Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. CRAIG DOWNIE DUNBAR

    O autor é um reducionista em série: do social ao biológico, veja artigo “ ‘A carga dos Bolsonaros’ (06 abril 2022) onde afirma que, genes se manifestam em atitudes econômicas e políticas. Agora do social ao individual afirmando que a solução para conflitos entre nações seria resolvido por contatos grupais, ignorando os fatores históricos, culturais e geopolíticas que estruturam o pensamento, atitudes e emoções dos povos em prol de determinado projeto nacional.

    Responda
  2. Vito Algirdas Sukys

    2. ...as meninas e que estudantes masculinos universitários ficam mais cooperativos quando uma tarefa é montada como uma competição entre grupos enquanto as estudantes femininas não são afetadas pela manipulação. Sherif usou apenas 22 meninos e generalizar para toda a humanidade gera uma teoria a ser suplantada

    Responda
  3. Vito Algirdas Sukys

    1. O experimento de Sherif confirma que grupos de meninos devem cooperar e ter objetivos comuns para a paz. Porém generalizar o experimento é complicado. No ano seguinte ao tentar repetir o experimento Sherif não conseguiu. Foi acusado de manipular as crianças a terem atitudes hostis e de trazer questões éticas. Lord of the flies pode ter se inspirado no experimento. Eleanor Maccoby, 1998, diz que meninos, espontaneamente se organizam para competições em times mais frequentemente do que

    Responda
  4. Galdino Formiga

    As guerras são produzidas pelos governantes, não pelo povo.

    Responda
  5. Marcos de Toledo Benassi

    Boa notícia, caro Hélio! Uma coisinha ou outra, acaba prestando, mesmo na desgraça. Mas falando em experimento, 10 anos depois, o Philip Zimbardo fez o experimento da prisão, lá em Stanford, no qual estudantes "guardas" oprimiam brutalmente colegas "presidiários". Pra nossa realidade aqui, é também importante: vai levar uma década pra apaziguar Bozôs e anti-Bozôs, isso se os "guardiões da moral" não forçarem demais a barra. Id est, sem górpe. Com górpe, vixe, aí sabe Zeus.

    Responda
  6. RICARDO BATISTA

    Pela lógica, daqui a uns cem anos, talvez os ucranianos tenham esquecido e perdoado tudo que Putin anda fazendo. Mas por algumas gerações, certamente haverá bastante ressentimento em relação aos russos. E interessante o experimento. Porém, acredito mais no enredo de O Senhor Das Moscas.

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      Xiiiiiii, mai parece que não tamos otimistas, hein, Ricardo? Você, pé saindo no senhor das moscas; eu, no experimento do Zimbardo... Culpa do Bozo!