-
CRAIG DOWNIE DUNBAR
O autor é um reducionista em série: do social ao biológico, veja artigo A carga dos Bolsonaros (06 abril 2022) onde afirma que, genes se manifestam em atitudes econômicas e políticas. Agora do social ao individual afirmando que a solução para conflitos entre nações seria resolvido por contatos grupais, ignorando os fatores históricos, culturais e geopolíticas que estruturam o pensamento, atitudes e emoções dos povos em prol de determinado projeto nacional.
-
Vito Algirdas Sukys
2. ...as meninas e que estudantes masculinos universitários ficam mais cooperativos quando uma tarefa é montada como uma competição entre grupos enquanto as estudantes femininas não são afetadas pela manipulação. Sherif usou apenas 22 meninos e generalizar para toda a humanidade gera uma teoria a ser suplantada
-
Vito Algirdas Sukys
1. O experimento de Sherif confirma que grupos de meninos devem cooperar e ter objetivos comuns para a paz. Porém generalizar o experimento é complicado. No ano seguinte ao tentar repetir o experimento Sherif não conseguiu. Foi acusado de manipular as crianças a terem atitudes hostis e de trazer questões éticas. Lord of the flies pode ter se inspirado no experimento. Eleanor Maccoby, 1998, diz que meninos, espontaneamente se organizam para competições em times mais frequentemente do que
-
Galdino Formiga
As guerras são produzidas pelos governantes, não pelo povo.
-
Marcos de Toledo Benassi
Boa notícia, caro Hélio! Uma coisinha ou outra, acaba prestando, mesmo na desgraça. Mas falando em experimento, 10 anos depois, o Philip Zimbardo fez o experimento da prisão, lá em Stanford, no qual estudantes "guardas" oprimiam brutalmente colegas "presidiários". Pra nossa realidade aqui, é também importante: vai levar uma década pra apaziguar Bozôs e anti-Bozôs, isso se os "guardiões da moral" não forçarem demais a barra. Id est, sem górpe. Com górpe, vixe, aí sabe Zeus.
-
RICARDO BATISTA
Pela lógica, daqui a uns cem anos, talvez os ucranianos tenham esquecido e perdoado tudo que Putin anda fazendo. Mas por algumas gerações, certamente haverá bastante ressentimento em relação aos russos. E interessante o experimento. Porém, acredito mais no enredo de O Senhor Das Moscas.
-
Marcos de Toledo Benassi
Xiiiiiii, mai parece que não tamos otimistas, hein, Ricardo? Você, pé saindo no senhor das moscas; eu, no experimento do Zimbardo... Culpa do Bozo!
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.