Hélio Schwartsman > Não é difícil decidir entre Lula e Bolsonaro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
O bacharel em filosofia tem cumprido à risca as diretrizes dos patrões.
O parcial jornalista esqueceu de colocar alguns dos mais notaveis feitos do governo bolsonaro, NADA de bom para o povo brasileiro: seu governo não tem planejamento, ameaça constantemente a democracia, colocou a vida de milhoes de brasileiros em risco ao insistir em remedios ineficazes seus pronunciamentos mais contundentes sempre foram contra o uso de máscaras e vacinas, a favor de grupos de madeireiros, garimpeiros ilegais, morte de indigenas e ocupação da amazônia por seus seguidores.
O pseudo jornalista imparcial vai ter que engolir o sapo barbudo… Sempre ao lado da zelite…pelo nome do mesmo, já sabemos o interesse maior…
Que postagem boba e confusa, Magrão. Você parece que andou tomando cloroquina estragada!
Você está mal informado, Wagner. O Hélio (como a própria "Folha") é simpatizante da tal terceira via. Aliás, um direito que lhe assiste, pois não estamos em uma democracia?! Já o seu candidato...
Não podem nem ao menos ser comparados: enquanto o democrata fez um dos melhores governos da história desse paÃs, o aprendiz de golpista só trabalha para salvar amigos e filhos.
Não é difÃcil decidir entre os dois, quem tem uma vaga memória do que foi os 2 mandatos do Lula, sendo dos estratos mais baixos da sociedade, sabe o quanto as polÃticas de acesso aos bens de consumo e aos bens culturais, fizeram com que milhões tivessem escolhas que iam além da vassoura e da enxada. Bolsonaro governa para o Plantation e a Faria Lima e só.
Quando o articulista é simpatizante de partidos de esquerda, se torna difÃcil seguir a lógica. Crimes largamente cometidos, conluios e benesses, quando não mencionados, são relativizados para, com muito esforço, caber na opinião enviesada do jornalista. Pena que não há, quase nenhum na Folha, capaz de jogar limpo, encarando a realidade frente a frente, tÃpico de esquerdistas que estão pouco lichando para a ética e a moral.
Os responsáveis pela Folha permitem que seus articulistas emitem suas opiniões como se fossemos massa de manobra, sem perceberem que existe um mÃnimo de inteligência e capacidade de análise. Beiram a infantilidade, as vezes, diante de opiniões que não coadunam com grande parte dos eleitores desse jornal. Sou assinante, busco informações em diversos meios de comunicação, mas me desculpem, é preciso disfarçar melhor suas tendenciosas meias verdades, antes que apenas alguns menos avisados continuem
Sr. Hélio. Muito lacônico sobre a tragédia do bolsonarismo. Não é verdade que Lula tenha algum compromisso com a democracia. Seus dois mandatos provaram que seu compromisso foi integral. Na sua ausência e na possibilidade longÃnqua do atual regime se reeleger, veremos certamente os últimos estertores das liberdades democráticas. Está ficando claro que este governo optou por eliminar a pobreza do jeito que estão fazendo no Rio de Janeiro.
Sempre bom ler esse colunista de nome complicado hehehe.... Igual ele, nunca vi nada de bom no Jair, desde sempre. Ele é um ser humano "do mal". E planeja um futuro perigoso para o Brasil, caso venha a perder, o que é bem provável.
Infelizmente não é difÃcil decidir. A Coisa é tão ruim, incompetente, etc.. etc..etc... que torna impossÃvel não ver que não temos mais que uma única escolha ( com todos os qs possÃveis).
Exceto no improvável cenário de TODAS as pesquisas eleitorais estarem erradas, Lula deve nadar de braçada nessa eleição. O único senão no vôo de brigadeiro de Lula até o Planalto são as ameaças golpistas do atual presidente e meia-dúzia de militares saudosistas. Mas não acredito que se arrisquem, pois o resultado de uma quartelada desastrada seria a prisão perpétua para eles e o fim das FA´s como as conhecemos , com sua profissionalização.
O ótimo é inimigo do bom ou, neste caso, um mal menor é melhor que um desastre completo. Votei no Ciro, contra Lula e Bolsonaro e deu no que deu, neste ano não dá para votar no Ciro porque ele prova eleição após eleição que não tem capacidade de unir, engajar. Assim, vou de Lula para, pelo menos, parar de ver idiotices, desmandos e incompetência completa de Bolsonaro e sua turma de 5a. série.
Ou seja para o jornalista a farsa da Lava Jato de Sérgio Moro, condenado pela ONU, continua valendo. Se sobrou algo de bom da Lava Jato foi que ela descobriu um esquema de Trust entre empreiteiras. Em um ano poderia ter resolvido pedindo dinheiro (ágio de 20% sobre os contratos) de volta. Todo o resto é farsa. Nada está comprovado de que houve "influência sobre o Congresso" com dinheiro da Petrobras. Jornalistas devem se ater à verdade. Se querem fantasiar narrativas tentar a literatura.
Gado petista
Chamar a Lava Jato de farsa é ignorância ou má fé. Vou lhe dar o beneficio da ignorância.
não, realmente não é difÃcil. Um - Lula - por mais mal que já tenha feito, e por mais mal que ainda possa fazer, não é um psicokiller, um amante da morte, um degenerado... não ameaça a democracia de forma tão vÃvida como o filofacistóide miliciano da muzema...
Continuando: Pelo menos Lula é um democrata e não tem arroubos de ditador, como nosso atual presidente, que dorme e acorda sonhando com uma nova ditadura, tendo ele como chefe. Só que não é mais sessenta e quatro. Hoje, como se fala popularmente, o mundo está globalizado ; vivemos na era da robótica e da cibernética.
Não quero dizer que Lula foi conivente com o que ocorreu na Petrobrás(economia mista) e nas estatais, quanto a permitir que partidos seus coligados colocassem ladrões para gerir subsidiárias como BR, Braspetro, etc., assim como nos fundos de pensão como a Petros, por exemplo, que amarga um prejuÃzo de mais de trinta bilhões, sacrificando os seus associados . Mas, o mÃnimo, ele se não foi conivente, foi complacente. Agora quanto aos dois candidatos, não há dúvida de que Lula é menos ruim.
Um ladrão, por mais que roube, ( 10 mi, 30 mi 50 mi?) causa pouco prejuÃzo ao paÃs. Já um psicopata mau caráter, troglodita e também desonesto... é o que se vê. Pobre de nós, mas temos que escolher, já que a chamada 3a Via é o retrato da vaidade e da sordidez e não se viabilizará.
Oi Marisa Coan! Talvez sejamos parentes, minha mulher é de famÃlia Pizolati Coan de Orleans SC.
O autor do nos x eles, do roubar um celular nao é crime, de quem se gaba de nunca ter lido um livro, triste. O outro nem se fala. Me recuso a fazer escolha entre o pessimo x pessimo. Trazer o pt de volta é garantia de atraso. Ja tiveram 4 mandatos e o pais voltou ao que era, nao sou idiota de achar, como querem os q tem interesss escusos, que a situacao atual é so resultado do bozo. O pt contribuiu com 100% para isso.
Pois Magrão: entre uma ditadura e a corrupção, infelizmente tenho que ficar com a última
O Bolsonaro foi eleito por quem votou nele. Tira o pt dessa historia. Se as pessoas votaram com o intestino em vez do cerebro, é problema delas. Vá se informar sobre os dados antes de vir com teoria de conspiraçaozinha. Inflaçao no 2o mandato do fhc era maior q no governo Dilma. Quem botou o Brasil nos anos 90 de novo foi esse governo incompetente em todos os setores.
Vai de Bozo.
Nada como provocar a turma do maniqueismo, se falar algo do pt ja é taxado de bozolino, triste. Como ex eleitor do pt, impossivel esquecer que o partido votou contra e ai nda dizia que o programa gestado e implantado pelo psdb, o depois renomeado como bolsa familia pelo proprio pt, era um programa p comprar votos dos mais humildes, hehehe. Tem muito mais. É bom lembrar tbm que quase todos os fundadores do pt sairam dele por motivos obvios.
São pessoas como vc que elegeram o presidente atual. Diz que não quer escolher, mas na hora de votar, faz uma escolha. Dizer que o PT é sinônimo de atraso é ir contra os dados. Eu acreditei que já havÃamos superado essa fissura pelo PT, já que estamos vivendo sob um governo que atrasou deliberadamente a distribuição de vacinas. Pelo jeito, estou enganadoÂ…
simples, doutor W Madrao: candidate-se e mostre que alguém no mundo acredita em vc o que eu duvido. Ou cale-se em nome da humanidade, por favor.
Não é bem assim, Magrão. O partido de Lula foi fundado também por intelectuais e, durante o perÃodo da cadeia, o candidato disse ter aproveitado para ler alguns livros. Na verdade, esse lance do orgulho de não ter lido se resume a uma ocasião em que ele disse que se orgulhava do fato de, durante a infância/juventude, não ter tido oportunidade de alcançar os livros mas, mesmo assim, ainda chegar onde chegou.
Perto de 100% foi a contribuição do governo do PT para o Brasil chegar a ser a 6a economia do mundo. Só o PT para tirar o pais do atraso que ocorreu com sua saÃda do governo.
Esclarecendo melhor: o Pt contribuiu com 100% trazendo o Brasil da 12a para a 6a maior economia do mundo, para benefÃcio de todos os brasileiros. Trazer o Pt de volta é garantia de tirar os brasileiros do atraso resultante do (des) governo atual que está destruindo a vida de todos os brasileiros. Com mais informação você poderá em 2022 escolher melhor, votando em Lula. Sossega.
interesses escusos... De quem é essa fala mesmo Magrão ? Do seu Ãdolo parcial que integrou essa atual e nefasta administração ?
Eu não diria nem que é uma escolha entre o "mal menor". É uma escolha entre um projeto de governo para os mais pobres e, portanto, desfavorecidos, e um para as elites economicas. Faça um recorte dos ultimos seis anos e veja quem se beneficiou mais: Ricos ou pobres (classe média entra aqui viu) ?
Projeto de governo para os mais pobres? Qual projeto? R $ 400,00 por mês?
Oi Vinicius, desculpe por invadir o seu espaço, pois preciso falar com o MAGRÃO hehehehehe (tipo hiena/3a. via) aqui embaixo : E aà desnutrido, tem tomado muita sopa de osso ? Já tentou a mamadeira de pirroc@ ? Tá difÃcil segurar a barra do ex-juÃz parcial ? Mas pode esperar o ano que vêm o LULA vai tirar mais de 40 milhões da miséria e vc. poderá fazer, no mÃnimo, três refeições por dia , como todos merecem !
Tem razao, o pt foi o partido q mais contribuiu com a elite e se seviu dela. Encontre um integrante do partido com carteira assinada ou q tenha uma empresa com funcionarios registrados corretamente e tera meu voto hehehe
O Lula não tinha obrigação de saber que existia um esquema de corrupção na Petrobras desde a sua fundação, o papel dele era fortalecer os órgãos de controle para fazer as investigação descobrir os desvios e punir os culpados isso ele fez.
Foi isso não, Antônio. O financiamento de campanha via obras públicas e a compra de parlamentares via emendas funciona no paÃs desde a implantação da república. O PT entrou nessa achando que apoiado nos vÃcios polÃticos do Brasil poderia se manter no poder fazendo alguma coisa pela maioria do povo. Mas a velha direita não aguentou: preferiu dar um tiro no próprio pé a ver o petismo triunfando. E foi todo mundo pro inferno. Mas a velha direita já está de pé. E ainda criminaliza o PT por tudo.
Fez nada. Pasadena, multa nos Estados Unidos, nomeação de Paulo Roberto Costa, etc.. Tudo no seu governo.
Ele administrava o pais não fazia parte da gestão da Petrobrás
O cara vai administrar um pais e nao ve isso? Papai noel existe hehehe
A escolha é muito fácil! Dinheiro roubado, a gente trabalha e ganha outro. Uma única vida perdida para a tortura já era para todo o sempre. Vivemos tempos reveladores. Há quem opte pelas 30 moedas de prata; outros preferem ficar do lado de quem foi perseguido, torturado e morto. E não!, não estou comparando ninguém a Cristo!
Escolha dificilima, um condenado por roubo e livre por conta da impunidade que nos cerca, o outro um completo imbecil. Melhor votar NULO.
Não é difÃcil mesmo, basta excluir os dois das opções em primeiro turno e escolher o candidato melhor posicionado entre os demais. A Via da Sensatez não inclui Bolsonaro nem Lula. No cargo, ambos se renderam ao balcão de negócios do congresso e da banda podre da iniciativa privada, e comeram ou ainda comem nas mãos do Centrão. Não somos obrigados a nos conformar com essa situação. O voto dos conformados e dos idealistas tem o mesmo valor na urna. Pensem positivamente e escolham quem tem projeto
Adilson, ingenuidade é abraçar o conformismo, muitas pessoas conformadas são felizes com essa decisão. Eu prefiro apostar em quem tem um projeto para o paÃs, no debate de ideias para gerar desenvolvimento, empregos e renda. Os polarizados discutem a si próprios e defendem seus ilÃcitos, um com 78 anos e o outro com 68 anos já garantem o benefÃcio da prescrição como candidatos e/ou durante o mandato. Pense grande meu caro.
Adilson, ingenuidade é abraçar o conformismo, muitas pessoas conformadas são felizes com essa decisão. Eu prefiro apostar em quem tem um projeto para o paÃs, no debate de ideias para gerar desenvolvimento, empregos e renda. Os polarizados discutem a si próprios e defendem seus ilÃcitos, um com 78 anos e o outro com 68 anos já garantem o benefÃcio da prescrição com candidatos e/ou durante o mandato. Pense grande meu caro.
Como se uma “terceira via”/outro candidato também não fosse se render ao Congresso (que tb é eleito por nós). Essa análise é no mÃnimo ingênua. Num eventual segundo turno, são pessoas como você que elegem o Bozo.
Saiu do governo com mais de 87% de aprovação pela população, fez um governo para todos e incluiu o pobre no orçamento, claro que é muito fácil opinar.
Não tenho nenhuma dificuldade para opinar, LULA PRESIDENTE! FOI O MELHOR PRESIDENTE DA HISTÓRIA DA REPÚBLICA. Duvida: Só é verificar os Ãndices sócio - econômicos do seu governo.
Ta precidando estudar mais viu.
rsssss, e sobre furar a fila da cidadania italiana, a condenação por roubo, a proteção ao terrorista Cesare Batisti nenhuma palavra ?? ahh esqueci "rouba mas faz " ne ?
Chamar de democrático um governo que montou um mega esquema de corrupção, que drenou bilhões que poderiam ter salvo milhões de vidas perdidas nas filas dos hospitais , que roubou o futuro de milhões de crianças com educação deficiente, só pode ser piada.
Entre um e outro, fico com nenhum e saio no lucro!
Há momentos que exigem um basta (seria em Kant, Hélio?). Na hipótese dessa sinuca de bico, com apenas dois candidatos, a alternativa ética pode ser muito bem não votar em nenhum, nem na aids, nem no câncer terminal, pegando carona na palavras de Mario Vargas LLosa em entrevista à Veja em 2018.
De acordo com quase todo o texto, apenas uma observação quanto ao Lula respeitar os direitos humanos, acho que ele peca ao apoiar ditaduras como a Cubana, Venezuelana e Nicaraguense!
Onde vc acha que ele peca, eu tenho certeza absoluta.
Essa eleição é um plebiscito entre duas opções: barbárie ou civilização. Quem tiver disposto a voltar para as árvores tem em Bolsonaro uma opção.
O slogan do Lula poderia ser: não sou tão ruim como Bolsonaro. É verdade, mas é claro que há outros candidatos mais qualificados como Ciro ou até mesmo Dória.
Muito bom ! Muito Bom.
Instigantes ideias. Resta saber se vão haver mesmo eleições pra que a gente votar possa...
As pessoas ainda não atinaram para um item muito importante. Se ocorrer algo com o Lula, no transcorrer de seu mandato, quem será o seu substituto? No caso do bozoloide, quem seria o vice dele???? Diante disto, está muito fácil votar. Não precisa ser inteligente para a escolha.
Abusando do chavão, mais claro só desenhando. O bozzó hé um erro da natureza e um desastre sem precedentes na história polÃtica do paÃs. Ignorar um perfil desses é bhurrice, má-fé ou a soma disso. Na falta de uma terceira via palatável e viável, não há opção civilizada senão o voto em Lula. É isto ou a bar bárie!
ou a saúva acaba com o brasil, ou a saúva acaba com o brasil. saúva todos nós, mas os polÃticos são quemquens... todos, todx
“Em questões civilizacionais e temas de direitos humanos, sempre colocou-se do lado correto”, tendo inclusive incluÃdo Ahmadinejad na categoria dos companheiros.
Bem lembrado Adilson: a culpa é a herança malfira do FHC.
O PT esteve tanto tempo no poder e destruiu nossa democracia, né? Agora estamos aqui, vivendo sobre a democracia da milÃcia, da interferência no Judiciário. Nosso presidente defende abertamente os abusos da ditadura brasileira. E, olha, o Bozo não apoia os companheiros. Imagine se apoiasseÂ…
Alguem duvida que esse é o sonho dele? Ser igual a eles.
O grande cumpanherão, ao qual ele sempre foi fidelÃssimo em ideias, Fidelito, depois, o Chaves, puxam a lista que é grande.
Amigo de fé, irmão, camarada! Amigo de tantos caminhos e tantas jornadas!
Também Ghadafi amigo e irmão.
Na versão impressa em papel que recebi hoje em cedo em casa o tÃtulo o tÃtulo da coluna é "Um homem sem qualidades". TÃtulo emprestado (sem dar crédito) da obra de Robert Musil com exatamente o mesmo tÃtulo. É uma obra-prima e não é propaganda eleitoral. Em tempo devem ter percebido porque mudaram o tÃtulo.
*bem cedo
cont. Um exemplo mundial atual da necessidade de atitudes repressivas na questão inicial da segurança pública é Biden, que seria de um partido mais esquerda no campo liberal, que não modificou muito a visão belicista americana na questão da migração e em intervenções internacionais. Inclusive, nessas questões internacionais acho que Biden está mais à direita que o próprio Trump.
Outro ponto importante é na questão de segurança, também a nÃvel mundial. A proposta das mentalidades de esquerda é até consequente, a formação das consciências para o respeito ao próximo, inclusive na questão da propriedade e liberdade religiosa, mas que em alguns casos o aparato repressivo do estado, como um meio inicial inibidor da violência, se faz necessário. Mesmo a esquerda, quando no poder, invariavelmente tem que passar a tomar atitudes mais repressivas. Um exemplo mundial atual, cont.
Bolsonaro tem de bom trazer para discussão o problema religioso que neglicenciado pela elite polÃtica, vem sendo cooptada por esses setores de direita de maneira estratégica interesseira mundo afora. É um sentimento profundo em grande parte da população, que vem sendo utilizado como meio de piada e chacota pela elite intelectual laica mundial principalmente de esquerda, o que torna a tarefa mais fácil. É preciso haver um respeito humano nessas questões.
Markus Nascimento, para grande parte da população no mundo inteiro a religião é importante. Quem for polÃtico e quiser representar uma população tem que ter isso em mente. Por isso que a esquerda, no geral atéia, perde espaço em todos os cantos.
O Bozolini é tão religioso quanto é flamenguista, gremista, palmeirense, etc ou militar, ele apenas usa tudo para fazer polÃtica. Ele lembra aqueles motoristas que usavam as ambulâncias para conquistar o voto dos pacientes e que até anos atrás viraram vereadores, prefeitos e até deputados. O que mudou foi a ambulância, o Bolsonaro dirige as armas, sejam federais, estaduais, municipais ou privadas.
Verdade. Mas o ideal, no meu modo de ver, seria a religião não tão mportante.
Lula tentou e tentará controlar a imprensa, se apóia nas corporações mais atrasadas do Brasil, sindicatos, ONGÂ’s, movimentos sociais e departamentos acadêmicos, qual seja, a nata do atraso. Acrescente a isso o apoio polÃtico e material à s piores ditaduras do mundo. Quanto ao Bolsonaro este tem hábitos detestáveis, mas nunca quis impor censura e reduziu os poderes das corporações retirando-lhes as verbas públicas generosas do passado. De fato não é difÃcil escolher entre esses dois.
Digo ao senhor Eduardo Rocha que lula é muito mais inteligente q o bozo, portanto, ele sabe e ira controlar e censurar a imprensa de um modo mais sutil, como fez com o acobertamento da corrupcao, cairam os peos, mas o rei ficou intacto. O mesmo para o caso Celso Daniel em Sto Andte. O balao de ensaio que originou a edtrategia usada no gov federal pelo pt.
Assinei embaixo.
Bozo tentou e tentará suprimir a imprensa. Se apóia nas corporações mais atrasadas do Brasil, militares, evangélicos, ogronegócio e milÃcias. Ou seja, a nata do atraso. Acrescente a isso o apoio polÃtico à s piores ditaduras do mundo, como Rússia, Arábia e Turquia. Quanto ao Lula, este teve atitudes questionáveis, mas nunca quis impor censura. Bozo aumentou os poderes do Centrão, distribuindo-lhe verbas públicas generosas sem controle. De fato não é difÃcil escolher entre esses dois.
Embora seja membro do conselho editorial do jornal, não representa a voz oficial do jornal. Este insiste na fantasiosa terceira via fracassada com uma entrevista do medÃocre DÂ’Ãvila, que postulava o fim da Democracia com a eleição de um dois. E ainda propunha, levianamente, ir à trincheira para defendê-la. Mereceu a capa após ser destaque por horas no site. Após a notÃcia de Jamil Chade sobre a ONU ter considerado Moro parcial contra Lula, a Folha se omitiu e só publicou no dia seguinte.
Hélio, não *deveria* ser difÃcil, dada a assimetria que você aponta. Mas a década+ de blá blá blá sobre os malefÃcios da esquerda-PT-Lula, somados aos erros do partido e ao furor lavajatista moldaram a atual distorção cognitivo-afetiva que encapsula tal decisão. E, detalhe não desimportante, o texto esclarece em quem N Ã O votar, o que, de um ponto de vista tático imediato, não deslinda o nó do terceiro-viadismo: a pulverização do voto AntiBozo. Mantido em spray, o AntiBozolismo não funciona.
A melhor parte do artigo é o trecho em que o colunista enumera as qualidades do atual presidente. Eu também não seria capaz de acrescentar alguma outra qualidade.
Podemos dizer, talvez, que o Bozo é um bom pai para os bozopuppies. Exceto para a fraquejada.
“ em termos civilizacionais e de direitos humanos Lula sempre se posicionou de forma correta” . Sr helio, e o caso do boxeador cubano???? Cesare batisti???? Apoio ( ou omissao) as ditaduras cubanas e venezuelas. A ameaça de controle da midia? Conselhos populares? Comparando com o inominavel, é pouco? Triste Brasil. Escolher entre o ruim e o pessimo
Sejamos direto. O q hélio diz eh que não existe terceira via, fato, e não há o que pensar(pra quem tem essa capacidade, claro). Vamos ser realistas e objetivos. Não eh impossÃvel.
Hélio, na próxima coluna, poderia comparar os 2 com os demais candidatos. Por que ainda 70% da população ainda quer votar nesses ?
Em que pesquisa?
Algumas coisas o petista não faria: tentar impedir vacina para não dar vantagem a adversário polÃtico; fazer piada com a dor de quem perdeu parentes para a Covid; apoiar tratamento ineficaz que levou muitos à morte; insuflar a população contra o STF para criar uma autocracia miliciana. As mais de 650 mil mortes pela Covid deveriam ser mais do que suficientes para definir o voto, mas boa parte da população parece indiferente a elas, como o governo atual.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Não é difícil decidir entre Lula e Bolsonaro Voltar
Comente este texto