Bruno Boghossian > Bolsonaro oferece prévia de avanço autoritário em segundo mandato Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. marco celio

    A democracia agoniza em todo o mundo e em sua maior parte foi substituída pelas SOCIAIS DEMOCRACIAS PARLAMENTARES como a que vige na Europa ocidental. O que me assombra é o caduco conceito de democracia: EMANA DO POVO. É mesmo? A pior distribuição de renda do mundo é vontade do povo? Um país riquíssimo em tudo, exporta alimentícios com 1/5 de sua população em estado de miséria é vontade do povo? Povo no Brasil não tem vontade, tem desejos

    Responda
  2. Helio Cardoso

    Deprimente, pelo jeito, se o boso ganhar vai decretar o AI-5, confiscar as poupanças, indultar os condenados, fechar o congresso, banir o judiciário, acabar com as aposentadorias, reter a grana dos ricos... prefiro ler o twitter "Desmentindo Bolsonaro", menos angustiante!

    Responda
  3. Paulo Silva Barbosa

    A pergunta que se faz : Teremos eleições livres e democráticas em outubro ? Esta é uma dúvida que esta na mente de uma grande parte da população . Pelos fatos que estão ocorrendo, tudo vira motivo para alimentar esta dúvida . A verdade é que a autocracia esta no desejo de muitos brasileiros que não valorizam o estado democrático, culpa em parte da falta da perspectivas com estes políticos mais preocupados com seus interesses pessoais aos coletivos .

    Responda
  4. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

    Bruno escancara o norme perigo que corremos. E pensar que chegamos a isso porque, em 2018, jornais como a Folha, Globo, Estadão etc, trataram como iguais um professor com histórico de seriedade e defesa da democracia, e um político arruaceiro que sempre flertou com a ditadura. Assumam o erro e corrijam o rumo enquanto é tempo, Folha.

    Responda
  5. Jose Neto

    Não canso em dizer , a grande Mídia e vários jornalistas são culpados do que passamos hoje! As mentiras e o golpe nos jogaram nas mãos do maior vigarista, miliciano e corrupto do Brasil! Se essa gente tivesse o mínimo de caráter e ética , partiriam para cima desta gente que está desmontando as instituições do Brasil!

    Responda
  6. Ricardo Botto

    Ou seja, se quisermos tirá-lo do poder teremos que ir para rua combater milicianos, PM e exército. Enquanto isso, a imprensa, que em vez de entrar pesado contra o golpe só fica no lero-lero de artigos que não levam a nada. Indignação só não será suficiente. Se ele ganhar serão vinte anos, no mínimo, de mais trevas e mais atraso.

    Responda
  7. Emilia Amoedo

    Bolsonaro não é o dono Brasil. Bora parar com essa palhaçada. O povo só tá quieto porque estamos pertinho das eleições e se tem uma coisa que é sagrada neste país são as eleições. Se ele tentar mexer nesse vespeiro vai se dar mal.

    Responda
  8. Marcos Benassi

    Pô, Brunão, cada vez que vocês voltam de férias a pedreira tá mais pedregosa. Duro, hein, caríssimo? Óia, já tivemos ditadura milico-civil; agora, em sua eventualidade, será milico-legislabóstica-troglô-agrário-(in)civil. Orra, mano, é o pior da violência, ignorância e bbbuurrice. O pior é ver agentes políticos e "de mercado" colaborando: acham que vai sobrar pra todos, e não vai. Só a Herda será abundante. E os AgroOgros? Quem vai comprar? Que ciência os ajudará a produzir? Bando de néscios...

    Responda
  9. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Faltou citar os apoios do agronegócio e do setor financeiro, que serão a espinha econômica, que  legitimará a provável ditadura. A questão agora é saber quanto tempo vai durar. Não vejo possibilidades de resistência imediata.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Óia, caro Vanderlei, até que fomos mais ou menos na mesma direção, como você poderá constatar caso a sençura libere meu comentário - os escravos da folha tem sido muito zelosos nós últimos tempos! Eu sou só um pouco mais otimista: vejo motivos pra resistência até no agro e no financeiro. E, ao rés-do-chão, percebo-a rotineiramente - a fome ter feito as pessoas abrirem a boca. E, como não mastigam nada, vocalizam.

  10. Helio Cardoso

    Pô Bruno, só tem vez o bandido nesse filme, nada para o mocinho? Não poderia ser menos catastrófico ou então pelo menos dar a graça de uma variante para o bem?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Xiiiiiii, caro Hélio, o bem caiu em desuso. O Bozo, palhaço absolutamente sem graça, não faz o bem nem de graça. Bom, claro que, pros amigos, ele é uma gracinha... Vai ser engraçado vê-lo cair em desgraça. Um júbilo, uma Graça vinda dos céus. Capaz até d'eu falar em línguas! Hahahahah!

  11. Bianca Moreira

    O ovo da serpente está sendo calmente gestado. O Congresso está corrompido e sendo cúmplice desta escalada do autoritarismo e do ataque, diário, que Bolsonaro faz a nossa Democracia. Que a sensatez vença o ódio e o golpismo em outubro.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Zeus te ôva!

    2. paulo Raulino

      Poucas vezes tivemos uma presidência do Congresso num nível tão ruim

  12. Luís Cláudio Marchesi

    A maior conquista de Bolsonaro foi transformar esta Nação num palco de ódio. Essa é a maldita raiz dos desprezíveis bolsonaristas. Órfãos de diálogo e democracia. Quem perde é a mesma Nação. Todos nós!

    Responda
  13. Alex Sgobin

    O miliciano e seus cúmplices (meta-se nisso das FFAA, como escreve o colunista) estão jogando alto. Para que tenham uma Bolívia, não custará nada.

    Responda
  14. Ormuz Rivaldo

    Muito mais preocupante do que a real possibilidade de se confirmar o prognóstico é constatar a indolência com que talvez todos nós aceitamos tamanhos absurdos. Isto é normal?

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Sim, é parte de nossa mais profunda tradição escravocrata.

  15. Valdir Teixeira da Silva

    Bolsonaro num segundo mandato seria catastrófico. Seria a dose de reforço para exterminar a democracia e a economia brasileira. Com isso, a miséria, desemprego e violência urbana seria a nova epidemia na sociedade brasileira. Já há uma década perdida no Brasil, um novo mandato desse cara seria outra década jogada fora.

    Responda
  16. Carlos Alberto de Lima

    O texto do colunista parece mais torcida que análise. Tomara que nada do que ele esteja prevendo neste panfleto se realize, seria funesto demais. Vade retro!

    Responda
    1. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      Análise realista não é panfletagem, pelamor! Analise realista, como essa, baseada em claras evidências, é necessária para que todos os políticos, e nós, tomemos pé da realidade e não deixemos que esse monstro dê continuidade a seu projeto de ditadura. Simples assim.

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Infelizmente a análise dele me parece correta.

    3. Helio Cardoso

      Funesto e macabro, o que devemos fazer então, suicídio em massa?

    4. Luiz Candido Borges

      Carlos Alberto, não deu para entender bem. Você acha que a perspectiva desse texto não tem embasamento e por isso o chama de panfleto? Lamento dizer, mas é daí para pior, o Bozo conjurou tudo que havia de pior nos brasileiros.

  17. Marcos Medeiros

    O país democrático precisa se unir para retirar do poder esse atraso, que representa tudo de ruim. Fora miliciano.

    Responda
  18. Carlos Pinheiro

    Essa coisa fétida tem de ser chutada da presidência. É dever de todo brasileiro, que não come ração, fazer justiça com o próprio voto! Livremo-nos desse mal!

    Responda
  19. Jose Roberto X de Oliveira

    Se houver Golpe de Estado vão dar outra anistia aos meliantes?

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Sim. Não temos a força do povo boliviano, que prendeu a líder golpista.

    2. NAIR ODETE DE CAMPOS

      Pode crer q sim!

  20. Vera Queiroz

    Esse texto parece menos análise e mais descrição de um possível futuro de hecatombe, mas nada aqui denuncia essa funesta situação. Isso não é isenção, porque ela nao existe qdo se trata de uma tragédia dessa magnitude atingindo o país! Colunismo da FSP aderiu?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Cara Vera, as suspeitas que o Bruno levanta são pessimistas, mas não infundadas. Temos é que tomar muitíssimo cuidado, manter o trombone na boca e fazer o necessário barulho. Cê viu o Janio de Freitas hoje, que chute no saco Bozofrênico?

  21. Adailton Alves Barbosa

    - O texto do Bruno é muito claro, e as grades da democracia sendo cada vez mais forçadas por este péssimo Presidente.

    Responda
  22. Marcelo Alvarez Ghibu

    Bolsonarista teme eleição! Que venha a manhã de outubro!

    Responda
  23. Joaquim Manoel Fortes de Castro

    Essa imbecilidade funcionaria para seu pequeno rebanho. Agora se alguem vai embarcar nessa canoa furada,eles não têm a mínima noção do tamanho da encrenca que seus cooptados se enfiarão.

    Responda
  24. Carlos Mello

    E com o novo golpe, vai aparecer empresário, jornalista, jurista e claro, o presidente do senado com aquele pose de lorde, dizendo que está tudo dentro da constituição.

    Responda
  25. Flavio Colker

    Ao contrario, o plano de Bolsonaro é acabar com autoridade e em seu lugar instalar anomia, caos, destruição, ignorancia.. Bolsonaro é a força do Nada, levando o Brasil a destruição. Inclusive de suas elites.

    Responda
  26. João Carmo Vendramim

    Se o Ogro conseguir segundo mandato na eleição, vou embora do Brasil. Se na marra, desobediência civil será a escolha

    Responda
  27. RICARDO BATISTA

    É, foram oito eleições seguidas. A nona corre sério risco de nem acontecer. Bolsonaro anda muito sorridente ultimamente. Parece estar bastante seguro e confiante, que pode ganhar, e que se perder, não perde. Pior que tem muita gente apoiando o golpe do aspirante a czar. Se isso se concretizar, duas coisas são certas : Vamos virar a piada mundial. E antes do final da década, deixaremos o clube das vinte maiores economias.

    Responda
  28. Maria Izabel Costa

    Pode oferecer o que quiser, dar dinheiro por voto, bolsa ajuda, etc. Que nada, nada vai reeleger esse homem e sua familicia.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Zeus - e todo o panteão - te ôva!

  29. Gil Almeida

    O Bozo ficou 37 anos tacando pedras. O psicopata tenta ser oposição a ele mesmo. Para isso precisa de inimigos para culpá-los por sua incompetência administrativa. O triste é que os Bozos fingem que acreditam nesse truque infantil.

    Responda
  30. Eloisa Giancoli Tironi

    Se o Bostonaro chegar a um segundo mandato, seja como for, o Brasil será totalmente corroído. Se tornará um país inviável. Apocalipse.

    Responda
    1. Vera Queiroz

      Concordo. Só restarão os escombros.

  31. Jane Medeiros

    Síntese perfeita do projeto Bolsonaro de poder, ainda mais ousado no avanço autoritário se reeleito! A essa altura perdeu qualquer pudor! Avança sobre as instituições qual um tsunami! E a gente achando que golpista era só Temer! O ex--Vice de Dilma usava luvas de pelica, o atual prefere lambuzar as mãos de piche depositando sua assinatura e se orgulhando das digitais!

    Responda
  32. Calebe Souza

    É vergonhoso ver o Congresso, que foi fechado durante a ditadura militar de 64, se aliar a um projeto golpista em troca de emedas, será que não conhecem a fabula do sapo e do escorpião?

    Responda
    1. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      Concordo com você, Calebe

    2. Luiz Alberto Brettas

      Lembra-te de que esse congresso não é muito diferente dos antigos... Com poucas exceções, é um bando de "picaretas com anel de doutor", como disse, uma vez, o, de novo, candidato... Lembro, sem citar o nome do autor, embora não pretenda votar nele... Ao menos, no primeiro turno... Tomara que não precise fazer isso mesmo...!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.