Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João carlos Gonçalves de souza

    Bolsonaro foi eleito por pessoas que não existem .

    Responda
  2. Marcos Benassi

    Ronaldo, caríssimo, não é reduzir sua esclarecedora informação e reflexão, mas vamos lá: o que se pre fez diferença não é a voz do povo, mas a de Zeus. E, pra variar, Zeus achou uma nova maneira ardilosa de botar a boca no trombone. Ocorre que o "novo" disto, excetuada a mera tática, adaptada as ferramentas e usos correntes, é sua disseminação no nível do banal. Trump, Bozo, Roger Stone, tantos antes, o fizeram, mas contando com poder de fogo brutal; se "Broder" o faz, chegou ao rés-do-chão.

    Responda
  3. Hercilio Silva

    Parece que aquilo que foi escrito no Livro Engenheiros do Caos de Giuliano da Empoli vai sendo entendido. A tal rede democrática é manipulada por robôs, por quem tem dinheiro pra investir, e audiência de robô ou não dá retorno. Mesmo que sejam negativas as reações, dá dinheiro. Musk fala em dar fim a robôs no Twitter, seria bom, mas fará mesmo? Isso vai reduzir o lucro.

    Responda
  4. Nelson de Paula

    Com certeza os manipuladores separam o joio do trigo, a reação real da programada, para tornar a reação real ainda mais programada.

    Responda
  5. Vanderlei Nogueira

    O cidadão comum brasileiro nunca teve informações completas e isentas

    Responda
  6. Vanderlei Nogueira

    Era de informação ou digital: informação de graça não, informações completas seguem uma hierarquia, cidadão comum fora...

    Responda
  7. marenildes silva

    Eu só não sabia do ponto que chegou, mas que tem coisas que chegam quase a apelos desesperados, na cultura da empurraterapia de qualquer besteirol, para -"viralizar", palavra que causa mal estar de tanto que ouço me causando repulsa.

    Responda
  8. marenildes silva

    Diante do crescimento desordenado do mal uso da tecnologia pelo ser humano mau caráter, estou quase me convertendo à misantropia.

    Responda
  9. Fernando R

    Se espelharam no exemplo dos políticos. Há vários comentaristas aqui que fingem ser "pessoas comuns", mas sabemos que não são. São pessoas pagas, muitas vezes com dinheiro público, para defender políticos. O problema do esquema é que os provedores não estão nem um pouco interessados em combater essa forma de propaganda, pois ganham dinheiro com isso, inclusive a Folha com assinaturas de militantes pagos

    Responda
  10. Gaya Becker

    Qual é a novidade Ronaldo? Desde 2015 os robôs estão bombando em todas as redes e fazendo estragos mundo a fora. O importante é que pessoas reais estão aprendendo a detectar a presença de robôs e rechaçá-los de pronto. Vejo isso todo tempo aqui nos comentários da Folha e outras redes. É a única forma eficaz que temos de combater a manipulação de algoritmos que visam criar lucro, caos, desordem e mentiras pelos mais variados interesses espúrios e criminosos.

    Responda
  11. Jane Medeiros

    É com está estratégia que via redes sociais estão tentando impor, construir a reeleição do PR. Com um exército super agressivo atuandob nas redes sociais, agindo de forma coordenada, rolando muito dinheiro! Tudo via comentários e usando robôs!

    Responda
  12. Jane Medeiros

    Perfeito! Exatamente isto! Nas redes sociais os posts são antes de tudo definidos pelos comentáriosn e reações. Ao fazer um comentário nas redes sociais sobre a manifestacao de um determinado político, classifiquei como exército um bando de bolsonaristas que se colocou de maneira insistente e agressiva em defesa do candidato. Agiam de maneira coordenada, sem nenhuma espontaneidade, sem consistência argumentativa! Só queriam calar o contraditório. Algo impressionante. Havia robôs, com certeza!

    Responda
  13. Marcio Paim

    Como fugir disso? simples: Educação, Cinema, Música que fazem pensar, artes, em geral. Não perco meu tempo com toscas redes sociais e cantoras(es) de qualidade duvidosa.... ACORDA BRASIL!!

    Responda
    1. marenildes silva

      Assasinei a lingua, mas a ideia foi passada

    2. marenildes silva

      Amigo, o povo brasileiro em especial, tem preguiça de pensar, preferem falsidades agradáveis ou não, mas simples, sem necessidade de uso da massa cinzenta.