Hélio Schwartsman > Bolsonaro faz jogo pesado que erode a democracia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
"Se não nos livrarmos dele em outubro, temo que a democracia brasileira não resista a mais quatro anos de jogo pesado." Sendo um disco quebrado e repetindo mais uma vez, se o Bolsonaro ganhar a eleição no voto, o Brasil não merece ter uma democracia. Depois de quase quatro anos do seu desgoverno, se alguém acha que qualquer outro candidato, dos que estão na corrida presidencial, consegue ser pior que isto, melhor acabar com o paÃs e o último a sair apaga a luz.
Nada nem ninguém, em tempo algum, conseguiu, consegue ou conseguirá ser pior do que isto que está aÃ, Bianchini. Os paralelepÃpedos que jazem sob o asfalto da avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte, sabem disso desde sempre, inclusive. Só não contaram para nós em tempo porque devem ter achado graça ver-nos passar por esse perrengue.
Os poderosos julgam acima de todos e das leis e praticam aquela velha máxima : "Aos amigos os favores da lei, aos inimigos os rigores da lei" Estão pouco preocupados com os princÃpios democráticos , e caso as leis vigentes os atrapalham, pouco ligam , não querem ser contrariados e assim a nossa democracia sai perdendo pelas bordas , onde todos julgam serem os donos da verdade, não importando os meios .
Que saudade daquele tempo em que todos estavam unidos (imprensa, empresariado, bancos, polÃticos, classe média) a favor de um golpe constitucional protagonizado por aberrações humanas como a professora maluquinha de SP, o apologista de torturadores, aquele domingo inesquecÃvel em que não houve o Faustão para que todo o paÃs se acumpliciasse de um crime. Será que estes tempos voltam?
Esse artigo que permite ao presidente indultar um condenado pela justiça é um erro, como uma espécie de falha de programação. O candidato a tirano é como um hacker que explora esse tipo de falha em seu benefÃcio. O processo legislativo é muito amador e acaba gerando essas falhas de segurança.
Entendi o seu argumento, mas não é que o processo legislativo seja muito amador. O problema é que, com todos os defeitos, ele depende da boa-fé dos partÃcipes, a lisura do jogo, até de alguma malÃcia - mas não no nÃvel de golpes abaixo da cintura, dedo no olho e cusparada.
"Mas é fácil ver que, se todos entrarem nesse jogo, quem mais perde são as instituições e por conseguinte a democracia". Errado seu Hélio, a melhor forma de resolver uma crise é aprofundá-la. Não há negociação em relação a aplicação de leis. Caso o STF o faça estará se desautorizando. E essa fuga pra frente só vai piorar o quadro. Bolsonaro, caso o STF não aja de maneira firma vai, por provocação, expedir outros decretos para seus pitbulls condenados.
"... a melhor forma de resolver uma crise é aprofundá-la." Uau.
De novo censurado pelos robôs da FSP. Cansei, vou encaminhar suspensão da assinatura.
Se a Câmara tivesse cassado o mandato do deputado Bolsonaro lá atrás, o presidente, que talvez nem chegasse a ser eleito, entenderia pra que servem as instituições democráticas. Agora é tarde.
Bem lembrado que Dilma poderia ter indultado os condenados pelo mensalão, mas não o fez. Vale lembrar que a Dilma tentou nomear o Lula ministro da Casa Civil para dar a ele foro privilegiado, já que estava atolado nos processos da Lava Jato. O STF impediu a manobra de usar a lei para proteger o amigo. O deputado Silveira é totalmente despreparado para ser parlamentar, merece ser enquadrado na falta de decoro por ameaçar ministros do STF, mas cabe à Câmara decidir, não aos ministros ofendidos.
Não, Nelson, ele não está sentado sobre os processos de impeachment para agradar o chefe, não, é para acumular vantagens, ganhar dinheiro, muito, muito dinheiro. Não fosse isso, ele já tinha sido... patriota.
Pergunta que não quer calar Sr. Hamilton: Por que não o fez? Nas duas ocasiões, com Bolsonaro em 1999, por conta da entrevista que defendeu matar uns 30 mil e fechar o congresso; e agora no caso do Daniel Silveira? O presidente da Câmara está há 9 meses sentado sobre o processo do deputado e não encaminhou à votação do plenário. Tudo isso para agradar o chefe. Esquece que com golpe, Bolsonaro vai cumprir a promessa de fechar o congresso.
Invalidar julgamento foi uma hardball que beneficiou nós sabemos quem…
Bem, meu caro, as bola do Bozo podem ser duras, mas são meio murchas, tipo meio saco de cimento deixado de lado. Essa estorinha de perdoar nego irrelevante, provocativamente, tem algo de infantil, de criança-reizinho, que me causa algum espanto - e olha que a casca tá grossa. O Silveira fará mais das suas, em breve; e aÃ, como será? Essa bola Bozolina tá meio com cara de bola-plana, sei não: não sei se chega sequer ao abismo que contorna BrasÃlia.
De fato é assustador o que Bolsonaro pratica de ataque à s instituições! Algo nunca visto em nosso paÃs! Daqui até outubro ele fará muito mais. Acredita que encontrou a estratégia para distrair a platéia dos reais problemas e das falhas imensas do seu governo! Esta, na sua avaliação, seria a única forma de ganhar as eleições! Tomara que não!
Vamos lá povo brasileiro, as instituições estão se curvando para um bando de arruaceiros de porta de cadeia, mas nós não. Daremos o nosso recado nas urnas, aquelas terrivelmente eletrônicas que o bosofake detesta! Fora Bolsonaro! Queremos o nosso Brasil de volta. Pode ficar com o silveira e o malacheia!
Os temores são para ambas as hipóteses de nas eleições de outubro vencer a dura realidade ou a insuportável mentira, esta já acenou com o controle social da mÃdia, coisa que Bolsonaro jamais insinuou e muito fez, nem mesmo sabendo da torcida por sua morte. Por outro lado, se chegamos a esse estado de coisas, devemos, sobretudo, ao STF, que lançou Lula à s eleições com a "fantasia de mártir", sob a qual padece a nação humilhada pela cor ru p ção. Namastê!
Coisa linda, Vidal, você vai estar certo sempre. Está precavido contra o Quadrúpede-em-Chefe e contra o candidato cujo partido você adora apelidar de algo que você (só você) acha lindo e inteligente, dá até as iniciais. Acho pouco inteligente a ideia de que foi o STF que lançou Lula às eleições, mas, sei lá, vai ver sua inteligência brilhante está além da compreensão humana, não é, Vidalzinho?
Maria. O PT-Peb-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia pt) deveria mostrar seu amor e compromisso com o Brasil- se o tivesse- substituindo Lula por outro candidato que não traga instabilidade social e polÃtica ao paÃs. Por que não apoiar Boulos ou Ciro? O próprio Lula na pessoa de Haddad, ou um deixou de ser o outro? E que partido é esse que faz de Lula um ser insubstituÃvel?! Namastê!
Ontem milhares de contas foram abertas no Twitter com todos os sinais de serem bots. Foram para a famiglia e minions conhecidos. Estão felizes e a pleno vapor. Controle da mÃdia foi usado no sentido da propriedade dos veÃculos e não dá expressão. Dilma com todos os defeitos manteve a liberdade alta. A imprensa tem sido atacada por esse inepto desgovernante deste o primeiro dia da posse. Em que planeta você vive que ignora esse fato. A prioridade máxima é tirar esse inepto caprichoso e desequilib
* coisa que Bolsonaro jamais insinuou e muito menos fez. Ato Falho é outra coisa e o próprio Freud que dele tratou, falou que às vezes um charuto é só um charuto. Namastê!
Maravilhoso ato falho, "controle que bolsonaro jamais insinuou, mas muito fez"!
* coisa que Bolsonaro jamais insinuou e muito menos fez. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
A ironia é que na próxima eleição democrática irá eleger. infelizmente, um governo não democrático novamente…Mas isso não é a democracia?
STF faz jogo pesado que erode a democracia. O Hélio parece desconsiderar que temos uma corte autoritária que decidiu, deliberadamente, atuar como Executivo e Legislativo usurpando-lhes seus poderes. Caberia ao Congresso uma resposta à altura mas o comprometimento de vários de seus integrantes impede que isso ocorra. Enquanto isso, onze déspotas sem um voto sequer vão governando o paÃs.
E verdade esse bilete!
É quase impossÃvel argumentar com os bolso náuseas, pois veem tudo pelo avesso, a partir da realidade paralela que criaram e na qual passaram a acreditar. Bolsonaro e sua horda têm forçado os limites dos demais poderes desde o primeiro dia, com mentiras, ofensas e ameaças. Dobrou o Congresso num troca-troca com o centrão. O STF é o único que ainda lhe impõe limites, mas para vocês os autoritários são eles. É pra ganhar na marra ou Vcs vêem pelo avesso mesmo?
CarÃssimo hidi-ota, você acaba de revogar o foro privilegiado. Nunca vi um texto com tanta hembe-cilidade! Vá estudar direito!
Jogo pesado é nos comentários. Qualquer semelhança com o gabinete do ódio não é mera coincidência. Ódio correndo solto, alimentando os marcadores da violência polÃtica. Salvaguarda definitiva: fugir da escolha duvidosa entre "dois tão diferentes, tão iguais". (Claudia F.)
Mas senhor Hélio Schwartsman milhões de brasileiros e brasileiras sabiam da sanha autoritária e corrupta do sujeito, mas era uma "escolha muito difÃcil", não é mesmo?
Ótimo texto. Todos os responsáveis pela manutenção da nossa democracia terão que ter sangue frio para conduzir o paÃs até outubro. Não será fácil. Cabe a nós encerrar os ataques à democracia.
Cara Maria Cristina, muito verdadeira sua última frase; entretanto, temo que isso seja feito na base da eliminação da democracia no próximo pleito: pronto, agora ninguém mais a ataca! Do geito que as peçôas de beim tão de mal com a racionalidade...
Esse tipo de jogo é jogado para jogar para baixo do tapete a preguiça de Bolsonaro para administrar o paÃs, movimento para pautar a mÃdia, atender a militância sedenta por confusão e tapar o sol da miséria com a peneira da arrogância.
Infelizmente o que o bolsonaro fez em todo curso de seu mandato em maior ou menor grau foi enfraquecer a democracia, e para isso contou com a cumplicidade do procurador geral da república, indicado por ele e desrespeitando a tradição da escolha da lista trÃplice, ainda contou com a colaboração do Artur Lira na câmara e da covardia do Pacheco no Senado, bem como deixou claro, com as duas indicações no STF, tudo para se proteger da justiça devido aos malfeitos dele e da famÃlia.
Medidas extremas fascistas é o script do bolsonarismo. O finado Olavo de Carvalho sempre indicou o caminho da desordem na polÃtica e o genocÃdio sistemático atraves de polÃticas de miserabilidade como forma de usar a fome como controladora das turbas oposicionistas. A morte uma como forma de governar e escravizar dosando os alimentos e meios de produção a fim de favocer a classe polÃtica para controlar o poder. Bozo é o pesadelo em sonhar acordado.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Se o STF faz hardball o Bolsonaro responde soltando bandidos? O Daniel Silveira é uma figurinha repugnante, em quatro anos de PM ficou semanas preso por ser um PM delinquente. Acho que você não gostaria esse deputado nem como seu vizinho.
Não se trata de esquerda e nem de direita? Risos. Me engana que eu gosto!!!
Teu amado presidente não tem respeito por ele, pelo brasil e nem por ninguem. Ele te despreza assim como as instituições do meu paÃs.
Onde estava o bozo em 198?. Ano que a Constituição foi promulgada? Explodindo bombas em banheiros de unidades militares, ocasião em que foi expulso por insubordinação e desobediência ao Regimento Interno do EB
Paul, boa noite. Nesse teu cesto estão processos autoritários que ignoram a Constituição?
Ainda estamos numa democracia graças ao STF. Os que estão sendo presos são aqueles que atentam contra a democracia e às instituições, cometendo crime. Liberdade de expressão não é sinônimo de liberdade de incitação criminosa.
O camarada pode não querer passar a faixa, somente esse ato de protocolo, mas não tentará nada mais pois não tem cunhões e sabe que qualquer passo em falso, a justiça, a polÃcia e demais representantes da lei estarão em seu encalço e ele tem muito mais a perder do que ganhar. Se der algum golpe, não dura nada, não tem apoio, não tem sustenção para prosseguir. A população brasileira o quer fora da cadeira predidencial mais intensamente do que ele imagina. #Lula13
Conforme outubro se aproxima o Bolsonaro ficará mais violento. Como afundou o paÃs numa miséria jamais vista, tentará de toda forma melar o jogo democrático. Isso é consequência da extrema direita no poder.
O STF é que está erodindo a democracia!
É verdade esse bilete!
Pesquisa Datafolha de 2018: Lula, 39%; Bolsonaro, 19%; Marina, 8%; Geraldo Alckmin, 6%; Ciro Gomes, 5%;...
Você está se referindo aquele 6 x 5 (após um famoso tuÃter de um general) que negou a Lula um habeas corpus para que ele concorresse na eleição de 2018? Um 6 x 5 que foi contra o que está previsto expressamente pelo artigo 5º, inciso LVII, da Constituição Federal, que preceitua que "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória". Mas deve ser a ''dificÃlima hermenêutica'' do texto do artigo. Não é mesmo?
Teu presidente é um ex goto a céu aberto, mas ele teve 57 mi de votos e respeito a democracia por isso. Pena teu presidente não respeitar a república como tal, pq a democracia vem lhe servindo bem nesses últimos 30 anos. Uma democracia de milicias, rachadinhas e igrejas evangelicas.
Que Deus tome conta da sua alminha. E dê luz ao entendimento cego dos fatos...
Ainda há tempo de concertar o grave erro cometido em 2018...
E alguém deveria avisar ao Arthur Lira, Centrão e demais acólitos que, se vier o golpe, vai sobrar pra eles também no futuro. Pra que Bolsonaro vai querer dividir a chave do cofre? Se não é difÃcil fechar o Supremo, por que o mesmo não se daria com o Congresso? O presidente não tem escrúpulo nenhum na hora de descartar aliados que se tornam um incômodo.
Se os representantes no congresso estudassem um pouco mais de história, saberiam esta frase de Julio Vellozo (historiador): "No Brasil, desde novembro de 1823, quando há golpe, o Parlamento é fechado, deputados são presos, exilados e, em alguns casos, mortos." Acham que vão, como muita gente pensou antes do coiso assumir, conseguir domar o tro glo di ta e continuar com seu orçamento secreto.
Poi Zé, Nego tá matando a galinha do fiofó miraculoso.
O primeiro a ir em cana na eventualidade de um golpe é o Lira.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Bolsonaro faz jogo pesado que erode a democracia Voltar
Comente este texto