Ruy Castro > Mitos difíceis de matar Voltar
Comente este texto
Leia Mais
ruy vira o disco do oswald, assim você é morto pelo fascÃnora, e acaba sobrevivendo a verdade.
Desculpa aÃ, pessoal... é que quando li o tÃtulo da matéria logo lembrei do pilantra instalado em BrasÃlia.
Carlos, só esclarecendo que na verdade esse termo que o pilantra instalado em Brasilia tem é abreviatura de palmito. Quando o pilantra estava no quartel tinha as pernas finas e brancas e por causa disso ganhou o apelido de Palmito. Os fanáticos tentaram corrigir e talvez melhorar essa piada.
Esquece, Ruy. Tua cruzada contra a Semana de Arte Moderna naufragou!
JanaÃna, você não é obrigada a gostar do Ruy Castro ou concordar com tudo que ele diz, mas pelo menos comente o conteúdo do artigo, não aproveite o espaço para dar-lhe uma patada. Você há de convir que o jornalista é um homem educado capaz de discutir ideias.
Naufragou? Pois até onde eu saiba, como graduando do curso de Letras, embora muito dos mitos gerados e repercutidos a respeito da semana de 22, o livro de Berriel intitulado "A Obra de Paulo Prado" desmistifica diversos desses mitos e das engenhosidades históricas realizadas pré e pós o evento. O trabalho de Ruy Castro contribui para manutenção da discussão. Acho que mais do que nunca, temos que nos atentar à história dos fatos para melhor criticarmos nosso próprio paÃs, sem floreios.
Bom tema. Continue. No mundo da música brasileira tem muito disso.
Ruy Castro melhor a cada dia! Crônica maravilhosa1 Quem critica talvez não saiba o que é uma crônica. Ruy tornou-se um mestre do gênero, talvez o melhor nos dias de hoje. André L. Vianna
Tem vários mitos estúpidos também fora do ambiente social. A galera vem afirmando que a Ucrânia está a serviço dos Estados Unidos e que por isso foi invadida pela Rússia. Supondo que isso seja verdade, justifica uma invasão a um paÃs livre e democrático provocando inúmeras mortes? Claro que não.
Pessoal. Especialista em geopolÃtica alerta para se Putin ganhar, além da Criméia, parte da Ucrania, outros autocratas serão animados para invadirem paÃses vizinhos e frágeis. Brasil de um Bolsofrênico poderia invadir Paraguai, Uruguai, que um dia faziam parte do território brasileiro. Que tal mais a Bolivia, Guianas??? Autocratas tem seguidores fanáticos e cúmplices lá e aqui. 80% dos russos apoiam. E os 20% dos bozofrênico???
Lourival, eu também acho que a invasão da Ucrânia foi um crime e uma estupidez. mas também acho que este comentário é completamente fora do contexto da deliciosa crônica do Ruy. Além do mais essa história de "invasão a um paÃs livre e democrático" é muito perigosa, pois deixa margem para que se alegue que se o paÃs não for "livre e democrático" pode ser invadido à vontade, como os EUA fazem o tempo todo. paÃses não podem ser invadidos, povos não podem ser bombardeados. Ponto!
Ruy, meu caro, aqui em Campinas, região onde morei quase a vida toda, diz a lenda que é celeiro da bichice nacional, mas eu nunca vi nada de mais. Em compensação, nos dois carnavais que passei escondido em Aiuruoca, uma cidadezÃcula das Gerais, fiquei impressionado com o volume e entusiasmo das Monas. Outra: aqui pode não haver a bicharada, mas tem maluco: um, desconhecido, passou parte dos 8O e os 9O a puxar a frase "Celacanto gera Maremoto". Definitivo, mas nunca corroborado.
Pichar/pixar nos muros, digo...
Nossa, que coluna sem pé nem cabeça.
Esse Gentileza parece ser um fenômeno local do RJ, lembro bem é dos grafites de Celacanto provoca maremoto e Cão fila km 26, quem viveu nos anos 70 e comeco dos 80 certamente se lembra.
Óia, lembrei da mesma maluqueza! Pelo visto, não era fenômeno local , então. Aà na sua terra, chegou a presenciar algum? Tanto faz se Celacanto ou Maremoto, aliás... Hahahahah!
Lembro muito do Profeta Gentileza nos pontos de ônibus junto à estação de trem Central do Brasil aqui no Rio de Janeiro na década de 1980. Do que eu via, ele se mostrava muito benévolo e delicado. Morria de pena dele tentando pregar a paz em uma cidade em guerra crescente... :-(
Muitas meninas-moças, como se dizia na época, tinham verdadeiro pavor do Gentileza. Ele chegava a correr atrás delas
Pôxa vida, Ruy!! São muitas verdades ditas de uma vez só. Quer dizer que a VirgÃnia...que o VinÃcius...MONSTROO!!!
Gentileza poderia em sua loucura propagar gentilezas? Ao espalhar o slogan já não faria muito mais que muitos outros que tiram onda de heróis ? Era só um doido ? Adoro doidos!!!
Essa história da VirgÃnia Lane, o melhor par de pernas do Brasil, até o aparecimento de Mané Garrincha, há vÃdeo de entrevista dela no Youtube, com riqueza de detalhes. Caiu nua e quebrou a perna no jardim do Catete. Jogada por Gregório Fortunato, O Anjo Negro, por ordem de Getúlio para salvá-la. Proeza maiúscula do Gregório que na hora tava preso na República do Galeão pelos oficiais da FAB, colegas do Major Vaz. ´Consultei um velho primo na Italia, que me afiançou: si non é vero é ben trovato
Grande comentário, Marcos! A VirgÃnia Lane é um mito muito bem embasado, basta ver a foto que ilustra este artigo. Que pernas! Permito-me o deleite de imaginar o restante... Se o "pai dos pobres" não navegou nessas ondas, perdeu experiências inesquecÃveis. Talvez nem tivesse se suicidado, preferiria ir com ela para a Itália ou a França, aposentando-se em grande estilo!
Hahahahah! Ôôô, Adonay, será que o Gregório, se fosse afortunado o bastante pra ter a VirgÃnia em seus braços, ia jogar fora pela janela? Se fosse o Hélio "papagaio-de-pirata" ou o Nnneegão da Palmares, celerados, eu até acreditava. Mas Gregório, fosse o Fortunato, o de Matos ou o Duvivier, du-vi-de-o-dó que jogasse os pernões fora... Hahahahah!
Ruy, suas crônicas aquecem o meu velho coração e me fazem recordar. Obrigado.
O mito Bolsonaro vai ser o mais duro de matar porque ele é um zumbi. O zumbi só finge que morre, pra enganar a torcida e voltar triunfalmente. Nem a pecha de inventor das rachadinhas conseguiu enterrá-lo. A fama de genocida acabaria com qualquer mito no mundo civilizado, mas aqui, ao contrário. serviu de adubo para o fortalecimento do mito. O mito resiste, o mito é imortal, é duro de matar porque ele é um morto-vivo. Tomem cuidado, porque ele morde e torna a vÃtima um zumbi também.
Ahhhhhh, Luiz, a má fama adubou o Bozo porque é que nem pé de fermento, pro queijo ou coalhada: fama de estrume, jogou no esterco, dá na maior compostagem! Quanto à transmissibilidade, isso é fato (é verdade esse bilete) comprovado e sabidÃssimo: zumbi come célebro das vÃtimas! Hahaha!
GOSTEI DEMAIS, RS,RS,RS!!!
Das veis a versão é melhor q a história. Ulisses Guimarães.
Lembrei que, na véspera do sete a um, tinha gente que jurava que o Brasil havia comprado a Copa. Dois dias depois, a mesma pessoa passou a ter certeza absoluta que o paÃs a vendera. E me surgiu uma dúvida : Será que, no futuro, os descendentes de certos motoqueiros vão ter coragem de mostrar a foto pro amigo e dizer : "Olha, esse aqui é o meu avô numa motociata com o Bolsonaro".
Hahahahah, excelente! Que nada, Ricardo, vai haver o maior mercado pro antigo método soviético de reescrita da história, o apagamento de neguinho nas fotos. Com os fotoxópi do futuro, vovô/vovó vai aparecer no comÃcio gritando "Lulalá", pulando no Lullapalooza! Hahahahah!
Em alguns casos casos gosto da permanência no mito. Como na história do gentileza, por exemplo. Em outros casos quero que o mito morra em breve, antes de outubro.
... dizem, 'as más lÃnguas', as frequentes coincidências da presença de VirgÃnia, participando de shows, em cidades visitadas por Getúlio nas quais pernoitaria. Quem sabe fora apenas encontros fortuitos entre tantos fãs, em coquetéis e colóquios entre polÃticos, empresários e puxa sacos em geral.
Ficção agradável em pleno domingo de carnaval.
Olha o Galdino Formiga aÃ, gente!!!
Ficção? Não entendi seu cometário ou não entedi o texto.
Eu também sou admiradora das histórias da velha guarda. Tempos românticos em que a vida andava devagar e era possÃvel viver intensamente o passar das horas.
Faço coro com você e o Robson. Acho que nossa geração teve mais sorte que a atual...
Exatamente. Nada era erótico e sim romântico, mesmo os casos mais picantes. Não tÃnhamos pressa e hoje muito menos...rsrsrs.
Sempre agradável ler Ruy Castro . Na minha idade então, é uma viagem .
Eita, sô, com esse seu ânimo fervente de 20 anos, ninguém diria que tens sequer 3O, meu caro! Live longer and prosper, desejaria o Sr. Spock! (E, como é carnavá, também o pernambucano Spock, o maestro)
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Mitos difíceis de matar Voltar
Comente este texto