Lygia Maria > Democracia sob ataque Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. João Paulo Zizas

    Lygia Maria aponta ofensas a membros do STF proferidas pelo deputado Silveira e transcreve frases hostis àquela Corte e ao Congresso Nacional ditas por radicais de esquerda. As manifestações dos comunistas certamente são piores devido a haver nelas algo nefasto: a caracterização daquelas instituições como parte de um suposto poder burguês, postura consonante com as deturpadas visões de mundo deles, sempre baseadas na crença bizarra de que a "luta de classes" é onipresente na sociedade.

    Responda
  2. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Pelos comentários dá para notar que o maniqueísmo político que comanda as opiniões, não é o melhor conselheiro para temas da liberdade de opinião. Questão do privilégio da posse dos valores ideais vai depender da postura ideológica. Certo e o errado, injúrias e ofensas estão sujeitos a marcadores políticos. Justificações doutrinárias e mutações perigosas que servem para definir o que é e o que não é democracia. (Claudia F.)

    Responda
  3. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Lygia eh ponderada. Há que se refletir sobre o caso. Um deputado tem imunidade, mas tbem tem maior peso em sua pregação. Ele tinha que ser penalizado pelos exageros, portanto. O STF fez um bom trabalho. Mas deveria, como já fez antes, ter entregue a bomba para o congresso. Levantaram a bola pro Bozo cortar. E eles sabiam disso. Veremos no próximo datafolha quem estava com a razão.

    Responda
  4. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    O extremismo foge do debate público, o bolsonaro talvez irá ao debate só porque está atrás nas pesquisas, mas o medo dele é ser confrontado com a verdade, a falta de preparo do pseudo presidente é evidente, o que poderia ver num eventual debate, seria só agressividade, pois não tem conteúdo de fato para nenhum problema que o país enfrenta.

    Responda
  5. Jihan Arar

    Segundo a tua teoria, se no passado dois protagonistas de ataques à democracia não foram punidos, então o STF não pode julgar e condenar Daniel Silveira? E que houve exagero? Bom, erros do passado devem ser corrigidos e, no atual momento de tentativas de golpes contra a democracia e o Estado de Direito, todo o cuidado é pouco! Pode ter havido exagero? Sim! Mas isso não anula as ameaças e ataques às instituições e aos seus representantes! Esperava mais do teu artigo!

    Responda
  6. Fabio Mendes

    Por falar nisso, cadê o debate de projeto de Brasil? Vamos ficar na mesma lambança de sempre?

    Responda
    1. Carlos Maurício

      Por enquanto fica engavetado porque não estamos no prazo das eleições. Qualquer candidato que tentar fazer algo do tipo será punido.

  7. Roberto Freire

    Parabéns, Lygia. E segura a onda que os "apaixonados" de qualquer dos lados são muito parecidos. Pena que caímos nesse buraco...

    Responda
  8. Gil Almeida

    Todo mundo tem o direito de amar ou odiar. O deputado é um maluco como o é o Bozo. O que interessa agora é derrotar o Bozo nas urnas e libertar o Brasil dessa praga autoritária. O resto é fazer o jogo do confronto do Bozo.

    Responda
  9. José Cardoso

    O caso ilustra bem o que o Adam Smith falou sobre o peso desproporcional que damos ao que nos afeta de modo mais próximo. O que pesou aí não foi a gravidade do crime mas o fato de que os julgadores eram os ofendidos. É só comparar com a recusa em extraditar o Battisti, apesar de ser condenado por assassinato em um país democrático. Os parentes e amigos das vítimas estavam longe demais para impressionar o julgamento dos ministros. Aliás o atual ministro Barroso foi advogado do italiano.

    Responda
  10. Hamilton Octavio de Souza

    Os grupos democráticos, progressistas e de esquerda devem saber que não se combate a direita bolsonarista com fanatismo, mas com racionalidade. E não se contrapõe ao autoritarismo com políticos condenados por corrupção, discursos demagógicos e alianças com as mais atrasadas oligarquias. A luta contra a direita bolsonarista impõe amplo programa de desenvolvimento social, transparência nas relações econômicas, visão crítica das instituições da República e com atores políticos sérios e honestos.

    Responda
    1. Hamilton Octavio de Souza

      O STF sempre foi a favor das classes dominantes. Ganhou alguma credibilidade pública no mensalão e no apoio à Lava Jato. Após a mídia divulgar que esposas de alguns ministros estavam nos relatórios do COAF por movimentação atípica, o STF ficou pirado, perdeu coerência, derrubou decisões do Judiciário e desprezou a Constituição e a Lei da Ficha Limpa para livrar da prisão políticos condenados por corrupção. É responsável pelo caos atual e por fortalecer a pior direita que surgiu no Brasil.

  11. Márcia Meireles

    Comparação esdrúxula, Jones Manoel e Mauro Iasi não são funcionários públicos, não foram eleitos e não estão sob as regras do decoro parlamentar. Daniel Silveira não só xingou e ameaçou o STF como descumpriu ordens do judiciário mais de uma vez além de utilizar o prédio do parlamento para se esconder da justiça. Os textos de Lygia sempre usam essa artimanha, nunca critica a direita sem bater também na esquerda, nas entrelinhas a defesa envergonhada do bolsonarismo.

    Responda
    1. Roberto Freire

      Penso que a falta de isenção e a parcialidade estão mais em você que em Lygia.

  12. José Roberto Franco Reis

    A burguesia brasileira não vale um vintém furado (de um modo geral, claro que sempre há exceções), apoiou o bozo e mesmo depois de tanta destruição apoiará de novo. Não que deva ser combatida a bala. No entanto, as comparações entre um discurso genérico e uma ameaça física efetiva a uma pessoa que integra um dos poderes da República são coisas bem diferentes. Interessante observar como a direita brasileira acaba sempre defendendo a extrema direita, faça chuva ou faça sol. Caso dessa colunista.

    Responda
  13. Marco A Moreira

    Excelente análise. Sugiro aos que classifiquem a colunista como apoiadora do atual regime que contra-argumentem os tópicos expostos por ela. Isso chama-se debate! Onde ela errou? Expôs alguma mentira?

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      Eu tentei. O automatismo sençurotrônico do formulário não deixou. Vamo que vamo.

    2. Carlos Pinheiro

      Debater com uma pedra? Ainda não me permiti tal liberdade!

  14. Carlos Pinheiro

    ToscaÂ…

    Responda
  15. Marcos de Toledo Benassi

    Bão, minha cara Lygia, creio que cê tem que pelear aí dentro pra que a chatíssima, irritante, bbbuurrra, controversa e 'tomática sençura da fôia termine. Já existe o mecanismo do X9, a denuncia por pares, que permite análise e remoção do ofensivo/brutal. Veja, edulcoradamente, escreve-se o tangente ao palavrão - por que obrigar humanos a ficar sentenciando comentários? Agora, se meu comentário "on-topic" passar, debater-se-á o fulcro de seu artigo, como gostaria o Temer.

    Responda
  16. Marcos de Toledo Benassi

    Bem, minha cara, se você desconsidera o contexto, as falas do Bozo em prol do Ustra - no congresso, durante um voto, televisionada - contra a Maria do Carmo e sua presença num ato golpista feito por milicos, também não são nádegas. O professor, o sindicalista, o pai de família, falando a portas fechadas, é uma coisa; jjjuumento gravando vídeo no iutúbe, reiteradamente, desobedecendo ordem judicial - reiteradamente, idem - KHagando e andando de4, por óbvio, é outra. É zurro, não é fala.

    Responda
  17. EDUARDO DE CARVALHO

    "A ingenuidade é inaceitável num adulto".

    Responda
  18. Jair R Maria Maria

    Como pode uma jornalista ser tão míope

    Responda
  19. Luciana Pazito

    Querida, deixe eu lhe explicar uma coisa: existe uma diferença entre se falar no abstrato ("a gente"), ou seja, sem especificar pessoas e ameaças diretas de uma pessoa para a outra. Essa Folha de São Paulo tem aparelhado demais.

    Responda
    1. Luciana Pazito

      Quis dizer "tem amarelado demais".

  20. Tadeu Lima

    A Senhora falou bobagem. Já sofreu ameaças. Sabe de na menina!!!!

    Responda
  21. Tadeu Lima

    Nada a ver sanha punitiva do judiciário. A senhora já se posicionou. Talvez fosse a mais terrível evangélica do supremo. Ainda bem que foi Mendonça.

    Responda
  22. Tadeu Lima

    Isso não tem nada a ver com qualquer coisa que seja. É deprimente a gente tanta ignorância. Em caso de ameaça fortuita pedimos uma medida projetiva. Aí vem um idiota, troglodita, com amparo de uns milicicianos ....

    Responda
  23. Helio Cardoso

    Dra. Lygia, ponha-se no lugar do ministro. Você está lá e... do nada... recebe uma mensagem: "sei onde é a escola onde seus filhos estudam". Estarrecedor, pense no desespero de um pai ou uma mãe! Isso é liberdade de expressão? Um cara desses merece indulto? Dar uma "graça" para um cara desses tem que ser pior que ele!

    Responda
  24. Luiz Barbosa

    Comparação esdrúxula! Criptobolsonarista detectada!

    Responda
  25. Roniere Pereira

    Agora sobre liberdade de expressão. Eu tbm defendo lib de expressão mais robusta, mas desse jeito? Falar em "debate público" é um pouco ingênuo. Como se debate com Silveira? Como se refuta insultos e ameaças? Xingando de volta? Do jeito que a articulista fala, parece que é possível um "debate" com o deputado que grava vídeo com ameaças, difamações e calúnias.

    Responda
  26. ADONAY ANTHONY EVANS

    Eu queria saber onde a Folha achou essa Lygia Maria. Parece que a folha cultiva um ranário de onde, de vez em quando pesca uma prá saltitar nas colunas. Já tava difícil de aguentar o Narloch. Agora formou-se um casal. Espero que não procriem

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      Uai, caríssimo, o Narloch ainda pubrica aqui? Meu "cancelamento mental" terá sido tão efetivo e funcional que não enxergo seus artigos? O Pondé, Poi Zé, não leio,as percebo. Narloquinho, nem o último?

    2. Luciana Pazito

      Esse jornal caiu muito..

    3. Luciana Pazito

      Esse jornal caiu muito..

  27. Roniere Pereira

    Vou objetar esse artigo, com dois tipos de argumento. Primeiro, no âmbito no Direito. Não concordo com a comparação que a articulista fez entre Silveira e as duas figuras do PCB. Iasi e Manoel são dois bravateiros de um partido que não elege nem vereador. Nas citações que vc colocou aí, eles fazem ataques genéricos. Silveira, por outro lado, citou ministros nominalmente e fez ameaças explícitas, atribuiu crimes aos alvos de seus ataques. Por exemplo, o apelido Xandão do PCC é calunioso.

    Responda
  28. Andre Rypl

    Ah, então tá. Em suma, franquiam-se os instrumentos da democracia aos liberticidas de toda espécie, claro. Afinal, eles terão toda a preocupação em assegurar a liberdade de expressão quando tomarem o poder, não é mesmo? Digamos que a análise da articulista é ótima... no mundo da fantasia acadêmica. A história mostra que não se pode permitir que os instrumentos da democracia sirvam de escudo para aqueles que lutam precisamente contra ela. Simples assim.

    Responda
  29. Matheus de Magalhães Battistoni

    Análise perfeita. Caso contrário vão começar a queimar os livros de Marx e Trotsky, a censurar filmes violentos, etc. Não se pode tratar as pessoas como idiotas que não podem ouvir um discurso de ódio sem praticar violência. Por mais repulsivo que seja o discurso, ele deve ser tolerado e respondido com palavras, nunca com cadeia.

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      Tá difícil: como relinchar ou ornejar de volta? Por falta do necessário rebaixamento linguístico, dá não. E balir, ninguém vai.

  30. Henrique Marinho

    Aspas: agarre o Alexandre de Moraes pelo colarinho e sacuda a cabeça de ovo dele. Fecha aspas. Não creio que isso dá oito anos de prisão para um deputado, com imunidade de opinião e palavra. No mínimo, seria engraçado se ocorresse. O dito supremo referendou o asilo ao assassino confesso Battisti, hoje em prisão perpétua na Itália. Dois pesos, duas medidas.

    Responda
  31. Landson Abercrombie

    Educandos do Ensino Fundamental têm mais qualidade argumentativa do que este vergonhoso "se eles podem eu também posso".

    Responda
  32. Valter Junior

    Defesa infantil do indefensável. Ele também me mostrou a língua. Ela me bateu primeiro. O presidente e seus simpatizantes querem transformar o país em uma anarquia. Faroeste. A Folha é conivente ao permitir a divulgação destas ideias anti civilizatorias e anti democráticas.

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      Então, caro Valter, isso daqui é o chamado debate. O resto é que é dureza.

  33. RODRIGO NAFTAL

    A liberdade de expressão deve ser ampla, mas não ilimitada. Quanto maior o poder e a sua influência, maior a responsabilidade em exercê-la. É legítimo ao deputado realizar as mais duras críticas ao STF. A partir do momento em que incentiv o seu público a violentar ministros, não se trata mais de liberdade e sim de crime. Os atos não são isolados, mas miram uma estratégia para constranger o Tribunal até a ruptura democrática. Venezuela e Hungria são os exemplos que inspiram nosso presidente

    Responda
  34. niemeyer franco

    Em quem confiar menos? Fernandinho Beira Mar, Marcola ou Bolsonaro? Ou, nenhuma das alternativas anteriores.

    Responda
  35. Iraia Galindo

    Quer ir de encontro a decisão do STF? Quer defender o indulto? Tenha coragem e o faça, mas não estabeleça essa comparação tão descabida. Esses dois a quem a sra se refere, se disseram o q/ disse, não foram eleitos p/ voto, não divulgaram vídeos nas redes sociais, regularmente, para ameaçar as instituições, não sugeriram que os Ministros do Supremo fossem surrados na rua, etc.,etc e etc., nem são parlamentares em exercício. . Diga logo a que veio.

    Responda
  36. Marcelo Magalhães

    Comparou um deputado que representa o seu eleitorado a dois líderes sem mandato. Comparou ataques a genéricos com ameaças nominais pessoais. Não há defesa para qualquer espécie de discurso beligerante, mas também não há defesa para o artigo planetário.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      *panfletário

  37. Robson Simões

    Lygia e seus textos encomendados pelos Frias ... Arghh...

    Responda
    1. Hermogenes Moussallem

      Encomenda do MÃRIO Frias.

  38. RICARDO BATISTA

    Muito bom esse texto! Extremista pra tudo quanto é lado, e a gente no meio desse tiroteio. Esperto é o Elon Musk.

    Responda
  39. Miltino de sousa ferraz

    Quero agradece-la pela coragem, determinação em suas palavras a favor da Democracia. Eu sou retrato vivo dela e, conheço como muitos na minha idade os malefícios de ir contra como faz o representante maior J.B. eu não o reconheço como meu Presidente.

    Responda
  40. Helano Timbó

    Perfeito.

    Responda
  41. João Ramos de Souza

    Professora Lygia, de fato, a democracia está sob ataque. A questão é saber se, entre nós, ela já tem maturidade suficiente para suportar, sem traumas institucionais, as agressões que lhe são endereçadas pelos incendiários da extrema direita, inspirados e a serviço do capitão do Planalto. Não entro na questão da dosimetria; se foi exagerada ou suficiente. Mas é evidente que pregações odiosas, como a desse deputado, atentam contra a democracia, que é inspirada pelo pluralismo político.

    Responda
    1. Ary Dantas oliveira Junior

      so' a dire...ita tem incen...diários??????

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.