicações do Lewandowski, Dias Toffoli e Kassio Marques são prova cabal do que foi dito.

    Responda
  12. Raul Deodato Moura

    Para diminuir a politização e aumentar eficiência do STF é necessário que seus futuros membros sejam escolhidos via concurso público, aberto a juízes com no mínimo dez anos de prática em Tribunais.

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      entao Bretas, Moro (e logo Dallagnol) estariam habilitados a participar ...; mesmo em fun çoes como estas o que corroi é a pratica do patrimonialismo nepotismo (cruzado inclusive) e corporativismo - basta prestar atençao ao noticiario ; nosso judiciario nao é um lago de impessoalidade ou transparencia ou imparcialidade - o desafio é como a sociedade civil pode combater isto

    2. Vilarino Escobar da Costa

      Concurso público não é e nunca foi garantia de idoneidade e honestidade , basta ver os frequentes casos de corrupção envolvendo juizes , inclusive de tribunais...

    3. Bento Brito Teixeira

      Quem conseguria essa mudança? Nem nos EUA, muito menos no BR.

  13. Marcio Stringari

    Um excelente texto. O equilíbrio e o respeito entre as instituições é o ideal de paz a ser perseguido. O STF, que não é isento de erros, cumpre o duríssimo e custoso papel de impedir que o caos se instaure e o país passe a ser uma Venezuela ou uma Hungria, onde a Constituição é apenas um diploma a ser moldado ao sabor do autocrata de plantão. O STF é digno de todo apoio da sociedade, pois é o guardião da Constituição, e da nossa pópria Democracia

    Responda
  14. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Laxismo com corrupção, em resumo.

    Responda
  15. Alexandre Pereira

    Ok, lava jato ou excessos do executivo. Escolher quando deveriam tratar dos dois casos diz tudo sobre o que sempre foi, e não se tornou, o STF, uma eterna fonte de comprometimentos e insegurança jurídica, no vai e vem de decisões casuísticas e das vistas sem prazo. Se a mais alta corte do país não se dá ao respeito (ao invés de esperneios autoritários), surpreende a situação atual? Do executivo e do legislativo não se espera muita coisa, uma pena que agora sejam três.

    Responda
  16. Alexandre Machado Kleis

    Excelente artigo. Esclarecedor.

    Responda
  17. Rodrigo tavares

    O Supremo Tribunal Federal tem sido um poder decisivo para combater e controlar o atual presidente da República e sua falta de compromisso com a Constituição Federal. Também, gostaria de expressar o desserviço que às Forças Armadas e o núcleo de evangélicos tem feito contra o Brasil e às instituições democráticas. Certamente iremos virar a página, o Estado Democrático de Direito irá fazer novas escolhas em 02/10

    Responda
    1. HELIO TAVARES LUZ

      Tens razão. Surge a questão se o STF tiver entendimento que combater e controlar o poder executivo pode estender-se além dos eleitos sem responsabilidade. Entender também, que ao STF compete legislar, mesmo sem competência constitucional para tanto. Parece-me que a marginalização do Estado Democrático de Direito sofre violação em todos poderes e instâncias, uma outra página pode ter virado.

  18. José Augusto Bernabé

    Você faz a pergunta e quer fazer da sua resposta a verdade absoluta, não é, o que se vê é que a partir da criação da TV Justiça, os Togados viraram "Celebridades do BBB", não são mais "Juízes" da Corte são Júri da Globo e deram o lema pra Campanha Presidencial desse ano que é "A Corrupção é a Paz do Brasil."

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      Falou o "Namastê II". Parece nome de faraó, barná, ficô bão.

  19. André Silva de Oliveira

    Sensacional. Texto com altíssimo poder explicativo e que sinaliza ainda o que está por vir. Parabéns ao colunista.

    Responda