Joel Pinheiro da Fonseca > A terceira via não existe Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Marcio M Andrade

    Gosto muito de suas considerações, Joel. Mas pergunto: há realmente um dilema? Para criar a equivalência, você teve de prescindir de muitas coisas em sua argumentação, incluindo o comportamento do Judiciário. Apesar de errático, condenou (e absolveu) os muitos participantes dos esquemas petistas. O que mais desejar? Não há equivalência, meu amigo. Você pode discordar das bandeiras petistas e de suas práticas presentes e pretéritas, mas quem está impune é Bolsonaro. Não Lula. Abraço

    Responda
  2. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Existe sim e é o Ciro. Até julho a polarização se esgotará. A ausência de públicos no dia 1 de maio nos dois lados já é um sintoma disso. A imprensa ou boa parte dela ganha muito com a polarização e deseja (por razões financeiras) o fim da terceira via. Lembre da imprensa órfã com a queda do Trump.

    Responda
  3. ARTHUR AUGUSTO DA C CARVALHO

    Muitas saudades do tempo em que a Folha tinha um Tarso de Castro.

    Responda
  4. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    Não existe Terceira Via, nem vida inteligente habitando a cabeça do colunista.

    Responda
  5. W Oliveira

    Não sou tão pessimista quanto o colunista sobre uma candidatura fora dos polarizados. Pesquisa não é voto e a eleição será só em outubro. Comentário do candidato a PR do Novo Felipe D'Avila sobre Ciro: "Eu parabenizo ele porque é o único candidato que tem um plano do que quer implementar no Brasil. Eu discordo desse plano, mas é o único que apresentou proposta." Há um cansaço com promessas vazias e o momento é de somar forças no 1. turno para evitar o pior: o populismo polarizado sem futuro.

    Responda
  6. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Visão do vazio politico com polarização que não tem a menor capacidade de produzir mudanças ou novas metas para o país. Do lulopetismo, chegam os ecos dos discursos inautênticos feitos por relíquia do passado. Do bolsonarismo, a intolerância sem a menor garantia da manutenção do Estado de Direito. A falta de dinamismo político fazendo as rodas girarem nos mesmos lugares e nada, nem ninguém para neutralizar os efeitos políticos dessa situação de beco sem saída. (Claudia F.)

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Comentário correto da atual situação política e eleitoral.

  7. Galdino Formiga

    Realmente a terceira via nunca existiu.

    Responda
  8. EDSON JANOTTI

    Tomamos a Vacina, com data marcada, graças ao Dória. Não votei nele, sou agradecido. Sua equipe de marketing é ruim, essa mensagem não chega à população.

    Responda
  9. newton penna

    A malsinada terceira via já nasceu antidemocrática: visou ludibriar o eleitorado, dando a entender que o golpista Bozo equivalia ao Lula, que perdeu três eleições e aceitou democraticamente os resultados - ao contrário do candidato do PSDB, o "impoluto" Aécio Neves, que em 2018 sugeriu que as urnas eletrônicas tinham favorecido a Dilma - olha a confirmação do Golpe de 2016, aí gente!

    Responda
  10. Wilson Junior

    Minha escolha será pelo candidato melhor colocado tirando o Lula ladrão, o Jair incompetente e o Ciro maluco.

    Responda
    1. Paulo Sales

      Faz isso Wilson. Ciro é um cara bacana, tem projeto, competente e encara os maus politicos. É Ciro!

  11. Lourival Costa

    Para que existisse uma terceira via real e de peso seria necessário que os eleitores votassem com convicções do que é melhor para o país, mas em geral os eleitores votam supondo o que é melhor para si. Assim, terceira via é produto da mídia. Os candidatos que se apresentam como prováveis terceira via têm pecados de origem. A terceira via deveria sair de um partido novíssimo nascido nas bases e com discurso também novíssimo.

    Responda
  12. Lourival Costa

    O que acho curioso em Bolsonaro ainda ter bastantes eleitores é o fato dele não propor nada para todas as áreas carentes como educação, emprego, segurança, saúde pública, transporte, entre outras. A propostas dele são para ele e provavelmente para instituir um golpe com o voto. Dizer que defende a família é muito vago, só não dizer que defende é a família dele.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Não é curioso. O eleitor não quer o outro candidato.

  13. Carlos Pinheiro

    O office-boy obedece a ordem do dia dos Frias e repete a ladainha da terceira via. O fedelho neoliberal, que nunca pisou uma viela com esgoto, segue a cartilha do mercado e inventa um extremismo opositivo que não é fato. Não há comparação entre Lula e Bolsonaro. Isso é leviandade programática. A primária análise desse ex-debatedor de uma emissora da extrema-direita é constrangedora. Os elogios a Tebet e Dória revelam sua mediocridade. Contratem o Monark!

    Responda
    1. Carlos Pinheiro

      O séquito do Caio Copola da Folha foi convocado para defender o colunista de uma nota só? Toda a semana faz proselitismo ideológico e supõe que não há pensamento crítico para desfazer sua falaciosa retórica. Não reconhecer a falta de consistência intelectual, incapacidade analítica, servilismo ideológico e medíocre argumentação, é reveladora da mediocridade dos leitores acríticos desse jornal.

    2. Galdino Formiga

      Contestação fanática, desequilibrada e com viés tendencioso conhecido.

    3. Carlos Pinheiro

      Não represento ninguém. Procuro ser crítico e não me enganar com um texto inconsistente. Ele repete a mesma ladainha neoliberal toda a semana. Isso não é opinião. É proselitismo ideológico. Exijo refinamento intelectual e não tatibitate determinado pela chefia. Esse pirralho não analisa imparcialmente mas tenta catequizar o leitor desavisado de que o liberalismo é a única solução. Não há debate com quem quer manipular nossa opinião com a pretensão de verdade.

    4. Alexandre Machado Kleis

      Você representa aquele sujeito que as redes sociais criaram: só quer ouvir uma única versão dos fatos. A análise do articulista é equilibrada. Gostei.

  14. Paulo Roberto Isaías

    Sr. Joel. O senhor é um bolsomonion, sem dúvida.

    Responda
  15. Cicero Aparecido Lopes Silva

    Falam muito em 3 via , mais quem é a 1 e 2 via ?

    Responda
  16. José Cardoso

    Há um fator que eu ainda não tinha notado apesar de óbvio. Muitas pessoas, talvez a maioria, não encaram a eleição como uma escolha que está em suas mãos. Pela experiência cotidiana de sua impotência, tendem a votar em alguém que percebam como poderoso, pois pode 'dar um jeito nas coisas'. Frente a um presidente em exercício, que faz questão de se exibir batendo em outros poderosos, quem está de fora e não demonstra poder fica em desvantagem.

    Responda
  17. Paulo Silva Barbosa

    As últimas eleições presidenciais francesas mostraram bem isso. Não a 3ª via, pelo simples ato da maior parte do eleitorado deixou-se influenciar pelas redes sociais e a maior parte incapaz de discernir o verdadeiro do falso, engrenou pela paixão e fanatismo político, onde seu candidato escolhido não tem defeitos , quanto ao adversário é tachado com todos os defeitos possíveis e imagináveis , assim fica difícil prosperar uma 3ª via. Cadê o plano de governo destes dois candidatos ?

    Responda
  18. José Augusto Bernabé

    Nunca existiu, não há e nunca haverá nessa "terrinha" de cultura totalmente corrupta um Paladino e esse tal de Centrão jamais se aderiu a ideias esquerdistas e quando o fez foi para manter o Sistema corrupto, portanto, é lógica absoluta o Centrão aderir a Situação, como sempre fez e dar continuidade ao Governo atual com "negociações" já em andamento apesar do Carnaval das esquerdas oposicionistas apoiadas pela imprensa e a Turma das Alagoas, a novidade pode ser a renúncia de um dos Candidatos.

    Responda
  19. Gil Almeida

    Durante 40 anos, o Bozo soube recrutar um exército de jovens militares aposentados e da ativa e formar a primeira militância organizada de direita. Lula durante 40 anos organizou a maior militância de esquerda. O centro achou melhor ficar sempre com o vencedor e 2022 não vai ser diferente. A única saída para derrotar o Bozo é fazer a campanha intensa de Lula-Alckmin. Ciro ajudaria a derrotar o Bozo se unir a Lula agora.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Opinião impossível.

  20. Patricia Souza Duarte

    Recente pes quisa do insti tuto Ip sos publi cada pelo va lor eco no mico mostrou que a percepção de tensão social (polarização) no bra sil está entre as mais elevadas do mundo. O ja pão foi o país com a menor percepção de tensão social. Aqui a renda dos de z por cen to mais ricos é trin ta e qua tro vezes maior que a dos de z por cen to mais pobres. Lá no ja pão essa relação é de apenas qua tro vezes e meia. Ou seja, dá para despolarizar. Mas não com deixa-disso às vésperas da eleição.

    Responda
  21. Fernando R

    A terceira via não existe porque tinha um cavalo de Tróia que estava aí pra impedir o debate de propostas e depois retirar sua candidatura, cujos votos todos migraram para o mentor dele.

    Responda
  22. Carlos Eduardo Cunha

    Assim como Marina percebeu tardiamente a face egoica de Lula, facinado pelo poder, a maioria que votou no Bolsonaro percebeu o mesmo no pseudo mito. Não tem como Lula já idoso vencer o Bolsonaro com a caneta. Lula deve acordar ,ser mais humilde e apoiar a terceira via. Seu tempo já foi. Com apoio do Moro e de Lula o Centro Democrático sai para a vitória. Muda Brasil .

    Responda
    1. PRANCISKUS ALGIMANTAS ZIBAS

      Ridículo esperar que o líder nas pesquisas renuncie a favor de quem tem 3% das intenções de voto. Povo não esquece que o Brasil saiu do mapa da fome no governo PT, 6a.economia do mundo, desemprego apenas 4,5% com CLT em vigor. SM com aumento acima da inflação. Lula volta!

    2. PRANCISKUS ALGIMANTAS ZIBAS

      Moro é Bolsonaro. Apenas sabe se comportar melhor à mesa, embora tenha envergonhado internacionalmente o judiciário brasileiro. Sabia muito bem quem era o candidato ao qual serviu como cabo eleitoral.

    3. Paulo Sales

      Lula deveria apoiar Ciro pela democracia. Como voce disse, o tempo de lula acabou, mas ele acha que esta na decada de 80.

  23. Samuel Gueiros Jr

    Pode parecer incrível mas é melhor que até agora não houve uma definição na terceira via pois isso tem permitido uma crescente e pública fadiga dos dois polos. E isso ficou expresso no esvaziamento das manifestações. Assim, a terceira via não aparecerá só por uma decisão partidaria mas pela crescente pressão do cansaço e do clamor popular para superar essa odiosa polarização.

    Responda
  24. Paulo Sales

    Joel esta batendo numa tecla sem sentido. Tebet não tem apoio, vai no máximo subir no palanque de alguém, e dória se quiser se manter na política deve tentar deputado federal, daqueles que ficam em casa de sexta a terça, porque PSDB está se engalfinhando internamente. A grande derrota dessa eleição é polarizar entre o ruim e o pessimo, e esquecer que temos alternativa (Ciro Gomes), a única salvação da democracia. O resto é mentira.

    Responda
    1. Samuel Gueiros Jr

      Lula e bolsonaro tem investido na polarização e assim impedido o crescimento de nomes que tivessem espaço para falar ao povo. Ciro tem tido um bom marketing mas parece que bateu no seu teto de sempre: a falta de compostura. Moro estava crescendo mas também bateu no seu teto: a inexperiencia politica, a ciumeira e o caciquismo dos partidos. Dória se debate no lamaçal tucano. Esses e outros terão que achar a faísca para acender a chama da insatisfação e cansaço popular diante da polarizacao.

  25. carlos cardillo

    Prezado Joel, ao observar a quantidade de pessoas nas duas manifestações, acho que o total não chega a 0,(vírgula) nada dos eleitores apenas da cidade de SP. Como não tenho rede social não sei se a polarização é tão grande assim, ou se a imensa maioria acredita que isso já deu o que tinha que dar e resolveu aproveitar melhor o domingo. Se for esse o caso, talvez o que esteja faltando seja mesmo alguém apresentar suas propostas, mas a legislação eleitoral impede que se coloque o bloco na rua.

    Responda
  26. Richard Lins

    Meu Deus, FSP, aqui não é rede social... é jornal! Cadê matérias? Cadê apuração? Cadê ideias? Só fofoca e likes.... tristeza.

    Responda
  27. José Bernardo

    A falsa equivalência entre os dois "polos", ridícula em si, é in digna da inteligência que o colunista aparentemente tem.

    Responda
    1. Humberto Guerra

      Não existe equivalência entre dois polos. Lula e Bolsonaro não são a mesma coisa com sinal trocado. A polarização que existe é entre um antibolsonarismo que só aceita Lula, é um antipetismo que só aceita Bolsonaro. E é pela força desses antagonismos que a terceira via não viceja.

  28. marcelo silveira rossetin

    Olha Joel, pare de ser criança - cresça e apareça. Quem afirma precisa provar. E você sequer demonstra a existência do maior esquema de corrupção da história do país - um país fundado em capitanias hereditárias baseadas no tráfico de escravos e no genocídio da população nativa. Quanto mais que foi o PT, e não os Pinheiro da Fonseca, que protagonizou o esquema.

    Responda
    1. Marcos Serra

      É doentio o negacionismo petralha em não admitir mensalões e petrolões ocorridos sob sua vara. Na mesma intensidade, o fato de desconsiderar toda a corrupção capitaneada em todo o governo petista e, também, para benefícios individuais ocorrida no período mais negro de nossa política.

  29. Fábio Nascimento

    Essa tese de q Bolsonaro tem mais poder de mobilização q Lula ainda precisa de teste. Gostaria de ver Lula em pessoa usando suas redes e seus militantes para convocar o povo para as ruas, sem deixar o trabalho para as centrais sindicais.

    Responda
  30. Brenno Ferrari Gontijo

    Depois de ser absolvido em todos os processos, o STF ter reconhecido que Moro era suspeito e a ONU reconhecer que Lula foi injustiçado, teve seus direitos violados e ter sido vítima de perseguição politica, existem comentarista da folha, como este ai, que ainda afirma “com ele (Lula) à frente, capitaneou o maior esquema de corrupção da história deste país”. Para de espalhar fake News.

    Responda
    1. Paulo Sales

      Pois é né Brenno. Ao invés de vir aqui dizer sobre o projeto do seu candidato, que aliás não tem nenhum, gasta sua energia para dizer que é aquilo que todo mundo sabe que nao é. Perde seu tempo com essa gente não. Vai de Ciro !

    2. Marcos Serra

      É doentio o negacionismo petralha em não admitir mensalões e petrolões ocorridos sob sua vara. Na mesma intensidade, o fato de desconsiderar toda a corrupção capitaneada em todo o governo petista e, também, para benefícios individuais ocorrida no período mais negro de nossa política.

  31. Alberto Melis Bianconi

    "..sequer reconhece que seu partido, com ele à frente, capitaneou o maior esquema de corrupção da história deste país". Simplesmente porque não verdade: primeiro que o PT tenha capitaneado os desvios da Petrobras, segundo que haja base em dizer que foi. É impossível o diálogo se não há um acordo sobre o que é real e o que não é, essa direita que se diz "liberal" e a favor o diálogo, não é nem liberal nem está disposta a qualquer diálogo. É a coisa mais fake que consigo imaginar.

    Responda
    1. Pedro Vasco

      Sim, Marcos! Pra eles foi TUDO inventado, além de perseguição política. Moro foi parcial? Foi sim. Mas as provas foram inventadas? O dinheiro devolvido foi ilusão de ótica? Falta autocritica a esquerda de maneira geral, embora já tenha conversado com alguns esquerdistas coerentes que reconhecem o mensalão e o petrolao.

    2. Alberto Melis Bianconi

      O fato de ocorrer no governo X não quer dizer que foi comandado pelo governo X. Esse teria sido o erro básico a Lava-Jato: esqueceu de ir atrás de quem realmente operava o esquema, se é que tinha um único mandante. Mas eu disse "teria sido" o erro, porque de fato a Lava-Jato nunca quis acertar, nunca se tratou de combate a corrupção, mas de alpinismo social e político. O que assusta é a quantidade de gente que se deixa iludir por um malandro de quinta categoria como o ex-juiz mau-caráter.

    3. José Bernardo

      Subscrevo.

    4. Marcos Serra

      É doentio o negacionismo petralha em não admitir mensalões e petrolões ocorridos sob sua vara. Na mesma intensidade, o fato de desconsiderar toda a corrupção capitaneada em todo o governo petista e, também, para benefícios individuais ocorrida no período mais negro de nossa política.

  32. Hercilio Silva

    A terceira via, com exceção de Ciro é bolsonarista, marchou com ele em 2018, o eleitor vê a mudança como oportunismo. Ontem mesmo Eduardo Leite dava a entender que pode ir de Bolsonaro no segundo turno. Ciro sem espaço na esquerda acena à direita, onde nada ganha. O colunista falha ao não citar o risco do fascismo se reeleger. Não são iguais diga o que disser a imprensa enrolada nos crimes da lava jato.

    Responda
  33. Rodrigo Ribeiro

    O velho dilema da classe média, "em quem votar?". Terceira via, que nunca existiu, acabou porque Moro se esfarelou e só sobrou Bolsodoria. A alienação política da classe média dá nisso.

    Responda
  34. Marcos Serra

    Artigo ponderado mas com deslizes flagrantes. Prenúncio de aproximação? A diferença no primeiro turno, antes em 24%, hoje está em 5%. Que tal? Diplomacia? Bom era o tempo da Dilma e do Lula com alinhamento à esquerda? Educação? Só porque tentam tirar o viés ideológico e passar apenas conteúdo aos alunos? E o positivo? Infraestrutura, mesmo com crise, nunca foi tão bem? Agricultura? Carregando nossa economia. Corrupção? Fora casos isolados, mínima. Inflação? Melhor que muitos países desenvolvidos

    Responda
    1. marcelo silveira rossetin

      Deve ser um robô.

  35. Helio Marcengo

    A política como praticada no Brasil é tão prostituída, que se surgisse uma terceira via forte Bolsonaro e Lula se juntariam.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Foi o ex-juiz mau-caráter quem se aliou a Bolsonaro.

    2. Brenno Ferrari Gontijo

      Ridículo seu comentário

  36. eli moura

    A Petrobras estava nas mãos do PMDB, Temer e Cunha, na época do Petrolão, o governo da Dilma começou a acabar quando reduziu o projeto Angola e tirou o Geddel do PMDB da caixa. Joelzinho, demetriuzinho,pereirinha, beltraozinho, pondezinho e Catarina faz atrás dos montes mereciam um caderno só pra ele. Narrativas de meias verdades.

    Responda
    1. Marcos Serra

      E segue o continuado negacionismo.

    2. Eduardo Rocha

      E o Ministério da Cultura? É doentio o negacionismo bozofrenico em não admitir orçamentos secretos e rachadinhas ocorridos sob sua vara. Na mesma intensidade, o fato de desconsiderar toda a corrupção e destruição capitaneada em todo o governo Bozo e, também, para benefícios individuais ocorrida no período mais negro de nossa política.

    3. Adelmo Cavalcanti Lapa Neto

      Desculpa Sr. Marcos Serra, mas o período mais escuro da nossa república estamos vivendo agora, nesse atual governo. Ou a cegueira ideológica o atingiu?

    4. Marcos Serra

      E Pasadena com o poste? É doentio o negacionismo petralha em não admitir mensalões e petrolões ocorridos sob sua vara. Na mesma intensidade, o fato de desconsiderar toda a corrupção capitaneada em todo o governo petista e, também, para benefícios individuais ocorrida no período mais negro de nossa política.

    5. Antonio Araújo

      Passando pano bonito, hein???

    6. eli moura

      Faltou o Leandrinho ai os sete Anões de intelectos fica completo.

  37. jose carlos toledo junior

    Um colunista de jornal que ainda está preso em ridículo discurso ideológico de 'acenos a esquerda latino-americana ", que aponta corrupção de um partido enquanto ignora inúmeros casos de corrupção do psdb e pmdb para fazer campanha por eles e escreve 2 linhas sobre ciro para falar que ele não tem chances. Colunista de jornal. Porque eu ainda leio.

    Responda
    1. marcelo silveira rossetin

      Estou pra cancelar minha assinatura, e um dos motivos é o salário do Joel pinheiro da Fonseca. Como capitalista que sou, odeio baixa produtividade do trabalhador.

  38. Carlos Mello

    Uma correção: o maior escândalo de corrupção desse país se chama orçamento secreto, que equivale a Petrolao e mensalação juntos só que todo ano e tem sido praticamente pelo Bolsonaro para não ser impedido.

    Responda
    1. Helio Marcengo

      Pode vir a ser, pois ainda não acabou....

  39. Adelmo Cavalcanti Lapa Neto

    Engraçado o Joel falar da Tebet e esquecer que o partido dela foi o responsável pela traição à democracia com o golpe capitaneado por Temer e, também, esquecer que o MDB foi o partido que aparelhou a corrupção dentro da Petrobrás e de outras estatatais, ato que vinha sendo feito muito antes do governo do PT e teve em um de seus grabdes quadros 9 maior escândalo de corrupção, com o ex- governador Sérgio Cabral. Esse Joel só lembra do PT. Tendencioso é como se chama, senhor jornalista?

    Responda
    1. Renato Vieira

      Bingo!

  40. Daniel Poço

    Terceira via acabou junto com a exclusão do Moro. Agora é polarizaxao mesmo, em uma disputa entre as pesquisas e às manifestações populares de rua que a imprensa classifica com atos Anti qualquer coisa!

    Responda
  41. Marcos Benassi

    Joel, prezado, ela "não existe" não é de hoje, nem de ontem: natimorta, mostrou-se uma fantasia substitutiva do nem-nem, a proto-política da recusa personalista. Agora, dizer que "não se sente representado" não equivale a "não tenho escolha adequada a mim", porque esta existe, facilmente, no presente contexto. Eu gostaria de ser representado pelo Boulos ou pelo Haddad; há quem prefira o Ciro, justificavelmente. Mas qualquer democrata básico tem, no Lula, uma escolha adequada, facilmente.Simples.

    Responda
  42. Cláudio Rennó Villela

    Não adianta o articulista implorar. Não haverá terceira via. A polarização não é na super estrutura, a polarização vem de baixo para cima. O cenário eleitoral como um reflexo disforme da sociedade espelha os milhares de sem teto acampados, abandonados pelo Estado, nas calçadas da cidade, os milhões de desempregados, a volta da fome e da inflação, de um lado, e do outro, o fato de um punhado de super bilionários terem ficado mais ricos ainda no meio da crise. Essa é a raiz da polarização...

    Responda
  43. fabio lauff barcellos

    A 3° via fez que foi , não foi e acabou não " fondo"- como disse aquele narrador de futebol. É isso!

    Responda
  44. José Luvercy Rodrigues

    Pobre Joel , que vergonha para o Eduardo.

    Responda
  45. Landson Abercrombie

    "Lula, por outro lado, sequer reconhece que seu partido, com ele à frente, capitaneou o maior esquema de corrupção da história deste país."... Está mais do que na hora de os advogados do PT começarem a chamar esses "intelectuais" rastaquera de jornal "na chincha" e fazê-los provar, na Justiça, esse tipo de acusação.

    Responda
  46. José Luvercy Rodrigues

    Atirar afundando..... o garoto parece que não herdou a capacidade cognitiva do pai e, assim, a qualidade do seu texto reflete o deserto de ideias e o declínio civilizatório que o país optou por seguir

    Responda
  47. Antonio Araújo

    Ok. Então, no segundo turno, é nulo. E quem não gostar, chore no banheiro. Podem começar.

    Responda
  48. RICARDO BATISTA

    Não tenho certeza, mas acho que é fato inédito em nossa História : Pela primeira vez, um presidente em exercício enfrentará um ex. Isso também deve contribuir para deixar a vida da terceira via mais difícil.

    Responda
    1. Renato Vieira

      Mas será que o atual vai pro debate aberto contra o ex?. Sei não!.

  49. Valdeci Gomes

    Esse menino é um gênio, depois de um ano defendendo a terceira via, só descobriu agora que ela não existe. Como é esperto.

    Responda
    1. Robson Simões

      Exatamente sr. Valdeci !!! O garoto é um gênio mesmo...Valeu! Ri muito.

  50. Flavio Colker

    Ou vota em Lula agora ou apoia o nazismo. Simples.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Verdade Serra, para um reacionário com inspiração fascistóide é fácil escolher.

    2. Marcos Serra

      Ou vota em corrupto fichado no sistema penitenciário e sua gan gue ou no desenvolvimento do país. Nunca foi tão fácil escolher.

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.