Hélio Schwartsman > Não é difícil decidir entre Lula e Bolsonaro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
Porque temos votar num dos 2? No 1° turno podemos votar em quem quisermos. Não há necessidade de estresse agora. É aquela estupidez de " não perder o voto".
Concordo Enio. Essa é o finalidade de termos dois turnos. Foi essa estupidez em 2018 que gerou o Bozo. Claro que as constantes visitas do Poste na carceragem da PF também ajudaram.
Na situação atual eh melhor não arriscar nada. O perigo eh muito grande. Depois não terá conserto.
O comentarista foi bondoso com o mentecapto genocida ao não referir o enriquecimento dele e dos filhos através de rachadinhas obscenas. Outros malfeitos certamente aparecerão, afinal todo santo dia ocorre notÃcia de corrupção.
Se no pretenso mundo civilizado está difÃcil a população optar entre as instituições democráticas e o autoritarismo, imagine no Brasil? Se há quatro anos JB ganhou as eleições com os pés nas costas, é muito otimismo achar que o PT vai ganhar com ampla vantagem, se a cada ano o discurso da intolerância ganha força.
Meu candidato já perdeu mais do que ganhou...meu candidato sempre respeitou o resultado das urnas....meu candidato nunca estimulou seus eleitores a fechar o STF por ter lhe mantido preso por 580 dias, meu candidato pede que as pessoas se vacinem e se protejam contra uma doença mortal
Foi exatamente meu comentário hoje cedo, em outra matéria. O Lula não foi absolvido por não ser corrupto, mas por falta de provas. O que pende contra ele foi ter agido, no mÃnimo, como corta-luz para que seus extremamente próximos e de confiança assaltassem o paÃs à luz do sol do meio dia. O que é mais complicado ainda é ver que, sejam de direita ou de esquerda, todos os 'istas' são igualmente embotados e prezam por permanecer enganados, tentando defender o indefensável.
Provas existem no processo. Por isso foi condenado em três instâncias. Inclusive com aumento da pena. Se Moro não tivesse caÃdo na armadilha polÃtica, continuado Juiz, a Lava Jato estaria viva, Lula e tantos outros estariam presos,outros tantos seriam condenados, principalmente do Centrão. O resto cada um interpreta como entende,quer,ou lhe convém.
Posso te processar de um suposto crime cometido 20 anos atrás e a sentença vai ser de extinção por prescrição, então mostro para todos que o juiz nem analisou as provas , portanto você é culpado pois não houve julgamento de mérito... Que tal ? Quando a gente se coloca no lugar o raciocÃnio melhora bastante não é ?
Esse alinhamento só existe na cabeça dos bozoloides..... Enquanto um lutava (com a cara a tapa) pela volta do direito de elegermos um presidente da república, o outro conspirava para jogar bombas em academias militares.... Realmente a escolha é bem difÃcil.....
Nulo, fácil. E não torço pra que ninguém morra.
é a civilização contra a milÃcia.
Onde há civilização ali?
Cara, seu texto é de uma covardia impar. Se não for assim, então foi debochado. Se ainda não for isso, é irônico. Mas sério não me parece ser.
Exatamente o que pensei, desde o inicio do seu texto magistral.
De acordo. Já escolhi meu candidato. E não desejo a morte de nenhum dos dois.
Não é difÃcil escolher. Só escolher quem tem algum respeito pela vida, pelas pessoas, pelo paÃs e lembra dos pobres. O outro é apenas um bossal, que passa por cima de tudo (ou acha que pode) e de todos para alimentar seu ego e pensamentos psicoticos.
Schwartsman você apoia um governo identificado por todos que tenham um mÃnimo de imparcialidade como corrupto e não vê nenhuma qualidade nas centenas de obras, projetos sociais, avanços tecnológicos, combate à corrupção e que tem seu presidente carregado nos ombros em qualquer lugar que chegue de tanto que o povo o ama. Já o outro, que recém foi retirado do presÃdio e que não sai à s ruas de ser ovacionado (com ovos mesmo ou coisa pior) é o cara? Eu se fosse vc teria vergonha de publicar isto.
Graças a Deus (sabe quem é?) você não é eu Precoma. Eu também teria vergonha de ser você.
Eu também, Vilnei, se fosse vc teria vergonha de escrever um comentário desses.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Em algum grau os polÃticos convivem com a corrupção. Ainda mais, se formos intolerantes com ações de "fins privados", por exemplo, a ponte beneficiando uma certa corruptela eleitoral. Emendas parlamentares, talvez, muitos não considerem repugnantes, mas são basicamente isso: "fins privados". Depois as coisas pioram se relacionarmos obras com verbas para campanhas, a outra e a principal maneira desse pessoal fazer polÃtica. Desafio que algum polÃtico se apresente e explique algo diferente.
Acho utópico imaginar a polÃtica sem esse "esforço" com a corruptela e os financiadores das campanhas. Lamentável, como um polÃtico real pode ser diferente. Defendendo as instituições que fazem o controle dos recursos públicos, exemplos: Ministério Público, PolÃcia Federal, TCU, CGU e o Judiciário. Será que não temos diferenças? Vou fazer de conta que não temos roubos pessoais (rachadinhas, exemplo) que traz a coisa pro âmbito individual.
"Petrolão" e "Mensalão" fica na conta do estrago feito à democracia e que resultou no Bolsonaro - a tal da "escolha difÃcil", quando o candidato era o Haddad , sem o peso de nenhuma condenação sem provas, porém aceita pelo colunista que se pretende fundamentado na filosofia moral. Noves fora, nada.
Cuma?
Inclua aà também o Waldemar da Costa Bozzo Neto
Negacionista.
Helio no seu pacote já estiveram e podem voltar Dirceu, Palloci, Renan Calheiros, Jader Barbalho, Edison Lobão. Também João Vaccari Neto, Delubio Soares, Genuino, Mantega. Também o inesquecÃvel Geddel Vieira Lima , o inigualável Cabral... Tem também a turma da Petrobras Nestor Cervero, Paulo Roberto Costa, Jorge Zelada e Renato Duque. Entre malas e cuecas é uma turma e tanto...
O pior é que hoje temos a famiglia Bolsonaro, nossos queridos milicianos que superam qquer um desses citados acima.
Não sei as mer;das que o Dirceu fez com o mensalão, tem mais que pagar na justiça, mas jamais esquecerei os que foram capazes de enfrentar a ditadura, entre eles: Dirceu, Dilma, GenoÃno e o Lula.
E no outro pacote: Pazzuelo, Lira, Jefferson, Daniel Silveira, Milton Ribeiro e seus pastores, os diversos coroneis e pastores do caso das vacinas, o gabinete da cloroquina, a incompetência de Paulo Guedes, Camargo, Weintraub, e o insquecÃvel Queiroz, a fantástica Damares, e o sempre presente general Ramos, os filhos do presidente, o general Heleno, e para o supremo Aras. Nâo é dificil decidir.
Se formos continuar na democracia, não importa, já será um ganho imenso.
Lula foi condenado em três instâncias por corrupção. Se isso é bom, bom voto.
Não foi condenado em três, mentira. Foi condenado por um juiz parcial e pela quarta turma, todos comparsas do marreco, em julgamento em tempo record e claramente combinado e viciado. Essa é a verdade. Se Lula quisesse roubar não teria fortalecido a PGR e a PF. Teria emparelhado a PF, como faz o inominável, e colocado um capacho, como o mesmo e FHC fez.
Lula jamais teria saÃdo da prisão se no STF não houvesse uma maioria de advogados indicados politicamente por presidentes e que hoje confundem ativismo polÃtico pró seus apadrinhadores com justiça.
Sim, sim. Por corrupção das 3 instâncias. Ou parcialidade não é corrupção?
Com apenas um pouco de lógica voce poderia ver que as provas de propriedade do triplex e do sÃtio jamais existiram, e também seria ilógico pensar que o cara que foi acusado de liderar o maior esquema de corrupção no paÃs, não tem conta no exterior, tem como propriedade o mesmo apartamento que tinha antes de ser presidente. A outra acusação é de receber um terreno que jamais foi doado. Um pouco só de seriedade e honestidade de pensamento permitiria ao menos desconfiar de tais sentenças.
Tu não conseguiste compreender até hj em quais circunstâncias ocorreram os julgamentos?
Realmente não há comparação! Hoje o pobre está comendo osso e Bolsonaro brigando com o STF para proteger criminoso.
Após a leitura de alguns livros , reportagens, artigos , depoimentos Â…. Me convenci de que o Sr. Lula se beneficiou dos esquemas de corrupção, é muito difÃcil escolher um deles. Pois o atual conseguiu superar a Sra. Dilma em capacidade de má administração, além de que fica evidente a cada dia a participação em ações não Republicanas.
Também acredito que se beneficiou, mas não com dinheiro - isso é para desclassificados como o Cabral. Usou para manter o poder, na base do "os fins justificam os meios". Fechou os olhos enquanto o pilantras se esbaldavam.
A PF vasculhou a vida de Lula e seus familiares e nunca achou nada. Como ele se beneficiou? Onde leu isso?
Se tenho crença e fé na comunidade humana e penso que ela só pode prosperar na base da confiança, como posso escolher para governar meu paÃs um 'mal menor'? Simplesmente não dá para seguir esse roteiro. Não existe margem de concordância que sirva para diluir ou reduzir o mal no polÃtico. É repetição da tragédia por outros meios. Pura demagogia aplicada a uma situação polarizada que não é definitiva. Bolsonaro e Lula: escolha impossÃvel entre duas mentiras. (Claudia F.)
Só cegos os igualam. Cegos e desumanos.
Entre Lula e bozo, que vai ser a disputa este ano, queiram ou não, não é "uma difÃcil escolha", assim como já não era entre um professor universitário das melhores universidades do PaÃs e um deputado obscuro, que nunca escondeu sua po dridão. É Lula na cabeça!!!
O Lula tem toda a chance do mundo de se reeleger. Eu realmente acredito nisso. Será bom ver o ex-capitão pelas costas e sendo cobrado pelos absurdos que cometeu e comete. Mesmo assim, não acredito que teremos muito a comemorar.
Tem razão, H. Schwartsman, a escolha não é difÃcil, ao contrário do que disse o Estadão. Por favor, você que faz parte do conselho da Folha, abra os olhos de quem a dirige pela via do anti-lulismo, pois sabemos, isso pode dar em reeleição do inominável e põe nossa democracia em perigo.
Concordo, João! Pelo bem da democracia, não dá mais pra Folha ficar em cima do muro. Como bem disse Miriam Leitão, economia se arruma depois, democracia, depois de perdida, não tem volta.
Duas opções claras: a-) democracia ou; b-) barbárie, com a destruição das instituições e vai saber o que mais. Concordo com o Hélio, não há a menor dificuldade na escolha. Espero que este Governo tenha ele todo 100 anos de sigilo para nunca mais ser sequer ser mencionado…como feito na antigo Egito. Uma grande vergonha o que foi feito com o Brasil…mas não há mal que dure para sempre.
A velha imprensa já está indo ao desespero!! Colunas como esta vira-mexe aparecem na imprensa podre. Colunistas se revezam no desespero. Mas, saibam eles que o eleitor brasileiro está fazendo essa comparação inevitável. E entre um ladrão é um honesto ele não tem dúvida!!
A senhora de Barroso e seus comentários sempre eméticos. Barroso deve mesmo ser pequena para tanto ódio e intolerância.
Aà vem a Moura com suas barbaridades. Deve ser excesso de cloroquina no cérebro...
Cancela a assinatura e desaparece daqui, por favor!
Mais uma com problemas de cognição. Capim e cloroquina fazem mal pra inteligência e pro caráter.
Corrupto e miliciano.
Adriana vc está em delÃrio?? Bolsonaro honesto?? Não só ele como a famÃlia inteira corrupta.
Vai ler um pouco. Deixa de ser cega. Será que não enxergas que o Brasil não aguenta mais 4 anos de governo Bolsonaro?
Se o honesto for o bozo, sugiro que tu vá consultar um psiquiatra e um oftalnologista urgentemente.
Ambos têm os mesmos defeitos, praticados com estilos diferentes, mas igualmente condenaveis. Lula já foi dispensado. Bolsonaro vai ser. Já se disse que a polÃtica muda como as nuvens no céu. Vamos acalentar a esperança de uma terceira e saudável opção.
Parece leu o artigo que comenta? A terceira opção não existe esse ano, você não vê? Ou se fingirá de cego para ajudar a reeleição do inominável, como fizeram na eleição passada os que hoje se dizem terceira via?
Como diz o meu amigo Millor, eu fico com o Caiado!
Texto correto, corretÃssimo. Entre ambos, Bozo e Lula, o infinitamente menos pior dos candidatos merece o voto. Nivelá-los, como faz o Estadão em seus editoriais, por exemplo, é miopia e uma injustiça com o petista. Aliás os jornais que defendem a democracia precisam também, neste momento, assumir um lado: ou democracia ou barbárie. E pelo visto, até agora, apenas Lula tem chance de sovar o Bozo e sua patota de militares (gente da pior espécie, frise-se). Só não pode vencer o miliciano.
Não que eu não ache que vc, José Wilson Rezende, não tenha memória, mas acho que sua memória é seletiva. Suspeitas de corrupção sempre pairam sobre governos. Agora, foi um perÃodo muito melhor para as pessoas de maneira geral até 2014. Se a pandemia estivesse ocorrido naquele perÃodo, certamente não morreriam tantas pessoas, por exemplo. Poderiam argumentar muito mais coisas, mas o espaço é curto. O essencial: Fora Bozo!!
Estou com Lula para mandar oito mil milicos incompetentes de volta para o quartel.
"gente da pior espécie " são aqueles que "operaram" os cofres públicos entre 2003 e 2016. Ou voce acha que não temos memória?
Como todos os textos do Hélio, este também é ótimo. Só discordo quando afirma que Lula desconhecer a corrupção que houve em seu governo é pior do que saber e não coibi-la. Para votar em Bolsonaro tem que se identificar com o que ele diz e faz ou ser muito desinformado ou muito burro, ou ainda as três coisas ao mesmo tempo.
Quanto a desconhecer a corrupção eu sempre me pergunto:Se a Petrobrás estava sujeita periodicamente a uma auditoria internacional que jamais detetou a tal da corrupção, porque o presidente deveria saber. E se tivesse alguma informação, sem provas e diante do resultado da auditoria, o que deveria fazer? Quando se fala em Petrobrás sempre esquecem que o pre-sal, isto é descoberta das jazidas e desenvolvimento da tecnologia é coisa do governo Lula. Quantos bilhoes isto rendeu ao paÃs.
Verdade, não é difÃcil. A não ser que a esculhambação, o beboche e a corrupção atual façam algum sentido, o que deve ser um grande desastre. Porém, um dia tudo passa até a arrogância dos milicos no poder porque uma nação forte, livre, democrática, educada e reconhecida é o único caminho natural de um paÃs. Mesmo que leve o tempo de uma eternidade.
Texto incompleto, começa certo, mas com argumentação fraca, principalmente sobre Bolsonaro. Ele disse fica fácil, mas não conclui. A forma do texto é bem definida, mas não sei se faltou espaço para o desenvolvimento. Ficou devendo bastante.
Fiz uma análise do tema, mas quase impossÃvel escrever sem ser censurado ainda q o comentário não carregue nenhum teor agressivo. Em suma, a eleição é majoritária, não havendo uma penca de candidatos e nem adjetivar com eufemismos Bolsonaro me é permitido. Voto Lula 13 sem hesitar.
Hélio eu posso considerar que a capacidade do Bolsonaro empinar moto seja uma qualidade? Se a resposta for positiva já descobrimos uma. Como sempre texto perfeito
Eu não reio que o bozo seja capaz nem de empinar uma moto. Por mais simples que possa parecer, seria exigir muito daquele "céleblo".
Se a sede de poder, apenas pelo poder, pode ser considerada uma qualidade, eu descobri outra.
Bom dia, Cinderela.
Não gosto de Lula como pessoa e dificilmente seria amigo dele, porém, trata-se de uma eleição majoritária, não proporcional e, sendo assim, não há opções em penca. Não dá pra comparar Lula com Bolsonaro, chega de caricatura. Meu voto é 13 sem hesitar.
Indispensável lembrar que cai sobre Bolsonaro a responsabilidade pelo morticinio na pandemia de Covid 19, através da sabotagem sistêmica das medidas preventivas tomadas por governadores e prefeitos, defesa de remédios ineficazes e letargia na aquisição de imunizantes, conforme fartamente provado pela CPI da Covid. Espero que com mudanças na PGR, que atualmente é um órgão de engavetamento, seus crimes sejam punidos ainda em vida.
Perfeito, Pedro Henrique, o Brasil está esquecendo as milhares de mortes de covid 19 que poderiam ter sido evitadas não fossem as razões que voce aponta de completa responsabilidade de JB! Só isso deveria levar JB a uma derrota flagorosa!!
Os governos de Lula e Dilma deixaram o MP e a PF investigar e pagaram pelos seus erros. Comparar a biografia dos dois é covardia.
No Lula voce observou bem que nos governos dele teve ampla corrupção, (Mensalão e Petrolão), em Bolsonaro vc não vê defeitos, mas não consegue ver qualidades e apoia o Lulaladrão ... é.. este apoio diz muito sobre você
Leiam o processo do triplex e tentem achar uma única prova. Não há. Lula é inteligente, vocês devem concordar. Se quisesse roubar teria fortalecido a independência da PGR e da PF?
Lula rouba mas faz...bozo rouba e nao faz nada...kkkkk
A coisa é muito mais simples. Temos uma elite dominante empresarial, polÃtica, religiosa e, sabemos agora, até militar composta em grande parte por oportunistas, desonestos, corruptos, incompetentes e outras maldições que acompanham o mundo subdesenvolvido. Assim, sempre estarão no topo os piores espécimes de cada um desses tipos. Nenhum deles nunca permitirá que alguém decente divida o topo. Chegarão a se unir para isso.
Como eu poderia votar em alguém q utilizou nossos escassos recursos para financiar obras em ditaduras mundo afora. Sem considerar o mensalão o petrolão e por aà vai…
A tia do zap que contou, não foi? Ahan.
Se informe melhor, rapaz, sério. Leia o processo do triplex e tente achar uma única prova. Não há. Se Lula quisesse roubar, teria fortalecido a independência da PGR e da PF, como ele fez?
compromisso com a democracia? ele tentou sim um 3° mandato, foi removido da ideia de..impasse com outros poderes? mensalao comprou o congresso e as indicações de militantes no STF amansou o judiciario .. prova do crime? e o dindin recuperado?, não existe corrupção sem duas pontas, corruptos e corruptores, da sua relação com empreiteiras... sim não é difÃcil decidir entre Lula ou qualquer outro, votaria até no macaco Simão, lembram?
Mentira! Lula nunca pensou em aumentar seu governo. Nunca. Leia fontes sérias, e não fake News. Em relação a corrupção, se Lula quisesse roubar não teria fortalecido a independência da PGR e da PF, como fez em seu governo. Diferente do inominável que colocou um capacho na PGR e emparelhou a PF e criou o tal orçamento secreto, fonte de muita corrupção. É dessa forma, sem investigação, que o inominável declara que não tem corrupção. Fora a fone, a inflação, as crises diárias que causa.
Texto obetivo e verdadeiro. Não há dificuldade em escolher nessa eleição.
É isso ai. Escolhe o ruim em agora porque o péssimo não da mais. Porque em antes escolheram o ruim porque o que era ruim hoje estava péssimo antes. Assim vocês vão longe viu?
Se é para decidir entre os dois, visto que não tenho uma terceira opção que me convença, e pesando na decisão, os fatores citados no artigo quanto aos crimes praticados pelos dois e as realizações de cada um, já decidi o meu voto.
Simples só não entende quem não quer.
Você acaba de demonstrar nas entre linhas que o "Usos e Costumes" de um Povo é que vai decidir, ou seja, os Cidadãos comuns não atrelados a boiada de fanáticos lulistas, os quais sempre tiveram 28% do eleitorado desde os tempo do antigo MR8 incrustado no MDB na Ditadura. O resto é blá, blá, blé e chororô.
Pode ser. Porém maÃs de 60% do eleitorado brasileiro garante que não vota no genocida de jeito nenhum. Até hj, ninguém conseguiu ser eleito presidente com essa rejeição toda.
Já conhecemos Lula e Bolsonaro, sabemos das qualidades e dos defeitos de ambos. A pergunta é: queremos mais 4 anos de Bolsonaro? Talvez não. Aà vem outro questionamento: podemos suportar mais 4 anos com um cansado Lula? Se as respostas forem negativas para ambas as perguntas, nos resta ver os outros candidatos. Não que eu morra de amor por ele, mais dentre os que aà estão, eu daria uma chance para Ciro Gomes. É uma aposta. Ao menos é um homem inteligente e com experiência em vida pública.
Não é difÃcil mesmo, basta excluir os dois das opções em primeiro turno e escolher o candidato melhor posicionado entre os demais. A Via da Sensatez não inclui Bolsonaro nem Lula. No cargo, ambos se renderam ao balcão de negócios do congresso e da banda podre da iniciativa privada, e comeram ou ainda comem nas mãos do Centrão. Não somos obrigados a nos conformar com essa situação. O voto dos conformados e dos idealistas tem o mesmo valor na urna. Pensem positivamente e escolham quem tem projeto
Ok Carlos. O mundo é dos conformados. Kkkkk
Querida, a polÃtica não é lugar de anjos e santos. Aliás, o céu é o lugar deles. Aqui na Terra, no Brasil, até a Madre Teresa de Calcutá teria que lidar com o Centrão e a corrupção desabrida de nossa elite, se fosse eleita presidente. Vocês acham que basta botar na presidência alguém que berre "acabou a mamata!" que a mamata automaticamente vai acabar. É uma visão, pra dizer o mÃnimo, muito ingênua.
Concordo totalmente com o autor. Texto brilhantemente escrito.
Os cenários nacional e internacional estão hoje completamente diferentes daqueles de ambos os mandatos de Lula. Temos agora a pandemia que ainda não acabou, desemprego, inflação em elevação, consequencias da guerra da Ucrania, defcit público nas alturas, e por a vai. Nem Lula, nem Bolsonaro e nem qualquer um da terceira via serão capazes de equilibrar tudo isso. Essa eleição vai ser uma troca de seis por meia dúzia e continuaremos de mal a pior, infelizmente
Não tem desculpas, foi Bolsonaro que levou o paÃs ao desastre atual. Lula enfrentou a crise mundial de 2008 e o paÃs sobreviveu graças à inteligência das atitudes que tomou.
Discordo totalmente. Uma capivara na presidência teria melhor desempenho que o Genocida
Em 210 milhões de habitantes, não há ninguém para fazer contraponto a esses dois cânceres? O colunista não achou porque Bozo não tem nenhuma qualidade!!!!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Não é difícil decidir entre Lula e Bolsonaro Voltar
Comente este texto