Antonio Prata > Sério mesmo, Elon? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
É isso. O Brasil virou um falso moralismo de milicianos e pastores e se esqueceu de polÃtica pública que é o que faz um governo: educação, saúde, investimento, emprego, ciência, desenvolvimento. As pautas desse governo são tão minúsculas quanto a de um vereador irrelevante e nosso governo nestes quatros anos tem sido sobre polemicas inúteis para distrair a claque do que realmente importa.
Bom, depois que consegui respirar ante a excelente exposiçao de "Escárnio e maldizer" que Prata nós apresenta, fico me perguntando o significado real de democracia e onde ela ainda existe. Até no Brasil já se vê a semente do socialismo germinar, nas transferências de renda para 1/5 da população lançada na miséria e tantos outros benefÃcios que chega a quase 3/5 da população. O quinto restante vive das liberdades democráticas e as usam como bem querem, sobre TDS nós que geramos riquezas
O mal desta era da comunicação e tecnologia onde nós já usamos o sÃmbolo da besta, não com o n° 666, mas com nosso CPF, e depois que consegui respirar ante a excelente exposição de Prata, preciso de uma definição sobre o que é democracia. Na Europa ocidental, foi substituÃda pela social democracia parlamentar, e no resto da Europa, pelo socialismo. No Brasil, democracia é o direito à s lib. individuais estocado na elite burocrática, que faz de tal direito o que bem quer.
Maravilha de texto, tão pedagógico que me inspirou a compartilhá-lo com os defensores da tal liberdade de expressão que tudo pode. Vamos ver como Mr. Musk vai lidar com uma “praça pública” onde a diferença, o dissenso são esmagados, ou que todos cantem a mesma canção.
Que texto contundente ! Bravo !
Excelente, Prata!
Esse seu texto me levou a refletir sobre o crescimento da direita no Brasil, sua maioria na C. dos Deputados nos últimos vinte anos (à exceção de dois mil e seis), sobretudo o aumento dos partidos confessionais de direita (deputados evangélicos) e dos personalistas de direita (fisiológicos) na CD. É algo para se pensar neste ano, o que queremos para o paÃs, escolher uma visão de nação laica e com justiça social.
O gado imb ecil na vê que o fim da democracia prejudicar a todos inclusive eles .
Democracia ainda existe? Onde? Até no Brasil ela já carrega a semente da social democracia pelo tanto que se vê forçada a tranferir renda para 1/5 da população lançada na miséria, e pelo tanto de Beneficios soiciais que atinge a quase 3/5 da população. O quinto restante manda, e a gent(alha) obedece. Todo poder emana da vontade do povo, mas povo não tem vontade, tem desejos. Recomendo-lhe o filme Esperando Godot. Impressionante e esclarecedor sobre essa discussão.
O ricaço aÃ, Elon Musk, não amontoou esse tanto de dinheiro sem ser dotado de muita inteligência. Logo, ele sabe que a constituição americana traz o direito à liberdade de expressão, mas a mesma carta magna americana diz que ninguém está acima da lei. Musk sabe que não adianta comprar o Twitter e querer conduzir a rede social fora dos caminhos legais. Por mais barulhentos que possam ser esse pessoal da extrema-direita, pessoas sensatas e defensoras da democracia nunca serão derrotados.
Está difÃcil em escolher um candidato! Que o universo nos proteja!
"Farra do boi": observação profunda, sacada genial!
Foi só eu apontar a culpa do Lula (um argumento meu), que os lulistas de plantão já atacaram meu comentário, indo inclusive na direção do ataque pessoal. Muito parecido com bolsonarisras: idolatram o lÃder e se falar mal dele, atacam sua pessoa e não o argumento. Parabéns Maria Beatriz e BenassiÂ… Em tempo: não gosto do bozo e de seus filhos, são um risco a democracia. Tampouco gosto do outro candidato, que diz gostar de pobre só porque isso da voto. Ele gosta é de poder, luxo e fama.
Que saudades do Prata que podia flanar com textos amenos e hilários. Não é uma crÃtica, mas constatação. O esmerdalhamento do mundo, o império da estultÃcie, te obriga falar sério, perder tempo com o que seria o óbvio. Sempre brilhante, impecável, mas sem ter como achar graça nessa desgraça.
No Twitter o desvio de conduta é constante, com a disseminação de fakes que levam a um falso resultado da expressão da vontade dos eleitores pois, além da safa deza, a ignorância também impera e o paÃs acaba sendo conduzido por doi dos, sala frários e corrup tos de todas as espécies, enquanto os que realmente têm capacidade de governar são deixados de lado. Essa rede precisa ser fiscalizada, não para censurar, mas para combater os crimes que são cometidos em nome da liberdade.
- Que esse pesadelo esteja acabando.
O fato é que ninguém é obrigado a usar redes sociais. Eu por exemplo não uso, em grande parte pelos motivos citados pelo colunista. A não ser na medida em que esse espaço de comentários na Folha seja uma espécie de rede.
Mais do que perfeito, Prata! Essa deveria ser a bandeira da Folha e de toda a imprensa: traduzir o que está por trás dessa campanha sórdida e mentirosa da tal liberdade de expressão. Antes que seja tarde.
Bravo, Antonio!
Obrigada por sua lucidez e capacidade em mostrar em suas colunas o horror em que estamos metidos.
Excelente, emocionanto com razoabilidade. O Brasil -brasileiros- estão doentes ou com sintomas de psicossociopatia.
Muito bom texto, Prata! Pena não sabermos ainda como nos aperfeiçoar no trato com as pessoas...
Excelente!!!!
Só não concordo com o exemplo do parafuso Phillips. Cansei de remover os parafusos de cabeça phillips dos meus óculos com minha faquinha topa-tudo, e nunca quebrei a faca ou deixei de cumprir a tarefa. :-)
"
Mais uma vez eu vou lembrar que Bolsonaro não se elegeu falando que seria um humanista, e sim um matador de petista! Eu não tenho medo de Bolsonaro, tenho sim: de 57 milhões de brasileiros, que o elegeu!
O mundo está insuportávelmente transbordando medÃocres e idiotas!
DurÃssimo é o fato de que compõem 9O% da elite da elite da nata dos privilegiados moradores da cobertura (triplex) do mundo. Se transbordassem somente da patuléia, tava ótemo, cara Inês! Hahahahah!
Concordo
No ponto, como sempre, Prata. Muito bem!
Como assinante da folha eu estou chateado da verba da minha assinatura pagar para um autor ter escrito uma coluna que tomou alguns minutos do meu domingo sem se dar o trabalho de ver o que o Elon Musk propôs. A aplicação das regras novas vai coibir muito o discurso de ódio e a manipulação Bolsonarista ao obrigar as contas a serem verificadas por humanos. Além disso, foi muito frisado que o Twitter irá obedecer as regras de cada paÃs. O algoritmo aberto possibilitará fiscalização.
Mas tenho a impressão que sua capacidade investigativa nunca vai levantar essa lebre. O problema é sempre o outro. Essa tal de ishhquerrdda nunca erra. Tem o monopólio da moral, não é não, Pratinha?
Maria Beatriz, eu não ataquei, ao contrário de você, a pessoa. Questionei Prata para que escreva olhando o outro lado (exemplo: erros da esquerda).
Daverson prova que bolsomions têm muita dificuldade pra entender um texto, credo! Mas, pelo visto, a carapuça pegou de jeito. Deveria ter vergonha de se manifestar dessa forma.
Pelamor do Jesus da Goiabeira, a drupa furlano e camelo tão fazendo jogral reacionário? Pobre de direita é Soda.
A censura da FSP não me deixa responder a você, parece que a direita aqui endureceu.
O que vivemos hj, não é o esquerdismo ou direitismo,se existe,o estamos vendo é o invegismo, pra nós tudo pra eles nada, belo conceito.
Prata, eu lembro muito bem onde essa onda maluca começou: um certo presidente colocava uns contra outras, chamava tudo que recebeu de herança maldita. Era a semente do vale falar qualquer coisa pra ganhar voto, pra cancelar (nem existia esse conceito à época), pra alimentar a sanha da militância. E esse ser nunca teve a capacidade de retirar as bobagens que disse. Colocou pobres contra ricos, direita contra esquerda, enfim, ateou fogo ao paÃs. Era o rastilho que deu nisso.
Lá vem ele de novo, credo! Lula não inventou a pobreza e a riqueza, rapaz. Não inventou a profunda desigualdade social que sempre existiu no Brasil. Lula lutou e luta contra ela. Mas a direita, como você, quer que pobre continue pobre, pra ser bem explorado, não é mesmo? Que horror defender o que pessoas como você defendem. Que desumanos vocês são!
Não veio na esteira do trump, da invasão do Capitólio, dos seguidores do coach de extrema direita steve bannon que, aliás, continua orientando os filhos do homem, nem veio montado no golpe contra a presidenta eleita em 2016, nem antes, nas passeatas de 2013, quando a direita bagunçou as passeatas estudantis e me lou geral? Continuo?
Antes de Lula o paÃs vivia em harmonia? Éramos a pátria do Evangélio, que aliás na América, chegou para legitimar a escravidão de negros e Ãndios, das lendas de Chico Xavier?
Suas palavras são impecáveis, diria que perfeitas. É... A crise mais do que institucional é de valores, ética e moral. O que me assombra e desanima é a cegueira, meu caro, a cegueira.
É a liberdade de expressão que te permite esculhamba r com o Daniel Silveira e chamar Bolsonaro de genocida. Defender a censura é ser contra a democracia. Toda opinião pode ser expressa, não só as nossas. É difÃcil entender isso?
Tens nome de ministro francês, mas não pisoteie o bom senso. O livre expressar é diferente de agredir. E o que faria se recebesse uma msg assim: "sei onde é a escola onde seus filhos estudam", imagine o desespero de um pai ou uma mãe! É difÃcil entender isso?
Matheus, você está brincando, né?... Brincadeira de mau gosto não agrada.
É toda a verdade esse bilete. E ele não tem verso, é só um lado, que nem nádega de reacionário: só tem a dereita.
Se o parlamento fosse decente Silveira não teria tomado posse. No momento em que rasgou a placa de Mariele o deputado legitimou um assassinato. Não importa de quem seja. Uma autoridade não tem o direito de legitimar um assassinato.
Desde quando liberdade de expressão é liberdade para ameaçar de morte outro ser humano?
Liberdade de expressão é contestar ,criticar atitudes nefastas q um sujeito toma e prejudica cidadãos , ex. propagar fake News , incitar violência , praticar atos anti democráticos etc, o q bolsonaro faz e o troglodita do silveira tb. Criticar bolsonaro , se ele se disser contra o aborto ,é errado , ele tem direito de se expressar sobre isso , mas enaltecer torturadores e enaltece-los querendo fazer a cabeça do povo, é incentivar crimes , o q foge à liberdade de expressão. Simples assim!
O que precisa ser entendido, Matheus, é que liberdade de expressão não é espalhar fake news tampouco ferir algum grupo e disseminar ódio, que é como operam as máquinas bolsonaristas. E isso não é, nem de longe, equivalente a chamar o presidente de Genocida — afinal ele sim foi em boa parte o responsável pelas +600 mil mortes que tivemos, ou você viu algum esforço dele para conter a pandemia?
O amigão, vou considerar essa sua ultima interrogacao um erro de digitacao. Pela sua liberdade de expressao tem limite e consequencia. Ou voce pode ter a liberdade de expressar sua raiva metendo bala em alguem? Vc pode , claro, mas deve ser julgado e preso depois. É esse tipo de limite que seus citados presidente milico e deputado ogro tentam apagar diariamente com esse discurso facil e furado que muitos compram. É dificil entender Isso?
É, camarada Pratowski, é de se ficar Pratônito. Nem precisa ter um Pratiscópio aguçado como o teu, não, pra ficar fulo e querer sarrafear com o Prataralho os argumentos capengas do moçoilo e mandá-lo a Marte que o pariu. Sindicato, pra lutar por melhores condições de trabalho, não; "liberdade", abrindo o fiofó do passarinho sobre nós, ôpa, êpa, ó pá, manda ver. É que nem o chefe da Febraban dizer que não há oligopólio, nossos bancos "tão na média" etc.: tá na cobertura? Fecha o olho e vai q vai.
Beni, estás na berlinda, você foi tema de comentário do comentário, vide Furlan.
É um governo cara-de-pau, sem lisura e responsabilidade! Devemos pois explicar aos jovens, novos eleitores, só uma coisinha: este presidente motoqueiro quis impor cem anos de sigilo no próprio cartão corporativo, ou seja, gastar "a rodo" o dinheiro dos impostos que seus pais pagam a duras penas e assim deixam de comprar muitas coisas essenciais para eles. Fora Bolsonaro, em outubro o Brasil será nosso e não aceitaremos golpe!
Texto excelente, levanta e esmiúça as distopias desse mundo de seres anarco-lamacentos que as redes fizeram emergir e, como zumbis, se alastram e vão corroendo os alicerces mesmo de tudo que organiza a vida das pessoas em comunidade, estado, nação. Se o voto não vencer, seremos tragados pelo vórtice da grande mhe rda.
Marcos, seu doido, inventei no arrepio da raiva, mas você tampouco fica atrás! Hahaha! E fora já para sempre de nossas vidas esse destroço das terras zumbis, né não? Abraço.
Putz, anarco-lamacentos foi lindo! Hahahahah!
Direta , no fÃgado , a coluna de hj do Prata . Vivemos num mundo de inversão de valores , qto mais anti valores morais , mais seguidores. Elon Musk é um bobo da corte bilionário , filhinho de mamãe modelo com mais de 65 aninhos e que agrada valentes atrás das redes sociais mas qdo pegos em algum delito , se urinam todos de medo. Qto a daniel silveira , este dispensa comentários , foi aliado do witzel ,que teve seu mandato caçado e agora é da turma do bozo. Outubro, chega logo por favor!!!!
Genial, Prata!
O problema é bem mais complexo e de difÃcil solução. Até paÃses ricos com bons Ãndices de educação, estão em risco. Acho que não é só a democracia que está ruindo. A luta pelo poder e o dinheiro corroeu o ser humano e entramos na selva do vale tudoÂ…
Prata sensacional como sempre. É lamentável ver o carioca e o paulista e todos votarem em imb..ecis como o Daniel silveira, e a gente não consegue melhorar as polÃticas públicas de educação e saúde. Dia 3 de outubro está chegando. É a hora de tirar zambelis , kataguiris , janainas, bias kicis, bananinhas, toda ESA gente maluca que está levando o paÃs pro buraco.
Muito bom esse texto : "A polÃtica virou um freak show, a opinião se transformou em commodity, e o mundo está doente". E muito estranha essa disparada no número de seguidores do presidente, quando ele não conseguiu nem coletar assinaturas suficientes para a criação de um novo partido. Não sei qual a solução pois nem uso redes sociais. Mas uso o YouTube. E na seção de comentários, já vi infectologistas renomados serem contestados por gente que, provavelmente, jamais pegou num microscópio na vida.
Repito o que muitos escreveram aqui: O Prata é Ouro!
Ótimo texto. Tempos bizarros.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Antonio Prata > Sério mesmo, Elon? Voltar
Comente este texto