Bruno Boghossian > Bolsonaro oferece prévia de avanço autoritário em segundo mandato Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A democracia agoniza em todo o mundo e em sua maior parte foi substituÃda pelas SOCIAIS DEMOCRACIAS PARLAMENTARES como a que vige na Europa ocidental. O que me assombra é o caduco conceito de democracia: EMANA DO POVO. É mesmo? A pior distribuição de renda do mundo é vontade do povo? Um paÃs riquÃssimo em tudo, exporta alimentÃcios com 1/5 de sua população em estado de miséria é vontade do povo? Povo no Brasil não tem vontade, tem desejos
Deprimente, pelo jeito, se o boso ganhar vai decretar o AI-5, confiscar as poupanças, indultar os condenados, fechar o congresso, banir o judiciário, acabar com as aposentadorias, reter a grana dos ricos... prefiro ler o twitter "Desmentindo Bolsonaro", menos angustiante!
A pergunta que se faz : Teremos eleições livres e democráticas em outubro ? Esta é uma dúvida que esta na mente de uma grande parte da população . Pelos fatos que estão ocorrendo, tudo vira motivo para alimentar esta dúvida . A verdade é que a autocracia esta no desejo de muitos brasileiros que não valorizam o estado democrático, culpa em parte da falta da perspectivas com estes polÃticos mais preocupados com seus interesses pessoais aos coletivos .
Bruno escancara o norme perigo que corremos. E pensar que chegamos a isso porque, em 2018, jornais como a Folha, Globo, Estadão etc, trataram como iguais um professor com histórico de seriedade e defesa da democracia, e um polÃtico arruaceiro que sempre flertou com a ditadura. Assumam o erro e corrijam o rumo enquanto é tempo, Folha.
Não canso em dizer , a grande MÃdia e vários jornalistas são culpados do que passamos hoje! As mentiras e o golpe nos jogaram nas mãos do maior vigarista, miliciano e corrupto do Brasil! Se essa gente tivesse o mÃnimo de caráter e ética , partiriam para cima desta gente que está desmontando as instituições do Brasil!
Ou seja, se quisermos tirá-lo do poder teremos que ir para rua combater milicianos, PM e exército. Enquanto isso, a imprensa, que em vez de entrar pesado contra o golpe só fica no lero-lero de artigos que não levam a nada. Indignação só não será suficiente. Se ele ganhar serão vinte anos, no mÃnimo, de mais trevas e mais atraso.
Bolsonaro não é o dono Brasil. Bora parar com essa palhaçada. O povo só tá quieto porque estamos pertinho das eleições e se tem uma coisa que é sagrada neste paÃs são as eleições. Se ele tentar mexer nesse vespeiro vai se dar mal.
Pô, Brunão, cada vez que vocês voltam de férias a pedreira tá mais pedregosa. Duro, hein, carÃssimo? Óia, já tivemos ditadura milico-civil; agora, em sua eventualidade, será milico-legislabóstica-troglô-agrário-(in)civil. Orra, mano, é o pior da violência, ignorância e bbbuurrice. O pior é ver agentes polÃticos e "de mercado" colaborando: acham que vai sobrar pra todos, e não vai. Só a Herda será abundante. E os AgroOgros? Quem vai comprar? Que ciência os ajudará a produzir? Bando de néscios...
Faltou citar os apoios do agronegócio e do setor financeiro, que serão a espinha econômica, que legitimará a provável ditadura. A questão agora é saber quanto tempo vai durar. Não vejo possibilidades de resistência imediata.
Óia, caro Vanderlei, até que fomos mais ou menos na mesma direção, como você poderá constatar caso a sençura libere meu comentário - os escravos da folha tem sido muito zelosos nós últimos tempos! Eu sou só um pouco mais otimista: vejo motivos pra resistência até no agro e no financeiro. E, ao rés-do-chão, percebo-a rotineiramente - a fome ter feito as pessoas abrirem a boca. E, como não mastigam nada, vocalizam.
Pô Bruno, só tem vez o bandido nesse filme, nada para o mocinho? Não poderia ser menos catastrófico ou então pelo menos dar a graça de uma variante para o bem?
Xiiiiiii, caro Hélio, o bem caiu em desuso. O Bozo, palhaço absolutamente sem graça, não faz o bem nem de graça. Bom, claro que, pros amigos, ele é uma gracinha... Vai ser engraçado vê-lo cair em desgraça. Um júbilo, uma Graça vinda dos céus. Capaz até d'eu falar em lÃnguas! Hahahahah!
O ovo da serpente está sendo calmente gestado. O Congresso está corrompido e sendo cúmplice desta escalada do autoritarismo e do ataque, diário, que Bolsonaro faz a nossa Democracia. Que a sensatez vença o ódio e o golpismo em outubro.
Zeus te ôva!
Poucas vezes tivemos uma presidência do Congresso num nÃvel tão ruim
A maior conquista de Bolsonaro foi transformar esta Nação num palco de ódio. Essa é a maldita raiz dos desprezÃveis bolsonaristas. Órfãos de diálogo e democracia. Quem perde é a mesma Nação. Todos nós!
O miliciano e seus cúmplices (meta-se nisso das FFAA, como escreve o colunista) estão jogando alto. Para que tenham uma BolÃvia, não custará nada.
Muito mais preocupante do que a real possibilidade de se confirmar o prognóstico é constatar a indolência com que talvez todos nós aceitamos tamanhos absurdos. Isto é normal?
Sim, é parte de nossa mais profunda tradição escravocrata.
Bolsonaro num segundo mandato seria catastrófico. Seria a dose de reforço para exterminar a democracia e a economia brasileira. Com isso, a miséria, desemprego e violência urbana seria a nova epidemia na sociedade brasileira. Já há uma década perdida no Brasil, um novo mandato desse cara seria outra década jogada fora.
O texto do colunista parece mais torcida que análise. Tomara que nada do que ele esteja prevendo neste panfleto se realize, seria funesto demais. Vade retro!
Análise realista não é panfletagem, pelamor! Analise realista, como essa, baseada em claras evidências, é necessária para que todos os polÃticos, e nós, tomemos pé da realidade e não deixemos que esse monstro dê continuidade a seu projeto de ditadura. Simples assim.
Infelizmente a análise dele me parece correta.
Funesto e macabro, o que devemos fazer então, suicÃdio em massa?
Carlos Alberto, não deu para entender bem. Você acha que a perspectiva desse texto não tem embasamento e por isso o chama de panfleto? Lamento dizer, mas é daà para pior, o Bozo conjurou tudo que havia de pior nos brasileiros.
O paÃs democrático precisa se unir para retirar do poder esse atraso, que representa tudo de ruim. Fora miliciano.
Essa coisa fétida tem de ser chutada da presidência. É dever de todo brasileiro, que não come ração, fazer justiça com o próprio voto! Livremo-nos desse mal!
Se houver Golpe de Estado vão dar outra anistia aos meliantes?
Sim. Não temos a força do povo boliviano, que prendeu a lÃder golpista.
Pode crer q sim!
Esse texto parece menos análise e mais descrição de um possÃvel futuro de hecatombe, mas nada aqui denuncia essa funesta situação. Isso não é isenção, porque ela nao existe qdo se trata de uma tragédia dessa magnitude atingindo o paÃs! Colunismo da FSP aderiu?
Cara Vera, as suspeitas que o Bruno levanta são pessimistas, mas não infundadas. Temos é que tomar muitÃssimo cuidado, manter o trombone na boca e fazer o necessário barulho. Cê viu o Janio de Freitas hoje, que chute no saco Bozofrênico?
- O texto do Bruno é muito claro, e as grades da democracia sendo cada vez mais forçadas por este péssimo Presidente.
Bolsonarista teme eleição! Que venha a manhã de outubro!
Essa imbecilidade funcionaria para seu pequeno rebanho. Agora se alguem vai embarcar nessa canoa furada,eles não têm a mÃnima noção do tamanho da encrenca que seus cooptados se enfiarão.
E com o novo golpe, vai aparecer empresário, jornalista, jurista e claro, o presidente do senado com aquele pose de lorde, dizendo que está tudo dentro da constituição.
Ao contrario, o plano de Bolsonaro é acabar com autoridade e em seu lugar instalar anomia, caos, destruição, ignorancia.. Bolsonaro é a força do Nada, levando o Brasil a destruição. Inclusive de suas elites.
Se o Ogro conseguir segundo mandato na eleição, vou embora do Brasil. Se na marra, desobediência civil será a escolha
É, foram oito eleições seguidas. A nona corre sério risco de nem acontecer. Bolsonaro anda muito sorridente ultimamente. Parece estar bastante seguro e confiante, que pode ganhar, e que se perder, não perde. Pior que tem muita gente apoiando o golpe do aspirante a czar. Se isso se concretizar, duas coisas são certas : Vamos virar a piada mundial. E antes do final da década, deixaremos o clube das vinte maiores economias.
Pode oferecer o que quiser, dar dinheiro por voto, bolsa ajuda, etc. Que nada, nada vai reeleger esse homem e sua familicia.
Zeus - e todo o panteão - te ôva!
O Bozo ficou 37 anos tacando pedras. O psicopata tenta ser oposição a ele mesmo. Para isso precisa de inimigos para culpá-los por sua incompetência administrativa. O triste é que os Bozos fingem que acreditam nesse truque infantil.
Se o Bostonaro chegar a um segundo mandato, seja como for, o Brasil será totalmente corroÃdo. Se tornará um paÃs inviável. Apocalipse.
Concordo. Só restarão os escombros.
SÃntese perfeita do projeto Bolsonaro de poder, ainda mais ousado no avanço autoritário se reeleito! A essa altura perdeu qualquer pudor! Avança sobre as instituições qual um tsunami! E a gente achando que golpista era só Temer! O ex--Vice de Dilma usava luvas de pelica, o atual prefere lambuzar as mãos de piche depositando sua assinatura e se orgulhando das digitais!
É vergonhoso ver o Congresso, que foi fechado durante a ditadura militar de 64, se aliar a um projeto golpista em troca de emedas, será que não conhecem a fabula do sapo e do escorpião?
Concordo com você, Calebe
Lembra-te de que esse congresso não é muito diferente dos antigos... Com poucas exceções, é um bando de "picaretas com anel de doutor", como disse, uma vez, o, de novo, candidato... Lembro, sem citar o nome do autor, embora não pretenda votar nele... Ao menos, no primeiro turno... Tomara que não precise fazer isso mesmo...!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Bruno Boghossian > Bolsonaro oferece prévia de avanço autoritário em segundo mandato Voltar
Comente este texto