Conrado Hübner Mendes > Se o STF capitular Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Excelente artigo. Nunca havia lido a respeito do comportamento dos Ministros da Suprema Corte. Como eles são supremos, não achava que alguém teria a audácia de dar um pito nos intocáveis. Os ministros querem sempre mostrar que estão no andar superior e cada um quer se destacar mais do que os outros .Falam demais. sobre assuntos que não lhes dizem respeito. Observo o comportamento de magistrados de pequenas cidades, eles não aparecem na mÃdia e nos nos eventos sociiais, ninguém os conhece.
Um famoso historiador, o Eric Hobsbawm, acho, dizia que "as revoluções não faziam mais do que meter o pé na porta podre de um regime decadente", algo assim. Vemos a anti-revolução bolsonarista metendo as patas na porta podre das instituições brasileiras, que já nasceram corrompidas - vide a constituição de 88, feita por constituintes pela manhã e parlamentares à tarde. Tudo feito para garantir a impunidade! O que gente como o G. Mendes e o Bolsonaro fazem é não fingir que estamos numa Democracia
Excelente, Professor. Que a lição em praça pública sirva para atiçar os brios da nossa de fato hoje última instância. O STF não pode se deixar acuar. Tem o apoio de todos os comprometidos com a democracia.
Com pompa e circunstância entre lagostas e vinhos premiados, nosso STF polÃtico, palpiteiro, abrasileirado e mais importante, pilar da democracia. (Claudia F.)
Mano Hübner, e eu que ia dizer que o perigo não é o bozoléptico de esquina, mas o... Não digo mais, porque cê já me desmentiu, classudamente, no finzinho do texto. Nada a acrescentar, senão uma reverência à vossa mordacidade: que vossas palavras sempre possam morder as nádegas desses dumbões!
É sempre mais do mesmo! A Foice pinça especialistas de auditório para, a pretexto de comentar assuntos em voga, atacar o governo. Professor de federal, vai se esperar o quê? Dizer que FAcchin é exemplo no STF!! Só se for por ter habilitado o seu ladrão de estimação!
salMoura, agradeço pelo texto original. Não saiu de escritório central algum, é evidente. Péssima notÃcia para vossa damoria, que usa seus talentos pra vender Bozofrenia.
esperar o que de uma bolsonarista tosca alem de um comentário patético como esse. Ta batendo o desespero, só pode.
Facchin tentou livrar a cara do Moro da pecha de parcial. mas perdeu.
Sempre mais do mesmo; robolsopatas se enfurecem quando alguém critica, ainda que com toda a razão (isso não importa), seu miliciano golpista de estimação. Os petelhos também fazem a mesma coisa quando alguém não elogia os defeitos de Lula.
Vejo seus textos, professor, como de obrigatória leitura. Procuro lê-los todos! Muito obrigado!
Só que é uma tarefa impossÃvel. Vários ministros são fascinados pelo som das próprias vozes.
Perfeito diagnóstico. Pena que os ministros estarão muito ocupados com suas vaidades pra "perder" tempo lendo a coluna.
Cassar mandatos.
Lula desafiou o stf quando disse que se prendesse seu filho não ficaria de pé. Quem duvida, pesquise. Stf quer governar e até mesmo pelas palavras do Gilmar já existe um poder paralelo, o que é inaceitável. Stf não pode causar mandatos. Enfim, este arremedo de supremo nada tem de supremo.
Vocifere com mais calma. De repente, pode até ser que seja compreensÃvel.
Parabéns professor, alguém tem que dizer, e se esse alguém tem estofo jurÃdico adequado, melhor. Mas aqui entre leigos, a coisa é assustadora: integrantes (e são vários!) da mais alta corte do paÃs não conhecem o próprio oficio, o beabá do próprio ofÃcio. São vigários que não sabem o pai-nosso. As vezes me parece também uma deficiência da educação não formal, aquela com que os paÃs conseguem bom comportamento de seus pimpolhos. Mas não são apenas os magistrados, é próprio das zelites de banânia.
Dá licença d'eu subscrever, caro Alberto? Essa foi soda.
Excelente artigo. Os membros do STF, principalmente, são os maiores fiadores da crise institucional vivenciada pelo paÃs. Na prática, não há leis, há interpretações venais, adaptáveis a cada caso que chega a corte. Vários ministros que ali estão não têm condições de se sustentarem no cargo, muito menos são dignos da toga. Além disso, há evidências de corrupção de certos ministros, fora o desvirtuamento ético e moral de vários deles.
Tudo certo, Luciano, o problema é que chegamos num ponto que estes são a última linha de defesa contra a ditadura bozofrênica...
É, os que decidem as questões judiciais devem evitar dar opiniões. A decisão pode ser tomada como simples opinião.
Apesar do reconhecimento da atuação polÃtica do supremo, faltou ao missivista o mais importante: a inconstitucionalidade crassa de suas recentes ações. Sobre esta última ofensiva contra o paÃs, Edgar Allan Poe diria em seu belo conto: Ninguém me ofende impunemente.
O STF cavou a sua própria desgraça. O STF encontra-se infestado de protetores de corruptos. Condenar de forma rigorosa o mentecapto Daniel Silveira mas promover a soltura em massa de corruptos (inclusive anulando condenaçõed em três instâncias) é prova cabal do estado moral deplorável do STF. As suas decisões seguem critérios estritamente polÃticos.
Ainda estamos numa democracia graças ao STF. Os que estão sendo presos são aqueles que atentam contra a democracia e às instituições, cometendo crime. Liberdade de expressão não é sinônimo de liberdade de incitação criminosa.
Já capitulou ao acabar com a lava jato!
O STF capitulou perante o twite do Vilas Boas, ajudou a chocar o ovo o tempo inteiro, quem planta vento vai colher tempestade.
Plantaram o que acharam ser salsinha, colhem o que constatam ser urtiga! Hahahah
Texto exemplar. Por vezes um STF Leão, noutras um gatinho. Entre uma esquizofrenia e outra desacredita-se para todos.
Muito lúcido, didático e certeiro. Estamos nesse momento num dos limiares de um rompimento explÃcito da nossa frágil democracia, e precisamos de um STF forte, coeso, mas também de outras forças sociais melhor organizadas, onde só se vê esgarçamento. Temo pelo Brasil.
Conrado Hubner, exemplo de coragem, didática, bom senso e competência. Agrega valor à democracia e a fsp.
Nós estamos órfãos, navegando ao Deus dará.
E se não tiverem vergonha na cara o golpe já está dado.
Parabéns Conrado.
Melhor coisa que leio em tempos. Texto irretocável, lúcido e corajoso. Bolsonaro há de passar (oxalá, o quanto antes!), mas o STF permanece.
A coluna do Conrado faz a assinatura da Folha valer o preço
É o "constitutional hardball" (Mark Tushnet), querido Queixada. Belo artigo.
Excelente análise. Parabéns!!!
Já se vê desvio de função dos ministros do STF quando falam que tribunal tem que dialogar. Mas tanto os próprios ministros adoram um holofote, quanto organizadores de evento, imprensa e jornalistas adoram um ministro como celebridade ou fonte. Enquanto isso, os dois outros poderes não dialogam nada, baixam inúmeros decretos, aprovam pec em meia hora, e o povo nem sabe como essas coisas afetarão suas vidas.
Ótima análise, o STF está colhendo aquilo que semeou com orgulho e regou com paixão ...
Excelente análise.
Além da cristalina e correta análise do articulista sobre a discrição e postura dos ministros do STF, cabe aqui uma pergunta: Algum outro PaÃs minimamente sério no mundo tem as sessões de suas Côrtes Supremas transmitidas aà vivo pela TV a inflar egos dos mais variados? Dá no que vemos?
Inteligência rara, não há poder absoluto num estado de direito. O cara defende a ditadura da toga, q é um poder nao eleito, e nem se dá conta. Esquerdismo faz mal ao cérebro kkkk.
Sobrou um ká do KKK, olavinho. Veste o capuz que tá fazendo falta ...
Nada supera a capacidade do camponês de esquerda. Lênin e Stalin sabiam manobrar bem esse tipo de gente.
Um comentário perfeito para se conhecer toda a extensão da ignorância e bu rri ce do gado.
Nossa! Fiquei impressionado com seu comentário, reconheço que a sua capacidade de sÃntese, mas com muita profundidade, esgotou o assunto abordado pelo articulista. Vou copiar o texto, e o seu comentário, colocar numa moldura num lugar de destaque no meu escritório.
Senhor, com todo o respeito, esquerdismo visa a igualdade. Ou seja, mesmo o senhor não sabendo definir o que é esquerda, ainda pode se beneficiar da esquerda, pois será tratado como se fosse alguém que soubesse.
Detectado eleitor-capa-de-Veja-e-JN.
Conrado sempre cirúrgico em suas análises. Quanto bem não faria à preservação da própria democracia afastar os microfones de Barroso.
Tá certo o colunista. Juiz deve falar apenas nos autos. Somente.
Pelo que entendi, prof. Hübner, só faltou lembrar aquela frase do Lula, obtida numa grampeada da lava jato: "O STF se acorvadou!"
Na Suécia o ministro vai de bicicleta. No STF americano o ministro ia dirigindo o Fusca e assim vai. No Br o ridÃculo rollsroyce fumegante da posse ao dito -mandatario- , a otoridade excelente não pega nem em macaneta. O juiz eh empolado. O presidente acha que eh imperador. E o povo come vc sabe o que, né !
Cada boi tem seus chifres, cada coisa tem seu nome. Assim ensina Conrado.
Que texto forte. Parabéns, Conrado.
Equilibrado, lúcido e corajoso.
Excelente, Conrado, como sempre! A conduta dos juÃzes deveria ser regulada em lei para impedi-los de se expor em público dessa forma acintosa, inconveniente é incompatÃvel com a sua função. Parece outra jaboticaba.
Você é um dos caras mais lúcidos que conheço, e ainda está sendo processado por dizer ao Aras o que ele de fato é: subalterno ao presidente. Abaixo a capitulação do STF! Precisamos lutar pela democracia em todos os fóruns e a cada milÃmetro pra que ela não se esfacele de vez!
Mais brilhante e clarividente, impossÃvel! Bravo, professor Conrado!
Aquele texto que deveria ser lido e compreendido por todos os brasileiros. Obrigado, Conrado.
Excelente coluna. De fato, certos ministros do STF devem agir com parcimônia verbal e deixar de agir como pop stars de assuntos mundanos. Sem resposta coesa às ameaças, o STF pode naufragar e, junto com ele, a democracia.
Brilhante.
Ainda acredito que essa tempestade vá passar. Há de haver bonança, com justiça!
159 dias
Que ousadia. Só faltava a Folha de São Paulo querer pautar o STF.
Volte 3 casas, eremildo.
Quando você diz que é o jornal quem está falando no texto de um colunista é sério ou apenas ma-fé? Se for sério é apenas ignorância. Qual você prefere?
Não é a Folha, é um professor da Faculdade de Direito da USP. E não se trata de pautar o STF, mas de lembrar aos mais vaidosos membros do colegiado que sua vaidade e hipocrisia podem causar o suicÃdio da instituição.
Apesar de toda a verdade do texto, vale lembrar que o STF vem precisando mais do que tudo do apoio da sociedade para que nossa sofrida democracia sobreviva. Não sei se é momento para esse tipo de conteúdo, chega com muito retardo se observarmos o nossa história por tempos bem recentes. De que lado afinal se encontra a folha quando o que tá em jogo é a democracia?
Jaime, esse texto contém apenas o ponto de vista do autor não do jornal. Você até tem uma certa razão mas tem verdades que precisam ser ditas para que o STF não se acovarde mais uma vez. O episódio da parcialidade e incompetência do Moro no julgamento do Lula, por exemplo, só chegou onde chegou, com grande desgaste para o STF, por sua covardia em tomar essa decisão quando a lavajato desfrutava de amplo apoio popular e era conveniente para certos setores. Isso nos levou aonde estamos.
A verdadeira reforma que urge é a politica, mas o que se esperar dessa classe que a sociedade brasileira elege a troco de dentaduras e pares de chinelos? O STF é apenas um braço direito da classe polÃtica e os que chegam lá estão em nomes dos interesses polÃticos dos que o empossaram. Não é de se estranhar que eles gostem tanto dos holofotes. Mas admitam que nesse meio não existe representantes pt, será que Lula ficaria preso tanto tempo se isso fosse verdadeiro? PARABÉNS pelo brilhante texto!
"Mas admitam que nesse meio não existe representantes pt, .." Se houvesse, ele nem teria sido preso.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Conrado Hübner Mendes > Se o STF capitular Voltar
Comente este texto