Elio Gaspari > Brasil corre risco de viver no 1º turno sua maior crise desde o AI-5 Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Demonstro aqui minha satisfação como novato, de ver a lúcida exposição de Gaspari ser compreendida e aceita pela maioria dos comentadores, sem xingamentos como os de casa onde falta pão. Em outra matéria, eu disse que o Brasil não corre risco de sofrer um autoritarismo como o do AI-5, posto que já estamos nele, em virtude de que isto está no DNA do capitão.
Não sou favorável a criar nada além do que já existe para apuração, conferência… dos votos. Bolsonaro tem que aceitar o relutado da votação e pronto. As Forças Armadas que fique restrita às suas atividades. O Brasil não precisa de tutores para o processo eleitoral.
Neli, como disse um colunista dessa Folha, a tal terceira e última via é uma baratha thonta em busca de um milagre midiático. Acorda.
Se pesquisas eleitorais valessem alguma coisa, despicientes seriam as eleições.
Se os próprios EUA sentiram na pele o alto perigo que correu com a invasão do Capitólio, onde o então ex-presidente Trump não queria perder o poder e tornar a nação em uma república da bananas, imagina o nossa democracia, nova e frágil se os resultados eleitorais não forem favoráveis ao atual mandatário. A verdade é que diariamente haverá percalços quase diariamente até outubro, e muitos estão céticos de haver eleições pelo andar da carruagem . O preço da liberdade é a eterna vigilância .
Não creio que o Brasil corre o risco como quer o colunista, posto que o AI-5 está no DNA do capitão, e ele nunca negou isto. Seu livro de cabeceira é de...de... Como é mesmo o nome dele?
Se ele não respeitou o Exército quando foi integrante, vai respeitar a Presidência da República? Se tivesse sido expulso na ocasião , hoje a história seria diferente.
José Antônio: quanto ao tuÃte do general, duvido que os Ministros iriam se curvar. Quem se curva uma vez, curvará sempre. Ademais, se temeram um mero tuÃte, então, por que anularam o caso depois? Não é incoerência? Quem teme uma vez, teme sempre.
José Antônio: quanto ao tuÃte do general, duvido que os Ministros iriam se curvar. Quem se curva uma vez, curvará sempre. Ademais, se temeram um mero tuÃte, então, por que anularam o caso depois? Não é incoerência? Quem teme uma vez, teme sempre.Ao escrever isso, menoscaba os integrantes da Corte. Posso não concordar com uma decisão, mas, jamais menoscabarei a Corte Suprema. Guardiã da Constituição Nacional e consequentemente da Democracia. Fora lula e leve junto bolsonaro, moro.
José Antônio teve sim prisão em segunda instância, mesmo na vigência da Constituição Nacional de 88. O STF criou a não prisão em segunda instância caso edmundo. E na ditadura Militar existia a prisão de segunda instância... para beneficiar um dos seus, baixou uma lei de Execução em noventa e três. O mencionado parece-me que é Médico.
José Antônio teve sim prisão em segunda instância, mesmo na vigência da Constituição Nacional de oitenta e oito. O STF criou a exclusão, no caso edmundo. E na ditadura Militar existia a prisão de segunda instância... para beneficiar um dos seus, baixou uma lei de Execução em noventa e três.Esse mencionado, parece-me que é Médico. Então, data vênia, pesquise . A Internet existe para pesquisar.
´´LÃder do governo dis que prisão em 2ª instância foi criada para tirar Lula da eleição. ''Nunca teve prisão em segunda instância no Brasil. Só teve para prender o Lula e tirá-lo da eleição. Foi um casuÃsmo'', afirmou Ricardo Barros Camisa Amarela (PP-PR). Assista o Portal do José (no YouTube) de 1º de abril e de datas anteriores.
''... quem elegeu o capitão indiretamente." Você está se referindo aquele 6 x 5 (após um famoso tuÃter de um general) que foi contra a um habeas corpus para que Lula concorresse da eleição de 2018? Um 6 x 5 que foi contra o que está previsto expressamente pelo artigo 5º, inciso LVII, da Constituição Federal, que preceitua que "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória". Mas deve ser a ''dificÃlima hermenêutica'' do texto do artigo. Não é mesmo?
Meus Caros, vamos manter o foco na proposta do colunista, que ao meu ver é genial: O ¨Cabo¨, que não é militar, é lógico, deve alimentar um plenário onde todas entidades representativas da sociedade brasileira estejam representadas, inclusive as forças armadas
Em 2014 Aécio contestou sim o resultado, aà começa o calvário atual.
Quem elegeu apertou 17 ou se omitiu, que dificilmente as pessoas têm de assumir a responsabilidade.
Falácia. Contestou nada. É invenção desse pessoal. Agradeça quem elegeu o capitão indiretamente.
Parece que muitos não leram a coluna. O que Gaspari está propondo é que se crie uma comissão de representantes, não só das FA, mas de diversos setores da sociedade que acompanhe a contabilização e totalização dos votos. Seria uma medida preventiva para dissuadir Bolsonaro e sua trupe de contestar o resultado das eleições. Ótima idéia, esperemos que seja implementada!
As Forças Armadas não sabem encaminhar vacinas nos seus aviões, como confiar na contagem de votos deles? Não se pode aceitar que eles se metam no que não lhes compete
Forças armadas servem para resguardar fronteiras, realizar missões de paz, etc.. Alguns de seus mais notórios representantes já demonstraram inabilidade difÃcil de se encontrar em outros locais (Pazuello, mestre de logÃstica do exército chegou a errar o estado para enviar vacinas).. o processo é seguro, é auditável e não há evidência mÃnima de fraude.. mesmo se houvesse, não seriam eles que iriam resolver coisa alguma..
Caso conectem os computadores FFAA no sistema eleitoral, o sistema todo estará vulnerável. Além disso, caso a justiça eleitoral ceda, terão mais argumentos para criticar a lisura do processo. Tudo isso começou quando o Min Barroso teve a péssima ideia de colocar militares na Comissão eleitoral. Colocar computadores do Exército no processo é o mesmo que colocar o PT no processo.
O genocida está com os dias contados, por este motivo o desespero dele e de seus asseclas. Está aà o fracasso dele arregimentar gado para suas motociatas e outras besteiras, onde apenas extratos beneficiários de suas regalias patrocinadas pelo cartão corporativo comparecem, entres eles, militares, agronegócio, milicianos e outros apaniguados. Ovo e tomate neles!
O loko meu... tomate e ovo. Caro pra dedeu. Melhor ferro. Joga ferro
Infelizmente, tudo leva a crer que o genocida será reeleito já no primeiro turno . A oposição , do jeito que se comporta, está fazendo imenso esforço para que isso aconteça .só não vê quem não quer !
DoiDauner. Então venha ensinar a nós da oposiçãção aprender a perder. Queremos tirar prova no pleito de outubro.
Reeleito no primeiro turno? ai bateu o exagero hein!
E o genocida tem rejeição de mais de 60%.
Mas vc viu as pesquisas? Há chances reais de o Lula ganhar no primeiro turno. Como o genocida vai virar isso a ponto de ganhar no primeiro turno?
concordo plenamente
Mais um tÃpico Militonto com medinho.
Discordo em atribuir às Forças Armadas a função aprovar o resultado das eleições. Isso só funciona em regimes ditatoriais.
Tem cheiro de golpe ( como enxofre), cor de golpe ( cinza-oliva), gosto de golpe (amargo), consistência de golpe, formato de golpe, temperatura de golpe... E tem gente que ainda pergunta: será que teremos golpe?
Logo apos bosonaro e sua legiao das trevas, tenham sido vexatoriamente derrotados ainda no 1o turno das proximas eleicoes, o proximo governo precisa promover mudanca constitucional urgente, removendo o artigo 142 da constituicao que reza sobre as forcas armadas como garantidora dos poderes cosntituidos. Isso precisa ser apagado. FAs nao sao poder moderador. Unica funcao das FAs eh proteger o pais de ameacas externas. E mais, precisam ser reduzidas a dez porcento do efetivo atual.
Mas alguns autores do artigo, inclusive o proprio FHC, nega, peremptoriamente que essa tenha sido a intenção dos constituintes ao escrever o artigo. Nao adianta: se uma das partes quer fraudar ou descumprir, nao existe contrato forte o suficiente para impedir.
Que bosonaro e seu sequito sao mentalmente perturbados e propensos a violencia contra os que nao o apoiam, todos sabemos. Trata-se de uma minoria, mas que foi alcada ao poder pela maioria. So me pergunto, o que esperava aqueles que votaram no ditador-wannabe? Combate a pobreza, a fome, mais empregos, menor inflacao? Eh logico que isso jamais iria acontecer. O inepto nunca produziu nada de util durante toda a sua vida. Creio que os que votaram nele queriam isso que esta ai: Caos, fome, desemprego
Tá difÃcil a coisa, né? Num devaneio bobo, pergunto por quê o TSE não se antecipa e pede ao Sr Presidente que indique alguns dos militares para assistirem a totalização dos votos? Afinal, orçamento secreto e 100 anos de ocultação de supostos deslizes do governo, não devem servir de exemplo a ser imitado num regime democrático.
E por que o TSE faria isso? Nao ha na constituicao nada escrito sobre militares serem arbitros de eleicoes. Militares so existem para progeger o pais de ameacas externas, coisa para o qual nao estao preparados. STF deveria ordenar todas as FAs de volta a seus quarteis e prover punicao severa e exemplar para todo aquele que ouse se manifester sobre politica nesse pais.
O Bolsofascista parece com aquele herege que, afogando, implora socorro de Deus pai! Credo!
Gaspari é como um samba de uma nota só. Vive no passado especialmente se as comparações sao favoráveis à Lula e ao PT.
Tem que ser muito gado mesmo (ter matéria fecal na cabeça) pra achar que o Élio Gaspari é petista, ou mesmo de esquerda. Vcs são muito (adjetivo de sua preferência)
Quem vive no passado eh o gado bosonarista que quer a ditadura de volta de seu sarcofago. Ditadura essa que nos legou inflacao galopante fora de controle, fome endemica, subempregos, violencia policial, salarios baixos e uma minoria rica debochada que acha graca do sofrimento da grande maioria.
Desculpe! A Folha deveria se abster de publicar comentários inapropriados, ofensivos e rasteiros como o do leitor Ozeias de Oliveira
Botão denúncia serve para isto. Acabei de usar para o comentário do senhor Ozeias.
Agradeçamos ao Sr. Aécio Neves, por ter iniciado o processo de desacreditaçao das urnas eletrônicas.
Esse és cro to sequer ter sido indiciado e o Lula ter sido preso (e a Dilma deposta) diz muito sobre o Brasil
Vai ter golpe, vai ter golpe... Deixem dar. São dois trabalhos, dar o golpe e irem pra cadeia rapidinho.
O Bolsonaro gosta de transparência, o pq que ele proibiu por 100 anos a investigação a respeito de sua famÃlia???
Seguindo o conselho e os alertas do VTF, não pudemos dizer, por enquanto, o que pretendemos fazer com as FA se retomarmos o poder.
Sinceramente, pelo desgoverno praticado de forma explÃcita nos quase 3,5 anos de mandato, acredito que até 02/10 Bozo estará fora do 2. Turno, de preferência com um grande margem. Essa é a melhor resposta que a sociedade pode dar.
Élio Gaspari está caduco, delira e perdeu o senso da realidade!
Grosseiro e incoerente. TÃpico bozoffrênico.
Comentário extremamente desrespeitoso e inapropriado.
Parece mesmo, ao defender apuração paralela fora do TSE.
Bolsonaro quer destruir a Democracia e todas as Instituições Brasileiras porque no fundo tem medo de ser preso, por suas ações e omissões;
Não tem jeito, qualquer medida será contestada da mesma forma.
Concordo com vc. Ele vai inventar a mentira mais sem sentido, o gado, óbvio, acredito em qualquer absurdo que esse sujeito fala Mas acho importante excluir ao máximo as possibilidades de desculpa.
Exato. Já foi um erro crasso levar militares para o TSE. Não faz sentido.
Sei não, mas acho que vai dar mer da.
Esqueci de dizer que o comentário que fiz se refere ao duplo Coutinho.
Mesmo que concordasse com você não teria como fugir de votar contra o Bozo, não acha? Por pior que você considere os governos petistas não há termo de comparação no campo civilizatório, ou você não se incomoda com a barbárie?
O problema é que nenhum dos dois Candidatos é bom para o Brasil. O eleitor não sabe quem é o Pior
Para quê foi à Rússia com o inútil carluxo, que comanda um exército de robôs na internet? A fraude está sendo tramada e o viga rista não vai se entregar. Fará uma baderna com milicianos.
O arruaceiro ao prever a derrota, assim como sua prisão, poderá tanto cancelar o resultado ou nem permitir a eleição. Como neste ano não haverá uma nova encenação, como a de Juiz de Fora, o baderneiro tomará a bola e fechará o estádio. É o que se espera de um autoritário es tú pi do. Para quê armou milicianos?
Num cenário de pesadelo, a tentativa de golpe seria antes das eleições, repetindo o que fez Batista em Cuba (também um militar de baixa patente e popular) há exatos 70 anos. Não é viável contestar uma eleição com margem folgada como parecem indicar as pesquisas até aqui.
Não conheço documento que diga que Forças Armadas são responsáveis ou corresponsáveis por eleições no Brasil, alguém aà conhece esse documento ?
É o bilete dos Bozôs, Muadib! "É verdade esse bilete"... Documento seriÃssimo! Hahahahah!
Acabo de enviar comentário acerca da coluna. Nada há que seja agressivo contra quem quer que seja. Comento um fato histórico, em complemento com o que escreveu o colunista. Espero que o algoritmo "entenda".
A Folha se desgasta inutilmente com os leitores por causa dessa porcaria. Até já tÃnhamos nos acostumado a dribla-lo mas aà veio algum gênio e resolveu (aspas)aprimora-lo.
Hahahahah, entende nada, meu caro, bem que você desenhe em fino papiro com bico de pena e nanquim de primeirÃssima. É IB (burrrrice artificial) da maior qualidade editorial! Hahahahah!
Em novembro de 1955, a direita civil, Lacerda à frente, articulada com a direita militar, notadamente a Marinha, tentou um golpe contra a posse de JK, eleito naquele ano. Os golpistas diziam que JK não obtivera maioria absoluta, o mesmo argumento dos golpistas de 1951. O general Lott tosou-lhes as asas. Agora, o golpe está sendo encenado em torno da urna eletrônica. O golpista-mor é o presidente; e não há nenhum Lott nas FA de hoje para mantê-las fora desse imbróglio. Só temos o TSE.
Risco há. O golpe está aÃ, há uns cinco anos Temerosos. É preciso não fechar os olhos e ouvidos. Por outro lado, o bolsofascismo, nos cega com esse teatro, perdemos a noção do desastre que é esse final de governo. Isto é muito grave. Enquanto olhamos para outubro, o centrão Liraliro devora a nação. A esquerda unida precisa mostrar mais, a campanha parece passeio no parque! A coisa tá muito grave... objetividade e caldo de galinha.
A imprensa brasileira, como em qual lugar do mundo, vive de vender crises. Vaidosos, jornalistas querem ser os primeiros a se antecipar aos fatos e a prever cenários. Faz parte do jogo. Gaspari já tem informações que nem a CIA, e sua eficaz inteligência, possui. Bolsonoro tenta jogar com um sentimento que não tem consonância nos quartéis. E a imprensa mordeu a isca.
Mas como vc sabe que não há consonância nos quartéis? O Élio tem muitas nas Forças Armadas
Em parte você tem razão, o último setembro deixou o Bozo na saudade, mas gato escaldado tem medo de água fria, de golpes temos grande variedade em nossa história. Aliás, a república começou assim. Ademais, não custa lembrar que antes o poder não estava em jogo e também que se até nos EUA eles tentaram porque aqui, onde estamos muito mais habituados a quarteladas, não aconteceria outra, ainda mais quando tanta picanha e cerveja está em risco?
Zeus te ôva. Mas essa é uma hipótese otimista.
Se a diferença entre o vencedor e o perdedor for pequena, teremos problemas. Não existe espaço para o risco, mas a turma da terceira via, ou o "cirismo", acham que têm espaço. Torço para que não sejam irresponsáveis no segundo turno.
Com o Ciro não contaria, Paris está logo ali. Ele não é com certeza o tipo que tem as cautelas a que o VTF se referiu. Mais fácil o BozoDoria aderir.
Se, em 1968, tudo daria no AI-5, a rejeição ou a concessão da licença para processar o deputado Márcio Moreira Alves não teria mudado os fatos. O texto insinua que talvez pudesse. Sendo irrelevante para a conjuntura, aquela decisão da Câmara foi decisiva para a construção de uma história da divisão e independência entre os poderes da República, que agora nos orienta diante da tensão entre um governo golpista e o judiciário.
Se o teatro de hoje também já está montado, o remédio é não lhe dar plateia. E ele se encerra antes do segundo ato.
Impressionante como alguns jornalistas se entregam para a lógica de confronto. Vai sair do jeito que entrou, pelo voto. Parte da imprensa Americana ficou órfã do Trump. Eles se alimentavam das bazófias dele. A nossa vai na mesma direção.
Caramba, lógica do confronto os jornalistas? O que faz o Bozo desde muito antes de ser eleito? Tem uma pequena diferença, as FA estado-unidenses não estavam com o Trump e os EUA não estão acostumados com quarteladas. Já em Pindorama …
Bolsonaro e seus asseclas já entenderam que todos os acontecimentos que levaram ao "acidente" de sua eleição não deverá se repetir e como a derrota se avizinha isso o deixa assanhado para um torpe 'golpinho' à la milÃcia. O triste e ver as FFAA chafur darem no lam açal bolsonarista. Vão levar décadas para recuperarem o, já pequeno, prestÃgio e confiança que tinham.
Me parece que a eleição do Bolsonaro foi uma orquestração das ffaa (minúsculas!). Desde o famoso tuÃte do Villas ruim! Penso sempre que nesta orquestração possa estar a facada. Menos para atrair simpatia e mais para que, chucro como é, Bolsonaro fugisse do debate. Vejamos se haverá debate nas próximas eleições. Qual será a estratégia desta vez, uma vez que outra facada será difÃcil. As nossas forças armadas são patrimonialistas em essência!
As últimas trapalhadas na Saúde do ex sargento Garcia, gárgulas plantados no TSE, plantão nos portões do STF mais os verde-olivas que cortejam o fauno, já mostraram o quanto a milicada preza pela imagem (não seria reputação?) da instituição que os acolhe até nos momentos mais broxantes da vida. Nesse afinco, falta pouco para chutarem o pau da barraca (ou as urnas).
Fiquem tranquilos isso não tem a menor chance de acontecer. Ao primeiro sinal de golpe os paÃses da ONU param de importar nossas commoditites, Fundos Investimentos bilionários param de despejar dólares aqui em busca de taxa de juros, o Brasil é impedido de disputar Copa do Mundo, aà o paÃs literalmente para. Salve a proteção da Globalização...
Basta ver que até o Biden, a quem explicitamente o Bozo tentou ajudar a derrotar, fez acenos a ele em nome do boicote à Rússia. Acha que estão preocupados com nossos desastres internos, chacinas de indÃgenas, desmatamento brutal, destruição ambiental feroz, bandidagem no poder e a solta na Amazônia? Pelo menos não enquanto não ameaçarem os seus interesses.
Carlos, não é possÃvel que você realmente acredite que o mundo tem a mÃnima preocupação com o povo brasileiro. O único interesse da globalização é a plena liberdade de movimentação das finanças transnacionais e a extração da riqueza em qualquer lugar do mundo, com o mÃnimo controle possÃvel dos governos locais. Para a globalização (finanças transnacionais) um governo autocrático é até melhor do que uma democracia. Democracia precisa dar satisfação para muita gente.
Gostaria de acreditar que o mundo se importa com a nossa democracia a esse ponto. Você acredita mesmo que os paÃses ricos estariam dispostos a encarecer o preço dos alimentos e dos manufaturados, gerando mais inflação em escala global, por conta da escassez que o boicote aos nossos grãos, proteÃnas e minérios causaria? Infelizmente, o mundo pode aceitar uma crise da democracia brasileira enquanto continua a se abastecer da nossa produção, como já aceitam na Venezuela, nos paÃses Ãrabes, na China
Que bom sonhar. Lá em 2014, 'paÃses da ONU' promoveram e apoiaram um gol pe para depor o governo ucraniano, eleito democraticamente. Deu no que deu.
Zé dezenove vai roubar o Brasil e hipotecar por charutos cubanos Porto de mariel
O desastre do desgoverno Bozo foi tão brutal que fez até todos esquecerem o que fizeram em verões passados.
É verdade... Ah, ninguém nem liga mais pra esse bilete!
Essas eleições prometem, mas a comparação com um passado já distante é um exagero. São cenários totalmente distintos em termos de tecnologia e acesso à informação. Além disso, há um cenário mundial muito preocupante e sequer sabemos se ainda estaremos aqui para votar. Muitas águas podem rolar até lá
Aguardando liberação de meu comentário.
Está sentada? Melhor deitar.
Para que não sobreviva uma democracia ameaçada, é necessário reformar profundamente as FFAA que são o fantasma que ronda permanentemente na cabeça dos e das brasileiro(a)s. Estritamente profissionais, devem ser afastadas terminantemente da polÃtica, como ocorre nos EUA, paÃs adorado pelo titular passageiro do mando e a troika familiar que simboliza o regime imperial militarizado e fanatizado no paÃs.
Para isso precisa ter peito de fazer as reformas realmente necessárias. Quem está? A esquerda no poder se esqueceu de todas elas, não se debruçou sobre nenhuma. Será que aprendeu a lição, ou melhor, será que conseguiria aprovar alguma que descontente os verdadeiros donos do poder?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > Brasil corre risco de viver no 1º turno sua maior crise desde o AI-5 Voltar
Comente este texto